Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeitura de Capoeiras esta cadastrando os artistas do município


Formar o cadastro dos capoeirenses que têm habilidades artísticas e residem no município é a proposição da Prefeitura de Capoeiras, através do novo Diretor de Cultura, o jovem Rodrigo Cordeiro. O cadastro servirá para nortear a elaboração de projetos e propostas culturais a serem desenvolvidas no município de Capoeiras nos próximos quatro anos. Cantores, instrumentistas, grupos folclóricos, escritores, artistas plásticos, artesãos e demais fazedores de cultura em Capoeiras devem procurar a Diretoria de Cultura, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Antiga escola Professora Dailva Siqueira) para se inscreverem.

“A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte” 
(Titãs).

Tomara que de fato, tenhamos uma política publica municipal de valorização da cultura e dos nossos artistas; que não fique só cadastro e, que não seja só empolgação de começo de mandato.

Dr. Elenílson Liberato deixa a direção da V GERES


O Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, aceitou o pedido do gestor da V GERES, Dr. Elenílson Liberato (foto), que está deixando a direção da Gerência Regional de Saúde sediada em Garanhuns, e que conta com 21 municípios em sua área de abrangência. A decisão do médico já vinha sendo estudada há algum tempo, como ele mesmo relata, devido a necessidade de tempo para suas atividades profissionais e acreditar ter alcançado os objetivos estipulados. 

"Todo gestor tem que entender o tempo em que já conseguiu produzir, e se programar para outros desafios. No meu caso, gosto da medicina, e depois desta experiência administrativa, de aprendizado, creio que é o momento de seguir adiante" - afirmou Dr. Liberato.

De sua passagem pela V GERES muitas ações poderão ser mencionadas, como as instalações de dois Comitês. Um deles, de Prevenção aos Acidentes de Moto, tem sido reconhecido como um dos motivos para a queda nos altos índices na região. O outro foi instituído no final do ano passado, cuida do Combate à Dengue. Os vários departamentos da V GERES também mostraram melhoria nas estatísticas estaduais.

Dr. Elenílson aproveitou a presença de membros da imprensa em breve entrevista na sede da V GERES para agradecer a todas as pessoas e instituições que compreenderam a necessidade de unir esforços para melhorar a saúde pública regionalmente. "Quero agradecer também a todos que estiveram conosco nesta jornada, principalmente aos servidores da saúde, e em especial ao corpo funcional da V GERES". - Agradeceu o gestor.

SAMU - Dentre outras ações, destaque para a instalação do SAMU no Agreste Meridional. Em março, provavelmente, dez municípios estarão instalando o serviço com as Unidades de Suporte Básico. Dois municípios, sendo um deles Garanhuns, terão uma Unidade Avançada, com ambulância com serviços de UTI.

Quanto ao novo gestor da V GERES, a Secretaria de Saúde de Pernambuco não definiu. Deverá anunciar um gerente interino, podendo até iniciar um novo processo seletivo.

NOVA MISSÃO:

À convite do Secretário de Saúde, Dr. Elenílson não deixa de ter uma atividade gerencial, assumirá a Coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Regional Dom Moura, que será estruturado para cumprir as obrigações de formação profissional para médicos e estudantes de medicina.

"O Hospital Regional Dom Moura será um Hospital-Escola, e precisa se estruturar durante este ano para oferecer as condições exigidas para receber médicos e e estudantes de todo o país que queiram realizar aqui suas residências médicas. Vamos criar as rotinas de estudos e pesquisas, além de prover a infraestrutura necessária aos preceptores. A princípio com clínica médica, mas com planos de oferecermos também a residência em pediatria, obstetrícia e cirurgia. Por tudo isto, é um desafio mais próximo da minha área de atuação, a própria medicina, e não tive como recusar o pedido do Dr. Figueira. Vamos trabalhar juntos à direção do Hospital Dom Moura, oferecendo o que o polo de saúde regional precisa neste momento, atendendo a Secretaria de Saúde do estado e os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco na área de saúde no interior do estado" - finalizou Dr. Elenílson Liberato.

Garanhuns tem dezesseis vagas para o PROVAB


No próximo dia 5 de fevereiro encerram as inscrições para o PROVAB (Programa de Valorização de Atenção Básica). O programa inscreve médicos interessados em trabalhar na periferia de grandes cidades e em regiões mais pobres do interior com bolsa de R$ 8 mil paga pelo Ministério da Saúde. O Programa também vai oferecer nesta segunda edição especialização em saúde da família para os profissionais interessados. O objetivo é ajudar na fixação de trabalhadores da saúde nas áreas mais carentes.

A prefeitura de Garanhuns está entre as que aderiram ao Programa para 2013. O município por meio da Secretaria de Saúde está disponibilizando 16 vagas para o Programa. Um dos diferenciais que Garanhuns está colocando é a construção do Projeto de Residência Médica  em Saúde da Família. O projeto ainda está em processo de formatação e deverá ser realizado em parceria com a V Geres, Hospital Regional Dom Moura, Residência Multiprofissional (coordenada pela UFPE) e UPE (por meio da coordenação do Curso de Medicina).  

Os médicos inscritos no PROVAB para Garanhuns terão pontos prioritários para as vagas na Residência. “O Projeto de Residência Médica é uma das nossas prioridades na área da saúde. Nós acreditamos que trazendo esses profissionais para a nossa região, a possibilidade que eles continuem aqui é grande. Assim nós aumentaremos a oferta de médicos para a nossa população”, afirmou o Prefeito Izaías Régis. 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

V GERES agiliza instalação do SAMU no Agreste Meridional


A V GERES – Gerência Regional de Saúde tem avançado no sentido de instalar o SAMU nos municípios que fazem parte de sua área de atuação. Neste mês de janeiro, vários prefeitos e suas secretarias de saúde foram visitados, e mesmo os municípios que tiveram mudança administrativa estão providenciando os últimos detalhes para ver funcionando suas USB - Unidades de Suporte Básico. As duas USA - Unidades de Suporte Avançado devem ser instaladas em Garanhuns e Itaíba, buscando um atendimento regionalizado. 

