Seguidores

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água


Atividades como tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, lavar as mãos ou simplesmente beber água são tão essenciais à vida que as pessoas as realizam de forma natural, sem se dar conta da importância deste recurso. Agora se imagine passar um dia inteiro sem fazer qualquer uma dessas atividades porque a água do mundo inteiro se esgotou. Seria impossível a vida na Terra. E foi pensando assim, e desejando que esse dia nunca chegue, que a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou o dia 22 de março, como o Dia Mundial da Água.


Com o tema Cooperação conduzindo os debates este ano, o objetivo da data é gerar ações a fim de educar a população sobre a importância do uso consciente da água.

Buscando reforçar o debate acerca do tema, a ONU proclamou 2013 como sendo o Ano Internacional da Cooperação da Água e, assim, busca alertar as pessoas sobre a necessidade de cooperação por esse recurso, debatendo os desafios da gestão da água no mundo, à procura de medidas e projetos que colaborem para a democratização do acesso à água no planeta.

Açude de Capoeiras. Foto: G1
Uso consciente no dia a dia:
Por ser um bem essencial para as atividades humanas, a demanda pela água cresce cada vez mais. Em um mundo habitado por mais de sete bilhões de pessoas, algumas atitudes simples de preservação da água podem fazer toda a diferença.
Pensando assim, vale a pena relembrar e colocar em prática algumas dicas que são aprendidas nos primeiros anos de vida e que, ou pela correria ou por descuido, acabamos esquecendo no dia a dia:

Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Tome banhos curtos e feche a torneira ao se ensaboar;

Desligue a torneira sempre enquanto escova os dentes, lava as mãos ou as louças. Torneira aberta é igual a desperdício. Uma torneira pingando gasta 46 litros de água por dia em média;

Aperte a descarga apenas o tempo necessário. 20 litros de água limpa são gastos em um único uso dela;

Evite lavar o carro e a calçada de casa usando mangueira. Mais de 250 litros de água podem ser economizados usando balde, pano e vassoura para a limpeza;

Armazene água da chuva para regar plantas. Assim você evita gastar cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos;

Faça a manutenção dos equipamentos de distribuição de água da sua casa. Conserte vazamentos em canos e torneiras.
Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!