Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Garanhuns, II Bienal Internacional do Livro é lançada oficialmente



Foi lançada, oficialmente, na manhã de hoje (30), no Recife, a II Bienal Internacional do Livro do Agreste. O evento, que acontece na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, entre os dias 09 e 18 de maio, tem 2.500 m² e irá reunir mais de 100 editoras de diversos segmentos literários. Representantes da Prefeitura de Garanhuns participaram da coletiva de imprensa.


Em sua fala, o presidente da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros, José Alventino Lima, ressaltou o objetivo da criação da bienal. “Nossa meta é interiorizar a cultura da leitura, levando obras e incentivando as pessoas a buscarem cada vez mais os livros”, disse.

Cerca de 2 milhões de reais serão movimentados na região e mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos gerados. O secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, falou da grande alegria do Governo Municipal em receber a iniciativa. “Todos nós estamos envolvidos nessa proposta. O nosso prefeito Izaías Régis vem sempre buscando incentivar, nos eventos, a leitura. Temos, por exemplo, espaços direcionados no Festival de Inverno, no Festival de Literatura, entre outros. Sempre iremos apoiar eventos como esse”, completou.

Entre os autores e palestrantes já estão confirmadas as presenças da sexóloga do programa Altas Horas, Laura Muller, o poeta Jessier Quirino, o jornalista da Rede Globo, Marcelo Canellas, o escritor Raimundo Carrero e Pe. Ayrton da Fundação Terra. O público vai acompanhar uma programação que inclui palestras, debates, recitais, conversas literárias, intercâmbio literário-cultural e Feira do Livro. O local contará, ainda, com tenda de autógrafos e espaços voltados para o público infanto-juvenil. Este ano, a Bienal terá como homenageados Dominguinhos, trazendo, em sua programação, vários debates sobre sua vida e arte, e a professora e escritora de Garanhuns, Luzinette Laporte.

A secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, ressaltou o poder de transformação que a educação traz na vida das pessoas. “Como diz Mário Quintana, o livro não muda o mundo, o que muda no mundo são as pessoas, e os livros mudam as pessoas”, relacionou.

A II Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Andelivros (Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros), com patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Educação e Cultura, Empetur e Sesi. Empresas apoiadoras: Editora Cepe, Editora Construir e Agência Tante. Produção Pitanga Promo.

Candidatos da Frente Popular em São Bento do Una; e Armando Monteiro em Caetés e Iati.

O candidato da   governador Paulo Câmara e o candidato a senador  a senador Fernando Bezerra Coelho visitaram o município de São Bento do Una na noite desta terça-feira (29), onde foram recepcionados pela prefeita Débora Almeida (PSB) e outros lideres locais, onde participaram de evento que reuniu cerca de 800 pessoas.

Após o ato, a comitiva prestigiou a festa de Emancipação Politica dos 154 anos de São bento do Una.

Caetés.

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) acompanhado por João Paulo (PT) estará na cidade de Caetés no próximo domingo (dia 04 de maio. A comitiva composta também por candidatos a deputado e lideres políticos da região devem ser recepcionados em Caetés pelo "xará" do senador, o prefeito Armando Duarte. No mesmo dia, no período da tarde, a comitiva também visitará Iati, municipio governado pelo prefeito Padre Jorge.

Jovens Capoeirenses aderem à campanha "Somos Todos Macacos" contra o racismo

Racismo Aqui Não!

Depois que o jogador brasileiro Daniel Alves foi vitima de racismo quando um torcedor jogou uma banana dentro do campo (chamando-o de macaco) e o atleta comeu a fruta, uma onda de protesto invadiu as redes sociais com o viral “#Somos Todos Macacos”. Pessoas famosas e anônimas postaram fotos segurando e/ou comendo bananas em apoio ao atleta. 

