Seguidores

sábado, 31 de agosto de 2013

Festa do Estudante em Capoeiras será na primeira semana de outubro

Criada no Governo do ex-prefeito Neném, a Festa do Estudante volta a acontecer em Capoeiras no ano de 2013. Com shows e apresentações culturais, a Festa do Estudante ocorrerá nos dia 05 e 06 de outubro. A informação foi dada pelo ex-prefeito Neném em entrevista na última quinta-feira (29), aos radialistas, Sulipa e Ernandes Oliveira, na Rádio Jovem Cap FM. 

O ex-prefeito Neném disse que a escolha da data na primeira semana de outubro foi para não atrapalhar outras festas que já estão agendadas para ocorrerem no mês de setembro, e citou: festa em Calçado, em Caetés, e nos Sítios Cascavel e Maniçoba. Ele disse que os nomes dos artistas e/ou bandas que se apresentarão no evento serão anunciados pela prefeita Neide Reino nos próximos dias.

Definição de Congresso brasileiro, segundo José Simão

"Se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se cobrir com lona vira circo, se botar lanterna vermelha vira puteiro e se der a descarga não sobra ninguém".
José Simão

A cada nova safadeza cometida por nossos ilustríssimos deputados e senadores percebemos o quanto o jornalista e humorista do portal UOL esta certo.

A Câmara dos Deputados esta semana salvou o mandato do deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO). A votação na Câmara foi 233 pela cassação, 131 contra e 41 abstenções. Seriam necessários 257 votos para o nobre deputado Donadon perder o mandato.

Segundo algumas opiniões publicadas na internet, os deputados usaram da artimanha para absolver o colega: dividiram os votos, a favor, contra e abstenções. E dessa forma tentam enrolar o povo fazendo o resultado parecer casualidade.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Capoeiras atingiu 20 mil habitantes segundo IBGE

Até que emfim!


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a atualização da estimativa da população brasileira tendo como referência o dia 01 de julho de 2013. Foram divulgadas estimativas para todos os Estados do Brasil, e também para todos os municípios do país. E segundo divulgou o IBGE, Capoeiras tem 20.004 habitantes. 


Desde o inicio da década de 80, os Censos realizados mostram Capoeiras com 19 mil e poucos habitantes, sem conseguir atingir a marca de 20 mil. São apenas quatro habitantes além dos 20 mil, mas a partir de agora podemos dizer que o município tem 20 mil habitantes, ao invés de 19 mil e tantos, como costumávamos falar. 

O vizinho município de Caetés trem segundo o IBGE, 27,766 habitantes.

Segundo o IBGE essa é a primeira projeção populacional calculada a partir dos dados do Censo Demográfico de 2010.

O Brasil tem agora 201,03 milhões de habitantes. O crescimento foi de 0,9% aponta o IBGE. Pernambuco é o sétimo Estado mais populoso com 9,21 milhões de habitantes. 

Em 2042, a população brasileira atingirá seu tamanho máximo, de 228,4 milhões. A redução do ritmo de crescimento nos próximos 30 anos e a queda da população a partir daí são reflexos principalmente da queda de taxa de fecundidade. Se hoje a média de filhos por mulher é 1,77, em 2030 será 1,5

São Paulo é o estado brasileiro mais populoso (com 43,66 milhões de habitantes) e Roraima o estado com menor população (488 mil habitantes).

Saloá realizou Primeiro Festival Folclórico

Nesta quarta feira (28), aconteceu o primeiro Festival Folclórico dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Saloá. A ação, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social do Município, apresentou os trabalhos desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos assistidos pelos programas de assistência social de Saloá que atendem a cerca de 200 pessoas, com atividades culturais e folclóricas.

Foi uma manhã de muita atividade cultural. O evento aconteceu na Praça São Vicente, e contou com a participação do cordelista Gonzaga de Garanhuns e o reisado de Dona Chiti, além das apresentações dos sete (7) Núcleos de Assistência Social que funcionam na sede do município e zona rural.

Segundo o secretário de assistência social de Saloá, Carlos Ouro Preto, a ação desperta nos jovens o prazer e a curiosidade pela arte e cultura do povo. "É a participação desses jovens que vai assegurar a cultura em Saloá, garantindo a preservação de valores históricos", disse.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Capoeirense no Facebook externar indignação com a absolvição do deputado Donadon pela Câmara Federal

Estou envergonhado, vejam o que os nossos representantes na Câmara dos Deputados fizeram: "NA CAMUFLA DEPUTADOS MANTÉM PRESIDIÁRIO NO CARGO DE DEPUTADO FEDERAL.

A Câmara rejeitou nesta quarta-feira, 28/8, em votação secreta, a cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO). O parlamentar está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos devido à condenação por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na sessão, 233 deputados votaram a favor do parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, favorável à cassação. O número foi insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos. Outros 131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram. Após a votação, contudo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que o deputado será afastado por causa da condenação pelo STF e convocou o suplente imediato, o ex-ministro da Previdência e ex-senador Amir Lando (PMDB-RO)."

A pergunta que não quer calar: Sinto vergonha de ser honesto. Vale a pena ser ladrão e se refugiar no meio político, a blindagem é impenetrável, os pares não permitem qualquer ameaça ao bandido travestido de representante do povo. Pensem nisto Brasileiros, as eleições vem aí, use a sua maior arma. O voto.

Texto compartilhado no Facebook pelo capoeirense João Calado, atualmente residindo na cidade de Curitiba - Paraná.

Capoeiras implantará serviço de Taxi

Nos próximos dias capoeirenses e visitantes poderão contar com o conforto do serviço de Taxi nas suas viagens. Um Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal foi aprovado recentemente na Câmara Municipal criando uma Praça de Taxi em Capoeiras. A mesma ficará localizada na Praça João Borrego.

Pelo Projeto, o numero de vagas abertas para taxistas em Capoeiras será equivalente a um Taxi para cada 1.200 (mil e duzentos) habitantes. O que deverá corresponde a 16 vagas aproximadamente, que deverão ser preenchidas conforme a demanda. 

Os vereadores apresentaram uma “Emenda” ao Projeto, estabelecendo que os veículos que prestarão serviço de taxi em Capoeiras deverão ser novos e ficarem no máximo cinco anos no serviço. 

Capoeiras já conta com o serviço de transporte alternativo de passageiros.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

50 anos após Luther King, médicos em fortaleza imitam Little Rock e envergonham o Brasil


Há exatos 50 anos, no dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King Jr., o maior ativista na luta pelos direitos em todos os tempos, fez seu mais célebre discurso, no Lincoln Memorial, em Washington. A frase "I have a dream" ("eu tenho um sonho") para sempre ecoará como uma obra-prima da retórica política. "Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!", disse Luther King Jr., na data histórica.

Seis anos antes, na cidade de Little Rock, no Arkansas, um estado marcado pelo racismo e pelo passado escravocrata, o presidente Dwight Eisenhower enviou tropas militares para garantir a segurança de nove estudantes negras que haviam sido admitidas em uma escola para brancos. Naquele ano, em 1957, os Estados Unidos haviam abolido todas as leis que ainda permitiam a segregação racial e os estudantes protegidos por militares ficaram conhecidos como "os nove de Little Rock".