Em março, oito municípios estarão prontos para inaugurar suas USB´s, sendo eles: Angelim, Bom Conselho, Correntes, Calçado, Lajedo, Lagoa do Ouro, Paranatama e Terezinha. A infra-estrutura de instalação é de responsabilidade de cada município, por isto alguns estão mais adiantados. Todas as ambulâncias do serviço já estão à disposição, e serão entregues à medida que os municípios finalizem as bases do SAMU, com exigências como Sala de Estabilização, por exemplo. Outros dez municípios serão implantados em um segundo momento, a depender das instalações providenciadas pelas Secretarias de Saúde de cada município. 

É exigência também do serviço que as pessoas que farão parte do quadro do SAMU tenham o curso de APH-Atendimento Pré-Hospitalar, que inclusive está com turma em andamento em Caruaru, na Politec. 

As duas USA´s farão atendimentos regionalizados, já que disporão inclusive de ambulâncias com equipamento de UTI, um deles estará em Garanhuns. 

O Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES, aproveita para solicitar aos demais municípios da regional que agilizem as bases e a infraestrutura necessária, pois faz parte do plano de ação da Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o atendimento em todo o Agreste Meridional. 

O acompanhamento dos trabalhos de instalação tem sido feito pela V GERES através da Coordenação de Urgência e Emergência do SAMU Agreste, sob a supervisão de Alda Lúcia Lopes, que registra que a seleção de pessoal é feita diretamente nos municípios, sob responsabilidade das prefeituras municipais.

Caruso e Latuff e suas charges sobre a tragédia em Santa Maria - RS


Duas charges sobre Santa Maria mostram como chargistas podem ser brilhantes ou infames perante tragédias.
No blog, Noblat acrescentou a palavra “humor” a essa charge de Caruso


Fazer charge num drama como o de Santa Maria é uma tarefa para poucos.

É fácil fazer bobagem, e é difícil fazer coisa boa.

Na tragédia de Santa Maria, tivemos as duas situações. O cartunista Carlos Latuff, que se celebrizou no Brasil há  pouco tempo depois de ser acusado de antissemita, brilhou.

Latuff ironizou o abominável comportamento da mídia diante de calamidades como a da casa noturna Kiss. Um repórter tenta extrair palavras de um familiar da vítima no enterro, numa exploração abjeta da dor alheia.

Clap, clap, clap. De pé.

Latuff deu voz a milhões de brasileiros que somaram à tristeza pelas centenas de mortes a indignação pela atitude de jornalistas que não respeitam a dor alheia e simulam, como canastrões, uma dor que não sentem.

O lado B veio com Chico Caruso, no Globo. Ele fez uma prisão em chamas, na qual ardem as pessoas ali dentro e da qual se exala uma fumaça sinistra. Dilma, sempre Dilma, observa de longe e exclama: “Santa Maria!”

Era para rir? Os leitores acharam que não. Mas viria uma segunda etapa. Numa decisão estapafurdiamente incompreensível, Ricardo Noblat republicou a charge em seu blogue com o acréscimo da palavra “humor”.

Latuff captou o comportamento abjeto da imprensa

A reação nas redes sociais foi imediata. Caruso e Noblat foram simplesmente triturados. No próprio blogue de Noblat, habitualmente frequentado por arquiconservadores como o próprio blogueiro, os leitores manifestaram repúdio. Um deles notou que a dupla conseguiu unir petistas e antipetistas na mesma reprovação torrencial.

Noblat defendeu Chico Caruso, e sobretudo a si próprio,  em linhas antológicas: quem não gostou da charge, foi o que ele essencialmente disse depois de uma cômica interpretação do desenho,  não a entendeu. Os leitores são burros, portanto.

Tenho para mim que parte da raiva se deve ao fato de ambos estarem fortemente identificados com a Globo. Alguma coisa da rejeição que existe em boa parte da sociedade à Globo se transmite a seus funcionários.

Mas a questão vai além. É complicado, ficou claro, fazer charge decente para as Organizações Globo. A de Latuff jamais seria publicada pelo Globo. O espesso conservadorismo da empresa acaba por ceifar a possibilidade de iconoclastia, de inconformismo de cartunistas da Globo.

Se nas colunas políticas o reacionarismo nos veículos da Globo não chega a chocar, porque é esperado, na charge aparece como um estigma. De artistas se espera uma atitude diferente, mais arejada, mais provocativa.

Caruso, nos anos 1980, se destacou como um dos melhores chargistas de sua geração. Prometia mais do que entregou, é certo, mas fez uma carreira boa.

Agora, vai passar para a história como o autor da charge mais repudiada e mais infame da mídia brasileira em muitos anos —  em parte por um mau momento, em parte por carregar no peito o crachá das Organizações Globo.

Autor: Paulo Nogueira é jornalista e está vivendo em Londres. Antes de migrar para o jornalismo digital e dirigir o site Diário do Centro do Mundo foi editor assistente da Veja, editor da Veja São Paulo, diretor de redação da Exame, diretor superintendente da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo.
Diário do Centro do Mundo

Senac oferece 185 vagas para cursos gratuitos em Garanhuns


Senac abre mais de 400 vagas para cursos gratuitos em Pernambuco

Através do Programa Novos Talentos, Senac oferece 13 cursos em cinco cidades

Começaram nesta segunda-feira (28), as inscrições para 13 cursos oferecidos gratuitamente pelo Senac nas cidades de Paulista, Petrolina, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada, por meio do Programa Novos Talentos, realizado em parceria com o Governo do Estado e outras instituições do Sistema S. As inscrições acontecem até 1º de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). O link para a página do Programa Novos Talentos também está disponível no site do Senac (www.pe.senac.br).

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, será oferecido o curso de Auxiliar de Cozinha. São 40 vagas, divididas em duas turmas, uma à tarde e outra à noite. Entre as oportunidades em Garanhuns, estão vagas nos cursos de English Beginners, Organizador de Eventos, Recepcionista, Camareira em Meios de Hospedagem, Operador de Computador, Garçom Básico e Auxiliar de Cozinha. 

Em Serra Talhada, serão realizadas turmas de Agente Comunitário de Saúde, Recepcionista em Serviços de Saúde, Cuidador de Idoso, Massagista, Depilador e Maquiador. Já em Arcoverde e Petrolina, será oferecida a programação de Operador de Computador. Confiram o quadro abaixo, com o quantitativo de vagas e os turnos das aulas:


GARANHUNS                                 VAGAS TURNO

English Beginners                              25        Manhã
Organizador de Eventos                     25           Noite
Recepcionista                                     25            Noite
Camareira em Meios de Hospedagem  25                 Noite
Operador de Computador               20          Tarde
Operador de Computador               20           Noite
Garçom Básico                                     25           Tarde
Auxiliar de Cozinha                             20           Manhã

Para ver as vagas disponíveis em todas as cidades, Clique Aqui!