Em Capoeiras um grupo de alunos da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entrou no clima do protesto e também publicou uma foto em apoio à causa. Na foto publicada na rede social Facebook pela estudante Ericarla Siqueira com a hashtag: “#Racismo Aquii Nãao!”, ela e seus colegas aparecem segurando bananas.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Times capoeirenses perdem na Copa do Agreste, e só a Seleção de Capoeiras continua na competição.

Seleção de Capoeiras
A rodada do último final de semana, da Copa do Agreste, não foi muito boa para os dois times que representam Capoeiras na Competição. O time do Estrela da Manhã perdeu para o time do Sport de Iati pelo placar de 3 X 0 e esta fora da competição. Já a Seleção de Capoeiras perdeu para o time do Saloá pelo placar de 2 X 1, mas como tinha vencido a primeira partida também por 2 X 1 se classificou para as semifinais.

Estrela da Manhã
O jogo entre os times do Estrela da Manhã e Sport de Iati aconteceu na cidade Iati. Já a partida entre a Seleção de Capoeiras e a equipe de Saloá aconteceu no campo da COHAB, aqui em Capoeiras; ambos os jogos ocorreram na tarde do último domingo dia 27.

"Somos Todos Bananas", internautas acusam Neymar e Luciano Huck de utilizarem campanha contra o racismo no futebol para fazerem marketing

Somos macacos ou será que somos bananas

Viral lançado pelo jogador Neymar, em solidariedade ao colega do Barcelona Daniel Alves, recente alvo de racismo no futebol e que repercutiu no mundo todo, foi explorado comercialmente pelo apresentador Luciano Huck; ele usou sua grife para vender camiseta por R$ 69; iniciativa foi bombardeada na internet: “Geral fazendo campanha #SomosTodosMacacos enquanto o Neymar e o Luciano Huck lucram com isso. #SomosTodosBananas isso sim!”

Uma ação gerada pelo jogador Neymar em solidariedade ao colega do Barcelona Daniel Alves, recente alvo de racismo no futebol, dominou a internet nesta segunda-feira. Diante do Villarreal, o lateral brasileiro teve uma banana arremessada em sua direção, enquanto cobrava um escanteio. Em um gesto inusitado, pegou a fruta do chão e a comeu.

O craque do Barça pediu aos seus seguidores que publicassem fotos comendo uma banana e usassem a hastag #somostodosmacacos. A mensagem foi publicada com uma selfie em companhia com seu filho.

A iniciativa ganhou adeptos no mundo todo, como o premier italiano Renzi. Ao mesmo tempo, foi fortemente criticada na Internet por ter sido explorada como canal de marketing. Neymar teria sido aconselhado pela agência de publicidade Loducca para lançar a campanha. Além disso, o apresentador Luciano Huck aproveitou a onda para vender camisetas.

Ele, que postou no Instagram uma foto ao lado da mulher, a também apresentadora Angélica, com uma banana, foi alvo de críticas de “oportunista” por internautas. A Usehuck, grife criada por ele, lançou uma camiseta que tem a hashtag #somostodosmacacos e uma banana estampada. A peça custa R$ 69.

O nome de Huck chegou a figurar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil:

“Geral fazendo campanha #SomosTodosMacacos enquanto o Neymar e o Luciano Huck lucram com isso. #SomosTodosBananas isso sim!”, escreveu o perfil @jooseanee. “E Luciano Huck, que na época dos desabamentos no Rio aproveitou pra divulgar seu Peixe Urbano, agora explora racismo pra vender camiseta”, lembrou o perfil @pablovillaca.
Fonte: Brasil247

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Merece Registro, 28.04.2014


  • A ADAGRO avisa aos produtores e comerciantes que na próxima sexta-feira dia 02 de maio não haverá a tradicional feira de gado bovino de Capoeiras.  O motivo é que no próximo dia 1º de maio terá inicio a campanha de vacinação contra a febre aftosa, e como é feriado, não dará tempo de vacinar o rebanho antes do dia da feira, e um dos requisitos para que os bovinos sejam comercializados na feira é que estejam imunizados contra a febre aftosa. O comercio de caprinos, ovinos e suínos acontecerá normalmente.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: dia 29, Marlene Lima; e dia 03/05, Ernandes Oliveira. Felicidades e muitos anos de vida!