Mesmo escoltados, no entanto, estudantes negros eram hostilizados por brancos que combatiam as políticas de igualdade e ação afirmativa, como numa foto que ainda paira como uma mancha na história dos Estados Unidos.

Cinquenta anos depois do histórico discurso de Martin Luther King Jr., a cena indigna de Little Rock foi repetida em Fortaleza, capital do Ceará, quando uma turba de médicos tomados por um instante de selvageria armou um corredor polonês contra médicos cubanos e passou a gritar "escravos, escravos".
Postada no 247, a imagem do cubano Juan Delgado sendo hostilizado por duas médicas brasileiras, captada pelo fotógrafo Jarbas Oliveira, registra, com precisão, o espírito de um tempo. Um tempo mesquinho, egoísta, em que doutores brasileiros, que se negam a atender brasileiros em regiões remotas, hostilizam quem se dispõe a fazer esse trabalho. Uma obra-prima que, certamente, dará ao fotógrafo os prêmios mais importantes de sua atividade neste ano. E que, de tão marcante, já foi compartilhada por mais de 200 mil pessoas no Facebook – um marco na internet brasileira.

Dos mais de 2 mil comentários postados na matéria de ontem, mais de 90% demonstraram indignação e vergonha alheia com a atitude dos médicos cearenses. Alguns questionaram o fato de o 247 ter descrito na matéria que Juan Delgado é um médico negro. Simples. Ser chamado de "escravo" é uma ofensa para qualquer ser humano. Mas uma ofensa que repercute ainda mais na alma de pessoas cujos ancestrais foram efetivamente escravizados.

Ao comentar as agressões, o próprio Delgado se disse impressionado com a manifestação e disse ser um homem livre, que veio ao Brasil para ajudar – segundo ele, para ser "escravo da saúde e dos doentes". Exemplos de preconceito, no entanto, se espalharam pela internet, como no Facebook da jornalista Micheline Borges, que disse que médicas cubanas se parecem com "domésticas".
No Brasil, ainda não apareceu um Martin Luther King Jr. capaz de dizer uma frase simples e poderosa. Simplesmente "eu tenho um sonho". Um sonho banhado por igualdade e tolerância.
Brasil/247

Ministério Público de Pernambuco homenageia vultos históricos na II Semana da Anistia

Com uma vasta programação em comemoração à II Semana da Anistia, coordenada pelo Promotor de Justiça Westei Conde e o sociólogo Edval Cajá, o Ministério Público de Pernambuco, sob a presidência do Procurador-Geral Aguinaldo Fenelon, realizou recentemente, na sede no Centro de Direitos Humanos do MP de Pernambuco, situado à rua Visconde de Suassuna, Recife, evento em homenagem a vultos históricos atingidos pela Ditadura Militar de 64, dentre eles, Miguel Arraes, Abelardo da Hora, Francisco Julião, Agassiz Almeida, Clodomir Moraes, Paulo Cavalcanti e Edval Cajá.

Norteado num projeto de preservação da Memória e Verdade históricas, foi aposta placa com nomes de revolucionários que resistiram à Ditadura Militar, na sede dos Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco.

Abrindo a sessão comemorativa, usaram da palavra o Procurador-Geral Aguinaldo Fenelon e o Promotor de Justiça Westei Conde que ressaltaram o papel do Ministério Público na salvaguarda dos direitos humanos, especialmente na dignificação daqueles que com destemor defenderam a democracia e as liberdades. Westei Conde destacou: - Nesta hora, o Ministério Público marca a sua posição reconhecendo a verdade histórica dos que lutaram pelos direitos humanos, com a aposição desta placa.

O ex-deputado Clodomir Moraes acentuou: - Convocado pelos meus companheiros, vim dos sertões da Bahia onde resido e me dedico ao estudo e pesquisas do sombrio período da Ditadura Militar que sufocou o povo brasileiro por 21 anos. O que nos legou o militarismo? Um rastro de sangue, ódio e atraso.

Visivelmente emocionado, Abelardo da Hora assim se expressou: - Procuro na arte da escultura em que trabalho olhar o ser humano como um cidadão de direitos. Os militares da ditadura fizeram do homem um animal.

Edval Cajá, este sentinela das lutas democráticas, assim falou: - O que nos move no curso dos tempos é que os verdadeiros culpados sejam arrastados às barras da justiça. Não temos ódio. Buscamos a verdade histórica.

Agassiz Almeida, num inflamado discurso, ressaltou: - Há 50 anos, aqui funcionava a 2ª Cia. de Guarda do Exército que durante a ditadura militar se transformou num centro de torturas, dores e mortes; hoje, meus companheiros, ergue-se uma verdadeira catedral dos direitos humanos. Neste painel em que se homenageiam dezenas de revolucionários que não se deixaram vencer pela tirania militar, o Ministério Público de Pernambuco engrandece a história do nosso país na defesa dos direitos humanos e da memória dos fatos.

Qual foi o grande legado à posteridade das gerações de 60 e 70 do século passado? A indignação diante das injustiças sociais e a paixão como abraçavam as grandes causas.

Onde estão os criminosos de lesa-humanidade que tiranizaram o país por 21 anos? Estão por aí como cães danados da História Universal.

O que fizeram? De Che Guevara, um mito; de Carlos Lamarca, um herói; de David Capistrano e Fernando Santa Cruz, mártires.

Com este painel histórico, eis a resposta da liberdade ultrajada aos tiranos. Nele, duas grandezas se encerram: a verdade histórica e o reconhecimento dos homens que carregam o sentimento de justiça e da verdade.

Encerrando pontuou Agassiz Almeida: - Quando no amanhã dos tempos as futuras gerações perguntarem o que fizemos a história responderá: Eles foram uns indignados contra as injustiças sociais e os criminosos de lesa-humanidade.

Jupi, Palmeirina, Saloá e Iati inauguram o SAMU na próxima sexta-feira

Jupi, Palmeirina, Saloá e Iati vão inaugurar oficialmente as Bases Descentralizadas do SAMU em seus municípios na próxima sexta-feira, 30 de agosto. O próprio Secretário de Saúde do estado de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, estará presente e comandará as cerimônias, sendo recepcionado pelos prefeitos e demais autoridades municipais e regionais.

Além das inaugurações, Dr. Figueira estará novamente no Hospital Regional Dom Moura visitando as obras das reformas e se reunindo com a Residência Médica. 

"Os serviços do hospital estão sendo tratados como prioridade na saúde regional, e a presença constante do secretário demonstra esta preocupação com as melhorias, tanto nas instalações que passam por reformas, quanto no lado humano da administração, pensando no bem estar das equipes que trabalham naquele que é um dos maiores hospitais do estado" - Afirma Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

Confira a programação do Secretário de Saúde no Agreste Meridional, nesta sexta-feira, 30/08.

7:30h -    Visita ao Hospital Regional Dom Moura
8:00h -    Reunião com a Residência Médica do HRDM
9:00h -    Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Jupi
11:00h -  Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Palmeirina
14:00h -  Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Saloá
16:00h -  Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Iati.

