Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Impactos ambientais em Capoeiras foi tema de palestra de ONG


Os descasos com o meio ambiente no município de Capoeiras foi abordado numa palestra realizada na noite desta quarta-feira (27), na Câmara de vereadores. Com o tema: Conscientização Ambiental, e Possíveis Soluções, voluntários da ONG “Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta” apresentaram com o auxilio de Data Show, dados sobre alguns impactos ambientais que ocorrem no município de Capoeiras.

Vídeos e fotos mostrados na apresentação retrataram problemas como: desmatamento, esgoto doméstico, lixo, poluição do Rio Una e da barragem Gurjão, e crescimento urbano desordenado em Capoeiras. As imagens e histórias apresentadas na palestra surpreenderam muitas das pessoas que assistiam à palestra. 

O propósito da palestra era apresentar aos novos Gestores Municipais a situação como esta sendo tratado o meio ambiente em Capoeiras, e sugerir possíveis soluções; mas infelizmente o tema meio ambiente ainda é tratado em segundo plano. Presentes no evento, apenas o vereador Romero Reino e as secretárias municipais, Marciane Tenório (Educação) e Helenita Rocha (Gestão e Planejamento). 

Para Gilvan Costa presidente da ONG, o encontro rendeu frutos. O amigo da Brigada, Sr. Albérico Bezerra sugeriu ideias e se propôs a ajudar. A secretária de Educação se prontificou para uma parceria com a ONG, com foco nos alunos das séries iniciais. O vereador Romero Reino se prontificou a ajudar e a repassar o assunto aos demais vereadores. O presidente do Sindicato Rural, Sr. Nilson Rodrigues mostrou-se interessado, e disse que a educação ambiental é o caminho.

Veja algumas imagens dos problemas ambientais em Capoeiras, e que foram mostradas na palestra.

Lixão de Capoeiras.

Canal a céu aberto na Vila Quati

Construções desordenadas tomam os espaços das calçadas

Esgoto e lixo na Praça de Eventos de Capoeiras

Sobras dos abates realizados no matadouro público de Capoeiras
jogados no afluente do  Rio Una, e que no período das chuvas
desce para a barragem Gurjão.

Audiência Pública promove acordo, e barragem Gurjão volta a abastecer a população


Os moradores de Capoeiras e Caetés serão abastecidos com água da COMPESA uma vez por semana, e os carros pipas continuam proibidos de captar água na barragem do Gurjão. Foi o que ficou acertado na Audiência Publica realizada na tarde desta quarta-feira (27), no Fórum de Capoeiras. Moradores do entorno da barragem poderão captar mil litros/dia, e o abastecimento do povoado Maniçoba e zona rural de São Bento do Una também será racionado.

Com a barragem do Gurjão quase seca, a Audiência Publica foi convocada pelo Juiz de direito da comarca de Capoeiras, Dr. Francisco Tojal Dantas Matos, para resolver o problema que se instalou em Capoeiras após a Justiça determinar o recolhimento das bombas d’água pertencentes a particulares, e vândalos em represália, atearem fogo nos conjuntos de bombas da COMPESA.

Participaram da Audiência Pública, além do Juiz, o Promotor de Justiça Dr. Reus Alexandre, a prefeita de Capoeiras Srª Neide Reino, a prefeita de São Bento do Una Srª Débora Almeida, o prefeito de Caetés Sr. Armando Duarte, o presidente da Câmara de Vereadores de Capoeiras, o presidente do Sindicato Rural, representantes da COMPESA, vereadores e muitos consumidores da água moradores da região do Gurjão.

A COMPESA já instalou novas bombas na barragem Gurjão, as quais deverão começar a funcionar nesta quinta-feira (28), voltando a abastecer os moradores de Capoeiras e Caetés, agora um dia por semana. 

Também na Audiência, a Polícia Militar e a Polícia Civil se comprometeram com Juiz, de instaurar inquérito policial para apurar quem foram os autores do ato de vandalismo praticado contra o patrimônio da COMPESA.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TCE rejeita Gestão Fiscal de Capoeiras, do segundo quadrimestre de 2012


Por ter comprometido 61,19% da Receita Corrente Líquida da Prefeitura com despesas de pessoal, o Município de Capoeiras teve sua gestão fiscal, pertinente ao 2º quadrimestre de 2012, julgada irregular pela Primeira Câmara do TCE. Pela prática dessa infração, o relator do processo, conselheiro Valdecir Pascoal, aplicou ao prefeito Luiz Claudino de Souza, uma multa no valor de R$ 14.400,00.

De acordo com o voto do relator, as justificativas apresentadas pelo gestor de que as despesas com pessoal da Prefeitura não puderam ser reduzidas por fatores externos como queda do PIB e aumento do salário mínimo não prosperaram. O Município em análise teve o prazo duplicado de enquadramento aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, mesmo assim, não efetuou o ajuste. Também não ficou evidenciada a adoção de medidas eficientes por parte do gestor para a redução das despesas com a folha de pagamento ao que estabelece a LRF que é  54% da RCL.

A Receita corrente Líquida municipal corresponde à soma de todos os impostos e repasses recebidos pelo Município num dado período.

Por essas razões, foi aplicada a multa e ficou determinado que a presente decisão fosse anexada a prestação de contas de Capoeiras do exercício de 2012. O valor da multa deverá ser pago após 15 dias do trânsito em julgado desta decisão. Para efetuar o pagamento, o gestor poderá emitir boleto no site: www.tce.pe.gov.br.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 27/02/13

Edson Gangarra divulga Nota Oficial

Edson Gangarra e a prefeita Neide Reino

NOTA OFICIAL

Fiz meu último discurso no Legislativo municipal. Fiquei bastante emocionado pelas manifestações dos nobres colegas.Confesso que fiquei sensibilizado com as palavras dos amigos vereadores: Dedinho, Zé Nielson, Carla Rodrigues, Júnior Rodrigues, Romero Reino e Antonio Criolo. Dedico essas palavras recebida a todos os eleitores que votaram em mim. Foi uma decisão difícil. Pois, deixo de ser fiscalizador para ser fiscalizado. A partir de primeiro de março, assumo à SECRETARIA DE SAÚDE do meu município. Para mim as pessoas estão em primeiro lugar. Creio, modéstia à parte, ter cumprido a minha função. Tive muito cuidado na elaboração de requerimentos. Estou dizendo um até e não um adeus à militância política.Quero agradecer aos colegas vereadores pela convivência harmoniosa que tivemos durante estes dois meses, agradeço o trabalho da imprensa local pela divulgação dos nossos trabalhos, agradeço aos funcionários sempre criteriosos e prestativos. Agradeço novamente do fundo do meu coração e minha alma, aos amigos eleitores responsáveis direto pelo meu mandato que hora termina (LICENÇA PROVISÓRIA). Para encarar esse novo desafio em minha vida, darei tudo de mim! Farei o possível pelo nosso POVO! Sem olhar absolutamente lado político. A saúde não tem partido. Quero agradecer a prefeita NEIDE REINO por me confiar essa nova empreitada. 