11ª Missa dos Vaqueiros de Capoeiras


Programação:

09:00 hs Chegada dos Vaqueiros

10:00 hs Missa e Bença dos vaqueiros

12:00 hs Desfile nas principais vias Publicas da cidade

14:00 hs Provas para os Vaqueiros encorados

15:00 hs Entrega dos trofeus e Medalhas e Homenagens

Durante o Evento apresentação de Toadeiros em seguida show
à se confirmar Zé Ilto e Zé Inaldo e os Patativas do Agreste
Geniveldo e Pimenta.

Iniciativa e org.: Ernandes Oliveira e Juniorartes

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Central Única das Favelas começa atuar em Garanhuns


A instalação da Central Única das Favelas (CUFA) em Garanhuns é uma realidade. Após reuniões dos representantes da entidade com secretários e diretores do Governo Municipal, ficaram acertadas parcerias entre a ONG e o Poder Público.

Foram meses de organização e capilarização nas comunidades locais, até ser formado um grupo de ação que fará intervenções nas áreas de risco social de toda região. A professora Márcia Félix, da Universidade Rural, foi a principal responsável pela criação do grupo, constituído por pessoas de diferentes estratos sociais. A coordenadora dos trabalhos vai ser a também professora Márcia Maracajá.

A CUFA atuará em Garanhuns fazendo parcerias principalmente com as Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde, Educação e a Diretoria de Esportes.

César Cronenbeld é o coordenador da Central Única das Favelas em Pernambuco e esteve em Garanhuns pessoalmente acompanhando os trabalhos da unidade local. Aqui na cidade a CUFA deve ter oito coordenadores em torno de 100 parceiros.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CUFA – A Central Única das favelas é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A organização tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, este que já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Em 2004, a UNESCO o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do Rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais.

Nega Gizza é também diretora do HUTÚZ, o maior festival de Rap da América Latina, que é produzido pela CUFA.

O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social.

Quem desejar mais informações e/ou participar dos trabalhos da entidade em Garanhuns pode falar com Márcia Maracajá pelo telefone (87) 9915.9000.

Eduardo Campos na revista Época, "Quem tem medo dele?"


O estilo, a trajetória e as ambições de Eduardo Campos, o governador mais popular do país

"Trecho da reportagem publicada no último final de semana".

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, é um ótimo piloto de cadeira giratória de rodinhas. Logo ao sentar-se, elegante e espaçoso, já sublinha a que veio. A cadeira é uma das 13 de uma grande mesa preta, em forma de U, na sala de reuniões contígua a seu gabinete. Não terá um minuto de sossego por quase três horas. Campos a manobra para todos os lados possíveis, a esporeia com o ritmo acelerado de sua fluência verbal e, quando a leva, num tiro curto, em direção ao interlocutor, o dorso ainda atlético de 47 anos também assoma, enfático. Seus translúcidos olhos verdes são, surrupiando um autor contemporâneo, como pássaros querendo voar para fora da cara. Campos é, sobretudo, olhos. Na beleza variante da cor, que fisga a atenção, e, principalmente, na mirada, no manejo que lhes sabe dar, ora águia, ora cobra, focados na sedução. “Sedutor” é um recorrente qualificativo até entre adversários regionais – como o senador Humberto Costa, do PT, ou o deputado federal Mendonça Filho, do DEM. Campos sabe que, nos dois casos, o sentido é “cuidado com ele!” – ambos, afinal, são vítimas de peia eleitoral. Mesmo assim, não desgosta.  

Não é o caso quando é chamado de “coronel”, como fez a revista britânica The Economist em reportagem recente, que também registrou seu lado de gestor dinâmico e empreendedor à frente do Estado que governa pela segunda vez, com aprovação recorde – 89% na última pesquisa. Provocado – “O senhor leva mesmo um jeitão de coronel...” –, Campos não esconde o desconforto. Leva a cadeira para a frente e para trás, dá uma brusca freada de general e responde:  

– Isso só acontece quando alguém nasce por aqui. Nunca vi um rótulo desses num político carioca, paulista ou mineiro. Então lamento, porque é uma coisa desqualificando. Que maneira tenho de botar ordem aqui? “É um coronel.” Tá bom. (Falar) é um direito (deles). Fazer o quê?

Entre dez governadores pesquisados pelo Ibope no final do ano passado, Campos obteve a maior aprovação: 34% acham sua gestão “ótima”; 45%, “boa”; 15%, “regular”; 4%,“ruim”; e 3%,“péssima”. É tamanha popularidade que explica por que tantos políticos têm se aproximado dele e que seja impossível discutir a sucessão da presidente Dilma Rousseff sem que seu nome venha à tona. Ele próprio negou, em entrevista publicada por ÉPOCA em dezembro, que pretenda se candidatar à Presidência. Na ocasião, disse que “sem dúvida” apoiaria a reeleição de Dilma. É nessa canoa que os pés de Campos estão, ambos. Antes da eleição municipal de Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava disposto a costurar sua candidatura a vice, já em 2014. Depois que Campos praticamente humilhou o PT, ao lançar candidato próprio à prefeitura do Recife – e vencer –, Lula e Dilma sabem que ficou mais difícil. O desejo de ambos é mantê-lo na canoa para, quem sabe?, um voo solo em 2018. Ser ministro de Dilma reeleita, em Pasta de visibilidade, é uma possibilidade.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Merece Registro em 28.01.2013



  • O blog Capoeiras tem dois novos blogs parceiros. Escrito pelo jornalista e ex-secretário municipal de Garanhuns, o “Blog do Carlos Eugênio” traz notícias e informações de Garanhuns e da região. E o site www.onordeste.com, portal que disponibiliza notícias, textos, fotos, áudios e vídeos sobre a região Nordeste do Brasil; e tem como responsável o jornalista recifense Ivan Mauricio. Os links para acessar o blog e o site estão aqui ao lado, na “minha lista de blogs”.