  • Completou idade nova neste domingo 27, a jovem Mayara Souza. Mayara é filha do vereador do município de Caetés, Irmão Naldinho. A data foi comemorada com um almoço em uma chácara na zona rural de Capoeiras. Entre outras pessoas estavam presentes seus pais, tios, seu namorado Euclides Neto, o prefeito Armando Duarte e o padre Lourenço. 



  • Projetos guardados em gavetas não servem para nada. Ao participar da Audiência Pública que tratou do Plano Municipal de Saneamento Básico, na quarta-feira passada, em Capoeiras, o Gerente Regional da COMPESA Dr. Gilvandro disse que a Cia já tem um projeto para trazer água de Garanhuns para abastecer as cidades de Capoeiras e Caetés. Há cerca de três anos a COMPESA mostrou esse projeto a alguns membros da ONG Briga Ambiental e naquele momento foi dito que o projeto logo sairia do papel e tornar-se-ia realidade. Até hoje se espera! 


  • Um grupo de vereadores Capoeirenses, a frente o presidente da Casa, o vereador Antonio Crioulo, estiveram viajando para outro estado no último final de semana. Segundo informações, eles foram participar de um encontro de vereadores. 



  • Internautas postaram foto na rede social Facebook apontando um erro de grafia na placa alusiva a Praça Mestre Dominguinhos inaugurada recentemente em Garanhuns. Na placa de mármore esta escrito “Domiguinho”, quando o correto é “Dominguinhos”. 


Libertei mil escravos. Poderia ter libertado outros mil se eles soubessem que eram escravos.
Harriet Tubman

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Viva Dominguinhos se consagra com público superior a 70 mil pessoas

Três dias de muita música e de expectativas superadas. Esse é o balanço do Festival Viva Dominguinhos, encerrado na madrugada desta segunda-feira (28). O evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, trouxe em sua primeira edição mais de 15 atrações para se apresentarem em dois polos. Em 2015, o festival deverá acontecer entre os dias 30 de abril e 02 de maio – data pré-definida. O nome do cantor Fagner está entre um dos nomes cogitados para participar da segunda edição.

Formatado com o objetivo de fazer um tributo ao músico José Domingos de Moraes, que faleceu em 23 de julho de 2013, e teve seu restos mortais trazidos para Garanhuns em setembro do ano passado, a festividade chega para integrar de vez o calendário de eventos do município. “Desde quando tivemos a ideia de fazer algo para homenagear Dominguinhos nos planejamos para fazer uma festa bonita, de preservação da cultura e da história desse homem que levou Garanhuns para o Brasil e o mundo. Estou muito feliz de ver que a cidade abraçou a causa”, comenta o prefeito Izaías Régis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação nos meios de hospedagem, incluindo hotéis e pousadas, ultrapassou os 85%. O lucro para os ambulantes que trabalharam com a comercialização de comidas e bebidas, além do artesanato, também foi positivo. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o comércio da cidade teve uma movimentação de 15% a mais que em períodos normais. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) órgãos responsáveis pelo esquema de segurança, afirmaram que o período foi considerado tranquilo – sem nenhuma ocorrência grave.

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto e Raffael Espiúca

Prefeitos prestigiaram cantoria com Sebastião dias e Valdir Teles, no último sábado em Capoeiras


Uma noite de cultura nordestina com muito improviso, assim foi a apresentação dos cantadores Sebastião Dias e Valdir Teles. A dupla de repentistas se apresentou na noite do último sábado, dia 27, no salão do colégio Municipal, em Capoeiras. A apresentação dos cantadores atraiu um bom numero de pessoas que riram e aplaudiram a cada novo improviso declamado.