Valeu Capoeiras! Vamos que vamos!!! Obrigado meu DEUS!

sessão da Câmara de vereadores de Capoeiras em 26.02.2013


Na tarde desta terça-feira (26), na sessão da câmara, em Capoeiras, a vereadora Carla Rodrigues requereu a perfuração de um poço artesiano no sítio Craíbas, a limpeza de uma barragem existente também no sítio Craíbas, e a criação de um Projeto do PCC da Saúde. O vereador Carlos Junior solicitou a instalação de uma balança na Feira Parque da nossa cidade. Foram lidos ofícios: Do Conselho Tutelar, solicitando autorização para usar a tribuna da Casa; Da Secretária Municipal de Agricultura informando quem é o veterinário responsável pelos abates no matadouro da nossa cidade aos domingos, e outro, informando que o cadastro para o Seguro Safra esta sendo feito no IPA, e já tem 940 agricultores inscritos. O TCE também enviou vários ofícios: Um referindo-se as prestações de contas da prefeitura nos anos de 2002, 2005 e 2006, recomendando a Câmara antes de julgar, informar ao responsável pela Conta que irá fazê-lo; e outros cinco ofícios, sobre a prestação de contas da prefeitura de Capoeiras no ano de 2010, recomendando a rejeição. O vereador Edson Gangarra apresentou requerimento pedindo afastamento do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. O presidente da Casa nomeou uma Comissão Especial formada pelos vereadores, Afreu Antonio, Érico Barbosa e Geraldo Soares para ouvirem a defesa do ex-prefeito Luiz Claudino de Souza referente a Prestação de Contas do ano de 2010. Ofício enviado pelo juiz de direito da comarca de Capoeiras intimou o presidente da Câmara para uma audiência nesta quarta-feira (27), que tratará sobre a barragem do Gurjão. 

O conselheiro Tutelar Leonardo Alves usou da tribuna da Câmara. Começou relatando o trabalho que o conselho realiza, e as dificuldades enfrentadas para bem realiza-lo. Pediu o empenho dos vereadores para que se criem políticas publicas que beneficiem as crianças e adolescentes. Apresentou alguns números do trabalho realizado em um ano e meio. Falou da necessidade do trabalho em conjunto, entre justiça, promotoria, policias, Legislativo, Executivo e sociedade em geral. Disse que devido às eleições, tudo ficou parado, o que dificultou um pouco o trabalho dos conselheiros. Lembrou que o Conselho Tutelar fica a poucos metros da Câmara e que o que esta faltando é interação. Disse que o trabalho é extremamente confidencial, e disse que tanto os Conselheiros Tutelares quanto os vereadores foram eleitos e devem ser cobrados. 

O vereador Érico Barbosa parabenizou o Secretário de Agricultura por informar a Câmara sobre o Seguro Safra. Parabenizou o Conselho Tutelar pelas explicações e sugeriu que este fizesse um relatório semestral ou anual do trabalho realizado. Sobre o abastecimento de água no município se disse preocupado com a atual situação. 

O vereador Antonio Alberto (Dedinho) parabenizou o Conselho tutelar pela coragem de ter ido prestar contas do seu trabalho. Disse que o poder Judiciário deveria ter reunido às pessoas antes de ter proibido a retirada de água da barragem do Gurjão, e que não concorda com a decisão da Justiça de proibir a retirada de água. Também disse não concordar que a Justiça tenha intimado as autoridades do município para Audiência sobre a água do Gurjao, a Justiça deveria apenas ter convidado. Perguntou por que só a COMPESA tem o direito de captar água na barragem se a mesma foi feita com dinheiro do Estado. Parabenizou o secretário de Agricultura por haver mandado limpar cacimbas no sitio Azevém. Desejou boa sorte ao vereador Edson Gangarra no seu novo desafio.

O vereador Carlos Junior parabenizou os conselheiros tutelares.  Sobre o problema da água na barragem do Gurjão, disse que houve um equivoco da justiça e da COMPESA. Que a COMPESA deveria ter colocado registro nas bombas e cobrar a água retirada, e proibir as pessoas sumariamente. 

A vereadora Carla Rodrigues disse que quem tocou fogo nas bombas é criminoso e merece ser punido pela Justiça, pois prejudicou toda a população. Que concorda que haja um controle na retirada da água, mas que as pessoas que moram ao redor da barragem também precisam da água da barragem. Parabenizou os secretários de Agricultura e, o de Saúde que esta saindo; que acredita que ele fez um bom trabalho nesses 50 dias, mas que o secretário de Saúde, anterior também merece parabéns. Ao vereador Edson gangarra, Carla disse que a câmara perde um vereador mas o município ganhará um bom secretário de Saúde. Disse que a Besta que leva as pessoas para atendimento médico em Recife precisa ficar escondida para não ser apreendida, por que não estaria em perfeita ordem para transitar; mas que é melhor correr esse risco, do que não viajar. Disse que esta semana não havia motorista no hospital para ir buscar uma pessoa doente em Casa, que esta teve que esperar o dia inteiro irem busca-la, e que esta pessoa está internada em Garanhuns. Pediu que o presidente da Casa autorizasse a secretária da Casa enviar oficio convocando a Secretária Municipal de Ação Social para prestar informações sobre o caso da pessoa que necessitou de ajuda funeral para um parente e não foi atendida. O presidente autorizou a secretária fazer o oficio.

O vereador José Nielson disse que é seu trabalho fazer cobranças e que não tem nada contra o Conselho Tutelar, apenas o vereador é cobrado pelo povo e precisa ter respaldo para responder. Disse que a barragem do Gurjão tem hoje apenas 25% da sua capacidade, e se disse preocupado com a situação da falta de água no município. Disse que se vê caminhões carregando alunos sem coberta e hospital sem médico, e perguntou por que as pessoas não estão cobrando como faziam anteriormente. Disse achar que o presidente do Fundo M. de Previdência não quer entregar os comprovantes dos depósitos realizador pelo municípios porque os mesmos não existem, pois não custaria nada entrega-los. Elogiou a competência do vereador Edson Gangarra e desejou-lhe boa sorte na Secretária M. de Saúde.

O vereador Ailton Lino lamentou os fatos ocorridos na barragem do Gurjão, e disse ter havido um equivoco, e pediu que a COMPESA tomasse uma atitude rápido para normalizar o abastecimento de água. Disse que os carros que transportam estudantes já estão com cobertas e bancos, que se não é o ideal, é o possível de se fazer. 

O vereador Edson Gangarra começou se dizendo emocionado com as palavras dos seus pares. Prometeu tratar todos iguais e se prontificou a atender todos os vereadores sempre que precisarem, para isso lembrou todos têm seu telefone. Disse que a saúde sob sua gerência não terá partido político. Disse que Claudinho tem competência até de mais, mas que por algum motivo que não vem ao caso, ele resolveu sair. Pediu desculpas aos quase 500 eleitores que o elegeram vereador, mas disse ter atendido uma convocação da prefeita, e que agora irá servir aos quase 20 mil habitantes do município. E lembrou que apenas se licenciou, e poderá voltar a Casa.

