Seguidores

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Acidente entre duas motos matou três pessoas em Capoeiras na noite desta sexta-feira


Mais uma tragédia aconteceu em Capoeiras. Um grave acidente entre duas motocicletas matou três pessoas na noite desta sexta-feira, 31 de janeiro. O acidente ocorreu na PE 193 entre Capoeiras e Zé de Sinhozinho, nas proximidades do motel Fogo Romântico, na saída de Capoeiras. Uma moto Twister e uma Bros colidiram frontalmente. As primeiras informações são de que as vitimas fatais foram:  Jô, filho do senhor Jordão (do Frigorifico Jordão) aqui de Capoeiras; Gilvan de Zezé Laurindo, que residia no povoado Ponto Alegre, Caetés; e a terceira vitima é um rapaz conhecido por "Junior de Tatá", que residia num sítio próximo do Povoado Ponto Alegre.

Neste momento, os corpos ainda estão na pista aguardando a chegada do IML. Postaremos os nomes e idades das vitimas assim que possível.



Shows da Festa de São José em Capoeiras serão nos dias 15 e 16 de março de 2014


Esta definida a data da Festa de São José no ano de 2014 em Capoeiras: os shows musicais patrocinados pela prefeitura acontecerão nos dias 15 e 16 março. Ainda há a possibilidade de haver shows no dia 14 (sexta-feira). A informação é da Secretária Municipal de Cultura que divulgou esta semana o calendário festivo do município para o ano de 2014.

Famosa por realizar uma das maiores festas de São José do interior do Estado, em Capoeiras há algum tempo o evento foi separado: a festa religiosa e os shows musicais ocorrem em finais de semanas diferentes.

A expectativa agora é pela divulgação dos nomes das atrações musicais que virão se apresentar em Capoeiras na Festa de São José 2014.

A paróquia vai realizar a festa religiosa de São José nos dias 19 a 23 de março.

Capoeiras firma convenio com a CODEAM para informatizar Unidades Básicas de Saúde

A Prefeita Neide Reino (PSB), e o Secretário de Saúde, Edson Gangarra (foto), firmaram convênio com a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - CODEAM com o objetivo de informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Capoeiras. Os computadores já estão na Secretária de Saúde: a informatização trará mais agilidade na entrega dos exames laboratoriais. 

Pensando com carinho na saúde dos nossos conterrâneos aderimos ao Laboratório do Agreste Meridional – LABAM que presta serviços laboratoriais na área da saúde da mulher, na prevenção e no controle do câncer de mama e útero, realizando biópsias, exames de prevenção e suporte de Educação Continuada para os profissionais de saúde e população em geral. 

Mais uma Ação do Governo Neide Reino. Desenvolvimento se faz com TRABALHO.

Edson Almeida
Secretário de Saúde de Capoeiras

Lula liga para Eduardo Campos e ambos choram ao falarem sobre o filho do governador que nasceu com Síndrome de Down


A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixaram de lado as divergências políticas com Eduardo Campos (PSB) e enviaram ao governador congratulações pela chegada de Miguel, quinto filho do pernambucano que nasceu na terça-feira passada, no Recife.

Dilma, que deve enfrentar Campos na disputa pelo Palácio do Planalto, em outubro, enviou um buquê de flores e uma carta endereçada ao governador e sua mulher, Renata, cujo teor não foi revelado.

Já o ex-presidente Lula telefonou para o governador. Segundo relatos, ambos se emocionaram ao comentarem que Miguel nasceu com Síndrome de Down. Campos foi ministro da Ciência e Tecnologia no governo do ex-presidente e se elegeu governador com apoio dele.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vereador Carlos Junior solicita a contratação de um agrônomo para atender os médios e pequenos agricultores capoeirenses

Visando a prestação de assistência técnica para os pequenos e médios agricultores do município de Capoeiras, o vereador Carlos Junior (Junior Rações) apresentou requerimento solicitando do Executivo, junto a Secretaria Municipal de Agricultura, a contratação de um Engenheiro Agrônomo. O requerimento foi apresentado na sessão da câmara de vereadores de capoeiras, na última terça-feira (28).

O vereador Junior Rações defendeu seu requerimento dizendo que a contratação de um Engenheiro Agrônomo é de suma importância, já que Capoeiras tem a maioria da sua população formada por agricultores, e que os mesmos carecem de assistência técnica qualificada. O vereador ainda disse que conversou com um agricultor que realizou analise do solo, e que o mesmo afirmou que o resultado foi “solo fraco” devido ao uso continuo e indiscriminado, e que precisará usar 4 toneladas de calcário por hectare para corrigir o solo.

Garanhuns, corpo do professor Edelson Lima foi encontrado


Fonte: NE10


Foi encontrado na noite desta quarta-feira (29) o corpo do professor de educação física Edelson Lima, na zona rural do município de São João, no Agreste Pernambucano. Morador de Garanhuns, o homem de 55 anos estava desaparecido desde o último sábado (25).

O corpo foi encontrado por policiais civis com as mãos amarradas, trajando camisa e cueca. Ele estava com marcas de facadas e espancamento, já em estado de decomposição. Junto do corpo, foram encontrados os óculos e sandálias que pertenciam a ele. Apesar dos hematomas, a polícia não descarta a possibilidade de Edelson ter sido assassinado por arma de fogo.

O cadáver foi encontrado por moradores da região. Eles sentiram um forte odor vindo do mato, foram averiguar e viram que era uma pessoa morta. A família aguarda a liberação do Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar o velório e o sepultamento.