  • Parabéns!  Três alunas da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Capoeiras, foram aprovadas no vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco – UPE. As aprovadas foram: Quércia Carvalho Elói – Matemática; Naise Costa da Silva – Pedagogia; e Mariana Alves da Costa – Computação. 



  • Parabéns aos amigos Hélio de Heleno Gordo e Ubiraci que comemoraram seus aniversários neste domingo. Eles fizeram a festa na Praça da Jaqueira.



  • Na semana passada, estive na cidade de venturosa acompanhado dos amigos, Raildo Santino, Sulipa, Ernandes Oliveira e Luiz Farias; fomos almoçar um delicioso bode assado na brasa. 



  • Meus amigos, Gilvan Costa e o vereador Piu mais uma vez perderam no jogo de canastra. Será que estão virando freguês? Ah! A dupla vencedora, eu e Hélio Noronha.



  • Brincadeira ou má fé? A notícia de que uma jovem havia falecido na cidade de Caetés se espalhou rapidamente na rede social Facebook, na semana passada. Amigos e conhecidos dela escreveram mensagens e compartilharam a triste notícia; até que a moça usando a própria rede social avisou a todos que estava viva. Melhor assim, e que ela tenha vida longa!



  • Luiz Farias na Rádio Jovem Cap FM. Musica, informação e prestação de serviços farão parte de um novo programa que irá ao ar nas manhãs da Rádio Jovem Cap FM em Capoeiras. O programa será apresentado pelo locutor Luiz Farias, terá uma hora de duração, de segunda-feira a sexta-feira, e deve estrear logo após o carnaval. 



  • O famoso presídio Aníbal Bruno, na região metropolitana do Recife, mudou de nome: agora é presídio Frei Damião. Não sei quem teve a ideia de mudar o nome, mas acredito que o nome do presídio não tornará seus detentos melhores para a sociedade.


“É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve”
Victor Hugo

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog. 

Garanhuns comemora 134 anos com programação oficial

Praça do relógio das flores. Foto compartilhada no Facebook por Adilson Araujo

No próximo dia 4 de Fevereiro, feriado municipal, será comemorado os 134 anos do município de Garanhuns. Para festejar o aniversário da cidade o Governo Municipal organizou uma programação oficial. 

A comemoração tem  início no domingo, dia 3 de Fevereiro, com uma Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Catedral de Santo Antonio, a partir das 19h30.

Na segunda, dia 4, a cidade será acordada às 6h, com uma salva de tiros de canhão acompanhada por girândolas. Às 8h está marcado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Garanhuns, no pavilhão que fica em frente ao Palácio Celso Galvão. A solenidade terá a participação da Banda Musical do 71º Batalhão de Infantaria Motorizada, da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Cantora Dalva Diniz que interpretará o Hino de Garanhuns.

Paralelo à programação, o comunicador Valdir Marino fará o lançamento do seu livro: “Garanhuns: A história que o tempo não apagou”. O lançamento será na Academia Garanhuense de Letras, a partir das 15h.  

Com o discurso de austeridade, que vem cumprindo, o prefeito Izaías Régis decidiu por não realizar a programação festiva. “Estaremos a menos de uma semana do início do Festival do Jazz e também do Carnaval nos Bairros, dois eventos que estamos fazendo com o mínimo de despesa possível”, concluiu o prefeito Izaías.

PROGRAMAÇÃO – ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

- Dia 3 de Fevereiro de 2013 (Domingo)

19h30 – Missa de Ação de Graças Aniversário da Cidade – Local: Catedral de Santo Antônio

- Dia 4 de Fevereiro de 2013 (Segunda-feira) – FERIADO MUNICIPAL.

6h – Alvorada Festiva (Salva de tiros de canhão – Girândolas)

8h – Solenidade de Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal – Local: Em frente ao Palácio Celso Galvão – Sede do Governo Municipal

Tragedia na Boate Kiss deixa mais de 230 mortos


O Brasil esta de luto!

O incêndio em uma boate deixou ao menos 231 mortos e mais de 100 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (27). Inicialmente, os bombeiros divulgaram  que o número de mortos era 245 mas, após uma recontagem, a quantidade foi revista. Trata-se do segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.

Ao menos 101 dos mortos eram alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Secretaria de Segurança Pública divulgou uma lista provisória com os mortos na tragédia, veja aqui. A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de 30 dias, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, decretou luto oficial de sete dias no Estado.

Em entrevista à rádio Gaúcha, o delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, mas asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local. “Estamos retirando os corpos do local e tomando as providências necessárias para o início das investigações. Não se sabe ainda o número exato de corpos. Mas, em princípio, não há nenhum corpo em situação precária que possa prejudicar a identificação. As pessoas não conseguiram sair. A saída parece pequena para o número de pessoas que estava lá dentro, e o pânico acabou gerando essa situação”, contou. A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento.
"Terminamos o rescaldo no local e estamos fazendo a remoção dos corpos", disse o comandante dos Bombeiros de Santa Maria, Moisés da Silva Fux, à rádio Gaúcha. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator [para as mortes] foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante-geral do Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido de Melo. Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e 2.000 pessoas deveriam estar no local durante o incidente, e a maioria era adolescente.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2013/01/27/ao-menos-233-morrem-em-incendio-em-boate-de-santa-maria-rs-veja-lista-com-os-mortos.jhtm
Rodizio de pizzas e música ao vivo no TEKILLA'S, sábado dia 02 de fevereiro.


São 27 sabores de pizzas, incluindo as doces: Romeu e julieta, Banana, Morango, Chocolate e prestigio.

O rodizio começa a partir das 19:00 horas. E de cortesia tem música ao vivo, "voz e violão".

O Tekilla's dispõe de dois amplos salões. 

Reservas de mesas gratuitamente.

Tekillas dispõe de American Bar, serve os melhores petiscos e tem delivery de pizza, inclusive para Caetés. Aceita os cartões: Mastercard, Visa, Sodexo, e TiCket.
Telefone: 9954 - 0335

Prefeitura de Garanhuns faz recadastramento dos boxes do Pop Shop


O Governo Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicia nesta segunda-feira (28) o recadastramento dos comerciantes com boxes no Pop Shop.

O recadastramento será realizado na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico que funciona na Rua Treze de Maio (no prédio do antigo fórum, onde antes ficavam localizados os cartórios eleitorais).