Juiz intima autoridades de Capoeiras para Audiência sobre a água do Gurjão


O problema da falta de água em Capoeiras e Caetés, e o iminente colapso da barragem do Gurjão serão tema de uma Audiência nesta quarta-feira (27), às 13:00 hs, no Fórum de Capoeiras. O juiz de direito da comarca de Capoeiras, Dr Francisco Tojal  Dantas Matos intimou para a Audiência, o presidente da Câmara de vereadores de Capoeiras, a prefeita Neide Reino, o presidente do Sindicatos dos trabalhadores rurais de Capoeiras, o Ministério Público, e um representante da Câmara de vereadores de São Bento Una. A ação de vandalismo em que as bombas da COMPESA foram incendiadas também deve ser discutido.

Tomara que nessa Audiência seja encontrado uma solução para ao menos amenizar o problema do abastecimento de água em Capoeiras e Caetés. A falta de água aqui já é grande, que muitas pessoas estão recorrendo as carroças de burros para conseguirem um pouco de água.

Meteorologia prevê chuvas abaixo da média no trimestre de março a maio de 2013 em Pernambuco


Com base nas informações apresentadas na Reunião Climática e nos modelos atmosféricos, a previsão para o período de março a maio de 2013, para o estado de Pernambuco, é de chuvas abaixo da normal climatológica e com grande variabilidade espacial e temporal. Ressalta-se, que mesmo com previsão de chuvas abaixo da climatologia, em alguns locais isolados, principalmente do Sertão do Pajeú e do Araripe, as chuvas podem ficar acima do esperado. 

Também em março, inicia-se o período chuvoso do Litoral e Zona da Mata, onde podem ocorrer pancadas de chuva forte em alguma área isolada. Desta forma, é imprescindível o acompanhamento das previsões do tempo que a APAC realiza todos os dias, orientando a Defesa Civil e a população.
Informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mudanças no secretariado da prefeita Neide Reino

Edson Gangarra

Com apenas dois meses a frente do Governo Municipal, a prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) muda dois secretários. José Claudio ferreira (Claudinho), Secretário Municipal de Saúde, entregará o cargo na próxima quinta-feira, dia 28; assume a pasta, o atual vereador e vice-presidente da Câmara de vereadores de Capoeiras, Edson Almeida da Costa (Edson Gangarra). 

Dos secretários anunciados pela prefeita Neide Reino no dia 1º de janeiro, Claudinho foi sem duvidas o nome mais elogiado pela população. Com conhecimento técnico e simpatia, ele parecia ser o nome certo na pasta certa. Segundo comentários, Claudinho teria pedido para sair. Qualificado e bom profissional, continuará trabalhando no setor de saúde, assumirá o Laboratório municipal. 

Assumirá a Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Edson de Almeida Costa (Edson Gangarra). Com formação superior em gestão hospitalar, ele sempre trabalhou na área da saúde, é primo da prefeita, e deve dar conta do novo desafio. Edson Gangarra se licenciará da Câmara para assumir a Secretaria. O anuncio do seu desligamento será feito na sessão da câmara, nesta terça-feira 26.

Recentemente, também houve mudança na Secretária de Finanças. Saiu a Srª Flávia Reino, e para assumir a pasta, a prefeita Neide Reino Nomeou o Sr. Mário Rômulo Calado de Souza, que ocupava o cargo de Controlador Geral do Município. O motivo para a saída da Srª. Flávia Reino é que ela teria sido convocada a voltar à UFRPE, onde trabalha e, havia se licenciado. Para o cargo de Controlador Geral do Município, a prefeita ainda não nomeou ninguém.

Estudante elabora lista com dados sobre patrimônio cultural em Capoeiras

Diau Alves e Junior Artes

EDIFÍCIO RURAL ISOLADO
Casa do Fundador de Maniçoba - Povoado de Maniçoba / Zona Rural

EDIFÍCIO URBANO ISOLADO
Cacimba do Pau - Sede
Monumento a Frei Damião - Quati
Cachoeira das Cabras - Sítio Mimosos
Nascente do Rio Una - Sítio Boa Vista

ATRATIVO AMBIENTAL
Comunidade Remanescente de Quilombo do Imbé

FESTA, FEIRA E EXPOSIÇÃO DE NEGÓCIOS
Feira do Queijo - Sede
Feira do Gado – Sede
Feira Livre – Sede
Expo Leite - Sede outubro
Expo leite / sítios

FOLCLORE
Banda de Pífano do Imbé - Sítio Imbé
Pastoril do Povoado de Maniçoba
Reisado do Povoado de Maniçoba
Cantoria de Viola – sede
Aboiadores

GASTRONOMIA
Chouriço (doce de sangue de porco)
Beiju
Tapioca
Buchada de bode
Doce de mamão
Doce de Leite
Cocada
Umbuzada (feito com o umbu com leite )
Mangada ( feito com a manga com leite )
Pé de moleque (Bolo típico da região )
Xerem ( Milho moído
Fubá ( Milho torrado e refinado )

MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA

Bandas Músicas
Lindemberg dos Teclados
Marcos dos Teclados
Beto Bom dos Teclados
Waldinho dos Teclados
Edson dos teclados
Dinho Monteiro e Juliano
Juju e Miguel - Aboiadores
Dial Alves Cantor
Admarcos cantor
Ademar cordeiro musico
Vagner musico
Jhone musico

ARTESANATO
Crochê - Povoado de Maniçoba
Bordado
Artesanato com recicláveis
gaiolas
Balaio de cipó
Artesanato com madeira

EVENTO E FESTA POPULAR
Festa de São José – Sede
Festa de Frei Damião - sede
Missa do Vaqueiro - Fevereiro / Sede
Derradeiro de Maio - Povoado de Maniçoba
Aniversário da cidade - 21 de dezembro
Desfile 7 de setembro -sede
Festa das juventudes -sede

EVENTO ESPORTIVO
Vaquejada
Rodeio
Corrida dos Pedestres - junho / Sede
Corrida de Jericos - junho / Sede
Cavalgada da União – Novembro
Torneio de futebol.

Por: Juniorartes. Artesão e Sonoplásta na empresa Jovem Cap FM.
Estudante do EREM N.S.P.S cursando 2º ano

Caetés recebe oito ônibus e uma Unidade do SAMU

O prefeito do município de Caetés, Armando Duarte em menos de dois meses de governo, já mostra que veio mesmo disposto a mudar para melhor a vida do seu povo. Nesta segunda-feira (25), chegaram a Caetés, em meio a muita festa, oito ônibus que servirão para transportar os estudantes do município; é o que informou o Blog Caetés Lula. O município de Caetés também foi contemplado no seminário "Junto por Pernambuco", promovido pelo Governo do Estado, com uma Unidade do SAMU, e mais R$ 984.457,80 para investir em obras já a partir do mês de maio. Investir na qualificação dos servidores da Secretária Municipal de Educação é outra realização do novo Gestor nesse inicio de governo.

Se ainda não conseguiu "arrumar a Casa" completamente, a Armando Duarte certamente não falta disposição e vontade para melhorar a vida do seu povo. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ONG realizará palestra sobre impactos ambientais em Capoeiras

Com a ideia de despertar nas pessoas a necessidade de se preservar o meio ambiente, a ONG Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta convida a população a assistir uma palestra nesta quarta-feira, às 19:00, na Câmara de vereadores de Capoeiras. A ideia mostrar aos novos Gestores do município, os principais problemas ambientais que ocorrem em Capoeiras e apresentar possíveis soluções para os mesmos.