A última vez que o professor foi visto, segundo familiares, foi dando carona para dois marceneiros que realizavam serviço em sua residência.

O automóvel de Edelson Lima, um Polo preto, foi encontrado na zona rural de Angelim, também no Agreste, completamente queimado.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Capoeiras é contemplado com 350 cisternas do Programa Água para Todos


Moradores das comunidades rurais de Capoeiras passarão a ter mais acesso à água. Capoeiras começou a receber nesta quarta-feira (29), um lote de 350 cisternas para abastecimento humano, dentro Programa Água Para Todos do Governo Federal em parceria com a FUNASA e a Prefeitura de Capoeiras. Fabricadas de polietileno (PVC), e com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, as cisternas serão distribuídas a Associações Comunitárias existentes no nosso município.

Na última sexta-feira, o município de Capoeiras recebeu um caminhão-pipa, e hoje, recebe 350 cisternas. A prefeita Neide Reino (PSB) disse que estas novas aquisições vão garantir que mais capoeirenses residentes na zona rural tenham acesso à água potável.


As 350 cisternas estão sendo armazenadas na área da Feira Parque Manoel Reino da Silva, de onde serão levadas para as Associações Comunitárias nos próximos dias.

Colégio Municipal de Capoeiras convida os professores para inicio das atividades pedagógicas de 2014

           
   CONVITE


        A equipe gestora do Colégio Municipal José Soares de Almeida convida você professor (a) para o inicio das atividades pedagógicas deste ano letivo de 2014.

Data: 06 e 07 de Fevereiro de 2014

Horários:  Manhã – 07:30 h
                   Tarde – 13:00 h
                   Noite – 18:40 h

Atenciosamente: A equipe Gestora

“A educação é o ponto em que decidimos se
amamos o mundo o bastante para assumirmos
 a responsabilidade por ele.”

Hannah Arendt


Agradecemos a atenção
Equipe gestora

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nasceu Miguel, filho do governador Eduardo Campos

O governado Eduardo Campos acaba de publicar no seu perfil no Facebook, a primeira foto do seu filho que nasceu nesta terça-feira (28), no Recife. O menino recebeu o nome de Miguel Arraes de Alencar, uma homenagem ao seu bisavô. 

Veja a nota publicada por Eduardo Campos:


Miguel chegou esta tarde.

É um menino forte e saudável, nasceu cercado por carinho, felicidade e muito amor. Tem o nome do bisavô e de São Miguel Arcanjo. Seu significado em hebraico ("Quem será como Deus?"), lembra da nossa humildade diante do Senhor.

Hoje é um dia muito feliz para minha família. Eu, Renata, Maria Eduarda, João, Pedro, José e o pequeno Miguel, que agora dorme tranquilo, queremos compartilhar esta alegria com vocês e agradecer por todo o carinho que temos recebido.

Municipio de Capoeiras é contemplado com um caminhão-pipa

A prefeitura de Capoeiras recebeu um caminhão-pipa para ajudar no trabalho de enfrentamento aos efeitos da estiagem no município. A prefeita Neide Reino (PSB) recebeu o caminhão-pipa na última sexta-feira (24), na cidade de Caruaru. A entrega do veiculo foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A prefeita Neide Reino destacou a importância de levar água para o povo em todas as regiões do município, e disse que a chegada de um caminhão-pipa é mais uma importante conquista para Capoeiras.

Helio de Heleno Gordo comemora aniversário junto com o Bola Murcha

Os atletas da Associação de Futsal Bola Murcha se reuniram na Lanchonete Vem Que Tem, no último domingo, para comemorar o aniversário do associado Helio de Heleno Gordo. Regado a cerveja e muitas conversas, o grupo de amigos parabenizou o aniversariante e se divertiu durante a tarde inteira.



Gilvan, Helio (aniversariante), Helio Noronha e Rony.

Fotos: Helio Noronha

Empresas e profissionais que receberam o Prêmio Excelência 2014 em Capoeiras

A TLN pesquisas e eventos empresa realizadora do Prêmio Excelência. Apresenta as empresas e os profissionais que se destacaram em 1º lugar na pesquisa de opinião pública realizada em janeiro de 2014 em Capoeiras.

Destaque em:

01 Emissora de Rádio - Rádio Jovem Cap 104,9 
02 Som Volante e Publicidade - E.R.M. Stúdio – Ernandes Publicidade
03 Blog de Notícias - Blog Capoeiras 
04 Advocacia -¬ Dr. Carlos Wagner Santos Rodrigues
05 Papelaria e Copiadora - Aquarela 
06 Vereador Destaque - Antônio Criolo 
07 Jovem Empresário - Draiton Oliveira de Melo 
08 Madeireira, Material de Construção e Serraria - Libório Construções
09 Funerária e Floricultura - Funerárias e Floricultura S. Francisco de Assis
10 Supermercado - Claudino Supermercado 
11 Abatedouro Avícola - Lucinha do Galeto 
12 Escritório Contábil - Sociu’s Contabilidade 
13 Casa Lotérica e Correspondente - Bancário Lotérica Vitória
14 Produtos Agropecuários - Agreste Produtos Agropecuários
15 Empréstimos Consignados (BMG) - Rocha Assessoria e Serviços 
16 Cirurgiã Dentista - Drª. Sônia Cristiane Rodrigues de Lima 
17 Aviamentos e Tecidos - Toke de Malhas 
18 Frigorífico - Frigorífico São José 
19 Sex Shop e Moda Íntima - Loja Criativa
20 Perfumaria e Embalagens para presentes - Loja Criativa
21 Fábrica e loja de estofados - Estofados Luiza
22 Ótica - Óticas Nova Dimensão
23 Ferragens - Cícero Ferragens
24 Pizzaria - Pizzaria Vip
25 Farmácia - Drogaria Caetés 
26 Farmacista - Jailson Melo da Rocha 
27 Laboratório de Análises Clínicas - Rede de Laboratório Galvão 
28 Ensino do Maternal ao 5º ano - Instituto Monteiro Lobato
29 Vidraçaria - Sanzer Vidraçaria 
30 Loja de Confecções Popular - Manancial Confecções 
31 Posto de Combustível - Auto Posto Duda 
32 Posto de Lavagem - Lava Jato e Pousada Santa Clara 
33 Sorveteria - Sorveteria Sabor Art 
34 Escola de Música - Curso Livre de Música 
35 Profissional de Doces e Salgados - Nalva 
36 Alinhamento, Balanceamento e Pneus - Tigre Pneus
37 Moto Peças e Serviços - Fábio Moto Peças 
38 Locutor - Jorge Melo 
39 Comunicação Gráfica - Nelmam
40 Lanternagem e Pintura - Oficina Papaléguas 
41 Panificadora - Panificadora Modelo 
42 Manutenção e Vendas de Antenas - Zezinho Teixeira das Antenas 
43 Serralharia - Art & Ferro 
44 Distribuidora de Ração - Armazém Padre Cícero 
45 Provedor de Internet - Cyber Connect
46 Diretora de Estabelecimento de Ensino - Rosana das Neves S. T. Albuquerque 

A TLN pesquisas parabeniza a todos pelo sucesso e agradece a população a confiança depositada.
Acesse o Blog Capoeiras e confira a cobertura do evento.

TLN desde 1999 fazendo pesquisas de qualidade com credibilidade.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Assassinato e acidente com moto deixam duas vitimas fatais em Capoeiras na noite deste domingo.

A noite desde domingo (26) foi trágica em Capoeiras. O senhor Damião Alves Teixeira, 30 anos, que residia no Sitio Serra do Gurjão, zona rural de Capoeiras foi assassinado a tiros de revólver. O site NE10 informou que a polícia disse que o acusado de praticar o crime é um homem identificado por Milton. Segundo informações, vitima e acusado estavam juntos bebendo em um bar no referido sitio, e após irem embora, em certo trecho da estrada, houve o crime. O acusado que seria ex-presidiário evadiu-se do local antes da chegada da polícia. Este foi o primeiro assassinato cometido em Capoeiras em 2014.

Acidente:

Também na noite deste domingo, faleceu vítima de queda de uma motocicleta, o senhor José Heleno Dias (Leno como era conhecido), que residia na Rua 1º de Abril, em Capoeiras. O acidente ocorreu na estrada que liga Capoeiras ao povoado Salobro em Pesqueira, nas proximidades da Vila Vintém. A vitima viajava na garupa de uma moto, de onde caiu do veiculo em movimento e faleceu na hora. O motociclista e a moto não se acidentaram. O corpo da vitima foi conduzido para IML em Caruaru, e o sepultamento esta previsto para acontecer na manhã desta terça-feira (28), no cemitério de Capoeiras.

Torcedores do Sport e do Santa Cruz se enfrentam em partida de futebol em Capoeiras.

Em Capoeiras a rivalidade entre os torcedores do Sport e do Santa Cruz vai ser decidida dentro de campo. Após zoarem muito da cara dos adversários, os torcedores dos dois times pernambucanos vão resolver a “peleja” numa partida de futebol, que será realizada no próximo domingo (02), às 08:00 horas da manhã, no campo da COHAB. 

Para fazer parte dos times, além de capoeirense, precisa ser torcedor declaro e não ser muito “perna de pau”; pois mesmo sendo uma “pelada”, ninguém quer perder um jogo desses. O vereador Piu, Fred e Nego do Mercado estão organizando o time tricolor; já o time rubro negro tem como responsáveis, Marquilano e Marquinhos.

O clássico das multidões dos torcedores capoeirenses promete muita rivalidade e emoção dentro do campo. A brincadeira deve atrair um bom numero de pessoas ao campo da COHAB. Todo mundo esta convidado a assistir esse grande duelo, no domingo. Protejam as canelas!

Merece Registro, 27.01.2014


  • Em Capoeiras, a Festa de São José no ano de 2014 acontecerá nos dias 19 a 23 de março. A informação foi dada pelo monsenhor Geraldo Batista, na missa do último domingo. Ele disse também que já houve uma reunião para tratar da referida festa. A expectativa agora é pela data da Festa Cultural (shows) elaborada pela prefeitura.



  • O jovem atleta capoeirense Pedrinho Padilha irá viajar para o sudeste do país no próximo dia 1º de fevereiro. E de lá, seguirá para o estado de Santa Catarina. Pedro vai fazer teste para jogar futebol em equipes daquela região.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: Lucia Santos, dia 27; Pedro Pires, dia 31; e Virginia Spinassé, dia 1º de fevereiro. Felicidades e muitos anos de vida a todos!



  • O jovem advogado capoeirense Carlos Wagner Rodrigues foi aprovado recentemente num concurso para juiz de direito, no estado do Espírito Santo. A noticia foi publicada pelo jornalista Roberto Almeida, no seu blog. Daqui parabenizamos Carlos Rodrigues, o mais novo juiz de direito filho da terra de João Borrego. 



  • Garanhuns realizará a II Bienal do Livro do Agreste entre os dias 1º a 11 de maio, na Praça Mestre Dominguinhos. A estimativa é de que cerca de 50 estandes sejam montados no evento, e que mais de 100 editoras de todo Brasil participem.



