Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MPPE recomenda a interdição imediata dos matadouros públicos de Capoeiras e Caetés

E de mais sete municípios.
 
O Ministério Público de Pernambuco, nesta quarta-feira (30), recomendou a Adagro interditar nove matadouros públicos instalados no interior do Estado, os de: Cortês, Ribeirão, Escada, Surubim, Caetés, Capoeiras, Arcoverde, Vitória de Santo Antão e Gravatá. Informa reportagem no caderno “Vida Urbana” do jornal Diário de Pernambuco, desta quinta-feira (01/11).
 
Na reportagem assinada pela jornalista Anamaria Nascimento é dito que de acordo com a recomendação do Ministério Público, os matadouros de Capoeiras, Caetés, Cortês, Arcoverde e Surubim devem ser interditados imediatamente, pois não têm condições mínimas de funcionamento. Que o matadouro de Gravatá deve ser fechado a partir de amanhã; o de Ribeirão, depois do dia 6; e os de Escada e Vitória de Santo Antão, após o dia 15.
 
Erivania Camelo, gerente geral da Adagro disse que irá atender todos os pedidos do Ministério Público e interditar todos os matadouros listados pelo órgão. Mas as datas exatas não foram estabelecidas. As prefeituras ainda podem recorrer. A prefeitura de Arcoverde já avisou que irá recorrer. O fechamento realizado pela Adagro só vale por 30 dias.
 
Para a representante do Ministério Público, Liliane Fonseca, o comprometimento da Adagro em cumprir as recomendações do Ministério Público já é uma vitória para os consumidores de carne do Estado.
 
Conforme a reportagem, as principais irregularidades encontradas nos matadouros públicos e a recomendação foram:
 
Capoeiras: Interdição imediata.
 
O matadouro funciona no perímetro urbano do município. Funcionários não usam equipamentos de proteção individual.
 
Caetés: Interdição imediata.
 
Foi detectado trabalho infantil. Faltam equipamentos de proteção individual para os funcionários.
 
Hoje véspera da feira, o abate dos animais ocorreu normalmente aqui em Capoeiras. A expectativa dos comerciantes de Carne e da população nas cidades que podem ter os abatedouros fechados é, até quando os matadouros continuaram funcionando.

5 comentários:

  1. Anônimo12/02/2011

    caro amigo raimundo lourencio,como e triste ver uma cituacao; dessa ; capoeiras. foi tanto avizado que isso podesse acontece. mais administracao; nao deu inportancia. ate quando. issi vai continua. tem que respeita as leis e o pior ta pra vim en primeiro de janeiro entra vigor a normativa 51 que vai punir o setor do leite nao vejo niguen desse governo que ta ai semobilizando para proteje a clase dos criadores de bovinos muito menos os piquenos e medio criador ; lembro que a pouco TEMPO NO PROGRAMA. DA.PREFEITURA. CAPOEIRAS. NO RADIOS E BANES QUE O DEPUTADO TINHA CONSEGUIDO UMA ENMENTA QUE LIBEROU O DINHEIRO PARA A REFORMA DO MATADOURO. LAMENTAVEL SO FICOU NA DIVUGACAO

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/02/2011

    A NORMATIVA 51 NÃO É PARA PUNIR O SETOR DO LEITE E SIM PARA ORGANIZAR TODA A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE,EM QUANTO AS AUTORIDADES O QUE ELES PODEM FAZER É APENAS INFORMAR, PEDIR AO POVO QUE SE ADEQUEM AS NORMAS DA NORMATIVA,AS AUTORIDADES LOCAIS NÃO PODEM PASSAR POR CIMA DA LEI MAIOR SE É QUE O AMIGO ANONIMO ENTENDE,OU OS NOSSOS PRODUTORES SE ORGANIZAM NA QUESTÃO FISCAL E DE INGIENE OU PERDEREMOS MERCADO PARA OS OUTROS ESTADOS PRODUTORES E A CONCEQUENCIA DISSO TODO MUNDO SABE QUE É A FALENCIA DE TODO O SETOR,EM QUANTO O MATADOURO TODO MUNDO SABE QUE NÃO SO É EM CAPOEIRAS,E SABE TAMBÉM QUE ESSE PROBLEMA VEM SE ARRASTANDO A DECADAS,INFELIZMENTE A PREFEITURA NÃO TEM O RECURSO PARA FAZER UM MATADOURO NOVO AGORA DE ULTIMA HORA,O MINISTERIO PUBLICO QUANDO VEM INTERDITA,MAIS O GOVERNO DO ESTADO VAI TER QUE ARRUMAR UMA SOLUÇÃO PARA ISTO.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/03/2011

    AMIGO ANONIMO ESTIVE VENDO SEU COMENTARIO FIQUEI MIM PERGUNTANDO SE O POBLEMA DO MATADOURO NAO E DO MUNICIPIO E DEQUEM E MEU OLHA SO PRA REFRESCA SUA MENMORIA NOSSA POPULACAO DE GADO CAIO NOS UTIMOS TRES ANOS DE 25 MIL PRA MENOS DE 18 MIL E ISSO NAO POBLEMA DESSA ADMINISTRACAO EU NAO SEI MAIS OLHA SO PRA SAER TER UMA IDEIA QUANTAS PESSOAS QUE VIVER DESSE MATADOURO COMO VAO VIVER . OLHA OUTRO CASO CERIO E NOSSO MERCADO DE CARNE COM QUESTAO DA MOSCA AZUL E OS RATOS PASEANDO NA CARNE QUE COMENMOS A VENDA EN TORDAS NA RUA E NAO FASE NADA ESSES POBLEMAS SAO DE QUEM AMIGO ANONIMO COMO E FACIO TIRA DA RETA OS POBLEMAS E COLOCA NO GOVERNADOR ESSE E UM POBLEMA MAIS PRESIZAR FAZER E MUITO PRA AGRADA AS NESSESIDADE DO NOSSO POVO CAPOEIRAS NAO PODE PARA AGORA PRA ACABA DE LASCAR ESTAO DEICHANDO CARROSSA QUE CARREGA CARNE NA PORTA DO HOSPITAL E FALTA DE ESPACO TEM MAIS ATE O BANHEIRO DA PREFEITURA ESTA ENTERDITADO O QUE E ISSSO

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12/05/2011

    esses dados sobre o rebanho do municipio que voçe esta falando são reais ou voçe esta inventando,se voce esta falando isso deve saber também que o orgão responsavel por isto é a ADAGRO cujo o chefe aqui em capoeiras e o sr. vanderlan e não o prefeito do municipio então voçe deveria fazer esta pergunta a ele meu amigo e não esta jogando a culpa no prefeito como forma de fazer politicagem, agora mim responda uma coisa voce deve estar com sua conciencia pesada por que voçe passou 8 anos fazendo parte de um governo e deixou o matadouro chegar a essa codição que esta hoje,voces sabiam que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer mais nem se preocoparam com isso, dudu não destruil o matadouro pegou ele acabado porque voçes acabaram,se o povo vão sofrer as concequencias é por causa da má adiministração passada que a ação que fazia era só embebedar o povo e comer as verbas que viam,agora querem que dudu faça tudo de uma fez,olhem para o passado a herança maldita que voçes deixaram.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/05/2011

    esse terceiro anonimo ta com jeito de um radialista que eu conheço.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!