Para evitar tumulto, as equipes da Secretaria realizaram um pré-recadastramento no Pop Shop.  Neste momento, que foi iniciado ainda no começo de janeiro, as equipes visitaram cada boxe, fizeram um banco de dados e marcaram a ida de cada comerciante à Secretaria para o período de cadastramento. “Com esse trabalho realizado previamente, nossas equipes esclareceram in loco aos comerciantes como será todo esse procedimento. Dessa forma, eles vão à secretaria no dia agendado, sem filas nem tumultos e principalmente sem desinformação”, explicou Geandré Nogueira, secretário de desenvolvimento econômico.

A cada dia serão recadastrados 10 comerciantes.  Atualmente a estrutura do Pop Shop é composta por 125 boxes. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Patrulheiros Mirins de Capoeiras na revista do MPPE


Atendendo crianças e adolescentes capoeirenses, o projeto social “Patrulheiros Mirins” será tema de reportagem na revista do Ministério Público de Pernambuco. Os bons frutos resultado do projeto e a parceria com o MPPE despertaram o interesse em divulga-lo, para isso, na semana passada uma equipe esteve na nossa cidade colhendo informações e fotografando para uma reportagem que deverá ser publicada na próxima edição da Revista do MPPE. 

Uma das fotos que ilustrará a reportagem: prefeita Neide Reino, promotor
Dr. Reus Alexandre, patrulheiros mirins, e Italo Patrulheiro.
Contando com o apoio do MPPE na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Reus Alexandre, da comarca de Capoeiras, que inclusive, destina recursos financeiros de sentenças judiciais para ajudar no projeto; o "Quartel Mirim" como é chamado foi implantado em Capoeiras na administração do ex-prefeito Dudu, e a prefeita Neide Reino esta dando continuidade, e inclusive já expressou seu interesse em amplia-lo para que as meninas também sejam atendidas, pois atualmente, só os garotos fazem parte. 

Foto: Italo Patrulheiro, compartilhada no Facebook 

Oração da Mulher

Humor!


Um brinde a nós mulheres portadoras da sedução, 
Que nenhum filho da put@ sabe dar valor!
Que os nossos sejam nossos,
Que os delas sejam nossos,
Que os nossos nunca sejam delas,
E que se forem delas, que brochem!!!

Bebo porque vejo no fundo deste copo a imagem do HOMEM amado... 
Morre afogado filho da put@ desgraçado!!!
Que a fonte nunca seque 
E que nossa sogra nunca se chame Esperança
Porque esperança é a última que morre!

Que nossos filhos tenham mães lindas e pais gostosos
Que nosso marido seja rico, 
Que os nossos amantes sejam gostosos 
E que eles nunca se encontrem

Que Deus abençoe os homens bonitos, e os feios se tiver tempo?
Que nossas dores de cotovelo sejam por tombos
Que nossos pés-na-bunda sirvam pra nos mostrar que estamos sempre na frente
Que sempre sobre, que nunca nos falte e que a gente dê conta de todos. 

Amém!"

Itep faz previsão das chuvas em Pernambuco para fevereiro, março e abril de 2013


A maioria dos modelos de previsão climática indica uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre (fevereiro, abril e maio). Em reunião realizada na quinta-feira (24), em Fortaleza (CE), com a participação de representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram discutidos o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre fevereiro, março e abril deste ano (FMA-2013).

Segundo os meteorologistas, o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil no início do próximo ano. A ZCIT é o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região.

Nesse contexto, o coordenador técnico da Unidade de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep-Itep), Wanderson Santos, explica que a maioria dos modelos de previsão climática continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para todo o Estado de Pernambuco no próximo trimestre, FMA-2013, com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (45%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (20%) para o setor oeste do Estado e na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%) para o setor leste. As previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem de normal a um pouco acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Chuvas no Estado
De acordo com os meteorologistas do Lamep-Itep, a precipitação pluviométrica dos primeiros dias de 2013, no Estado de Pernambuco, foi caracterizada pela ocorrência de chuvas irregulares tanto espacialmente, quanto no tempo. No Sertão, as maiores contribuições da precipitação foram observadas nas microrregiões de Araripina e Itaparica, chegando a valores maiores do que 100 mm em menos de 24 horas em Tacaratu e Exu. Das microrregiões do Sertão apenas a de Araripina ficou acima da média para o mês de janeiro, com 88% das chuvas esperadas.

Nas mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral, as contribuições de precipitação para o total mensal não chegaram a 40% do esperado. Com isso, algumas barragens tiveram um aumento em seu volume de água: Arrodeio, Boa Vista e Sítio dos Moreiras, localizadas respectivamente, em São José do Belmonte, Salgueiro e Moreilândia. Esta última subiu 2,03 metros no nível da água.
Divulgação: Governo do Estado

sábado, 26 de janeiro de 2013

Nordeste levará uma década para se recuperar dos estragos causados pela seca


A volta das chuvas no semiárido nordestino trouxeram a esperança de dias melhores ao sertanejo, mas ainda estão longe de acabar com a devastação ambiental causada pela seca desde o início de 2012. Segundo especialistas e autoridades, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em uma década. Isso, caso as chuvas voltem à média nos próximos meses e ações governamentais sejam tomadas para garantir o abastecimento de água. A seca 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos.

Em muitas regiões do sertão, a semana foi de chuva intensa, que chegaram a causar prejuízos e levaram municípios que sofriam com a seca a decretar emergência no Piauí e na Bahia. Porém, devido ao déficit hídrico acumulado, as chuvas não devem ser capazes de suprir toda a carência deixada nos últimos meses. É a chamada "seca verde", quando o pasto floresce, o chão fica úmido, mas não houve um bom acúmulo de água. “As chuvas que caíram esses dias foram importantes, mas não foram suficientes para a regularização do déficit hídrico no Estado. O que tem chovido não corresponde a 10% do necessário para a normalização hídrica do Estado. É necessário que as chuvas continuem a cair”, afirma o meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Overland Amaral. Mesma situação de "seca verde" é enfrentada na Bahia. “Essas chuvas deram uma aliviada, mas não resolvem o problema, pois o déficit é muito grande e vem de longo tempo. Há ainda um prejuízo muito grande para a agricultura, pois a retomada vai demorar muito tempo.", afirma o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2013/01/26/apesar-de-chuvas-nordeste-levara-uma-decada-para-se-recuperar-de-efeitos-da-seca-preveem-especialistas.jhtm

CRPAM faz campanha de prevenção de acidentes de motos no carnaval


Uma campanha educativa que visa prevenir acidentes de moto no carnaval está sendo distribuída aos meios de comunicação do Agreste Meridional, para que possa ser veiculada de agora até os dias de Folia de Momo.