Merece Registro, 25.02.2013


  • Haverá mudança no secretariado da prefeita Neide Reino. O anuncio oficial de quem deixará uma secretaria, e de quem assumirá, será feito ainda esta semana. 


  • Mudança também na Câmara de vereadores de Capoeiras, um suplente assumirá o cargo de vereador nos próximos dias. Um dos vereadores será convocado pela prefeita Neide Reino a assumir uma secretaria municipal.


  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: Carlinho Liberato, terça-feira (26); Ubiratan Paes, quinta-feira (28); Rigele Wilker, Anne Lima e Maria José Silva Terto, no domingo (03). Felicidades! E comemorem muito!


  • A boa musica das cantoras Carine e Cibele que se apresentaram na noite deste sábado no TEKILLA’S em Capoeiras. Muito bom. Antes, o capoeirense Diau Alves (Banda Garota Bronzeada) fez a festa cantado sertanejo universitário. 


  • Em uma das mesas curtindo os shows, sábado, no Tekilla’s, Eu, o radialista Sulipa, o vereador Edson Gangarra, a secretária de Gestão e Planejamento Helenita Rocha, Luiz Farias, Junior Artes, Jaílson da Rua do Quadro, e o vereador Piu. 


  • O blog CaetésLula é o mais novo parceiro do Blog Capoeiras. Sob a responsabilidade do jovem Fagner Athos, o blog traz notícias e informações do município de Caetés e região. O link para acessar o blog CaetésLula, você encontra na minha lista de blogs, aqui ao lado.


  • Por enquanto nenhuma atração foi confirmada para a Festa de São José 2013. Segundo informações, a prefeitura de Capoeiras ainda esta firmando parceria com a Fundarpe. Mas é esperado que ainda esta semana seja divulgado o nome de pelo menos uma das atrações.


  • Será que a polícia e a Justiça conseguirão identificar quem botou fogo nas bombas da COMPESA? O ato de vandalismo foi praticado contra o povo de Capoeiras e Caetés. E uma afronta ao Juiz de direto da comarca de Capoeiras, Dr. Francisco Tojal Dantas Matos.


  • Estreou hoje na rádio jovem Cap FM, o Programa Show da Cidade apresentado pelo jovem Luiz Farias. Com uma hora de duração, o programa irá ao ar de segunda-feira a sexta-feira a partir das 08h00min. Vale conferir.


O sertão nordestino nunca vai acordar do pesadelo da fome porque os políticos brasileiros “dormem eternamente em berço esplendido”.
Lucênio Lopes da Anunciação

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

V GERES acompanha a entrega de 22 ambulâncias do SAMU aos municípios do Agreste



A Secretaria Estadual de Saúde, como parte dos benefícios anunciados pelo governador Eduardo Campos no seminário JUNTOS POR PERNAMBUCO, que aconteceu em Gravatá nos dias 21 e 22 deste mês, fez a entrega de 22 ambulâncias do SAMU aos municípios que integram a área de atuação da V GERES, com sede em Garanhuns.



No encontro do governador Eduardo Campos com os 184 prefeitos pernambucanos, foram anunciados investimentos da ordem de R$ 612 milhões. Os recursos são destinados à saúde, abastecimento d’água, infraestrutura, urbanismo e obras de enfrentamento à seca que atinge o Agreste e o Sertão.



O Governo está investindo principalmente na saúde, repassando para este setor um total de R$ 250 milhões. Desse montante, R$ 50 milhões serão destinados à universalização do SAMU e o fortalecimento da atenção primária em todo Estado. O restante servirá como co-financiamento do estado no custeio e na manutenção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). Essas unidades serão implantadas, preferencialmente, nos municípios sede, como Garanhuns.



Ainda no encontro de Gravatá, o governador Eduardo Campos assinou o Termo de Cessão e entrega de 36 ambulâncias. Delas, 22 vêm para o Agreste Meridional, sendo 20 unidades consideradas básicas, e duas com equipamentos de UTI móvel.


A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, esteve presente no evento e conferiu pessoalmente as entregas dos veículos diretamente aos prefeitos, sendo um grande momento de confraternização e alegria, pelo grande benefício para as populações que serão atendidas pelo serviço.

"É um investimento que a população sente, pois é um serviço que melhora suas vidas. A saúde de 21 municípios tem um marco histórico neste dia" - afirmou a gestora regional, que lembra: "É importante ressaltar, contudo, que as ambulâncias somente poderão efetivamente entrar em circulação com a instalação do SAMU nos municípios, por isto pedimos a cada prefeito que agilize os locais onde o serviço irá funcionar, assim como a capacitação técnica das pessoas contratadas" - finalizou Dra. Samara.


LEGENDAS DAS FOTOS:

1. Neide Reino (Capoeiras), Izaías Régis (Garanhuns), Marquidoves Vieiras (Lagoa do Ouro), Paulo Lins (GRE-AM) e Ricarda Samara (V GERES)

2. Ambulâncias entregues no seminário Juntos por Pernambuco em Gravatá

9. Dannilo Godoy (Bom Conselho), Neide Reino (Capoeiras) e Ricarda Samara (V GERES)
Com informações da SECOM Garanhuns

Ciro Gomes diz que Eduardo Campos não tem propostas para o Brasil, e abre crise no PSB


O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) abriu uma crise em seu partido ao usar o espaço que tem como comentarista esportivo em uma rádio cearense para criticar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível candidato à Presidência da República em 2014.

Em entrevista transmitida no sábado (23), na rádio "Verdes Mares", Ciro disse que nem o presidente nacional do PSB nem os demais prováveis candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede) têm proposta para o país.

"O Eduardo não tem estrada ainda. Não conhece o Brasil. O Aécio não conhece o Brasil. A Marina Silva representa uma negação ética, uma negação desses maus costumes, mas não representa a afirmação de rigorosamente nada", disse Gomes.

O ex-ministro voltou a fazer críticas ao comentar a situação econômica do país. "Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina não têm nenhuma proposta, nenhuma visão. Isso é o que me preocupa", disse Ciro Gomes, completando que, por isso, a presidente Dilma Rousseff "pode ganhar por WO".

As declarações causaram revolta entre os socialistas. Um assessor político de Eduardo Campos, que pediu para não ser identificado, disse à Folha que os irmãos Ciro e Cid Gomes, governador do Ceará, representam uma corrente minoritária e "marginal" na condução do partido e que se não estiverem mais dispostos a "se dobrar" à opinião do PSB, "só vai ter o caminho de sair".

O vice-presidente da sigla, Roberto Amara, defendeu, em nota, o governador de Pernambuco e disse "lamentar profundamente" a opinião "desinformada" de Ciro Gomes.
Folha de São Paulo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Juntos por Pernambuco, veja o valor em R$ que caberá a Capoeiras, Caetés e Garanhuns


A prefeita de Capoeiras, a Srª. Neide Reino (PSB) não tem do que reclamar, ao ter participado do seminário "Juntos por Pernambuco", realizado pelo Governo do Estado, nas últimas, quinta-feira e sexta-feira, na cidade de Gravatá. Além de receber uma Unidade do SAMU, Capoeiras foi contemplado com R$ 843.820,97, valor correspondente a uma cota extra do Fundo de Participação dos Municípios em 2012.