Desculpas:

O Blog não foi atualizado antes porque fiquei sem os serviços de internet por cerca de 24 horas.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bufê de camarotes do Governo do Estado no FIG 2013 custou R$ 326 mil

Por Fernando Castilho na coluna JC Negócios do Jornal do Commercio deste domingo (25).

Mordomia no frio do festival

Para receber convidados em dois grandes camarotes, que funcionaram durante as 11 noites de frio no Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, o governo de Pernambuco pagou a empresa Chalé Restaurante Ltda. R$ 326.650,00 como responsável pelos serviços de bufê do evento e como parte de uma licitação que ela venceu para fornecer alimentação pronta ao evento no valor de R$ 1.139.955,00.

O valor de R$ 326.650,00 foi menor que o autorizado pela licitação (R$ 489.975,00) que a Chalé Restaurante Ltda. venceu e foi quase a metade do valor que a própria Fundarpe estimou (R$ 649.980,00) para o certame. Ele se refere apenas ao que foi gasto com os 7.500 convidados previstos pelo edital da Fundarpe no período para os dois camarotes oficiais, uma cortesia que o governo do Estado sempre faz nas festas em que participa como patrocinador.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pela Fundarpe dentro de um projeto maior, o Festival Pernambuco Nação Cultural, que percorre diversas cidades do interior do Estado com atrações musicais nacionais e até internacionais. Este ano, a fundação levou para Garanhuns a a Comissão de Licitação com o objetivo de baratear preços e dar oportunidade às empresas do interior. A Chalé Restaurante Ltda. tem sede na cidade.

Fundarpe justifica os gastos

O presidente da Fundarpe, Severino Pessoa dos Santos, justificou a contratação de R$ 1,1 milhão negociada no pregão como menor do que o estimado. Ele esclareceu que não há obrigação da Fundarpe de contratar o valor total. E ainda que a contratação da empresa Chalé Restaurante Ltda. foi para suprir especificamente as necessidades do Festival de Garanhuns.

Outros eventos

Ainda segundo o presidente da Fundarpe, há um outro contrato, com a empresa Silvia Dayse Silva Nogueira no valor de R$ 258.398,50, que teve como objetivo atender aos demais festivais do calendário da fundação.

Gastos menores

Ele cobre outros eventos culturais promovidos ou apoiados pelo governo, a exemplo de abertura de exposições, fóruns setoriais de cultura, oficinas de formação cultural etc., mas que somente R$ 55.898,60 do total foi gasto até agora.

Fonte: Blog do Jamildo

TCE notifica prefeituras e câmaras que estão inadimplentes perante o Sagres

O Tribunal de Contas começou a notificar prefeituras e câmaras Municipais que estão inadimplentes perante o Sistema Sagres para que apresentem suas justificativas. Este é o primeiro passo processual para que prefeitos e presidentes de câmaras sejam autuados, com aplicação das penalidades previstas na Resolução TC 018/2012.

Foram objeto de notificação 47 prefeituras e 16 câmaras municipais. Após a notificação, 22 prefeituras encaminharam as informações, regularizando sua situação perante o Sistema. As 25 remanescentes serão autuadas e suas justificativas apreciadas pelos conselheiros relatores para decisão sobre a lavratura de autos de infração.

Segundo o coordenador de controle externo do TCE, Rômulo Lins, o não encaminhamento dos dados do Sagres poderá implicar a aplicação de multas aos dirigentes dos órgãos jurisdicionados, além de impactar negativamente a apreciação das contas de governo.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 27/08/13

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Merece Registro, 26.08.2013


  • Capoeirenses, principalmente os jovens, já vivem a expectativa do anuncio da Festa do Estudante que deverá ocorrer no próximo mês de setembro. Embora a prefeitura de Capoeiras ainda não tenha divulgado a data nem as atrações da Festa, especulações sobre o evento já são muitas entre os jovens.



  • O SEBRAE Garanhuns promove nos dias 27 e 28 de agosto, o II Seminário Empreendedorismo e Negócios. No dia 27 haverá as palestras: 14h às 16h – Oportunidades de Negócios; 19H às 21h – Como Comprar uma Franquia. No dia 28: 14h às 16h – Empreendedorismo Cultural; 19h às 21h – Mídias Sociais. O evento é gratuito e destinado a novos empreendedores e aos empresários já estabelecidos. Interessados procurarem o SEBRAE Garanhuns, na Avenida Rui Barbosa. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 27, a Fisioterapeuta Drª Nátalia Costa e a jovem Aline Shayane; dia 31, quem apaga as velinhas é a garota Débora Bonfim, filha do casal Eraldo e Nice. A todos, um feliz aniversario!



  • Aniversário de barriga cheia. Eu, Ernandes Oliveira, Rosimario, o vereador Ailton Lino e o radialista Sulipa estivemos na cidade de Venturosa na semana passada, onde almoçamos um gostoso bode assado na brasa. Era o aniversario de Sulipa, e o seu presente foi pagar a conta do almoço para os amigos. Pena, ele não aniversariar todas as semanas.



  • O casal Gilvania e Zito foram padrinhos de batismo de dois afilhados no último domingo (25). Por lá, animando a festa, o batuque da “Banda Pé de Cana”: seu Manoel no pandeiro, e a sua nova vocalista e zabumbeira de mão cheia...



  • Comprar caro e vender barato. Em Capoeiras produtores rurais para plantarem compraram sementes de feijão por R$ 400,00 R$ 500,00 a saca de 60 kg. Agora, os que quiserem vender uma saca de feijão, o maior preço que encontram é R$ 100,00 R$ 130,00.



  • O INSS começou a pagar esta semana a primeira parte do 13° salário dos aposentados e pensionistas. 


“Grandes coisas não se fazem por impolso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas”.
Van Gogh

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Projeto Recicla Pernambuco desperta consciência ambiental no interior do Estado

A experiência de reutilização de resíduos sólidos, já presente no eixo de municípios da área metropolitana, começa a ganhar forma também no Interior do Estado. O projeto Recicla Pernambuco visa à adoção de um modelo de gestão sustentável em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão. Entre outros pontos, a iniciativa vai proporcionar a execução de ações ambientais de coleta seletiva e estímulo à redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

O programa busca estimular a logística reversa, ou seja, o retorno dos resíduos para a indústria. O programa já agrega 12 municípios: Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Gameleira, Escada, Primavera, Ribeirão, Amaraji, Cortês, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada.

Pelos trâmites do projeto, toda parte de mercado é articulada pela coordenação, auxiliando os cooperados no processo de venda dos materiais, buscando ampliar a renda de todos os participantes. Além do estabelecimento de unidades de triagem e o início do trabalho de coleta seletiva, a população é instruída e convidada a conhecer as ações, entendendo que a responsabilidade sobre os resíduos é de todos. “Realizamos campanhas educativas e hoje estamos em um novo patamar. Muitos cidadãos nos procuram para ajudar”, completa Verônica.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) também integra a medida, que recebeu um financiamento da Petroquímica Suape, no valor de R$ 7,5 milhões. A expectativa é de que o programa seja ampliado até 2014, mudando a forma de a população lidar com o lixo.
FolhadePernambuco.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Caiado e o DEM apoiar Eduardo Campos: Arraes deve esta se revirando no túmulo

Uma das alianças mais improváveis da história política do Brasil foi anunciada nesta quinta-feira em Goiás.