O material foi produzido pela equipe de comunicação de Alves Motos Honda a pedido do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, como sugestão da última reunião com os representantes das instituições que fazem parte do colegiado, a exemplo das Polícias Militar e Rodoviária Federal, Ministério Público, Hospital Regional Dom Moura, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns, entre outras, além da própria V GERES - Gerência Regional de Saúde, que sedia os encontros do CRPAM.

"Alguns municípios merecem atenção especial como aqueles que o carnaval de rua é mais tradicional, e que por isto recebe um grande número de jovens, principalmente." - Alertou Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES e presidente do Comitê.

A campanha educativa tem sido veiculada como uma ação social, uma forma de contribuição que os meios de comunicação podem dar para diminuirmos os altos índices de acidentes verificados neste época, que tem vitimado principalmente jovens alcoolizados, por isto a campanha é direcionada a este público.

"Pedimos às emissoras de rádio que veiculem os áudios da campanha, assim como os profissionais da comunicação de jornais, blogs, sites, redes sociais, entre outros, possam também expor o cartaz da campanha em seus meios de comunicação, para que possamos chegar ao máximo da população." - Finaliza Dr. Liberato.
Vox Comunicação

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Capoeiras, 11ª Missa dos Vaqueiros será dia 03 de fevereiro.


A Associação de apoio aos Artistas de Capoeiras, através do seu presidente, o Sr. Ernandes Oliveira promove a 11ª Missa dos Vaqueiros de Capoeiras.  O evento será realizado no próximo dia 03 de fevereiro de 2013, a partir das 10h00min, na Feira Parque Manoel Reino da Silva. Na programação tem: Missa, desfile dos vaqueiros, homenagens, provas para os vaqueiros, distribuição de troféus, e shows.

A fé e as tradições nordestinas juntas valorizando a nossa cultura e enaltecendo a religiosidade do nosso povo. vaqueiros de toda a região estarão presentes no evento. A missa será celebrada pelo monsenhor Geraldo Batista. 

Encerrando a 11ª Missa dos Vaqueiros de Capoeiras haverá shows com Pimenta e Genivaldo, e Zé Ilton e Zé Inaldo. Para a realização do evento, Ernandes Oliveira conta com os apoios do comercio local, da prefeitura de Capoeiras, da Rádio Jovem Cap FM, e do jovem Junior Artes, entre outros.

Cruz da Jornada Mundial da Juventude esta em Capoeiras e seguirá para Caetés.


A paróquia de São José, em Capoeiras, esta semana esta acolhendo a Cruz Peregrina, da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá este ano no Brasil, pela primeira vez, e terá a presença do Papa Bento XVI. A Cruz Peregrina chegou a Capoeiras na terça-feira (22), onde foi recebida em procissão pelo monsenhor Geraldo Batista e, católicos, e ficará na cidade até o próximo domingo, (27). 

Símbolo da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina em Capoeiras, a cada dia é acolhida pelos católicos sob a coordenação de grupos religiosos ligados a paróquia, como: Terço dos Homens; Pastoral da Criança; Renovação Carismática, entre outros.

A Cruz se despede dos católicos de Capoeiras no próximo domingo (27). Após a realização de procissão e celebração de Missa na manhã do domingo, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude será entregue a paróquia de São Caetano, em Caetés. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Programa Ganhe o Mundo seleciona novos estudantes da rede estadual para intercâmbio


Programa Ganhe o Mundo abre inscrições para novas 1.275 vagas

Os estudantes de ensino médio da rede estadual têm mais uma oportunidade de concorrer ao intercâmbio promovido pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação do Estado (SEE). Até o dia 1° de fevereiro estão abertas as inscrições para a nova seleção, que oferece 1.275 vagas distribuídas entre Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. Serão selecionados para a viagem até 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.

Os candidatos deverão estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio (regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) em 2013; ter alcançado média anual, em 2012, a partir de 7 tanto em língua portuguesa quanto em matemática; e ter frequência mínima de 85% nas aulas. Ainda está entre os pré-requisitos possuir, no mínimo, 14 anos até o dia 1º de agosto de 2013 e, no máximo, 17 anos e 11 meses até o dia 28 de fevereiro de 2014. O jovem também não pode ter sido reprovado em 2012.

A seleção, que deve ser realizada no site da SEE (www.educacao.pe.gov.br), é composta de duas etapas. A primeira consta de uma prova escrita (em inglês ou espanhol), realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, contendo 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será feita a partir do cálculo da média aritmética das prova de língua e da média anual de português e matemática conseguida em 2012.

Após a seleção, os estudantes cursarão, obrigatoriamente, um módulo intensivo dos cursos de línguas oferecidos pela SEE. Quem não obtiver nota mínima de 8, tanto na prova oral quanto na escrita, e frequência menor que 90% no mesmo módulo será eliminado do programa. O resultado final do processo será divulgado até o dia 18 de março, no site da SEE e no Diário Oficial.

Intercâmbio – Após a seleção, os estudantes aprovados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. A previsão é que o embarque ocorra entre os meses de agosto e setembro de 2013, para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, e janeiro de 2014, para a Nova Zelândia.

Como na primeira edição, todos os inscritos receberão seis bolsas no valor mensal de R$ 609,54, que serão pagas enquanto estiver residindo no exterior, no decorrer do programa.

Números do novo edital:

 - 1.275 vagas / Canadá (600), Estados Unidos (200), Nova Zelândia (200) Argentina (100), Chile (100) e Espanha (75)

 - 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.

Izaías Régis diz que empregos na prefeitura de Garanhuns só por concurso


Blog do Inaldo Sampaio 

O novo prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), abriu as portas do seu gabinete para o povo desde o dia seguinte à sua posse.`

Segundo sua assessoria, ele está atendendo, em média, 35 pessoas por dia. “São autoridades, empresários, diretores ou professores universitários, e principalmente populares”.