No evento que reuniu os 184 prefeitos pernambucanos, o governador Eduardo Campos anunciou a criação do Fundo de Desenvolvimento Municipal, no valor R$ 228 milhões, recursos a serem repartidos com os municípios de acordo com o numero de habitantes registrados no último Censo do IBGE. 

O município de Caetés receberá R$ 984.457,80; e Garanhuns, R$ 2.531.462,87.

Os valores começarão a serem pagos, 30% no mês de maio, 30% em julho, 20% em agosto e 20% ao termino das obras. Os prefeitos poderão gastar o dinheiro sem muita burocracia, terão apenas que seguir as orientações do Tribunal de Contas do Estado e da Controladoria Geral do Estado.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Garanhuns recebe duas Unidades do SAMU


O Governo Municipal de Garanhuns recebeu nesta sexta-feira (22), duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As unidades serão expostas para a população na próxima segunda-feira (25) em frente ao Palácio Celso Galvão. A instalação do serviço no município foi uma das prioridades do Prefeito Izaías Régis desde que assumiu a Prefeitura em janeiro.

O prefeito Izaías recebeu as chaves das duas unidades das mãos do Governador Eduardo Campos, ontem (21), na abertura do Encontro Juntos por Pernambuco que reúne prefeitos dos 184 municípios pernambucanos.

Garanhuns recebeu uma unidade do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) também conhecida por UTI-Móvel (equipada com oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal). E uma unidade USB (Unidade de Suporte Básico) que conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador.

O município tem até 90 dias para implantar o serviço. “Este é o prazo máximo que o Ministério da Saúde estipula para implantarmos o serviço, com a capacitação dos profissionais, estrutura física. 

COMO FUNCIONA O SERVIÇO –

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Jacqueline Menezes

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vândalos incendiaram bombas da COMPESA, no Gurjão, e Capoeiras e Caetés ficam sem água nas torneiras.


Na noite desta quinta-feira (21), vândalos invadiram a casa onde ficam as bombas d’água da COMPESA, na barragem Gurjao, e atearam fogo em tudo; deixando a população das cidades de Capoeiras e Caetés sem abastecimento de água. O incêndio ocorreu no mesmo dia em que o juiz de direito da comarca de Capoeiras, DR. Francisco Tojal Dantas Matos proibiu os carros pipas de retirarem água da barragem, e determinou a apreensão das bombas colocadas lá por particulares. 

Segundo informações do responsável pelo escritório da COMPESA em Capoeiras, o Sr. José Valdivo, o autor ou autores do sinistro jogaram gasolina sobre dois conjuntos de bombas e sobre o painel de acionamento elétrico que havia no local, e atearam fogo.  A destruição foi grande, e até o reboco das paredes caiu, na Estação Elevatória do Gurjão I. Funcionários da COMPESA Estiveram no local na manhã de hoje, e foi prestada queixa na delegacia de polícia.  

O abastecimento d’água em capoeiras e Caetés esta interrompido e não há previsão para volta ao normal.

O juiz proibiu a retirada indiscriminada de água da barragem atendendo a um anseio da população das duas cidades que temem o colapso no abastecimento de água, já que o manancial esta com cerca de 30% da sua capacidade de armazenamento, enquanto o precioso liquido era desviado para irrigar capim, e para granjas em São bento do Una.

Nas estações elevatórias I e II da COMPESA em Capoeiras não há vigilantes. O acionamento das bombas é feito via rádio por funcionários da Companhia direto da Estação de Tratamento de Água (ETA), aqui na cidade. 

Capoeiras recebe ambulância do SAMU


A prefeita Neide Reino (PSB) recebeu do governador Eduardo Campos, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para atender a população de Capoeiras. A entrega do veículo ocorreu nesta quinta-feira (21), na cidade de Gravatá, onde a prefeita esta participando do seminário “Juntos por Pernambuco”, realizado pelo Governo do Estado para apresentar metas para o ano de 2013. O evento conta com as presenças dos 184 prefeitos pernambucanos.

Prefeita Neide Reino no momento em que recebeu a ambulância do SAMU
Capoeiras foi um dos primeiros municípios do Agreste a receber o serviço do SAMU; que será um grande reforçar para os atendimentos de urgência a população.  Em clima festivo, a nova ambulância já foi apresentada a população de Capoeiras na noite desta quinta-feira.

Acompanhando a prefeita Neide Reino no seminário, na cidade de Gravatá, estão, o Secretário de Governo, Gildo Marques de Andrade Júnior, e o secretário de Finanças, Mário Rômulo Calado de Souza.

O seminário “Juntos por Pernambuco” será encerrado na tarde desta sexta-feira (22), pelo governador Eduardo Campos. 

secretários de saúde dos municípios que fazem parte da V GERES se reúnem em Garanhuns


Aconteceu na última terça-feira, 19, a segunda reunião da CIR - Comissão Intergestora Regional - este ano, com o objetivo de debater a saúde nos diversos municípios quer integram a V GERES - Gerência Regional de Saúde. O encontro, no Hospital Regional Dom Moura, contou com a presença da diretora Karla Freitas Nogueiras e marcou o primeiro contato da nova gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, com todos os secretários de saúde dos municípios. Depois das apresentações e cordiais boas-vindas, o encontro seguiu produtivo com diversos assuntos na pauta. 

Temas como SARGSUS, SIOPS, SAMU, SISPRENATAL e SISCOLO foram objetos de levantamentos da atual situação dos serviços na região. Também foram debatidos os Foruns Macrorregional do COAP e da Atenção Básica, assim como o de Monitoramento de Indicadores. Além dos Foruns, foi discutida a participação da regional no Comitê de Urgência e Emergência. A primeira parte do encontro foi encerrada debatendo a Assistência Farmacêutica. 

Foi apresentada a programação dos cursos técnicos e de aperfeiçoamento oferecidos pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), por representantes da instituição. 

Os problemas prioritários do Mapa de Saúde e o atendimento domiciliar do SUS foram debatidos em um segundo momento do encontro, e o tema voltará a ser focado no Forum que acontece no final do Mês, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Ao final, novas informações e pactuações foram feitas com os representantes pela saúde de 21 municípios da regional. Nova CIR está agendada para 26 de março.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Juiz da comarca de Capoeiras proíbe carros pipas retirarem água da barragem Gurjão


Entendendo a preocupação da população que teme o colapso no abastecimento de água, o juiz de direto Dr. Francisco Tojal Dantas Matos, da comarca de Capoeiras, proibiu a retirada de água da barragem Gurjão por carros pipas, e mandou apreender as bombas d’água que lá estavam de forma irregular. No inicio da tarde desta quinta-feira (21), funcionários da COMPESA acompanhados por policiais militares cumpriram a ordem judicial, e apreenderam 16 bombas d’água na barragem.

Na iminência de um colapso, a barragem Gurjão que abastece as cidades de Capoeiras e Caetés esta com cerca de 30% da sua capacidade de armazenamento, e a população teme que se não se proibisse a retirada indiscriminada de água, o manancial entrasse em colapso brevemente. 

