Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2013

Sertão de Pernambuco teve o dia mais quente do ano


O Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep) informa que, segunda-feira (11), o Sertão de Pernambuco registrou a maior temperatura do ano em todo o Estado. Desta vez foi no município de Floresta, na mesorregião do Sertão do São Francisco, que chegou a registrar temperatura de 41,1ºC, onde a média das temperaturas máximas esperada para o mês março é de aproximadamente 33ºC. Antes, a maior temperatura deste ano havia sido registrada em Ibimirim com 39,5ºC. Em Floresta, a umidade relativa do ar registrada nesta segunda-feira (11) foi inferior a 20%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que, quando a umidade relativa oscila entre 20 e 12%, o estado é de alerta. Deve se evitar exercícios físicos entre 10 e 16h, umidificar o ambiente através recipientes com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol, consumir bastante água, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Segundo os meteorologistas do Itep, o motivo deste novo recorde na temperatura deve-se a um sistema meteorológico denominado Cavado. Esse sistema tanto favorece como desfavorece a formação de nuvens, dependendo do seu posicionamento. Sobre o Estado de Pernambuco, o Cavado inibiu a formação de nebulosidade fazendo com que a radiação solar atinja o solo com maior intensidade aquecendo-o mais rapidamente. O solo por sua vez emite radiação de volta para a atmosfera fazendo com que o ar próximo à superfície se eleve dessa maneira. A permanência desse sistema meteorológico sobre Pernambuco deixará as temperaturas elevadas também hoje (12) em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!