O ruralista Ronaldo Caiado, do DEM e considerado da direita, disse que vai apoiar a candidatura do socialista Eduardo Campos à presidência da República em 2014.

Campos é neto de Miguel Arraes, uma das lendas da esquerda brasileira. Segundo a Wikipédia, ele “elegeu-se governador em 1962, com 47,98% dos votos, pelo Partido Social Trabalhista (PST), apoiado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e setores do Partido Social Democrático (PSD), derrotando João Cleofas (UDN) – representante das oligarquias canavieiras de Pernambuco.

Seu governo foi considerado de esquerda, pois forçou usineiros e donos de engenho da Zona da Mata do Estado a estenderem o pagamento do salário mínimo aos trabalhadores rurais (o Acordo do campo) e deu forte apoio à criação de sindicatos, associações comunitárias e às ligas camponesas.

Nada a ver com o que representa o caiadismo e o DEM.
Goias24horas.com.br

Já o site: Brasil247/Goias, falando desse assunto, publicou:


Realle Palazzo-Martini (Goiás247) -A incoerência ideológica e programática dos partidos produziu ao longo dos anos aberrações políticas Brasil adentro. Nada comparável, porém, ao que pode acontecer em Goiás, onde o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se esforça para construir uma aliança com o Democratas do deputado federal Ronaldo Caiado, um expoente da ultradireita no País. O entusiasmo é tão grande que Caiado fala mesmo em estender a aliança à disputa nacional, com o apoio do DEM ao presidenciável Eduardo Campos.

Miguel Arraes deve estar se revirando no túmulo. No sábado (24), o PSB promoveu um encontro regional no município de Porangatu, Norte de Goiás, distante 410 quilômetros da capital, Goiânia, onde a principal estrela foi Caiado. O líder ruralista é o maior crítico do governo Dilma Rousseff no Congresso. Governo, aliás, apoiado pelo PSB. A presença de Caiado, que por vezes até fala pelo PSB, tem gerado constrangimentos a alguns (poucos) membros da agremiação socialista.

Nacional

Caiado anda tão empolgado na parceria com os socialistas que já pensa até mesmo em tentar levar o Democratas de mala e cuia para o pau de arara presidencial de Eduardo. A informação consta da coluna do jornalista Elimar Franco, no jornal O Globo deste domingo (25).

Se isso acontecer, Arraes dará um duplo twist carpado no caixão.

Não existe mulher feia

HUMOR DO DOMINGO

Imagem compartilhada no Facebook

sábado, 24 de agosto de 2013

Comitiva da Petrobras visita famílias atendidas com cisternas em Capoeiras

Representantes da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e a coordenadora de comunicação e segurança da informações da Petrobras, Solange Cavalcanti estiveram em Capoeiras na última quarta-feira (21). Na ocasião, o grupo visitou quatro famílias no sitio Serrinha, zona rural de Capoeiras, beneficiadas com a construção de cisterna-calçadão, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) financiadas pela Petrobras. É o que informa o site da Cáritas Regional Nordeste 2.

A comitiva esteve na casa da agricultora Maria de Fátima da Silva, 60 anos, beneficiaria da construção de uma cisterna-calçadão, que destacou ao grupo a alegria e os benefícios de ter uma cisterna no terreiro da casa. Dona Maria ainda respondeu um questionário, foi fotografada ao lado da cisterna, e como boa nordestina que sabe receber bem as visitas ofereceu a comitiva um café enquanto proseava sobre seu dia a dia no lugar onde mora.

 O coordenador do P1+2, que acompanha o município de Capoeiras, Edimílson Paulino, ressaltou a importância do trabalho das famílias. “A construção dessas tecnologias foi realizada em um período de intenso trabalho para esses agricultores e agricultoras, uma vez que o tempo é um fator importante neste processo de colheita do feijão, mas mesmo assim eles participaram das capacitações, estiveram juntos conosco durante todo o trabalho. Eles são os grandes protagonistas dessa história”, disse.

As tecnologias visitadas são as primeiras implementações concluídas do P1+2 com patrocínio da Petrobras, através do trabalho desenvolvido pela Cáritas, naquela região. As ações de cadastro, capacitação e construção foram iniciadas em maio deste ano.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ONG Brigada Ambiental Una Vivo ministra palestra ao ProJovem Urbano de Caetés

A convite da professora Edvania, voluntários da ONG Briga Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta estiveram ministrando uma palestra aos alunos do ProJovem Urbano Caetés. A palestra ocorreu na noite da última quarta-feira (21), no Colégio Estadual de Caetés, na culminância do Projeto, PLA – Plano de Ação Comunitária, o lixo transformando vidas.

Na ocasião, os alunos do ProJovem Urbano de Caetés apresentaram os resultados dos trabalhos didáticos desenvolvidos sobre o tema “O lixo transformando vidas”. Os alunos mostraram a realidade em que vivem em Caetés quanto a questão do lixo urbano, e apresentaram possíveis soluções para amenizar os impactos ambientais.

Representando a ONG Brigada Ambiental Una Vivo Capoeiras Nessa Luta estiveram na palestra em Caetés o Sr. Gilvan Costa e a Srtª. Armênia Santos. “Aplausos para o ProJovem Urbano de Caetés: professores e alunos”, postou Gilvan Costa no seu perfil na rede social Facebook.
Armênia Santos


Clique sobre as fotos para ampliá-las!

Pastoral da Criança completa 10 anos em Capoeiras, a data será comemorada com a celebração de uma missa no próximo domingo

Fazendo o acompanhamento de dezenas de crianças e gestantes carentes no município de Capoeiras, a Pastoral da Criança completa 10 anos de serviços prestados, e para comemorar a data, a presidente da Pastoral, a senhora Maria DAPAZ convida todos a participarem de uma missa que será celebrada no próximo domingo dia 25, às 19:00 horas, na igreja matriz de São José, em Capoeiras.

Mensalmente, as Líderes da Pastoral visitam as comunidades atendidas onde fazem a pesagem das crianças, o acompanhamento da caderneta de vacinas, dão orientações sobre higiene e saúde e distribuem a Multi-mistura para combater a desnutrição infantil. 

Ligado a igreja católica, o trabalho da Pastoral da Criança, que é totalmente voluntário, em Capoeiras conta com o apoio da paróquia de São José e de alguns empresários da cidade.

Foto: Dona Maria Tereza, Ernandes Oliveira, e a presidente da Pastoral, Maria DAPAZ

Águas Belas adquiri 2.500 carteiras para as escolas do município

     A prefeitura Municipal de Águas Belas demonstra a cada dia o seu compromisso com a educação municipal, preocupando-se não somente com a parte pedagógica  e de estrutura humana a serviço da educação, como também com a organização física de suas escolas. Pensando no bem estar dos estudantes o gestor municipal, Sr. Genivaldo Menezes Delgado, tem feito muitos investimentos nessa área, uma das mais recentes ações pró-excelência é a aquisição de mobiliários de melhor qualidade para serem utilizados pelos estudantes.