A água estava sendo retirada por carros pipas, principalmente para abastecer granjas no município de São Bento do Una; mas também estava sendo usada para irrigação e para outros fins. 

As bombas apreendidas ficarão a disposição da justiça até segunda ordem. E os carros pipas que forem flagrados a partir de agora retirando água da barragem Gurjão sem autorização, serão apreendidos.

Luiz Farias estreia Programa Show da Cidade, segunda-feira, na rádio jovem Cap FM

Vicente Nery e Luiz Farias

Na próxima segunda-feira dia 25, a partir das 08hs da manhã, estreia na rádio Jovem Cap FM, o programa Show da Cidade, apresentado pelo jovem radialista Luís Farias. O programa trará muitas novidades nas manhãs da Rádio Jovem Cap FM, horóscopo, novelas, dicas para donas de casas, sorteios de brindes com os ouvintes, boa música, curiosidades, e as principais notícias da manhã, serão temas abordados no programa que terá uma hora de duração. Será mais uma opção para os ouvintes da emissora capoeirense.

Luís Farias é um Jovem que vem se destacando na comunicação do Agreste. Trabalhou por cerca de um ano na Rádio Guarany FM de Caetés, teve uma passagem rápida pela rádio jovem Cap FM, durante 6 messes fez parte da assessoria de comunicação da Prefeitura de Capoeiras no governo do ex-prefeito Dudu, e compôs a equipe de comunicadores na campanha para a reeleição do mesmo. Atualmente, presta assessoria ao empresário Raildo Santino.

AGRADECIMENTOS

“Agradeço primeiramente a DEUS palas benção que tem derramado em minha vida, a Raildo Santino que foi quem negociou o programa, ao diretor da emissora pelo espaço cedido, a Josivaldo Siqueira que foi o mentor, ao Blog Capoeiras pela divulgação, e a todos aqueles que acreditam no meu trabalho”.

Projovem e PETI com inscrições abertas em Capoeiras


A Secretaria de Assistência Social de Capoeiras comunica que estão abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente – de 15 a 17 anos – e o PETI – de 07 a 14 anos.

Local: Praça João Borrego ( sede dos programas)
Horário: 8 h às 12h
Levar xerox de certidão de nascimento.

Aproveitando o ensejo CONVIDA para uma apresentação dos PROGRAMAS: PROJOVEM Adolescente e PETI, com uma  demonstração cultural-esportiva ( Karatê, grupo de percussão, capoeiristas e patrulheiros mirim)  no dia 28 de fevereiro ( quinta-feira) 2013, na quadra do Colégio Municipal,  no horário de 15:30 horas e  no dia 07 de março/2013, às 9:30h no Sítio Cascavel. 


O PROJOVEM Adolescente  e o PETI coordenado pelo  Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, atende jovens de 15 a 17 anos e 07 a 14 anos respectivamente,  é voltado para jovens de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como o Programa de Combate à Violência e à Exploração  Sexual e, ou ainda jovens sob medidas de proteção  socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. 
O PROJOVEM Adolescente e o PETI de Capoeiras oferecerá além de reforço escolar, palestras, projeto de leitura, atividades lúdicas e esportivas, oficinas de:  percussão, dança, fotografia, vídeo,  teatro, canto-coral, música, culinária, artesanato e construção civil. 

TCE rejeita gestão fiscal de Paranatama, Itaquitinga e Taquaritinga do Norte


Comprometimento da Receita Corrente Líquida dos municípios acima do limite legal com despesas de pessoal foi a razão para que a Segunda Câmara do TCE julgasse irregular a gestão fiscal dos Municípios de Itaquitinga, Paranatama e Taquaritinga do Norte. Os relatores dos processos foram os conselheiros João Campos (Paranatama e Taquaritinga do Norte) e Luiz Arcoverde Filho (Itaquitinga). 

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os Municípios podem comprometer no máximo 54% da Receita total proveniente de impostos arrecadados com a folha de pagamento. No caso de Itaquitinga, no 3º quadrimestre de 2011, o prefeito Giovani de Oliveira Melo comprometeu 56,56% da RCL com gastos de pessoal. Já os prefeitos de Paranamatama, José Teixeira Neto, e José Evilásio de Araújo (Taquaritinga do Norte), comprometeram no 2º quadrimestre de 2012, respectivamente 63,44% e 61,74% da RCL. 

Por essa razão, por não ter ficado evidenciada a adoção de medidas eficientes para a redução das despesas com pessoal foram aplicadas multas de R$ 12.000,00 (prefeito de Itaquitinga), R$ 14.400,00 (Paranatama) e R$14.121,00 (Taquaritinga do Norte). 

Os valores das multas deverão ser revertidos em favor do Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE. O pagamento poderá ser feito através de boleto que pode ser emitido no site: www.tce.pe.gov.br.
Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 21/02/13

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mobilização, Fora Renan, ocupara ruas no próximo domingo


Além da petição do impeachment que já conta com mais de 1,5 milhões de assinaturas, as redes sociais ajudam a mobilizar protestos físicos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informa o Blog de Política.

Pelo menos quatro contas do Facebook propagam atos para o próximo domingo em 25 cidades do Brasil e também em Dublin, na Irlanda, e em Lisboa, Portugal.

Será o Dia do Basta, o dia gritar nas ruas “Fora Renan!”. O Recife também está na lista.

O peemedebista, que voltou à presidência do Senado no início deste mês, é acusado pela Procuradoria Geral da República de falsidade ideológica e desvio de dinheiro.

Voltando à petição: para que um documento de iniciativa popular possa ser encaminhado ao Congresso, a legislação exige pelo menos 1% do eleitorado nacional, o que corresponde a 1.360.000 assinaturas.

A petição contra Renan já atingiu o número mínimo exigido, mas os organizadores esperam chegar até 1,6 milhão – o que corresponde ao dobro dos votos que garantiram a eleição de Calheiros em 2010, que já sofreu acusações semelhantes.

Em 2007, para não perder os direitos políticos, Renan renunciou ao cargo de senador após ser acusado de receber ajuda financeira de um lobista.
Diário de Pernambuco

Sessão da Câmara de vereadores de Capoeiras em 19.02.2013


Na sessão que ocorreu na tarde desta terça-feira (19), o vereador Carlos Junior apresentou requerimento solicitando a abertura de uma rua ligando a Rua 21 de dezembro com a Rua Genésio Alves, onde a nova creche esta sendo construída. O vereador Afreu Antonio requereu a construção da adutora da Cajarana, e a reforma da estrada que liga Capoeiras ao povoado Riacho do Mel, até a divisa com Garanhuns e Jucati. A vereadora Carla Rodrigues requereu a criação de um Banco de Sementes. O vereador José Nielson requereu que o Fundo Municipal de previdência envie os comprovantes dos depósitos efetuados e os extratos da conta, referentes ao mês de janeiro de 2013, bem como, a quem o dinheiro do Fundo esta emprestado e quanto esta rendendo de juros. Através de oficio, foi comunicado que o vereador Antonio Alberto foi escolhido Líder da Oposição na Casa. A secretária de Educação, Srª Marciane comunicou que a secretaria esta funcionando no prédio onde era a Escola Dailva Siqueira. O Sr. Jorge Carlos, através de oficio, comunicou que é o novo presidente do Fundo M. de Previdência.