Sebastião Dias é o atual prefeito da cidade de Tabira, no sertão pernambucano, e sua apresentação com Valdir Teles em Capoeiras foi prestigiada por seus amigos prefeitos: José Teixeira (Paranatama), Genaldi Zumba (São João) Neide Reino (Capoeiras). Por lá também o vice prefeito Juju, e vários secretários municipais. 

Um dos grupos mais animados presentes na cantoria foi formado por: Marquilano, Marquinhos, Jhony Alves, Célio e Adelson Santana e sua esposa Carla.

O evento teve a realização do radialista Ernandes Oliveira.

domingo, 27 de abril de 2014

Pesqueira, vereador Augusto Simões morre em acidente no dia do seu aniversário

Um grave acidente ocorrido na BR 232 manhã deste sábado dia 26, vitimou o vereador do município de Pesqueira Augusto Simões (PTB). O vereador que completava 34 anos no dia em morreu, seguia para o Santuário da Divina Misericórdia entre Pesqueira e Arcoverde quando o carro em que viajava bateu de frente com um caminhão baú. Segundo reportagem do NE 10, o acidente teria ocorrido após a vitima fazer uma ultrapassagem em local proibido.

O corpo do vereador Augusto Simões esta sendo velado em Pesqueira, e seu sepultamento ocorrerá neste domingo (27), no município de Afogados da Ingazeira, no mesmo tumulo onde esta enterrada a sua esposa falecida em um acidente de carro em agosto de 2012. O vereador ficou ferido no acidente que matou a sua esposa e outras duas pessoas.


TRAJETÓRIA - Augusto Simões Maia Almeida era católico atuante, sobrinho do padre Adilson Simões e da ex-prefeita de Afogados da Ingazeira Giza Simões, já falecida. Atualmente parlamentar na Casa Anísio Galvão, a Câmara Municipal de Pesqueira, Augusto Simões já foi vereador de Alagoinha, também no Agreste, era formado em direito e delegado licenciado da Polícia Federal. Para este ano, o político planejava disputar uma vaga para deputado estadual nas eleições de outubro.

O homem após se separar da esposa.

HUMOR DO DOMINGO

sábado, 26 de abril de 2014

O Agreste é Notícia, 26.05.2014

Garanhuns
O radialista Marcos Cardoso noticiou esta semana que o prefeito de Garanhuns Izaías Régis teria descartado apoio a possível candidatura da vice prefeita Rosa Quidute a deputada estadual. Segundo o radialista, o prefeito teria dito a Rosa que ela não teria votos suficientes para se eleger. Pelo jeito, em Garanhuns, o prefeito e a vice prefeita caminham para um rompimento.

Na última quarta-feira dia 23, uma solenidade realizada no auditório da CODEAM marcou a passagem do 32º aniversário do Batalhão Arruda Câmara. 

O ex-deputado Pedro Correia, que cumpre pena de sete anos e dois meses, na penitencia de canhotinho, por envolvimento com o escândalo do mensalão, foi autorizado pela Justiça a sair para trabalhar fora do Centro de Ressocialização. Pedro Correia é formado em Radiologia e irá trabalhar na Clinical Armando Q. Monteiro, em Garanhuns,  e irá receber cerca de três salários mínimos mensais. O ex-deputado terá que usar tornozeleira eletrônica quando sair do Centro de Ressocialização para trabalhar.

Caetés
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) julgou esta semana um pedido de Auditoria Especial realizada na Prefeitura Municipal de Caetés, exercício financeiro de 2012,decorrente da expedição de Medida Cautelar requerida pelo então recém eleito Prefeito do Município de Caetés, Sr. Armando Duarte de Almeida. Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte, à unanimidade, julgou pela extinção deste processo de Auditoria Especial, sem julgamento do mérito, por perda de objeto e,determinou, por consequência, o seu arquivamento. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos

Águas Belas
O matadouro público da cidade de Águas Belas foi interditado esta semana, após um relatório da ADAGRO apontar irregularidades no local e o Ministério Público de Pernambuco recomendar o fechamento. Os abates dos animais estão sendo realizados no matadouro público do município de Iati até que o matadouro de Águas Belas apresente condições sanitárias adequadas para fazê-lo. 