  • O amor esta no ar. Na semana passada os radialistas Sulipa e Hernandes Oliveira leram uma carta de amor enviada para a rádio Jovem Cap FM. Na carta que não tinha pistas do remetente ou destinatário, a pessoa confessou-se apaixonada e não se importar de ser chamada por alguns pejorativamente de, “a amante”. Certeza não tenho, mas desconfio para quem se destinava a apaixonada carta de amor: está no ar.


  • O EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro esta elaborando uma lista para divulgação com os nomes dos alunos que foram aprovados nos vários vestibulares da faculdades e Universidades da região. 


Quando todo mundo pensa igual, é porque ninguém esta pensando. 
Walt Lippman

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Seleção de Capoeiras estreia com empate no Campeonato do Agreste

Teve inicio neste final de semana, o Campeonato do Agreste de Futebol, e a Seleção de Capoeiras estreou jogando contra a forte equipe do Atlético de São Bento do Una, em partida realizada na tarde deste domingo (26), no campo da COHAB. O jogo terminou empatado em 0 X 0. 

A Seleção de Capoeiras jogará domingo (02), fora de casa. O time tem como dirigentes, Ivo do posto, Pitonho (Diretor de Esportes do Município), e Gibi. As informações e a foto que ilustra esta postagem são do amigo Leandro Santana.

Já o time do Estrela da Manhã que também participa do Campeonato do Agreste venceu na estreia por 1 X 0 em jogo realizado contra uma equipe da cidade de Saloá.

Vereador Ailton Lino reitera pedido de criação do PCC para todos os servidores municipais de Capoeiras

A criação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) para os servidores públicos lotados nas diversas secretarias do município de Capoeiras voltou a ser defendido pelo vereador Ailton Lino (PSB). Na sessão da última terça-feira (20), o vereador Piu solicitou do presidente da Casa, o envio de um oficio ao Executivo municipal pedindo informações sobre o requerimento de sua autoria, aprovado na câmara no mês de setembro de 2013, que pediu a criação do PCC para todos os servidores.

O vereador Piu disse que já esta na hora de todos os servidores municipais terem um PCC que valorize o trabalhador. Ele pediu que Executivo Municipal olhasse a proposta com bons olhos, e afirmou que atualmente só os servidores da Secretária de Educação têm PCC próprio.

Prefeitura de Saloá vai realizar concurso público em 60 dias

Após 20 anos, o município de Saloá finalmente irá realizar concurso público. A informação foi do prefeito Ricardo Alves (PMDB), que encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores solicitando autorização para a realização do certame. "Estamos há muito tempo sem servidores efetivos. Os prefeitos anteriores foram adiando e finalmente nós conseguimos, após muito planejamento, realizar este concurso", destacou Ricardo.

O Legislativo deve votar no projeto em seção extraordinária que acontece na proxima quinta-feira (30), mas a maioria os parlamentares já se apresenta favorável à medida. "É preciso dar oportunidade ao nosso povo e garantir uma estrutura mais consolidada no funcionalismo. O concurso é a melhor forma de efetivar quem de direito trabalha na prefeitura", destacou o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Birunda.

A seção acontece a partir das 15 horas desta segunda. Há cerca de 600 vagas para o certame. Os salários variam de R$ 724,00 à R$ 3.000,00. Serão contempladas as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras, Agricultura, Governo e Administração. Há vagas para Lavadeira hospitalar, motociclista, pedreiro, guarda municipal, motorista, fiscal de tributos, técnico em agropecuária, assistente social, professores e médicos entre outros. No total são 70 profissões distintas. O edital deve sair nos próximos dias. A perspectiva é de que o concurso seja realizado ainda em março deste ano.
Geraldo Moret - Assessoria de Comunicação

sábado, 25 de janeiro de 2014

Governo federal entregou caminhões pipas a 62 municípios pernambucanos , entre eles, Capoeiras e Caetés

No Agreste Meridional receberam caminhões-pipas, os municípios de: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, São Bento do Uma, São João, e Terezinha.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou caminhões-pipas aos prefeitos de 62 municípios de Pernambuco. A entrega ocorreu na cidade de Caruaru, e contemplou um veiculo por prefeitura. O investimento do Governo Federal foi de R$ 15 milhões, e a ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do crescimento (PAC 2).

O MDA estima que a iniciativa irá beneficiar cerca de 600 mil moradores do campo, na região do semiárido pernambucano. Os 62 municípios contemplados com os caminhões-pipas já receberam do Governo Federal, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba; totalizando 4 equipamentos cada um. 

Segundo o delegado do MDA em Pernambuco, Demétrius Fiorante, o veículo, além de democratizar a distribuição de água, gera economia para os municípios. “Muitas prefeituras não têm condições de comprar um caminhão-pipa e, geralmente, alugam o equipamento. Essa doação vai aliviar esse gasto. Ele disse que o veículo vai ser usado para levar água para a população.

PAC PE
Em Pernambuco, já foram entregues 525 equipamentos para 170 municípios, todos inclusos no grupo três do PAC. O total já investido é superior a R$ 130 milhões. Até o fim do primeiro semestre de 2014, 770 equipamentos serão entregues, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimento para melhorar a infraestrutura pernambucana.

Lista dos 62 municípios beneficiados 

Agrestina, Aguas Belas, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Cedro, Chã Grande, Correntes, Cumaru, Cupira, Floresta, Frei Miguelinho, Garanhuns, Granito, Gravatá, Iati, Ibirajuba.