      Assim, através da Secretaria de Educação foram adquiridos no início desse semestre  duas mil quinhentas e noventa carteiras escolares que estão sendo distribuídas nas escolas.

      A cada dia torna-se visível o empenho e dedicação de um governo sério que planta na sociedade águas-belense a semente de um amanhã promissor, tendo como foco no presente, o compromisso constante com a educação municipal, cabe aos demais envolvidos nesse processo os cuidados e atenção devida a tudo que tem sido feito, pois o patrimônio é de todos. Portanto, zelar e preservar é dever de todos.
Por: José Neto

Editorial JC - Pirâmides da má-fé

O milagre do investimento baixo com grande retorno em pouco tempo é a promessa de esquemas milionários que caíram no gosto dos brasileiros. A arapuca atrai, na maioria, pessoas inocentes que precisam de mais recursos do que possuem, ou aspirantes a espertos, no país em que a esperteza conta com a impunidade para seguir dando péssimos exemplos. 

Em edição recente, mostramos a partir de simulações matemáticas como o prejuízo é certo para 70% dos "investidores". O professor Roberto Ferreira, da Faculdade Boa Viagem, lembrou que a progressão geométrica em que se baseia o sistema antigamente era feita por cartas de recrutamento. Com a internet, a facilidade de multiplicação da ilusão compartilhada aumentou. 

Sob a fachada de empresas de marketing multinível, de atuação legal, as chamadas pirâmides financeiras estão na mira da Justiça, e são assunto do Congresso Nacional. Algumas foram suspensas, no Acre e em Goiás, e outra é investigada no Rio Grande do Norte. Um casal preso no comando de uma delas amealhou a bagatela de R$ 107 milhões em apenas quatro meses. Mas como revelou a reportagem de Giovanne Sandes que publicamos no último dia 10, há versões não virtuais das pirâmides que exploram ainda mais o cidadão em situação precária, no interior do Nordeste.

Ocorrências desse tipo foram registradas no Pará, no Maranhão, no Ceará e em Pernambuco. Falsos consórcios de geladeiras, fogões e motocicletas captam dinheiro para as pirâmides, numa modalidade de extorsão que causou prejuízos estimados de pelo menos R$ 50 milhões - em locais onde a escassez de condições materiais básicas deveria servir de constrangimento moral aos golpistas. No entanto, ao contrário, parece que a necessidade das potenciais vítimas atiça a voracidade deles. Ainda na década de 1970, a Comissão Federal de Comércio nos Estados Unidos estabeleceu regras para a transação em rede que despontava, a fim de evitar golpes contra a economia popular.

O país presenciou, nos anos 1920, a Pirâmide de Ponzi, um italiano que fez fortuna e ganhou a simpatia de adeptos que, assim como hoje, quase um século mais tarde, vendem tudo o que tem no Brasil para entrar na corrente que oferece remuneração fácil sem explicação, a não ser a troca de recrutamento por ganhos vultosos. Os países emergentes, aliás, são apontados como alvos preferenciais desses esquemas de má-fé.

Na Albânia, quase a metade do PIB nacional, ou quase US$ 1 bilhão, foi a conta da perda dos que apostaram nos esquemas na década de 1990. Em 1998, a mesma comissão norte-americana definiu o esquema das pirâmides como puro e simples golpe. A proliferação do trambique no Brasil requer das autoridades a apuração rigorosa das empresas envolvidas, assim como a punição dos responsáveis pelos crimes cometidos. Como se não bastasse a corrupção que subtrai a poupança pública, a exploração da credulidade do povo não pode continuar em campo livre a assaltar os desavisados.
JC

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Eduardo: Só com um novo pacto social e político conseguiremos quebrar o ciclo de expectativas negativas

"O Brasil precisa de um novo pacto social e de um novo pacto politico. Só assim conseguiremos quebrar o ciclo de expectativas negativas. Para isso, são necessários gestos, atitudes e um entendimento político sintonizado com o grito das ruas". A avaliação foi feita pelo governador Eduardo Campos, ao participar de debate promovido pelo Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de São Paulo (Secovi), nesta quinta-feira (22/08).

"O que está posto diante do Brasil é a necessidade de ideias que renovem a esperança de que o País vai viver um novo ciclo de crescimento e de afirmação da cidadania. Estamos em busca de uma agenda nova, que expresse um novo pacto social e um novo pacto político", completou o governador.

Eduardo lembrou de momentos de dificuldade que o País passou e que serviram para o Brasil avançar - situação esta que deve servir como referência para o atual cenário. "Em outros momentos, até mais difíceis, construímos pactos como o que nos levou a superar o regime autoritário, o que nos permitiu estabilizar a economia, e o pacto, conduzido pelo presidente Lula, para reduzir as desigualdades. Esse pacto começa por fincar na agenda pontos concretos que nos permitam atender o desejo da sociedade de um novo pacto politico que represente a renovação, oxigenação, mudanças de prática política", disse Eduardo.

Na visão do governador de Pernambuco, a atual conjuntura traz a necessidade de se desenhar uma nova agenda, construída coletivamente. "Isso não deve ser uma tarefa de uma pessoa ou de um partido, mas uma tarefa do País mesmo. O mundo está em mutação, a Europa está fazendo esse debate, os Estados Unidos estão fazendo um esforço para mudar a matriz econômica, a China muda governo e o padrão de crescimento. E o Brasil precisa pensar além da próxima eleição, precisa pensar na próxima geração, nas próximas duas décadas, num conjunto de reformas que nos legue espaço para crescimento com distribuição de renda", destacou.

Prefeitura de Saloá aumenta salário dos professores

A Prefeitura de Saloá, através da Secretaria de Municipal de Educação, reajustou o salário dos professores. O Projeto de Lei (PL 007/2013) aprovado pela câmara municipal garante um reajuste de 8% sobre o valor da hora/aula. Com a medida, um professor das séries iniciais do Ensino Fundamental com Magistério e 5 anos de tempo de serviço, deverá receber em torno de R$ 1.176,00. Já um professor com graduação e com 200 horas/aula receberá R$ 1.944,00.

Segundo a secretária de Educação, Josevalda Cavalcanti de Albuquerque existe uma variação salarial por conta de três fatores: o tempo de serviço, a quantidade de aulas e o nível de formação do professor. Ela adiantou ainda que o reajuste tem efeito retroativo a janeiro de 2013. "O valor é retroativo de janeiro a junho será pago em três parcelas mensais. Contudo o prefeito Ricardo Alves pretende pagar todo em única parcela, dependendo do fechamento da folha", disse a secretária.

"O aumento garante uma injeção de animo no servidor público. O professor é um dos profissionais que precisa ser bem valorizado. Quando melhoramos as condições de trabalho e o salário, ele trabalha satisfeito, e quem ganha é a população, principalmente o estudante", destacou o prefeito Ricardo Alves.