Saloá
Os vereadores de Saloá aprovaram nesta sexta-feira (25), as Prestações de Contas dos ex-prefeitos Zé do Leite (PR) e Gilvan Barros (PSB) dos anos 2007 e 2009, respectivamente. O blog Agreste mix informa que os mesmos que antes acusavam Zé do Leite, aprovaram as contas do mesmo; e agora ele e Gilvan estão limpos e podem volta a governar os destinos de Saloá. 

Palmeirina
O não repasse dos valores descontados referentes a contratos de empréstimos consignados dos servidores da prefeitura de Palmeirina (Agreste Meridional) às instituições financeiras motivou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a expedir recomendação ao Poder Executivo Municipal. O município terá 60 dias para regularizar a situação.
Segundo a promotora de Justiça Carolina de Moura Cordeiro Pontes, a falta de repasse dos valores às instituições financeiras configura-se como ato de improbidade administrativa e crime de apropriação indébita (art.168 do Código Penal). Por causa do impasse, as instituições financeiras podem inscrever os servidores em cadastros de serviço de proteção ao crédito.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias dos últimos dias nos municípios da região.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Final de semana será de festa em Garanhuns, Terezinha e São Bento do Una

A animação tomará conta das cidades de Garanhuns, Terezinha e São Bento do Una neste final de semana. Nas três cidades as festas acontecem em praça pública. Programe-se e divirta-se!

Em Garanhuns acontece o 1º Festival Viva Dominguinhos, nos dia 25, 26 e 27

Programação: 

Sexta-feira (25) -  Mourinha do Forró, Liv Moraes, Maciel Melo e Santana;
Sábado (26) - Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Lucy Alves e Os Valvulados; 
Domingo (27) - Jorge de Altinho, Waldonys e Zezinho de Garanhuns.

O município de São Bento do Una comemora 154 anos de Emancipação Política. A festa começou nesta sexta-feira (25) e vai até quarta-feira, dia 30.

Programação:

15º Torneio Leiteiro
1ª Farra da Rapa do Queijo
Sexta-Feira – 25/04/2014
20h00mim – Wilson China, Poeta Cordelista

Sábado – 26/04/2014
20h00mim – Festival de Violeiros
e Chico Arruda
* Exposição de Animais, Laticínios
   e Produtos Agroindustriais.
6ª Cavalgada da Amizade
Homenagem Antônio Felipe

Domingo – 27/04/2014
- 09h00mim Saída – Vila do Espírito Santo
- 16h00mim Shows – Parque De Exposições
*Na Pegada Sertaneja
*Areio de Ouro
Shows na Praça da Matriz

Segunda-Feira – 28/04/2014:
21h00mim – Gilberto E Banda
e Cavaleiros Do Forró

Terça-Feira – 29/04/2014:
21h00mim – Forró Mais Eu e Magníficos
Feriado da Emancipação

Quarta-Feira – 30/04/2014:
08h00mim – Hasteamento Dos Pavilhões
Desfiles
Corte Do Bolo

O município de Terezinha comemora 50 anos de Emancipação Política. Para comemorar a data haverá show com a Banda Aviões do Forró, no próximo domingo, dia 27. 

Programação:
Aviões do Forró, Alex & Ronaldo, e Nação Forrozeira.

Revista People elege Lupita Nyong´o a mais bela do mundo


A atriz queniana Lupita Nyong´o, 31 anos, esta semana foi eleita pela revista People, a mulher mais bonita do planeta. A People é a mais importante revista de celebridades do mundo. Todos os anos a publicação faz uma lista com as 50 mulheres mais belas do mundo, e este surpreendeu com a escolha de Lupita. Ela ficou conhecida no mundo todo após participar do filme “12 anos de escravidão” que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Lupita faz propaganda para diversas marcas importantes do mundo da moda; foi capa em quase todas as revistas femininas ao redor do mundo; foi escolhida para ser garota propaganda da marca de cosméticos Lancome.