A maioria dessas pessoas foi à prefeitura atrás de emprego. E, para inibir novos pedidos dessa natureza, o prefeito vai mandar colocar uma placa na porta do gabinete com os seguintes dizeres: “EMPREGO SÓ POR CONCURSO”.

Em 15 dias úteis, dizem ainda os seus assessores, o prefeito recebeu aproximadamente 500 pessoas, sendo que o número de “NÃO” dados foi infinitamente superior ao número de “SIM”.

“A gente fica satisfeito porque vê que ele atende todos da mesma maneira, seja rico ou seja pobre”, teria tido uma mulher que aguardava a vez para falar com o prefeito, de acordo ainda com sua assessoria.

Setor elétrico: a batalha da comunicação


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

A questão energética definitivamente esta incorporada no debate da sucessão presidencial. Ela o foi na eleição de 2002. Assunto que rendeu após o racionamento de longos 8 meses, pela barbeiragem do governo FHC, que preferiu obedecer aos ditames do FMI quanto ao ajuste fiscal, ao invés de investir na geração e transmissão de energia. Sem dúvida a falta de energia para atender as necessidades da população com o corte imposto de 20%, contribuiu decisivamente para a derrocada do seu candidato, indicado para sucedê-lo.

Em 2008, voltou em destaque. E o País passou “raspando” de um novo racionamento. Em 2010, 2011 e 2012 as interrupções temporárias no fornecimento de energia proliferaram Brasil afora. Nunca antes na história recente tivemos tantos “apagões” e “apaguinhos”, atingindo as varias regiões do Sul ao Norte, do Leste ao Oeste, caracterizados por uma grande freqüência e longa duração no tempo. São Pedro, equipamentos com defeitos, mão de obra desatenciosa, foram alguns dos responsáveis aos olhos do governo federal.

Agora, no inicio de 2013 os níveis de água dos reservatórios das hidrelétricas atingiram patamares semelhantes aos alcançados no racionamento de 2001/2002. O alerta amarelo foi acionado, e voltou-se a discutir o porque do sistema elétrico brasileiro viver aos sobressaltos.

Nestes episódios recorrentes já se passaram 12 anos desde o maior racionamento da história brasileira, e verificou-se neste período que as tarifas não pararam de aumentar, e a qualidade dos serviços oferecidos à população, deterioraram.

Todavia, os sucessivos governos, não admitiram e nem admitem que as estratégias adotadas no setor foram erradas, no mínimo equivocadas. Culpa a situação de crise, como sendo a responsabilidade de outros. E até é culpabilizado aquele que ocupa um cargo junto a Deus, o santo das chuvas. É brincadeira!!!!

Mas, o mais importante para o governo de plantão é manter sua imagem fictícia, e incólume junto à população (ou na verdade os eleitores?). E qual é esta imagem? No presente caso, a da presidenta como rigorosa gestora, administradora competente, tocadora de obras públicas, a mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e a excepcional especialista na temática da energia. “Colou” naquela que ocupa o cargo público de maior relevância, a grande “expert” em assuntos energéticos, sendo até escolhida como primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra de Minas e Energia. Com isto, se esperava garantir junto à população traumatizada com o racionamento da época do FHC, a credibilidade de que no Brasil não haveria mais problemas com a energia.

Ledo engano. A realidade foi mais forte que os criadores de ilusão, os marqueteiros. Todavia não jogaram a toalha, e na corrida a reeleição presidencial, voltaram com tudo, querendo vender “gato por lebra”.

No segundo semestre do ano passado à presidenta em rede nacional de rádio e televisão em duas oportunidades abordou sobre a questão energética enfaticamente. A primeira em um dia emblemático para os brasileiros, as vésperas do 7 de setembro – Dia da Independência. Em tom triunfal e apoteótico anunciou o corte nas tarifas de energia elétrica. A presidenta invocou o talento, o esforço e a coragem de seu governo em tomar esta medida, que, diga-se de passagem, ela mesma contribuiu para a explosão tarifária, tanto no cargo de ministra de Minas e Energia, como da Casa Civil, e agora como Presidenta do Brasil.

No segundo pronunciamento, no dia 23 de dezembro de 2012 em cadeia nacional, além das tradicionais desejos de boas festas, ela mais uma vez afirmou que a conta de luz residencial e a das empresas vão ficar menores. Pura jogada de marketing, pois todos os analistas do setor elétrico, que estão fora do governo, não cansam de afirmar que o governo federal com uma mão diminuirá as tarifas e com a outra neutralizará esta redução, com a introdução do encargo denominado “risco hidrológico”, as bandeiras tarifárias e no repasse do custo da energia das termelétricas (até 5 vezes maior que as hidrelétricas ), nos reajustes anuais previstos nas revisões tarifárias.

Neste 23 de janeiro de 2013, a Presidenta em novo pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão voltou a abordar o tema energético. Agora, depois de muita reza para que chovesse, e descartada a iminência de um racionamento. E mais uma vez, como uma “questão de honra” e em tom bombástico, não só garantiu que as tarifas serão reduzidas, acusando os pessimistas de sempre, como também anunciou a antecipação do desconto na conta de luz, que passará a vigorar a partir do dia 24 de janeiro.  O tom triunfalista predominou na fala de sua excelência, fazendo até lembrar do velho refrão usado pela ditadura militar “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Já se disse que "uma mentira muitas vezes repetida, torna-se uma verdade". Vamos aguardar quantas vezes mais será repetida que as tarifas elétricas vão diminuir. Uma vez mais, o marketing das falas presidencial subestima a inteligência e a capacidade de discernimento dos brasileiros.

E nesta batalha da comunicação não adianta a oposição à direita estrebucha,r acusando que se está praticando o populismo energético, etc e tal. Pois não devemos esquecer que tudo começou com FHC e continuou com Lula e Dilma. Durma com esta bronca!!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto debate ações que serão desenvolvidas no período do carnaval



O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto esteve reunido nesta terça-feira, 22, para elencar as ações dos órgãos parceiros que serão colocadas em prática durante o carnaval. Dr. Elenílson Liberato, presidente do CRPAM e gestor da V GERES não esteve presente, pois estava junto às Secretarias de Saúde do município e do estado, cuidando de assuntos relacionados à instalação do SAMU em Garanhuns.