Poeta e escritor Arão Timóteo visita Capoeiras

Autor da poesia “Tributos a Capoeiras”, o poeta e escritor Arão A. Timóteo encontra-se na nossa cidade. Atualmente residindo na cidade de Olinda, Arão Timóteo veio a Capoeiras visitar familiares e amigos que moram aqui, e concedeu uma entrevista ao radialista Ernandes Oliveira, na Radio Jovem Cap FM, na tarde desta quarta-feira (21).

Durante cerca de uma hora, no Programa tarde Nordestina, Arão Timóteo apresentou as poesias matutas do seu CD "Recital do Coração", falou do seu livro, respondeu perguntas e sorteou CDs com os ouvintes. Ele ainda falou do seu interesse em se encontrar a prefeita Neide Reino, e presenteá-la com um exemplar do seu livro e doar um outro, para a biblioteca Publica Municipal.

Na poesia “Tributos a Capoeiras”, Arão Timóteo viaja no tempo relembrando nomes de muitos capoeirenses que aqui fizeram história. Fala do progresso que aqui chegou com a modernidade, e indaga onde estão aqueles homens que fizeram a Capoeiras de antigamente.

Ele esta hospedado na casa de uma irmã sua que reside na COHAB, aqui em Capoeiras, e voltará para Olinda nesta quinta-feira.

O amigo Junior Almeida enriqueceu a poesia, Tributos a Capoeiras, com imagens antigas da cidade e de alguns dos moradores citados. Confira o vídeo clicando Aqui!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Seis deputados de Pernambuco têm pendências com a Justiça ou Tribunais de Contas

Diário de Pernambuco - Rosália Rangel


Um levantamento divulgado nesta semana pela ONG Transparência Brasil, contabilizando todos os parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados e no Senado, revela que nove representantes da bancada pernambucana têm ou tiveram pendências com a Justiça ou Tribunais de Contas do Estado ou da União (órgãos de controle). As informações foram colhidas nas próprias casas legislativas, Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas, de cadastros existentes nos ministérios e em outras fontes públicas.


Dos 28 integrantes da bancada pernambucana, contabilizando Senado e Câmara dos Deputados, foram citados os deputados federais José Augusto Maia (PTB), Pedro Eugênio (PT), Mendonça Filho (DEM), Fernando Ferro (PT), Vilalba de Jeus (PRB), João Paulo (PT) e Luciana Santos (PCdoB). O deputado Inocêncio Oliveira (PR) e o senador Humberto Costa (PT) também aparecerem no levantamento, mas em processos já concluídos e nos quais foram inocentados.

Veja matéria completa da edição desta quarta-feira do Diario de Pernambuco.

Ariano Suassuna sofreu um infarto e esta hospitalizado no Recife

NOTA DE IMPRENSA

O escritor Ariano Vilar Suassuna, 86 anos, está internado no Hospital Português, no Recife, onde chegou às 9h desta quarta-feira (21/08), depois de sentir-se indisposto. Por recomendação médica, submeteu-se a exames. Foi diagnosticado um infarto. O escritor, que é secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, está consciente, conversando com a família e bem-humorado. Ele deve permanecer internado, à espera de resultados de alguns exames. Um boletim médico será divulgado até o final do dia pela equipe médica do Hospital Português.

Nota divulgada pela Assessoria de Imprensa do Governo de Pernambuco

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capoeiras, Caetés e mais 66 municípios do Agreste têm Estado Emergência renovado por causa da seca

Do NE10

O Governo de Pernambuco renovou o decreto que venceu no último domingo (18) em que decreta estado de emergência em 68 municípios do Agreste do Estado, em decorrência do período prolongado de estiagem na região. Assinado pelo governador Eduardo Campos, o novo decreto tem validade 180 dias, assim como o primeiro documento.

Nos municípios onde o estado de emergência foi decretado, os órgãos estaduais têm a obrigação de atuar em conjunto os municipais para adotar as medidas de combate à seca. Para o decreto, são levadas em consideração a redução das chuvas para níveis muito abaixo do esperado, a queda das reservas hídricas e as perdas na agropecuária da região. 

Desta forma, as cidades que seguem em estado de emergência são: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itapiba, Jataúba e João Alfredo.

Completam a lista os municípios de Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

Saloá combate Tracoma, Tuberculose e Hanseníase

A carreta do Morhan - Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase concluiu os trabalhos nesta terça feira (19) em Saloá. A ação, que aconteceu em parceria com a prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, teve como objetivo o controle das chamadas doenças negligenciadas.

Durante toda a semana passada e ontem, foram realizadas palestras e dinâmicas nas escolas, visando a orientação sobre o Tracoma, Tuberculose e a Hanseníase. A enfermeira Juliana Cavalcante, coordenadora de atenção básica, explica que a ação se deu devido a necessidade do município de reavaliar se há incidência de algum caso, pois Saloá é considerado endêmico para algumas dessas doenças. “A avaliação foi bastante positiva pois além de nos assegurar dados estatísticos, realizamos uma campanha conscientizando a população”, destacou.

Durante os dias em que a Carreta do Morhan e o Projeto Sanar esteve no município, foram realizados exames de Tracoma, Hanseníase, Tuberculose, além do teste rápido para HIV. 76 pacientes realizaram exames de Hanseníase, que foram encaminhados para o laboratório do Morhan e serão divulgados posteriormente. Para Tuberculose foram 73 procedimentos, com apenas 23 casos suspeitos, os quais caso foram encaminhos ao laboratório coletas de escarro para exame de baciloscopia.

“O governo tem priorizado o controle dessas doenças, que já não deveriam existir entre nós. No caso da Hanseníase o Brasil ocupa o segundo lugar, ficando apenas atrás da Índia”, enfatizou a enfermeira sanitarista Ivaneide Moraes, da Gerência em Saúde do Agreste.

Prefeitura Municipal de Saloá
Assessoria de comunicação
Geraldo Mouret

Estudante de Garanhuns representará Pernambuco em Brasilia


A Câmara dos Deputados já selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Em Pernambuco, são selecionados anualmente quatro deputados jovens, e neste ano, um é do Agreste Meridional. 


Trata-se do estudante Barnabé Lucas Neto, matriculado no terceiro ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns. Ele foi selecionado entre 144 estudantes do Estado com um Projeto de Lei na área de educação. De acordo com a ementa, sua proposição trata da criação do programa “Literatura Nossa”, uma estratégia que tem como objetivo a distribuição de livros literários brasileiros a estudantes do Ensino Médio regular das escolas de rede pública. 

O estudante, que já desenvolve ações de protagonismo na própria escola, afirma que a ideia do projeto surgiu com a vontade de ver o Brasil com uma base educacional mais sólida. “Com meu projeto de lei, milhões de estudantes teriam acesso aos grandes clássicos literários brasileiros, o que valorizaria a cultura nacional e criaria um hábito de leitura entre os estudantes. O que me inspirou foram os próprios livros através de suas maravilhosas histórias”, destaca. 

