Seguidores

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

V GERES capacita Agentes de Saúde para prevenção do Câncer do Colo do Útero


As ações para o Controle do Câncer do Colo do Útero fazem parte das prioridades da saúde do Governo do Estado, com meta pactuada e plano estratégico, que visam reduzir a incidência e mortalidade por este agravo em Pernambuco.

A V GERES - Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, realiza de hoje até a quarta-feira, 15, um encontro com Agentes Comunitários de Saúde de todos os 21 municípios de sua abrangência, para desenvolvimento de Ações de Mobilizações Sociais para o controle do Câncer do Colo Uterino.

Em três dias, mais de mil ACS serão capacitados no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

"Este tipo de câncer pode ser prevenido, uma vez que já existe tecnologia apropriada para prevenção, detecção precoce e tratamento. Por isto precisamos sempre alertar às mulheres para a prevenção, e buscar dos Agentes que tratam diretamente com a população que estejam atentos e informados. Este é o grande objetivo deste momento. Capacitar para termos resultados cada vez mais positivos" - Explica dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES.

Atualmente, as estratégias para o controle desta doença, no Brasil, baseiam-se na disponibilização do exame Citopatológico (Papanicolau), no tratamento adequado da doença e de lesões precursoras em 100% dos casos, investimento em ações de mobilização social e no monitoramento da qualidade do atendimento à mulher, nas diferentes etapas.

Alda Lopes, da equipe da V GERES, responsável pela coordenação da capacitação, lembra que os mais de mil ACS estarão divididos nos três dias de encontro, e que diversas palestras e apresentações possibilitarão esta melhoria no atendimento domiciliar já efetuado pelos profissionais.
VOX Multimidia/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!