A reunião do CRPAM, coordenada por Eliane Silva, contou com bom número de representantes, com destaque para a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Autarquia Municipal de Trânsito, Hospital Dom Moura, empresários da Alves Motos Honda, além de representantes da V GERES.

O carnaval contará com ações educativas com distribuição de material publicitário e com uma campanha nos meios de comunicação buscando a prevenção de acidentes, mas também, contará com a fiscalização intensiva em operações especiais das polícias, segundo os militares presentes. O Hospital Dom Moura também já está cuidando da parte do atendimento específico para o período, já que se trata do hospital regional prioritário para atendimento de emergência a acidentados.


Os novos representantes da AMTT, relacionaram as diversas ações que serão implementadas ao longo dos próximos dias, buscando um melhor disciplinamento do trânsito.


Uma Comissão Executiva para dar mais agilidade ao Comitê foi sugerida por Dr. Alexandre Bezerra, Promotor de Justiça, que acatada, já teve os integrantes escolhidos para fazer visitas aos municípios, com prioridade aos que tenham eventos carnavalescos, direcionando também, a partir de agora, as ações do CRPAM.

Outras sugestões como a busca pela Ciretran de um novo depósito para os veículos apreendidos, a questão de Depositário Fiel para os condutores de veículos irregulares, Lei Seca regional, novas campanhas de educação no trânsito, foram debatidas e dados encaminhamento para algumas soluções.

Ao final, com a certeza de uma reunião produtiva, os representantes dos órgãos participantes do CRPAM marcaram novo encontro para fevereiro, após o carnaval.
Vox Comunicação

Associação de artistas quer oficializar calendário de eventos em Capoeiras


Numa reunião realizada na noite desta terça-feira (22), vários artistas/promotores de festas capoeirenses começaram a elaborar um calendário dos eventos promovidos no nosso município. Na ocasião foi criada uma comissão que ficará encarregada de fazer o elo entre os promotores das festas e o poder público.

Segundo o presidente da Associação de Apoio aos Artistas de Capoeiras, o Sr. Ernandes Oliveira, a ideia é criar-se um cronograma municipal fixo de eventos como, Vaquejadas, cavalhadas, pegas de boi, trilha de MotoCross, concursos leiteiros...  E com isso evitarem-se conflitos de datas entre as festas; bem como, promover parcerias entre os promotores dos eventos. 

A reunião foi prestigiada pelo vice-prefeito de Capoeiras e artista popular, Juju. Convidados, a Secretária de Educação do Município e o Diretor de Cultura não compareceram à reunião.

Ronaldo Cesar lança Frevo da Copa


O blogueiro, cantor e compositor garanhuense Ronaldo Cesar apresenta o Frevo da Copa, para o carnaval 2013.

Música: PE na Copa
Letra e música: Ronaldo Cesar
Arranjo: Roberto Lima / ProMidia Studio
Trio de Metais Convidados: Danilo, Jameson e Emerson
Produção Artística: Ronaldo Cesar
Produção executiva: Edu Cabral Produções
Músicos Tropicana: Valmiro, Betinho, Eduardo, Lourinho, Bruno, Lula, Wilker.


Para baixar o Frevo da Copa, clique Aqui!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Capoeiras, Jovem é morto a tiros e seu pai está em estado grave

Complementando a noticia posta anteriormente!

Do NE10

Um homem foi assassinado na noite do domingo (20), em Capoeiras, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da polícia, os agricultores Leonardo José de Melo, 19 anos, e o pai dele Jorge Bezerra de Melo, 42, estavam em casa, localizada no Sítio Alto do Melado quando, por volta das 21h, escutaram alguém jogar pedras no telhado. Ao saírem da residência, os dois foram alvejados a tiros por dois homens - não identificados. Leonardo José morreu no local enquanto o pai dele, Jorge Bezerra, foi levado ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns e depois transferido ao Hospital da Restauração, no Recife. O estado de saúde dele é grave.

O corpo de Leonardo foi levado ao IML de Caruaru. A polícia investiga o caso. 

As vitimas foram atingidas por disparos de espingarda calibre 12. O sepultamento de Léo, como era conhecido, ocorreu na manhã desta terça-feira (22), no cemitério de Capoeiras.

DETRAN-PE, inscrições abertas para a CNH Popular


Carteira Nacional de Habilitação gratuita para os pernambucanos!

O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores beneficia a população pernambucana, emitindo a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Em 2013, serão ofertadas 18 mil CNHs populares. Desde a criação do projeto, em 2008, mais de 54 mil pernambucanos já obtiveram o documento gratuitamente.

Antes da inscrição, é importante ressaltar a todos os candidatos da importância da leitura atenta da portaria e do decreto que estarão publicados no site do DETRAN-PE. Neles, encontram-se as regras fundamentais estabelecidas para a participação no processo de seleção. Dessa forma, evita-se a desclassificação por informações incorretas ou que não atendam aos requisitos.

Quem pode participar: Beneficiários dos Programas Bolsa Família e Chapéu de Palha, os egressos do sistema penitenciário, desempregados, alunos da rede pública e os trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários mínimos, além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.

REQUISITOS

Além de se enquadrar num dos segmentos citados, os candidatos devem preencher os requisitos legais.

Os inscritos para Primeira Habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovar domicílio no Estado de Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os candidatos que aspiram à Mudança de Categoria e que desejarem se habilitar na Categoria “C” já devem estar habilitados na Categoria “B” há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento infração média nos últimos 12 meses.

Para habilitação na categoria “D”, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria “B” há no mínimo dois anos, ou na Categoria “C”, há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente.

Já para quem deseja a mudança para categoria “E” deve ter no mínimo um ano na “C” ou na “D”, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.

Só serão habilitados os candidatos que forem aprovados nos exames psicológico, médico, teórico e prático pertinente a cada Serviço de Habilitação, e após terem cumprido a carga horária dos cursos teóricos e práticos necessários para a categoria solicitada nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

SERVIÇO

Confira o cronograma do Programa CNH Popular 2013:

Inscrições dos candidatos De 21/01 a 28/02/2013
Divulgação do ranking com o nome dos selecionados no site DETRAN-PE. 11/03/2013
Início da convocações 18/03/2013

Para se inscrever CLIQUE AQUI!