Seguidores

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mutirão em Caetés e Pesqueira para expedir documentos de graça para trabalhadoras rurais.

Começa nesta terça-feira, 07 de outubro de 2014, o mutirão de documentação da trabalhadora rural em Pernambuco. O município de Caetés, a 250 quilômetros da capital Recife, recebe a ação até quarta-feira (8). Na quinta (9) e sexta-feira (10), será a vez do município de Pesqueira. Mais do que a emissão de documentos, o mutirão leva cidadania às mulheres do campo.

Segundo Layla Torres, coordenadora do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), as ações são direcionadas para a trabalhadora rural porque há maior demanda de mulheres. Mas os homens também serão atendidos. “Isso é uma reivindicação antiga das agricultoras e a resposta do governo é levar essa documentação para elas”, explica.

A expectativa é que sejam atendidas 200 mulheres por dia em Pernambuco. Serão emitidas 1ª e 2ª vias do Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e 1ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Durante os mutirões, as trabalhadoras rurais ainda recebem orientações sobre outras ações do Governo Federal, como os serviços oferecidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), aposentadoria e agendamento de perícia, além do cadastramento no programa Bolsa Família e a inscrição no Cadastro Único.

Outro benefício do mutirão é a Sala da Cidadania, uma central de serviços e informações que facilita o acesso aos serviços prestados pelo Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra).

PNDTR em Pernambuco
O Estado emitiu nos nove anos de Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural quase 150 mil documentos para mulheres e homens. Já foram atendidas aproximadamente 65 mil mulheres e realizados mais de 280 mutirões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!