Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vultos históricos exaltam o Ministério Público de Pernambuco


Agassiz Almeida- “Que legitimidade tem a lei de anistia de 1979 emanada de um Congresso castrado?”

Abelardo da Hora: “Vou esculpir torturadores da ditadura militar vomitando mortos desaparecidos”.


                                 Com o apoio de entidades defensoras dos direitos humanos, dentre as quais, a CUT, M..S.T. Pastoral da Terra, Grupo Tortura Nunca Mais, centro de direitos humanos do Ministério Público de Pernambuco, da prefeitura do Recife, e várias organizações sociais,  realizou-se  na sede dos  Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco,  no dia 28 de agosto de 2012, na rua do Imperador, Recife, sob a presidência do procurador geral de justiça, Agnaldo Fenelon, e como secretário o  sociólogo Edival Cajá, seminário  com o fim    de comemorar  o transcurso de um ano  da instalação do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça.

                                 Diversos oradores usaram da palavra representando vários órgãos e entidades, exaltando o trabalho que vem realizando o Ministério Público de Pernambuco sob a liderança de um devotado defensor dos direitos humanos, o procurador de Justiça Agnaldo Fenelon.

                                 Contundentes discursos foram proferidos por nomes emblemáticos da recente história política do país; dentre os quais o escultor Abelardo da Hora e o escritor e ex-deputado constituinte Agassiz Almeida.  Ambos opuseram forte resistência às atrocidades praticadas pela Ditadura Militar (1964-1981) e até o momento abafadas .

                                  Acentuou Agassiz Almeida na sua fala: Os dias se sucedem, os anos correm, adversidades são enfrentadas por aqueles que pelejam em defesa dos direitos humanos, e pelo resgate da memória histórica de nosso país, contra o qual um corporativismo militar caolho se antepõe por todas as formas, afrontando com isto a consciência livre da nação.............................................................

                                  Basta! Uma nação democrática não pode conviver com a impunidade cínica dos torturadores e genocidas da Ditadura Militar.

                                  Foge de um povo livre integrado no contexto das democracias mundiais assistir ao desfile do cinismo daqueles que amparados à sombra do Estado perpetraram  crimes de  lesa-humanidade.

                                  Basta! Enquanto o país é elevado à 6° potência na escala da economia mundial, quedamo-nos  apequenados como uma republiqueta .

                                  Que pacto se armou no qual se gestou a lei capenga da anistia de 1979, emanada de um congresso castrado, engendrado pelo próprio regime militar para favorecer os torturadores.

                         Ao olharmos para trás a recente história, assistimos em vários países criminosos de lesa humanidade serem arrastados às barras da Justiça e condenados, no entanto uma sensação de vergonha e de derrota nos domina. O corporativismo elitista pode nos derrotar, mas jamais nos vencerá. Temos a história ao nosso lado.

Onde estão e quem são hoje os Mussolini, os Videla, os Pinochet, os Medici? Cães danados da História Universal.

                                    Abelardo da Hora, considerado um dos maiores escultores do Brasil, em verberações, condenou a ditadura militar: Eu não sei descrever em palavras o que de atrocidades a ditadura militar do Brasil praticou. È inominável os crimes monstruosos que os agentes do Estado Militar cometeram.

                                 Arrastaram-me pelos piores calabouços dos porões da ditadura militar, aqui, no Recife, por onde passaram  Miguel Arraes, Gregório Bezerra, Francisco Julião, Paulo Cavalcanti, Agassiz Almeida, Clodomir Morais, Edival Cajá, Manoel Lisboa  e centenas de lideranças estudantis e operárias, todas  condenadas pelo crime de olhar um Brasil livre e  independente.

Nesse terrorismo de estado os criminosos da Ditadura Militar cometeram um crime monstruoso desconhecido nos anais da história: Prenderam, torturaram, assassinaram e desapareceram  com os corpos dos mortos.

                                     Os criminosos da ditadura dizem que eu morri; eles é que morreram para a História. Vou esculpir torturadores da ditadura militar de braços levantados vomitando mortos desaparecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!