Além de Barnabé Lucas, foram selecionados os estudantes Abigail de Souza, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, de Olinda; João Alexandre da Silva Neto, da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José Vasconcelos, de Bezerros; e Maria Eduarda de Lima Silva, da EREM Professor Antônio Farias, de Gravatá. 

Entre 23 e 27 de setembro, eles e os demais 74 jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. 

Este ano, o recorde de inscrições do programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país. A relação com todos os selecionados pode ser acessada Aqui!

Palestra com Luiz Schettini abre a semana de capacitação para professores da rede municipal de Capoeiras

Prefeita Neide Reino, Prof. Luiz Schittini e
a Secretária de Educação Macyanne Régia
A Secretaria Municipal de educação de capoeiras esta promovendo durante toda esta semana uma capacitação de Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), no Hotel Tavares Correia em Garanhuns, com uma palestra do renomado professor, psicólogo, teólogo, filosofo e escritor Luiz Schettini Filho.

Após um reforçado café da manhã servido no restaurante do hotel, a Secretária de Educação, professora Macyanne Regia deu as boas vindas aos professores e convidados, e agradeceu o empenho da prefeita Neide Reino para melhorar a qualidade da educação em Capoeiras. 

A prefeita Neide Reino cumprimentou e agradeceu a participação dos professores e secretários municipais. Ela renovou o compromisso do seu governo de transforma a educação dos capoeirenses nos próximos quatro anos, dando um salto na sua qualidade, e que isso, passa pela valorização os professores, investimento na infraestrutura escolar tornando-o um ambiente mais acolhedor para os alunos.

O professor Luiz Schettini Filho iniciou sua palestra falando do contraditório: os professores se comportam como alunos. Ele alertou para a necessidade de se preparar como pessoa para ser um bom professor; e provocou: Como educar o outro se não me educo. Citando como exemplos histórias de pessoas da sua família, o palestrante de forma magistral foi dando o seu recado para os professores. Segundo ele, “Ninguém consegue fazer pelo outro o que não consegue fazer por si”; e que, “educação não é unilateral, o professor também tem que mudar”. Daí, a necessidade do professor estar sempre aberto para se reinventar. Falando de como devemos tratar bem o outro, o professor Luiz Schettini falou do convívio com sua esposa e disse: tratar minha mulher como rainha é a única forma de eu ser rei. Nesse momento ele foi muito aplaudido.

Após o almoço também servido no restaurante do hotel, os professores assistiram a uma palestra com  o professor Casemiro de Medeiros Campos. A Formação Continuada para os professores segue a partir desta terça-feira (20) até sexta-feira (23), no prédio do Colégio Municipal de Capoeiras.

Fotos: Secretaria de Educação de Capoeiras no Facebook.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deputados federais de Pernambuco custaram R$ 3,6 bilhões em sete meses

Aline Moura - Diario de Pernambuco

Os números falam. Se a quantidade de algarismos diz muito sobre os quilômetros rodados de um carro, o mesmo se repete na prestação de contas de um parlamentar. Só este ano, os deputados federais de Pernambuco gastaram R$ 3,6 milhões referentes à cota de exercício para atividade parlamentar, o conhecido “cotão”. Desse valor, por exemplo, R$ 853,2 mil foram utilizados para locar veículos ou fretar embarcações. Um dinheiro que daria para comprar pelo menos 38 carros populares, de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Cada parlamentar pernambucano tem direito a R$ 35.256,76 (o equivalente a 52 salários mínimos) por mês para usar com passagens aéreas, aluguel de automóveis, telefonia, manutenção de escritório, publicidade, alimentação, consultoria, entre outros. Se o recurso não for todo gasto em 30 dias, ele pode ser acumulado até o fim do ano para, eventualmente, ser devolvido aos cofres públicos. Mas as sobras são raras e só reforçam a imagem negativa das lideranças políticas. A maioria ainda é vista como descolada dos anseios de parte da sociedade. 

Nos últimos sete meses, para se exemplificar, 10 dos 25 deputados federais passaram a impressão de que viveram mais dentro de um veículo do que no Congresso Nacional. A locação de carros ficou no topo dos gastos de Anderson Ferreira (PR), Fernando Ferro (PT), Silvio Costa (PTB), Wolney Queiroz (PDT), Roberto Teixeira (PP), Fernando Bezerra Filho (PSB), Sérgio Guerra (PSDB), Pastor Eurico (PSB), Mendonça Filho (DEM) e até mesmo de Severino Ninho (PSB), esse o mais assíduo na Câmara. 

As curiosidades obtidas nos números, de janeiro a julho, revelam a prioridade de cada um. Os dados do “cotão”, apurados pelo Diario no site da Câmara dos Deputados, podem, às vezes, tirar o apetite. Num país onde o salário mínimo é R$ 678,00, o Pastor Eurico (PSB) gastou R$ 9,9 mil em sete meses com alimentação, uma média de R$ 1,4 mil por mês. “É preciso levar em conta que, no ano passado, devolvi mais de R$ 150 mil aos cofres públicos. A minha alimentação deu muito alta porque fiz muitas refeições no hotel (de Brasília)”, explicou o deputado. “Eu estou recebendo questionamentos sobre isso, mas não tenho nada a esconder”, disse, lembrando que “cada um economiza numa área e gasta mais em outra”.  

A aplicação de recursos, que pode chegar a R$ 422,4 mil ao ano por parlamentar, é flexível. Há quem repita valores idênticos de um mês para outro em determinados itens, como Gonzaga Patriota (PSB), enquanto outros deixam para divulgar os gastos quase de uma vez só, a exemplo de Vilalba de Jesus (PR), que utilizou R$ 70 mil em um único mês para divulgar a atividade parlamentar - mais da metade da verba que usou. O “cotão” tem sido uma vantagem a mais. Até mesmo na hora que o parlamentar vai disputar a reeleição e prestar contas dos “quilômetros rodados”. Seja dentro de um automóvel ou nos corredores do Congresso.

Saiba mais

Campeões por itens

Uso de combustíveis e lubrificantes
Anderson Ferreira (PR) R$ 27.205,57

Locação de veículos automotores ou fretamento de embarcações
Wolney Queiroz (PDT) R$ 78.000,00

Manutenção de escritório e apoio à atividade parlamentar
Paulo Rubem (PDT) R$ 41.498,25

