Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Justiça Eleitoral faz reunião com partidos políticos e pre-candidatos de Capoeiras e Caetés


Reunião realizada no Fórum de Capoeiras, na tarde desta terça-feira (22), tratou de assuntos relativos às próximas eleições municipais. Presidida pela Juíza de direito da Comarca de Capoeiras, Drª. Polyana Piraua, e assistida pelo Cartório Eleitoral, a reunião contou com as presenças de representantes dos Partidos Políticos, pré-candidatos e da população das cidades de Capoeiras e Caetés.

A juíza iniciou a reunião dizendo que esta tinha sido antecipada devido a acontecimentos que poderiam tornar “uma eleição tumultuada”. Lembrou que tudo que fosse discutido ali valia para Capoeiras e Caetés.

Sobre as denuncias de supostas irregularidades na transferência de eleitores de outros municípios para Capoeiras, Drª Polyana disse que suspendeu os pedidos que têm “declaração” como prova de residência: estas pessoas terão que registrar um “contrato de locação do imóvel” em cartório para validarem as transferências. Disse que o Corregedor eleitoral esteve em Capoeiras e a recomendação é que: Denuncias para serem apresentadas têm que ser identificadas com os nomes dos eleitores que estariam irregulares; Que a Justiça não tem como averiguar denuncias feitas de forma evasivas, da forma como foram feitas pelos partidos. Que as apurações não podem ser feitas da forma como as pessoas querem, mas que serão apuradas. E que todas as pessoas que deram as declarações e estão citadas na denuncia feita pelos Partidos serão convocadas a prestarem depoimento no inquérito policial.

O ex-prefeito Carlos Batata ao usar da palavra disse que “a obrigação de apurar os nomes dos envolvidos, é do Ministério Público e da Justiça, e não de quem denunciou”. Disse não ser justo que o próximo prefeito seja eleito por quem não mora aqui. Por isso seu Partido solicitou que fosse feito o recadastramento de todos os eleitores.

Por duas vezes algumas pessoas se manifestaram com palmas quando Carlos Batata falava; a juíza advertiu que mais uma manifestação da platéia, encerraria a reunião. O promotor Dr. Reus Alexandre lembrou que ali estavam autoridades, e que se deveria respeitá-las. Disse que aquelas pessoas se comportavam como “marionetes”. Carlos Batata disse que o povo não era “marionete”, e se retirou da reunião. 

Dr. Réus afirmou que não é o povo que vai investigar. Drª. Polyana falou que quem procurou a Justiça eleitoral, pode não ter sido atendido com desejava, mas foi atendido; disse não poder autorizar o recadastramento de eleitores; que o correto é se votar onde se reside, que sabe que quem mora aqui é quem vai sofrer, mas que não pode ir contra uma determinação da Corregedoria. 

Enquanto estive na reunião também fizeram perguntas: a pré-candidata Neide Reino e o presidente do PV, Dr. Severino Vieira.

11 comentários:

  1. Anônimo5/23/2012

    Raimundo foi dia 22 Terça...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/23/2012

    "Disse não ser justo que o próximo prefeito seja eleito por quem não mora aqui".Senhor Batata é justo eleger quem não mora aqui? É lamentável que quase tudo que é feito em Capoeiras tenha o peso da mão da injustiça. No entanto, não importa. O próximo prefeito eleito de capoeiras. Vai ser eleito por pessoas que mora aqui, e também, por pessoas que não mora aqui. Mas com certeza o próximo prefeito, não vai morar aqui. José francisco(Zezinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/14/2012

      é isso ai zezinho por esse motivo que você é o melhor professor da cidade

      Excluir
  3. Anônimo5/23/2012

    Foi lamentável a postura da justiça eleitoral. O que foi pedido à justiça foi que tomasse as providências necessárias e cabíveis quanto às irregularidades de transferências de domicílio eleitoral, que foi pleiteado por quem de direito. Em uma audiência pública, como foi, não se pode cercear a participação de quem tem o legítimo direito de se manifestar, ou seja o povo; o Sr.Dr. Promotor faltou com respeito para com o povo de Capoeiras e com todos os presentes quando os chamou de "marionetes", pois a maior Autoridade em um Estado Democrático de Direito é mesmo a Soberania do POVO QUE AÍ SIM,DEVE SER RESPEITADA!

