Seguidores

domingo, 7 de outubro de 2012

Derrota do PT no Recife e avanço de Eduardo Campos


Os 1,1 milhão de eleitores recifenses vão às urnas neste domingo (7) para uma votação que pode marcar uma "derrota histórica" do PT, como afirmou o prefeito João da Costa (PT), e consolidar a força do governador Eduardo Campos (presidente nacional do PSB) no Estado.

As pesquisas apontam para um desfecho pouco feliz para o PT, que governa a capital pernambucana há 12 anos. Após a intervenção nacional que anulou as prévias petistas do Recife --que teoricamente deveriam dar o direito à candidatura à reeleição do atual prefeito João da Costa--, em junho, o senador Humberto Costa foi lançado como nome na disputa, tendo como vice o deputado federal petista e ex-prefeito João Paulo.

Apesar da dupla reunir as duas maiores lideranças petistas em Pernambuco, a chapa começou na liderança das pesquisas, mas foi vendo as intenções de voto desabarem semana após semana. Na última pesquisa Datafolha, Humberto apareceu com 19%.

Por conta da intervenção nacional, boa parte da militância petista abriu mão da campanha, e alguns declararam apoio a Geraldo Júlio.

O prefeito João da Costa, por exemplo, não participou em nenhum momento da campanha petista e deu entrevista, esta semana, afirmando que a sua não concorrência à reeleição foi um “erro” que poderia levar a uma “derrota histórica” do PT.

Sem a presença de Lula ou Dilma, que se limitaram a gravar depoimentos para o guia eleitoral, mas não vieram à capital pernambucana, a dupla tenta ainda reverter, de última hora, o cenário negativo que aparece pelos números.

Humberto e João Paulo fazem caravana, neste sábado (6), em 13 bairros da capital pernambucana. As visitas devem durar todo o dia.

Força do governador
No outro lado da moeda, o governador Eduardo Campos mostra cada vez mais força como grande liderança regional. Após desafiar o PT ao lançar candidato em Recife, desfazendo aliança histórica, Campos fez de um desconhecido ex-secretário de Estado Desenvolvimento Econômico líder nas pesquisas e com chances de vencer ainda no primeiro turno.

A tática usada por Eduardo foi similar à usada por Lula para emplacar o nome da presidente Dilma Rousseff. Durante todos os programas de TV, Geraldo foi apresentado como secretário responsável pelo "sucesso" do governo estadual.

Apesar do rompimento de alianças históricas entre os dois partidos, que se repetiram em Belo Horizonte e Fortaleza, por exemplo, Campos refuta a tese de racha entre os dois partidos no âmbito federal. “A aliança nacional está mantida”, repetiu Campos por diversas vezes na campanha.
'Surpresa verde'
A surpresa da eleição do Recife responde pelo nome de Daniel Coelho. Aos 34 anos, o deputado estadual aproveitou o vácuo deixado pela oposição nos últimos anos --deixou o PV em 2011-- e com um discurso de “renovação” quebrou o que parecia a provável polarização entre PT e PSB. Sempre subindo nas pesquisas, ele alcançou números expressivos de intenções de voto e é favorito para ir ao segundo turno.
Noticias UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!