Antônio João Dourado assume o DER

Antônio João Dourado assume o DE Antônio João Dourado é o novo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). Ele aceitou o convite feito pelo governador Eduardo Campos para retornar à gestão, na qual atuou como secretário de Articulação Regional, entre 2007 e 2008. Engenheiro elétrico, ele foi indicado pelo secretário de Infraestrutura Joao Bosco Almeida.

Antônio João Dourado é servidor concursado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) há 40 anos, tendo trabalhado com João Bosco no referido órgão. Entre os cargos públicos que exerceu, estão a presidência do Porto de Suape e a diretoria de Engenharia e Construção da Celpe, além de passagem pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper). Foi prefeito de Lajedo por três mandatos e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Estava, desde março de 2013, na presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (25/01).


* Foto: Roberto Pereira/Divulgação

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Três crianças da mesma família morreram afogadas em Capoeiras.


A tragédia ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (24). Três crianças morreram afogadas no Bairro Quati, em Capoeiras. As vitimas foram os irmãos, José Maciel de Matos, 4 anos, e José Marcos de Matos de 03 anos, filhos de José Marcio de Matos e Maria Cleidiane da Silva; e o primo deles, José Adeilson de Matos, de 02 anos, filho de José Adelson de Matos e Maria Fernanda de Matos. As vitimas residiam na Rua 08, na COHAB, e se afogaram num buraco cavado para a construção de uma fossa, no quintal da casa de um outro familiar, no Quati.

Segundo a direção do Hospital Municipal de Capoeiras, os corpos deram entrada já sem vida e, nada mais pôde ser feito para reanima-los. Pelo que se pode observar nas fotos tiradas no local, tudo indica que os menores foram tomar banho no local, já que suas roupas e sandálias estavam à beira do buraco. 

As crianças eram netos do senhor Antonio Salobro (Gari aposentado).

Os corpos foram encaminhados para o IML em Caruaru. Já a Polícia Civil esta investigando as causas da tragédia.


 As fotos do local são do amigo Junior Artes, gentilmente cedida ao Blog.

Time do Estrela da Manhã representa Capoeiras no Campeonato do Agreste


Começa neste final de semana, o Campeonato do Agreste de Futebol, edição 2014, e Capoeiras será representada na competição pela equipe Estrela da Manhã. A primeira partida do time capoeirense ocorrerá neste domingo dia 26, contra a equipe de Saloá, na cidade de Saloá. Com partidas semanais, aos domingos, as disputas ocorrerão em jogos de ida e volta. Em Capoeiras, os jogos serão disputados no Campo da COHAB.

O primeiro jogo do Estrela da Manhã aqui em capoeiras será no domingo dia 02 de fevereiro, contra a equipe de Jurema.

O time do Estrela da Manhã tem como presidente, Rivelino; e o técnico é Evandro Oliveira. Fazem parte da equipe, os atletas: Rafa (goleiro), Duru, Evandro, Vera, Rivelino, Adriano, Madruga, Benga, Edcarlos, Geraldinho, Juninho, Zé Ildo, dedé, Jacozinho, renato de Djalma e William.

As informações são do presidente da equipe, o senhor Rivelino, que disse também o Campeonatto deve durar cerca de cinco meses, e que além de capoeiras participam equipes de: Bom conselho, Saloá, São Bento do Una, Iati, entre outras.

Na foto compartilhada no Facebook por Rivelino, alguns dos atletas do time do Estrela da Manhã.

Tragédia, três crianças da mesma família morrem afogadas em Capoeiras

Três crianças morreram afogadas em Capoeiras na manhã desta sexta sexta-feira (24). As primeiras informações são de que  as crianças têm no máximo cinco anos (dois irmãos e um primo), a tragédia ocorreu em um  no bairro Qauati, aqui na sede do município. Neste momento, os corpos encontraremos no Hospital Municipal da nossa cidade, e é grande o numero de familiares e curiosos a procura de notícias.

Assim que obtivermos mais informações sobre este lamentável acontecimento, informaremos.

Rosa Quidute, primeira mulher a assumir a prefeitura de Garanhuns

Mesmo assumindo o cargo de prefeita por poucos dias, a vice-prefeita Rosa Quidute entra para a história do município de Garanhuns como a primeira mulher a ocupar o posto. A transmissão do cargo ocorre nesta sexta-feira (24) na prefeitura, e partir do dia 27/01 até 07/02, Rosa ficara a frente dos destinos políticos da cidade das flores. 

A vice prefeita Rosa Quidute ocupará o cargo de prefeita de Garanhuns porque o prefeito Izaías Régis vai tirar uns dias para descanso,  e viajará para o exterior; e neste caso, a Lei Orgânica Municipal recomenda a transmissão do cargo.

Foto do blog ptgaranhuns.blogspot.com

Delegado de polícia em Goiás faz cirurgia de mudança de sexo

O delegado Thiago de Castro Teixeira, da Polícia Civil de Goiás, surpreendeu sua família e a corporação, depois de ter tira férias e viajado para o exterior e, retornar se chamando Laura de Castro Teixeira. O delegado aproveitou o período de férias, viajou para a Tailândia, onde realizou uma cirurgia de mudança de sexo. 

Considerado um delegado linha dura, era casado e é pai de dois filhos,  Thiago de Castro foi chefe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos, no município de Porangatu, no interior de Goiás. Quando retornar ao trabalho no próximo mês, após a cirurgia de mudança de sexo, e passar a se chamar Laura Castro, ela irá no plantão da Delegacia Especializada  em Atendimento à Mulher, em Goiânia.

