Seguidores

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Capoeiras e Caetés estão entre os mais de 80 municípios pernambucanos que não atingiram meta do IDEB.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 05 de setembro de 2014, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede o desempenho do ensino médio no País. Pelos dados divulgados, em Pernambuco os dados da rede pública no ensino fundamental (os primeiros anos da vida escolar) ainda deixam a desejar; e está à frente apenas de sete estados nas séries iniciais do fundamental e de cinco nas séries finais. 

A nota máxima na avaliação do Ideb é 6, que corresponde ao coeficiente de países desenvolvidos. A expectativa do MEC é que o Brasil atinja este patamar até o ano de 2022.

As médias atingidas pela rede pública pernambucana nessas modalidades são, respectivamente, 4,1 e 3,4. Ambas atendem as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Mas no interior do Estado, dezenas de municípios não conseguiram atingir essas notas no ano de 2013, tomados como referência para o ranking do Ideb divulgado agora.

Nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 86 municípios tiveram notas menores que 4,1. Nas séries finais (6º ao 9º ano), 76 cidades não conseguiram atingir 3,4. Os dados disponíveis no site se referem às redes públicas de cada cidade.

Nos primeiros anos do fundamental, as cidades que obtiveram as piores notas foram Orobó, Capoeiras (2,6), e Caetés (2,9), no Agreste, e Aliança (3,0), na Zona da Mata.

Já nos anos finais, os piores números ficaram com Primavera (2,2), Água Preta e Amaraji (ambas com 2,4), na Zona da Mata, e Itaíba (2,3), no Agreste.
Com informações do Blog do Jamildo

Clique sobre as imagens para ampliá-las!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!