Capoeiras promove Dia "D" da vacinação contra gripe

Nesse sábado (26/04) as unidades de saúde: ALEGRE/ RIACHO DO MEL/ MANIÇOBA/ IMBÉM/ OLHO D´ÁGUA, MARIA ZÉLIA/ GILDO MARQUES e também  a sala de vacina no hospital estarão abertas de 8 às 17h para imunizar o público alvo contra a Gripe.

Crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas, idosos e doentes crônicos devem procurar as unidades de saúde para receberem a dose da vacina. A vacinação começou no dia 22 de abril e segue até o dia 09 de maio. 

A vacina contra a gripe é segura e é considerada a forma mais eficaz para evitar complicações, internações e até mesmo óbito por gripe. “A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no inverno, como o A/H1N1, A/H3N2 e B. A vacina é, sem dúvida, o meio mais seguro de se proteger contra a doença”.

Queremos e precisamos que a população participe. Todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente”.

Edson de Almeida Costa 
Secretário de Saúde

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Capoeiras realizou Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento básico


Com os olhos no futuro, o município de Capoeiras começa a elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Uma Audiência Publica foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede do CRAS – Capoeiras dando inicio a formatação do PMSB que engloba esgoto, água, drenagem e lixo, visando os próximos 20 anos. Participaram da Audiência Publica o superintendente da FUNASA em Pernambuco, Dr. João Henrique; o gerente regional da Compesa, Dr. Gilvandro; a prefeita Neide Reino (PSB); o vice prefeito Juju; o engenheiro civil Pedro Paulo Fonseca, responsável pela elaboração do projeto a ser implementado em Capoeiras; também, vereadores, secretários municipais e a comunidade.

A prefeita Neide Reino disse que o Plano Municipal de Saneamento Básico fará o município de Capoeiras progredir. Ela disse que apenas foi dado o “ponta pé” inicial para que a população  futuramente viva melhor; que daqui a 20 anos quem ainda estiver aqui gozará dos benefícios do PMSB que agora esta sendo implantado.

O superintendente da FUNASA Dr. João Henrique parabenizou a prefeita Neide Reino, falou da parceria com município, afirmando que Capoeiras saiu na frente para resolver estes problemas. 


Responsável pela elaboração do Projeto, o engenheiro civil Pedro Paulo Fonseca apresentou parte do diagnostico que esta sento feito no município de Capoeiras, referente a: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais e da drenagem urbana, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. O projeto a ser implantado divide as ações em: imediatas, curto prazo, médio prazo e longo prazo. Outras Audiências Publicas sobre o assunto serão realizadas, e também Fóruns serão realizados na cidade e nos povoados. 

Prefeita de Arcoverde que é do PTB vai apoiar Paulo Câmara do PSB

A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), oficializou nesta quinta-feira, pela manhã, o seu apoio a Paulo Câmara (PSB) para o Governo do Estado.

Embora seja filiada ao PTB que tem como candidato a governador o senador Armando Monteiro Neto, a prefeita alegou que não poderia ficar contra o candidato de Eduardo Campos, “que muito fez por nossa cidade”.

Ela deu ciência de sua decisão, ontem, ao ex-prefeito Zeca Cavalcanti e ao irmão deste, Júlio Cavalcanti, que é deputado estadual pelo PTB.

Apesar de dissidente em relação ao pleito de governador, Madalena Brito mantém o apoio a Zeca para deputado federal e a Júlio para deputado estadual.

Dos 10 vereadores de Arcoverde, apenas dois não estarão com a prefeita Madalena Brito (PTB) no palanque de Paulo Câmara (PSB): Luciano Pacheco (PSD) e Paulo Wanderley (PTB).