Emissão de bilhete aéreo
Fernando Bezerra Filho (PSB) R$ 32.000,30

Passagens aéreas e fretamento de aeronaves
Mendonça Filho (DEM) R$ 8.802,76

Serviços postais
Anderson Ferreira (PR) R$ 20.133,91

Telefonia
José Chaves (PTB) R$ 28.425,42

Hospedagem fora de Brasília
Bruno Araújo (PSDB) R$ 4.804,15

Consultoria
Jorge Corte Real (PTB) R$ 45.500,00

Segurança
Jorge Corte Real (PTB) R$ 3.595,20

Deputado    Total de gastos

Augusto Coutinho (DEM)    R$ 217.134,85
Mendonça Filho (DEM)    R$ 202.165,39
Gonzaga Patriota (PSB)    R$ 181.892,17
Severino Ninho (PSB)    R$ 180.880,24
Carlos Eduardo Cadoca (sem partido)    R$ 179.155,56
Paulo Rubem Santiago (PDT)    R$ 177.689,66 
João Paulo Lima (PT)     R$ 170.618,69 
Luciana Santos (PCdoB)    R$ 170.331,83
Pedro Eugênio (PT)    R$ 169.435,68
Anderson Ferreira (PR)    R$ 168.808,43
Jorge Côrte Real (PTB)    R$ 167.631,11
Fernando Ferro (PT)    R$ 167.074,08
Silvio Costa (PTB)    R$ 158.694,42
Wolney Queiroz (PDT)    R$ 157.744,49
Roberto Teixeira (PP)    R$ 145.804,16
Fernando Coelho Filho (PSB)    R$ 144.866,55
Raul Henry (PMDB)    R$ 144.770,56
Sérgio Guerra (PSDB)    R$ 138.481,17
Vilalba (PRB)    R$ 137.125,01
Pastor Eurico (PSB)    R$ 131.228,80
Bruno Araújo (PSDB)    R$ 127.735,19
José Augusto Maia (PTB)    R$ 123.677,67
José Chaves (PTB)    R$ 113.718,57
Eduardo da Fonte (PP)    R$ 45.131,42
Inocêncio Oliveira (PR)    R$ 36.931,01

Fonte: Câmara dos Deputados

Forbes lista os 15 maiores bilionários brasileiros.

Jorge Paulo Lemann
Riqueza é assunto de família no Brasil. A versão 2013 da lista anual de bilionários da FORBES Brasil demonstra que, na pátria de chuteiras, é grande o número de fortunas concentradas em clãs, cujos integrantes dividem, nos bastidores, o controle acionário de algumas das maiores companhias canarinhas. O fenômeno se revela em mais de um terço das riquezas apuradas na lista deste ano.

Eike Batista não é mais bilionário.
A surpresa da lista divulgada pela Forbes este ano foi a auxencia do empresário Eike Batista. Ele não aparece entre os 124 bilionários brasileiros listados.

RANKING: Os maiores bilionários do mundo

Resultado de cinco meses de apuração, a lista da FORBES Brasil traz neste ano 124 bilionários, entre nomes já habitués em rankings de ricaços e outros quase anônimos para o grande público. São pessoas ou famílias com patrimônio a partir de R$ 1 bilhão, em cifras levantadas conforme os padrões da FORBES norte-americana e sua mundialmente famosa lista de endinheirados.

A 12ª edição da FORBES Brasil, comemorativa de um ano de aniversário, chegou nesta sexta (16) às bancas com a lista completa.

Os 15 mais ricos do País:

1 - Jorge Paulo Lemann - R$ 38,24 bilhões
2 - Joseph Safra - R$ 33,90 bilhões
3 - Antônio Ermírio de Moraes e família - R$ 25,68 bilhões
4 - Marcel Herrmann Telles - R$ 19,50 bilhões
5 - Roberto Irineu Marinho - R$ 17,28 bilhões
6 - João Roberto Marinho - R$ 17,26 bilhões
7 - José Roberto Marinho - R$ 17,10 bilhões
8 - Carlos Alberto Sicupira - R$ 16,78 bilhões
9 - Norberto Odebrecht e família - R$ 10,10 bilhões
10 - Francisco Ivens de Sá Dias Branco - R$ 9,62 bilhões
11 - Walter Faria - R$ 9,08 bilhões
12 - Aloysio de Andrade Faria - R$ 8,25 bilhões
13 - Abílio dos Santos Diniz - R$ 7,95 bilhões
14 - Giancarlo Civita e família - R$ 7,68 bilhões
15 - Renata de Camargo Nascimento, Regina de Camargo Oliveira Pires e Rosana Camargo de Arruda Botelho - R$ 7,46 bilhões (cada uma)

Fonte: Forbes Brasil

Merece Registro, 19.08.2013


  • Assaltos. Várias pessoas que vinha da zona rural para a feira livre de Capoeiras na última sexta-feira (16) foram vitimas de assalto. Segundo informações extraoficiais cerca de cinco homens armados interceptaram um ônibus no sítio e roubaram todo mundo. Infelizmente, os assaltos a pessoas que vêm para a nossa feira livre têm se tornado frequentes em Capoeiras.



  • Começa hoje a capacitação de Formação Continuada para os professores da rede pública de Capoeiras. Promovida pela secretária Municipal de educação, a abertura será a partir das 08:00 horas no Hotel Tavares Correia na cidade de Garanhuns, com palestras de Luiz Schettini Filho e do Prof. Casemiro de Medeiros Campos. A partir de terça-feira até sexta-feira a capacitação prossegue no Colégio Municipal de Capoeiras. 



  • Tem festa! Aniversariando esta semana, os amigos: Hoje dia 19, Jaianne Alves e o garoto Manoel Augusto; dia 20, o radialista Sulipa; dia 22, Marcos Magazine FCM e Sandra Tenório; dia 23, Fotografo Roberto Tavares, professora Gilvania Costa e Cleber Tavares; dia 25, Jailson Valença. Parabéns! Felicidades e muita paz! 



  • Aproveito para me desculpar com alguns amigos que deixo de registrar aqui seus aniversários. É que às vezes o Facebook se esquece de avisar.



  • Capoeiras continua sendo atacada por uma praga de pernilongos. São tantas muriçocas que a situação já virou até motivo de piadas nas redes sociais: “Fui dormir na cama e acordei no sofá; as muriçocas me levaram”. “Se as muriçocas chupassem gordura ao invés de sangue, em Capoeiras todo mundo era magro”. “Não importa como você as chame, muriçocas, pernilongos, mosquitos... elas vêm mesmo sem você chamar”. 



  • A Câmara de vereadores de Capoeiras aprovou na semana passada um Projeto de Lei enviado pelo Executivo criando mais uma Praça de Moto Taxi. Esta funcionará na Rua Quitéria Vilela, em frente ao clube Municipal. 



“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”.
Sócrates.

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

domingo, 18 de agosto de 2013

Ataque de abelhas em São Bento do Una vira notícia no Jornal Nacional


Cerca de 40 pessoas foram atacadas por um enxame de abelhas Italianas na feira livre de São Bento Una, com várias picadas algumas chegaram a ser socorridas para o hospital do município. O ataque das abelhas ocorreu neste sábado (17), no centro da cidade. Um cinegrafista amador filmou e o caso foi notícia no Jornal Nacional, na Rede Globo. 


Além de muito corre-corre na feira livre de São Bento do Una, as abelhas ferroaram cerca de 40 pessoas, das quais 2 ficaram em observação médica e foram liberados no final da tarde. O Corpo de Bombeiros da cidade de Belo Jardim que foi chamado para retirar as abelhas, disse que o ataque ocorreu porque possivelmente alguém mexeu na colmeia.

O flagra das pessoas sendo atacadas e correndo das abelhas, em São Bento Una, acabou virando nóticia nacional.