A serôdia de mudança de sexo do delegado goiano, Thiago que passou a se chamar Laura, é o assunto mais comentado do momento nas redes sociais e nos sites de notícias do país.

Mais, leia no G1


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Festa da padroeira de Jucati, 2014, terá Amado Batista e Cavaleiros do Forró

O município de Jucati - PE realiza nos dias 23 a 25 de janeiro de 2014, a tradicional festa da sua padroeira Santa Terezinha. 

E para animar a parte cultural da Festa, grandes shows musicais acontecerão neste final de semana em Jucati.

Programação dos shows: 

Sexta-feira, 24/01.

Amado Batista
Forró na Mídia

Sábado, 25/01.

Cavaleiros do Forró
Katia Cilene & Forró do Bom

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Laboratório Municipal de Capoeiras realizou mais de 26 mil exames no ano de 2013

A Secretaria de Saúde de Capoeiras, através do Laboratório Municipal de Analises Clinicas Dr. Odon Alves Macêdo realizou gratuitamente 26.612 exames laboratoriais básicos, beneficiando 5.452 pessoas, sobretudo aquelas mais carentes. Inaugurado em 2013 pela prefeita Neide Reino (PSB), o Laboratório Dr. Odon Alves Macêdo conta com dois biomédicos e seis funcionários que atendem de segunda-feira à sexta-feira das 07:00 horas às 13:00 horas oferecendo a realização de 29 tipos diferentes de exames de analises clinicas. A informação é do diretor do Laboratório, José Claudio Ferreira (Claudinho) (foto).

Segundo José Claudio Ferreira além dos exames oferecidos no Laboratório Municipal, a Secretaria de Saúde do Estado disponibiliza para Capoeiras uma cota de mais 490 exames/mês para analises mais complexas. E que a prefeitura gastou mais R$ 8.000,00 com a realização de outros 480 exames de hormônios e biopsias, no ano de 2013. Totalizando mais de 31 mil exames gratuitos para a população. Claudio informou também que exames laboratoriais para pacientes do Hospital Municipal (internos) são realizados 24 horas por dia: para isso, um biomédico fica de sobreaviso. 

O Laboratório Municipal Dr. Odon Alves Macêdo começou a funcionar em março de 2013 numa sala do Hospital Municipal, e em julho mudou-se para um prédio próprio na Av. 21 de Dezembro (em frente ao Banco do Brasil). 

Os exames oferecidos no Laboratório são os seguintes: Acido úrico, creatina, colesterol (três tipos), glicose (dois tipos), HB-Glicosilada, TGO,TGP, triglicerídeo, ureia, hemograma, leucograma, eritograma, HTC+HBG, VHS,ABO+Rh, TS+TC, coagulograma, plaquetas, TP/AE, AEO, PCR, látex, VDRL, beta-HCG, parasitológico e sumario de urina. 

Funcultura realiza em Garanhuns oficina para artistas do Agreste Meridiopnal


Artistas de todos os municípios do Agreste Meridional podem participar


Na próxima sexta-feira (24) e sábado (25), Garanhuns recebe, mais uma vez, a equipe da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que realizará uma oficina de projetos visando o edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) Independente 2013/2014, lançado recentemente.

O edital abre espaço para a apresentação de projetos e propostas em todas as linguagens culturais, exceto audiovisual, que já dispõe de um edital específico para a área. “É uma boa oportunidade para os produtores culturais e artistas de Garanhuns, e de toda a região do Agreste Meridional, tirarem suas dúvidas sobre projetos, orçamentos, viabilidades técnicas de execução”, reforça a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite.

A oficina faz parte de um ciclo de capacitação e acontece de 8h às 12h e de 14h às 18h, da sexta-feira. No sábado, será de 8h as 12h, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), localizada na avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis.

Câmara de vereadores de Capoeiras não fez acordo com a prefeita

O blog equivocou-se ao publicar na semana passada que o vereador Dedinho teria dito que a prefeita não cumpriu um acordo firmado com Câmara. Conforme a Ata da sessão realizada no dia 14, a notícia correta é que o acordo citado pelo vereador Dedinho ocorreu entre a prefeita e os professores da rede municipal, numa reunião realizada no salão da Câmara, e na qual os vereadores estavam presentes. E é por isso, que a bancada de oposição promete obstruir votações de interesse da municipalidade. 

Portanto, não houve nenhum acordo entre a prefeita e a câmara, e sim com os professores. Os vereadores  só presenciaram a reunião.

A retificação do que foi publicado foi feita pelo vereador Dedinho, e pelo vereador Geraldo do Alegre, na sessão da Câmara, nesta testa terça-feira (21).

O Blog desculpa-se com o vereador Antonio Alberto (Dedinho), a câmara municipal e aos leitores pelo equivoco.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Campanha Educativa sobre o transporte de crianças em motos desagrada alguns capoeirenses

Imagem compartilhada no Facebook.
A negligencia e irresponsabilidade de algumas pessoas chega a assustar. A campanha educativa sobre transporte de crianças por motocicletas lançada na semana passada pela Polícia Militar e Conselho Tutelar de Capoeiras não esta agradando alguns capoeirenses que têm abordado conselheiros tutelares para reclamar. Pessoas que preferem continuar pondo em risco vidas humanas a se adequarem às Leis não estão gostando da possibilidade de serem repreendidos e até terem suas motos apreendidas pela PM. O assunto foi abordado pelo Conselho Tutelar de Capoeiras, no seu perfil no Facebook.