Fonte: Inaldo Sampaio

O prefeito de Gravatá Bruno Martiniano (PTB) também abandonou a candidatura de Armando Monteiro recentemente para apoiar Paulo Câmara para governador de Pernambuco. 

Sport é campeão pernambucano de 2014 em cima do Náutico


Em partida realizada na noite desta quarta-feira (23), o time do Sport sagrou-se campeão pernambucano de 2014 ao vencer o time do Náutico pelo placar de 1 X 0. A partida aconteceu na Arena Pernambuco, e o gol rubro negro foi marcado pelo capitão Durval. 


O Sport conquistou o 40º titulo estadual, na 100ª edição do campeonato.

O time conquistou dois títulos em menos de um mês: Copa do Nordeste e Pernambucano.

O rubro negro levantou a primeira taça de campeão profissional da Arena Pernambuco.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Parecer Prévio do TCE recomenda a rejeição da Prestação de Contas da prefeitura de Capoeiras, exercício 2012.

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, por unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Capoeiras a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Luiz Claudino de Souza, relativas ao exercício financeiro de 2012, e ainda, fez determinações. A decisão ocorreu nesta terça-feira (22/04) e teve como relatora do processo, a conselheira Teresa Duere. 

Nos próximos dias o Parecer Prévio do TCE deverá ser enviado à câmara de vereadores de Capoeiras. No último mês de março, a câmara de Capoeiras votou um Projeto de Resolução rejeitando a Prestação de Contas do ex-prefeito Luiz Claudino de Souza, relativo ao exercício de 2010.
Fonte: TCE

Câmara aprovou o Projeto de parcelamento do débito do município com o Fundo de Previdência de Capoeiras.

Na sessão realizada na noite desta terça-feira (22), a Câmara de vereadores de Capoeiras aprovou o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal autorizando o parcelamento em 60 vezes do debito para com o Instituto de Previdência do Município de Capoeiras. Sem sofrer modificações, o Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação pelo placar de 6 a 5 (seis votos favoráveis e cinco votos contrários).

Votaram aprovando o Projeto de Lei, os vereadores, Ailton Lino, Antonio Crioulo, Geraldo do Alegre, Romero Reino, Afreu Antonio e Estevão Valença. Foram contrários ao Projeto os vereadores, Érico Barbosa, Carla Rodrigues, Carlos Junior, Antonio Alberto e José Nielson.

Os vereadores que votaram pela aprovação do Projeto salientaram que seria bom que a divida não existisse, mas já que existe, e o município tem o interesse de quita-la, não havia motivo para não aprova-lo.  

Os vereadores que votaram pela reprovação do Projeto de Lei justificaram suas posições afirmando que não eram contra o Projeto em si, mas sim, contrários o numero excessivo de parcelas que o mesmo foi dividido (sessenta meses). Segundo eles, o Projeto teria seus apoios se o parcelamento fosse para ser quitado integralmente na atual Administração.

Repentistas Sebastião Dias e Valdir Teles se apresentam em Capoeiras, sábado dia 26


Os apreciadores das cantorias e dos repentistas populares têm encontro marcado no próximo sábado em Capoeiras, na apresentação dos cantadores Sebastião Dias e Valdir Teles. A apresentação dos repentistas ocorrerá a partir das 20:00 no Colégio Municipal. A organização é do radialista Ernandes Oliveira.

Sebastião Dias é o atual prefeito da cidade de Tabira, no sertão de Pernambuco.

terça-feira, 22 de abril de 2014

TCE mantém suspensão de Pregão Eletrônico em Garanhuns

A Primeira Câmara do TCE referendou hoje (22) uma Medida Cautelar que havia sido expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto, determinando ao secretário municipal de saúde de Garanhuns a suspensão do Pregão Eletrônico nº 005/2014, para compra de medicamentos destinados à rede municipal de saúde.