O vereador José Nielson disse que a Câmara tem interesse que os recursos do Fundo M. de Previdência sejam bem administrados, e que cada funcionário tem o direito de saber o que tá sendo feito com seu dinheiro. José Nielson pediu que o presidente da Casa convidasse o Conselho Tutelar para se saber o que estão fazendo em Capoeiras. Disse que se andando pelas ruas veem-se crianças bêbadas. Perguntou se cinco conselheiros seria pouco. Disse que por isso se ouve algumas pessoas dizerem que não saem de casa para votar em Conselho tutelar. Perguntou quem é o veterinário que fica no matadouro da nossa cidade aos domingos. Que tem pessoas que estão só para atrapalhar a administração. Sobre o calçamento danificado nas ruas das 17 casas construídas pela Caixa, disse que muitas vezes foi cobrado do secretário na administração passada que fiscalizasse, e que não foram atendidos, e hoje, os problemas estão aí, e o município é que ficara com o prejuízo. Sobre o Fundo M. de Previdência, disse que não aceita a desculpa do presidente deste, pois não custa apresentar os recibos comprovando os depósitos efetuados. Parabenizou o secretário de Agricultura por uma obra na Feira Parque. 

O vereador Ailton Lino (Piu) disse que teve pleitos atendidos pela Celpe, e esta está trocando as lâmpadas dos postes da cidade, e que acredita que Capoeiras passará brevemente de cidade mais escura do Estado, para a mais clara. Piu desculpou-se com o vereador Dedinho por não o haver respondido como deveria na sessão anterior.

O vereador Érico Barbosa reclamou que alguns carros que fazem o transporte de estudantes no município não têm coberta e/ou bancos para os alunos sentarem-se.  Falando sobre o Seguro Safra, perguntou ao secretário de Agricultura quais as providencias estão sendo tomadas. Pediu providencias ao secretario de Transportes, pois apesar dos requerimentos, as estradas do município ainda não foram consertadas.

O vereador Dedinho disse que graças ao Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Capoeiras superou as expectativas do IPA. Sobre o Seguro Safra, disse que os administradores não têm interesse, e isso não é de hoje, e por isso ficamos de fora. Disse que o Projeto da Adutora da Cajarana, o dinheiro já esta na conta especifica, R$ 500 mil. Que só falta interesse do Secretário de Agricultura e dos vereadores.  Disse que o carro que transporta o lixo não esta sendo coberto com uma lona, como deveria; pediu ao vereador Piu que levasse o problema ao conhecimento do secretário de Obras. Dedinho disse que a prefeita ante de tomar posse, prometeu na rádio Jovem Cap, a locação de carros pipas para abastecer de água a população da zona rural, mas que não tem conhecimento se isso foi feito. Disse que o que mais se reclamava em Capoeiras era a falta de médico, e que a Saúde em janeiro e fevereiro não contatou nenhum médico para o município, que os, que tem hoje são os que ficaram da administração passada; e que o PSFs do Riacho do Mel esta sem médico. Mas que apesar disso, não vê nem uma critica, ninguém reclama da falta de médicos; que lhe surpreende esse comportamento do povo Capoeiras. Sobre caminhões descobertos estarem transportando os alunos, disse que Capoeiras caminha para trás, e perguntou se o Secretário de Transporte não sabe que o custo do transporte é pago pelo próprio aluno. Disse que antes não se comparava Capoeiras com Caetés; mas agora se irá comparar, e o que é pior, negativamente. Convocou toda a população, a a partir do dia 30 de março conferir as prestações de Contas da Câmara, da Prefeitura e dos Fundos municipais, as quais estarão disponíveis na Câmara. Parabenizou o secretário de agricultura por ter feito uma reforma na Feira Parque.

A vereadora Carla Rodrigues disse que o ano letivo para os alunos já começou atrasado e com carros descobertos. Relatou que no dia 06 passado, uma senhora lhe procurou dizendo que seu sogro havia falecido e que estava com uma divida na funerária; e como nem vereador tem condições de arca com esse tipo de despesa, então a  aconselhou procurar a Secretaria de Assistência Social, mas que a senhora voltou dizendo que na secretaria foi interrogada em quem votou, e que não poderia ser atendida por que o debito era de outra funerária. Carla pediu que constasse em ata, um pedido para que a Secretária de Ação Social seja convocada a presta esclarecimentos à Casa. Disse que a secretária já trabalhou antes no município e foi a pior da história. Que o trabalho deve ser para todos independente de quem votou. Carla disse que não perdeu a eleição, que quem perdeu foi Dudu. Que os vereadores não têm condições de botar carros pipas para carrega água para o povo. Que o governador do Estado para ser bom para a população falta muito. Perguntou por quais motivos algumas escolas na zona rural estão sendo fechadas?

O vereador Romero Reino parabenizou o secretário de Obras por haver enviado uma maquina para limpar uma cacimba no sítio Mimosos, que estava sem água. Parabenizou o secretário de Agricultura por disponibilizar um carro pipa. Disse que em conversa com o secretário de Saúde, soube da dificuldade do mesmo para contratar médicos. Disse que o hospital tem plantonistas de quarta-feira a domingo. E no PSF Gildo Marques tem uma médica atendendo.

Prefeitura de Garanhuns apoia Projeto Cine SESI Cultural


A partir desta sexta-feira (22) até o domingo (24), a partir das 18h30min a cidade de Garanhuns recebe a magia da sétima arte. É que numa realização do Serviço Social da Indústria – SESI contando com o apoio do Governo Municipal, por meio da Diretoria de Cultura, o Projeto Cine SESI Cultural acontecerá, de forma gratuita, na Praça Guadalajara.

A iniciativa tem como objetivo a formação de público aproximando a comunidade da produção cinematográfica por meio da exibição de filmes de curtas e longas metragens. As imagens serão exibidas por meio um caminhão baú em tela de 6m x 12m, o que permite boa visualização e audição a uma boa distância. Serão disponibilizadas 520 cadeiras de plástico para acomodar o público.

Confira a Programação:

Dia 22: EU E MEU GUARDA-CHUVA

A fantástica aventura de três amigos ao enfrentar as assombrações de um novo colégio. Classificação: Livre.

Dia 23: O HOMEM DO FUTURO

A fantástica história de um cientista que cria uma máquina do tempo e tem a chance de reconquistar o amor da juventude. Classificação: 14 anos.

Dia 24: ENROLADOS

Rapunzel está de volta num filme divertido, com muita música e ação. Classificação: Livre.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Barragem do Gurjão esta secando e população pede que carros pipas sejam proibidos de retirar água


Em Capoeiras, a população já teme a falta de água nas torneiras nos próximos dias. É que a seca que assola o município e já dizimou plantações e reduziu o plantel de gado, agora ameaça de colapso a Barragem do Gurjão.  Manancial usado pela COMPESA para a captação da água que abastecer os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés, a Barragem Gurjão no dia 02 de fevereiro estava com 38% da sua capacidade de armazenamento, segundo um funcionário da Cia. de Abastecimento. Mas mesmo assim, dezenas de caminhões pipas retiram água diariamente, motivando a preocupação e o desejo de muitas pessoas em que as autoridades proíbam a retirada indiscriminada da água para se evitar o iminente colapso total da barragem


No manancial foi instalada uma bomba do tipo jangada, e a retirada da água acontece dia e noite sem qualquer controle. Segundo informações, são dezenas de caminhões pipas retirando água diariamente para abastecer granjas no município de São Bento do Una, principalmente. 

