Seguidores

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Câmara de Capoeiras encerou o Segundo Período Legislativo 2014

Na noite da última terça-feira, 18 de novembro de 2014, a Câmara de Vereadores de Capoeiras realizou a última sessão ordinária do Segundo Período Legislativo de 2014. A última sessão do Período legislativo e do anos 2014 foi assim:

O vereador José Nielson agradeceu ao secretário municipal por haver limpado o açude da Cajazeira, bem como outros barreiros naquela localidade. Pediu que a população capoeirense comparecesse à Câmara para acompanhar o trabalho dos representantes do povo. Disse que além do esforço, do ponto de vistas de cada um, há discordância porque isso é normal e necessário, pois a democracia existe para isso, para que as pessoas concordem e discordem das propostas, e assim se possa representar melhor o povo na Casa; e que os vereadores desempenham e se esforçam para fazer o melhor. José Nielson terminou seu pronunciamento dizendo: “Deus fez o homem, mas lhe deu direito apenas de cuidar da sua própria vida”.

O vereador Romero Reino parabenizou aos que realizaram e colaboraram com a Festa do Sitio Olho D’água ocorrida no último final de semana. 

O vereador Ferrinho agradeceu a Secretária de Educação Macyanne Régia e a prefeita Neide Reino pela recuperação do grupo escolar Felix Soares da Rocha. Disse que um Secretário do Município de São Bento Una lhe pediu que convidasse os vereadores capoeirenses a se fazerem presentes em uma audiência pública que será realizada sobre a construção da barragem que será construída naquele município. Ferrinho gradeceu aos seus colegas pelo apoio que recebeu dos seus pares, e disse que é o único vereador que não tem mandato fixo, mas que espera poder continuar na Casa no ano que vem. 

A vereadora Carla Rodrigues disse que o Governo do Estado convocou os concursados da Polícia Militar, e que isso melhorará a segurança do povo, e que com isso, o governador deixa sua marca na segurança pública. Disse que começarão o ano de 2015 com mais vontade; e que gostaria de ter terminado este ano com muito mais trabalho. Carla lamentou que o Secretário de Saúde Edson Almeida mesmo tendo prometido comparecer na Câmara, não foi. Ela disse que alguns professores lhe perguntaram se este ano haverá rateio. Registrou considerações aos Conselheiros Tutelares pela passagem do seu dia comemorado no dia 18/11. Disse que este ano ouve na Casa uma reciprocidade de respeito entre os vereadores.

O vereador Antonio Alberto disse que vários requerimentos foram apresentados na Casa convidando vários secretários municipais, mais que nem um compareceu. Disse que o que mais se ouve hoje na cidade é a necessidade da mudança do Secretário Municipal de Saúde. Disse que esteve no último domingo no Povoado riacho do Mel, e lá uma senhora lhe disse que vereador não servia: “Nós vota em vereador pra quê?” A reclamação foi por que a vila esta às escuras. Ele disse a senhora que o povoado tem praticamente cinco vereadores e todos lutam em prol daquela comunidade. Disse que o município hoje é obrigado a pagar prestações de R$ 54 mil/mês, ao Fundo de Previdência Municipal devido à falta de boa gestão no passado; o que se poderia fazer com esse dinheiro para a nossa população? Ele parabenizou a atual gestão do Fundo de Previdência que no ano de 2013 conseguiu administrar o Fundo gastando apenas 1,97%, dentro da margem de até 2% prevista na lei. Ao vereador Antonio Crioulo pelo termino do seu mandato de presidente da Casa, Dedinho disse que ele se não com tantos sucessos, mas terminava com mais pontos positivos do que negativos. Na política quando se tem 5,1 é melhor do 4,9.  

O vereador Geraldo do Alegre afirmou que no ano de 2015 tem certeza que a Câmara trabalhará muito mais. Disse que os funcionários municipais no passado recolhiam contribuições para o INSS e Ipsep, mas hoje são aposentados pela Previdência Municipal e isso causa a diminuição do saldo do Fundo. Quanto aos secretários que são convocados e não comparecem, Geraldo do Alegre disse acreditar que ninguém é obrigado a comparecer, pois basta ver que até mesmo em audiências e CPIs muitas vezes os convocados permanecem o tempo todo calados. Disse não concordar com a firmação da senhora que acusou os vereadores de não fazerem nada pela iluminação publica do Riacho do Mel; cabe aos vereadores e a prefeitura cobrar da Celpe, e isso tem sido feito constantemente.  Sobre o rateio para os professores, disse ter certeza que o município só esta correto se empregar os 60% do Fundeb  para pagar os professores, e se assim o fizer, não sobra dinheiro para rateio.

O vereador Ailton Lino (Piu) sobre a afirmação feita pela senhora do Riacho do Mel disse ter certeza que ela ou algum parente já deve ter levado alguma topada e a primeira casa a pedir socorro foi de algum vereador. Afirmou sobre as luminárias que os vereadores e o poder Executivo não têm nada haver, os dois cobram, mas só a Celpe pode resolver. Ele disse que a Celpe prometeu resolver o problema, e que aqui na cidade o trabalho já começou. O vereador Ferrinho num aparte informou que esta semana a Celpe trocou as luminárias do povoado Maniçoba. O vereador Ailton Lino agradeceu aos seus pares, lembrou que foi escolhido 1º Secretário da Casa, e em seguida escolhido Líder do Governo, depois eleito vice-presidente, e recentemente eleito presidente da Casa para o biênio 2015/2016. Ao presidente Antonio Crioulo deu muito obrigado e afirmou que este conduziu muito bem a Casa nos últimos dois anos. 

Presidente da Casa, o vereador Antonio Crioulo agradeceu aos colegas parlamentares e funcionários. Disse que os erros que houve foi tentando acertar. Que deixa a presidência, mas permanecerá na luta na Casa trabalhando para o engrandecimento do município.

Os vereadores agradeceram aos colegas por mais um ano de trabalho, e se disseram confiantes que em 2015 poderá ser ainda melhor. Também fizeram agradecimentos aos funcionários da Câmara, e em especial a senhora Zenilda Barros. E colocaram-se a disposição para uma eventual convocação extraordinária. Terminaram desejando Feliz Natal e Prospero ano a todos!

A próxima sessão ordinária da Câmara de Capoeiras  acontecerá em janeiro de 2015 já sob o comando do novo presidente eleito para o biênio 2015/2016, vereador Ailton Lino (Piu).

Um comentário:

  1. Anônimo11/23/2014

    Engraçado vocês que estão no poder pensam que o povo de capoeiras são burros pois o problema da escuridão aonde existem os postos quem pode resolver é a chefe do poder executivo pois até cheguei a conversar com alguém da Celpe e fui imformada que as lâmpadas é com a prefeita afinal é ou não é

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!