Na rede social, o Conselho Tutelar enfatiza que a iniciativa da Campanha foi da Polícia Militar, e que por Lei é proibido transportar crianças menores de sete anos em veículos de duas rodas (motos). Também ressalta os deveres do Conselho Tutelar de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e, não para agradar adultos irresponsáveis. 

O que diz CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Art. 244º Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor
V- transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstancias, condições de cuidar de sua própria segurança:
infração gravíssima;
penalidade- multa e suspensão do direito de dirigir;
medida administrativa- recolhimento do documento de habilitação.

Tomara que a campanha seja um sucesso! 

Além do dinheiro para comprar os veículos, as pessoas deviam ter conhecimento das leis.

Dinheiro e status influenciam a satisfação sexual das mulheres, diz estudo

Esta explicado!

Um estudo conduzido por pesquisadores espanhóis constatou que a renda e o status influenciam na satisfação sexual das mulheres. Segundo a pesquisa, quanto mais dinheiro e poder elas tiveram, mais satisfatórias tendem a ser suas relações sexuais.

O levantamento foi realizado pela Agência de Saúde Pública de Barcelona, na Espanha, a partir da análise das respostas de 10 mil pessoas a um questionário de saúde sexual do governo espanhol de 2009. De acordo com os autores do estudo, a renda e o status conferem às mulheres maior independência, o que estaria intimamente ligado ao prazer sexual.

Eles dizem que o conforto socioeconômico permite uma liberdade maior ao sexo feminino para explorar suas fantasias sexuais e ter maior controle sobre o uso de métodos contraceptivos. Mulheres com mais dinheiro também tendem a se envolver menos em relações abusivas, assim como têm menos chances de sofrer estupro ou agressão sexual.

Além disso, elas tendem a abandonar relações abusivas mais cedo do que mulheres mais pobres ou mesmo procurar mais rapidamente auxílio profissional ou aconselhamento, acrescentam os pesquisadores. Segundo Dolores Ruiz, da Agência de Saúde Pública de Barcelona, responsável pelo estudo, mulheres com melhor nível sócio-econômico “têm maior consciência de suas preferências e maior capacidade de desenvolver sua sexualidade de maneira a lhes garantir maior satisfação sexual”.
Fonte: UOL Noticias

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Merece Registro, 20.01.2014


  • O senhor Cosmo Valença reassumiu a Secretaria Municipal de Agricultura de Capoeiras. O retorno aconteceu na última sexta-feira (17). Segundo informações, Cosmo Valença teria pedido afastamento da Pasta para poder acompanhar mais de perto um de seus familiares que estava com problemas de saúde; já esta tudo bem com o seu familiar, e ele reassumiu a Secretaria. Algumas pessoas na cidade chegaram a comentar que o afastamento do secretário teria ocorrido devido a divergências de opinião entre ele e a prefeita Neide Reino. Pelo visto foi mesmo só um boato.



  • Aumentou o numero de pessoas presentes na Câmara de vereadores de Capoeiras na primeira sessão após a mudança do horário. Agora as reuniões ocorrem às 19:00 horas, todas às terças-feiras.



  • Com razão: O vereador Carlos Junior reclamou do grande numero de animais soltos nas ruas de Capoeiras, e pediu providências a secretaria competente para que os animais sejam recolhidos das ruas.


  • Para amenizar o problema da falta de água que se agrava a cada verão, o vereador Estevão Valença (Ferrinho) apresentou requerimentos na Câmara solicitando a limpeza uma barragem na propriedade do senhor Vital, no sítio Imbé; e de uma lagoa comunitária, no Sítio Boa Vista, na propriedade do senhor Expedito. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: dia 19, Iramaya Araujo Costa; dia 25, Edson Bezerra e Jéssyca Paes.; e dia 26, Lidiany Rafael.  Felicidades e muitos anos de vida!



  • O vereador Dedinho, na última sessão da Câmara disse que mais uma pessoa teria sido mal atendida no Hospital de Capoeiras. E que o Secretário de Saúde realizou reunião com os funcionários do PSF Gildo Marques durante o horário de expediente, prejudicando o atendimento as pessoas no Posto. Dedinho disse que com o ex-prefeito quando ocorria mau atendimento no hospital se dizia que os funcionários eram contra: Será que os funcionários do hospital são sempre contra o prefeito? Perguntou.



  • Ocorreu no último final de semana a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro do Povoado Riacho do Mel. Além da parte religiosa comandada por monsenhor Geraldo Batista, também aconteceram shows culturais. 


“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog

Empresas e profissionais que já aderiram a participação no prêmio excelência 2014, em Capoeiras