O problema já foi, inclusive, tema de vários discursos na câmara de vereadores de Capoeiras e, várias vezes abordado nos programas da rádio jovem Cap FM. A população reclama da falta de interesse da prefeitura de Capoeiras, do Ministério Público e da COMPESA em resolver o problema, evitando o iminente do colapso no abastecimento de água em Capoeiras e Caetés. Temem que as autoridades demorem a tomar providencias, e quando as fizerem, ser tarde demais.

Além dos carros pipas, há ainda na barragem quatro pequenas elevatórias que captam agua para abastecer o povoado Maniçoba, uma parte da zona rural de São bento do Una, e vários agricultores que residem próximo a barragem. 

Nas fotos do amigo Junior Artes, uma visão atual da barragem, e a bomba jangada instalada no local.

Blogueira cubana Yoani Sánchez é vaiada ao chegar ao Brasil


Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país. Foi a resposta da blogueira cubana Yoani Sánchez a meia dúzia de brasileiros admiradores do ditador Fidel Castro, que a vaiaram quando desembarcou no aeroporto do Recife, na madrugada desta segunda-feira. Ela ficou conhecida mundialmente por ter criado um blog para denunciar a falta de liberdade no seu país. Durante muitos anos foi impedida de sair de Cuba; além do Brasil, ela visitará: Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, México, Peru, Suécia, Suíça e República Tcheca.

Quem são esses que vaiaram a blogueira cubana que luta por liberdade no seu país?  Antes deveria se envergonhar!

"Quando ouço histórias da Ilha do ditador Fidel Castro, lamento a sorte daquele povo que vive sem direitos fundamentais, parados no tempo, onde quase tudo é obsoleto. Em Cuba os cidadãos são privados de tudo: opinião, informação, liberdade de ir e vir, comida...

E ainda há filhotes de ditadores que defendem o regime político dos irmãos Castro. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Porque não vão morar em Cuba pra sentir na pele o que é viver sob as botas de um ditador.

Nenhum regime político deve ser mais importante do que a liberdade dos cidadãos. O que Cuba precisa urgentemente é de “Uma revolução democrática, nem que para isso tenha que perder a ternura”.

Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.Artigo XIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Garanhuns receberá capacitação do Funcultura


Os produtores culturais que tiverem interesse de conhecer o edital 2013 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) terão a oportunidade de participarem de uma capacitação, realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura do Recife (Secult). Os encontros são gratuitos e acontecem nos próximos dias 20 e 21, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL).

No encontro, os participantes terão um acompanhamento da equipe do Departamento de Formação da Fundarpe e da Secult. O objetivo é esclarecer as dúvidas de quem pretende enviar algum projeto cultural para concorrer ao financiamento do Governo do Estado.

De acordo com a diretora de Cultura, Cirlene Leite, não é necessária uma pré-inscrição. Quem quiser participar, basta ir até o local e se cadastrar na hora. “Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos ter participantes de toda a região do Agreste Meridional. O evento é a chance para esclarecimentos dos profissionais”, destacou.

PROGRAMAÇÃO
DIA 20 (QUARTA-FEIRA) | 8H ÀS 17H
DIA 21 (QUINTA-FEIRA) | 8H ÀS 12H
LOCAL: CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS (CDL)
ENDEREÇO: PRAÇA JOÃO PESSOA, 32, CENTRO

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TCE notifica 35 cidades e cobra a realização de concursos públicos, entre estas, Capoeiras e caetés


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está de olho nos municípios pernambucanos que estão, de forma corriqueira, fazendo contratações temporárias.

Já foram notificados 35 municípios para que assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e expliquem o porquê das contratações ao invés da realização de concurso público para atender às demandas. Das 35 cidades, apenas quatro gestores foram julgados até agora. Os processos são de 2011 e o acompanhamento está sendo feito também pelo Ministério Público de Contas (MPCO).

Segundo a procuradora do MPCO, Germana Galvão Laureano, a ausência de uma legislação específica sobre a obrigatoriedade da realização de concursos públicos faz com que a observação de cada caso seja particular. “O critério que estamos utilizando é o da análise caso a caso. Tem município que não faz concurso público e acaba suprindo as suas necessidades com contratos temporários, quando, na verdade, as demandas são permanentes”, explicou a procuradora.

A prefeitura de São João, que teve o processo julgado irregular, é um exemplo de como tem se portado os gestores após a notificação do TCE. O Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) foi firmado, havendo, portanto, o compromisso por parte do prefeito de se organizar para realizar com urgência uma seleção pública, mas não houve cumprimento. A prefeitura de São João entrou com um recurso, após o julgamento pela irregularidade, que deve ser julgado no Pleno do Tribunal, na próxima quarta-feira (20).

No caso da Prefeitura de Saloá, que também teve processo julgado irregular, não assinou o TAC. A lista dos 35 municípios aponta diversos gestores que não cumpriram as determinações do TCE, nem justificaram as omissões, outros tantos estão com concursos suspensos pelo órgão fiscalizador, que encontrou suspeição na seleção. Caso diferente é o do município de Calçados, que ainda não teve seu processo julgado, firmou o TAC, fez concurso, mas não substituiu os contratados temporariamente pelos aprovados.

Sem data

Questionada se não há um prazo para a conclusão dos julgamentos dos municípios notificados, a procuradora explicou que é preciso que haja uma ação de “sensibilização” por parte dos relatores dos processos para que se promova um mutirão e julgamentos aconteçam de forma mais rápida. Germana Laureano, explicou que, da parte do MPCO, os procuradores de contas que atuam nessas regiões foram alertados para que acompanhem os processos pendentes e cobrem o seus julgamentos.

Julgadas irregulares

Panelas
Julgamento pela irregularidade das contas

Itamaracá
Julgado regular, diante da comprovação de realização de concurso em 2010

São João
Julgado irregular, com multa, recurso a ser julgado no Pleno

Saloá
Julgado irregular, com multa – não houve TAC

Não julgadas

Chã Grande, São Joaquim do Monte , Itapissuma, Barra de Guarabiraba, Jataúba, Calumbi, Serra Talhada, São José do Belmonte, Itaquitinga, Igarassu, Belém de Maria, Tamandaré, Terezinha, Ibirajuba, Capoeiras, Calçados, Caetés, Cachoeirinha, Brejão, Angelim, São Bento do Una, Granito, Orocó, Santa Filomena, Exu, Chã de Alegria, Quixaba, Inajá, Tabira, Brejinho, Tupanatinga.
Fonte: Diário de Pernambuco

Carine e Cibelle, sábado na Churrascaria Tekilla's

Você é nosso convidado.



O melhor da música de barzinho, com Carine, Cibele e banda!


E abrindo o show a partir das 21:00, Dial Alves cantando o melhor do sertanejo universitário.