    Dr. André Luiz Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a resposta de Dr. André Luiz Castro, o povo tem o direito de participação, e foi por esse direito que lutamos para viver em um democracia. Já o Sr. Dr. Promotor deveria usar seu estudo para saber se dirigir ao povo, e não querer dizer que somos simples "marionetes" que na minha opinião quer dizer que não somos capazes de agir por vontade própria, e mais, perante a justiça somos todos iguais e a lei esta para todos.

      Excluir
  4. Anônimo5/23/2012

    Batata anda tão sem noção, que achou que o fórum era um lugar pra fazer discurso. Ele pensou que estava num comício. Enquanto ele está nesse desespero todo, o atual prefeito ta pelos sítios como um bom mineirinho, arrumando votos. Será que algumas pessoas não notaram que o povo reprovou essa maneira baixa de fazer política? Enquanto não perceberem isso, vão continuar tendo suas decepções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. julio cesar5/23/2012

      porque esses covardes nao colocam os nomes so fazem comentarios com anonimo, anonimo,anonimo, sejam homens ou mulheres e botem nomes covardes,estamos aqui pra comentar nao pra se esconder.

      Excluir
    2. Anônimo5/24/2012

      Meu caro Julio Cesar apesar de estarmos em uma democracia em Capoeiras ainda estamos sujeitos a perseguições e ai que usamos o anonimato para podermos expressar nossas vontades,e o blog nos abre este espeço,para que os políticos leiam e conheçam a opinião dos Capoeirenses.MANÉ

      Excluir
  5. É impressionante quem num estado democrático de direito, o Estado personificado pelo Ministério Público se vale pela inércia ao deixar de investigar tal moléstia ao Sufrágio Universal, uma pena existir tantos afrontamentos às prerrogativas de direitos fundamentais do voto transparente e legítimo, agora penso que Rui Barbosa deve estar se revirando em seu túmulo ao perceber que a constituição só serve de peso de porta para os titulares do Poder Público.
    Marionetes, meu caro, marionetes não e sim a manifestação popular, a materialização de que TODO PODER EMANA DO POVO, prerrogativa constitucional, inserida nos Fundamentos da Nação e não daqueles que querem estar além do povo!

    Atenciosamente,

    O Calado!

    Veritas Vos Liberabit

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/14/2012

    a justiça do brasil é cada vez mas lerda a justiça de vez de se preoculpa com os ladrões, matantes, assaltantes fica gastando tmpo com politica ninguem se beneficia com isso só aqueles homens que ganha e nos eleitor só ganha mais e mais e mais e mais e mais e mais impostos, eles fala que é para o BRASIL ser melhor, é que?
    pouxa uma lezera ter essa reunião adianta em que?
    resolveu alguma coisa?
    aposto que tem processos a mais de anos que não teve nem se quer uma audiência isso ninguem ver ninguem reclama mas uma porcaria de votos todo mundo ser revoltar

    anteciosamente:
    IARA

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/03/2012

    Acredito que um bom desenvolvimento de uma sociedade inicia-se primeiramente pela educação sócio-cultural, pois, ao adquirirmos conhecimentos, cultura, principalmente no meio em que vivemos, aí sim, talvez tenhamos o direito, com total segurança de virmos a público nos manifestarmos mesmo anônimamente. Não sou capoeirense, porém, sou filho de capoeirenses, vivi pouco tempo nesta cidade, estudei menos de um ano aí e sempre falei com muito orgulho como o ensino público era superior ao de onde vivo (S.Paulo). Talvez por isso minha indignação. Pelo amor de DEUS, vamos investir em EDUCAÇÃO e CULTURA, e isso, começa com o investimento em nós mesmos. E com isso, provavelmente, teremos capacidade de julgar e escolher bons políticos. E a busca de conhecimento, educação sócio-cultural tem início pela nossa força de vontade...
    Já faz alguns anos que não vou a Capoeiras, mas sinto muitas saudades,pois, sei que ainda tenho parentes,porém,mesmo sem ter contato gostaria de sempre continuar a falar com orgulho desta cidade.

    SASR

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!