01 Rádio Jovem Cap 104,9 – Emissora de Rádio
02 E.R.M. Stúdio – Ernandes Publicidade – Som Volante e Publicidade
03 Blog Capoeiras – Blog de Notícias 
04 Dr. Carlos Wagner Santos Rodrigues – Advocacia 
05 Aquarela - Papelaria e Copiadora
06 Antônio Criolo – Vereador Destaque
07 Draiton Oliveira de Melo - Jovem Empresário 
08 Libório Construções – Madeireira, Material de Construção e Serraria 
09 Funerárias e Floricultura S. Francisco de Assis - Funerárias e Floricultura
10 Claudino Supermercado – Supermercado
11 Lucinha do Galeto – Abatedouro Avícola
12 Sociu’s Contabilidade – Escritório Contábil
13 Lotérica Vitória  - Casa Lotérica e Correspondente Bancário
14 Agreste Produtos Agropecuários - Produtos Agropecuários
15 Rocha Acessória e Serviços – Empréstimos Consignados (BMG) 
16 Drª. Sônia Cristiane Rodrigues de Lima – Cirurgiã Dentista
17 Toke de Malhas – Aviamentos e Tecidos
18 Frigorífico São José – Frigorífico
19 Loja Criativa – Sex Shop e Moda Íntima
20 Loja Criativa – Perfumaria e Embalagens para presentes
21 Estofados Luiza – Fábrica e loja de estofados
22 Óticas Nova Dimensão – Óticas
23 Cícero Ferragens – Ferragens
24 Pizzaria Vip – Pizzaria
25 Drogaria Caetés
26 Jailson Melo da Rocha – Farmacista
27 Rede de Laboratório Galvão – Laboratório de Análises Clínicas
28 Instituto Monteiro Lobato – Ensino do Maternal ao 5º ano
29 Sanzer Vidraçaria – Vidraçaria
30 Manancial Confecções – Loja de Confecções Popular
31 Auto Posto Duda – Posto de Combustível
32 Lava Jato e Pousada Santa Clara – Posto de Lavagem
33 Sorveteria Sabor Art – Sorveteria
34 Curso Livre de Música – Escola de Música
35 Josenalva Josefa de Oliveira – Profissional de Doces e Salgados 
36 Tigre Pneus – Alinhamento, Balanceamento e Pneus
37 Fábio Moto Peças – Moto Peças e Serviços
38 Jorge Melo – Locutor 
39 Nelman – Comunicação Gráfica 
40 Oficina Papaléguas – Lanternagem e Pintura
41 Panificadora - Panificadora Modelo 
42 Manutenção e Vendas de Antenas - Zezinho Teixeira das Antenas 
43 Serralharia - Art & Ferro 
44 Distribuidora de Ração - Armazém Padre Cícero 
45 Provedor de Internet - Cyber Connect

46 Diretora de Estabelecimento de Ensino - Rosana das Neves S. T. Albuquerque

Uma poesia de Fernando Pessoa para começar bem o seu dia

Segurado do INSS que não renovar senha terá o beneficio bloqueado

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social.

Os bancos tem até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

Em agosto, o INSS prorrogou o prazo, pois, dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não tinham atendido à convocação para renovar a senha. O número caiu, porém 4,7 milhões ainda precisam fazer a renovação nas próximas semanas.

As mudanças estão sendo implementadas pelas instituições financeiras pagadoras de benefícios desde maio de 2012. Segundo o INSS, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto e de fé pública (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação).

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Os segurados que residem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado, informou o instituto. As dúvidas, segundo o INSS, podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que a prova de vida tem o objetivo de combatet fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. A federação garante que os bancos investiram para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população, e as instituições que dispõem de tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la.
Agência Brasil

domingo, 19 de janeiro de 2014

Criança diz cada uma

HUMOR DO DOMINGO


O garoto chegou cansado, todo sujo, e ainda atrasado na sala de aula.

A professora quis saber o que aconteceu:

- Isso são horas? E sujo desse jeito? Isso não tem explicação!

- Tem sim professora: tive que lavar a vaca lá de casa para o touro cobrir.

- Mas o seu pai não pode fazer isso?

- Poder, pode, mas acho que a vaca prefere o touro.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Governo do Estado anuncia investimentos para jovens agricultores; Garanhuns e Caetés serão contemplados

O governador de Pernambuco participou, na tarde desta sexta-feira (17/01), do 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para obras de irrigação, abastecimento de água e assistência técnica de cultivos orgânicos para o Sertão e Agreste. As intervenções fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para Jovens Agricultores. Serão beneficiados os municípios de Iguaraci, Santa Terezinha, Tuparatema e São José do Egito, no Sertão do Pajeú; e Tupanatinga, Caetés e Garanhuns, no Agreste Meridional. Os investimentos são da ordem de R$ 707,6 mil. "Essa é mais uma ação em favor de quem vive no campo, da juventude, ajudando na recuperação desse duro período de estiagem e do futuro dessa região", destacou o governador.

O 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa segue vai até o domingo (19/01), no Parque de Exposições do Cordeiro. Quase 1.500 jovens estiveram presentes, incluindo Índios de tribos pernambucanas e paraibanas. O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude Rural, ligada à Igreja Católica.

TCE rejeita Contas da Prefeitura de Bom Conselho de 2012

A segunda Câmara do TCE emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Bom Conselho a rejeição das contas da ex-prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira, referentes ao exercício financeiro de 2012. O voto do relator, conselheiro Dirceu Rodolfo, recomendando a rejeição das contas foi fundamentado em irregularidades como: 

- Não aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino; 
- Não recolhimento de R$ 162.118,49 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS); 
- Não recolhimento de R$ 366.904,53 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
- E o descumprimento ao artigo 42 da LRF, que veda o titular de Poder ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.

As principais recomendações do relator do processo foram:

- Elaborar a programação financeira e o cronograma mensal de desembolsos;
- Apresentar as informações das prestações de contas em consonância com o sistema SAGRES;
- Implantar as ações necessárias ao cumprimento das normas sobre transparência pública, inclusive quanto à Lei de Acesso a Informação e a divulgação dos dados contábeis e financeiros dos órgãos municipais.
- Adotar as providências necessárias para a correta aplicação dos percentuais mínimos, legalmente previstos, nas ações e serviços públicos de saúde e na educação;
- Repassar, integralmente, à conta do INSS, as contribuições previdenciárias dos servidores e do ente.
A não adoção destas medidas pode ensejar aplicação da multa prevista no inciso XII do artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600/2004, Lei Orgânica do Tribunal.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/01/2014