A decisão foi baseada no relatório de análise do edital elaborado pelos técnicos do TCE, que apontou cláusulas restritivas ao caráter competitivo do certame, tais como:

a) ausência de clareza quanto ao critério de julgamento, se por item ou se por lote;
b) não realização de pregão para registro de preços;
c) ausência de estipulação do prazo mínimo de validade dos medicamentos a serem adquiridos;
d) ausência de previsão no edital de que a entrega dos medicamentos será acompanhada dos respectivos laudos de qualidade;
e) não exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo como requisito de qualificação econômica financeira:
f) ausência de declaração de preferência por medicamentos genéricos sobre os demais em condições de igualdade de preço;  
g) possibilidade de prorrogação do contrato, em detrimento ao disposto no artigo 57 da Lei nº 8.666/93.

Como a realização do Pregão estava marcada para o dia 11 deste mês, o conselheiro-relator expediu a Medida Cautelar, determinando que fossem notificados para apresentação de defesa, no prazo de cinco dias, o prefeito Izaías Régis Neto, o secretário municipal de saúde Harley Davidson Rocha de Lima e o pregoeiro Marcelo Gomes de Moura. Como no período estipulado nenhum dos interessados compareceu ao processo para defender-se, o conselheiro Carlos Porto levou a Cautelar para referendo da Câmara, o que se deu por unanimidade.  O Pregão fica suspenso até que as irregularidades apontadas sejam corrigidas.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/04/2014

Academia da Saúde esta sendo construída em Capoeiras


Em breve, os capoeirenses contarão com uma área apropriada para praticar atividades físicas. A prefeitura de Capoeiras em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Saúde já iniciou as obras de construção de uma unidade da Academia da Saúde na nossa cidade. A Academia esta sendo construída num terreno no antigo estádio Carlos Rios, custará R$ 168.238,00 e a previsão é que a obra fique pronta no prazo de cinco meses.

A prefeita Neide Reino (PSB) vem transformando Capoeiras em um canteiro de obras. A Academia da Saúde é mais uma obra que se soma a outras como: a construção do PSF Gildo Marques, reforma e ampliação de outros cinco PSFs, reforma do hospital municipal, construção do novo matadouro público, construção do portal de entrada da cidade, construção e limpeza de barragens, implantação do Laboratório Municipal de Analises Clinicas; construção do Colégio Estadual, que embora seja uma obra do Governo do Estado só saiu do papel graças ao empenho da atual Gestão Municipal. 

Quando a Academia da Cidade estiver concluída, o muro do antigo campo de futebol será derrubado dando acesso ao local pela Rua Genésio Alves de Siqueira.

Saloá implanta projeto de criação de tilápias

Um projeto de piscicultura tem mudando a vida de produtores rurais no sítio Camaratuba da Prata, em Saloá. Acostumados a lidar com tomate, milho e feijão, os agricultores aceitaram o desafio de cultivar tilápia. O projeto tem o apoio da prefeitura Municipal de Saloá e do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco.

O peixe da espécie tilápia é o que mais tem se adaptado para criação em barragens, ou mesmo tanques de concreto. Cinco famílias participam da iniciativa e este ano já puderam expor sua produção na feira, fortalecendo o abastecimento do pescado para a Santa. O agricultor e agora pescador, Laércio Soares Bastos, diz que a experiência de vender o peixe durante a Semana Santa foi ótima. “Nós produzimos o peixe a partir da criação de alevinos. Após 4 meses tiramos hoje, cerca de 400 quilos por tanque. Isso é muito bom”. Destacou.

O projeto tem dado tão certo que outras famílias já preparam seus criatórios. Visando o fortalecimento da produção familiar, o Governo Municipal incentiva a piscicultura e juntamente ao IPA garante a compra de todo o peixe produzido pelas comunidades, dentro do programa de Aquisição de Alimento – PAA. 
Por Geraldo Mouret

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Merece registro, 21.04.2014


  • Agradecimentos. Os frequentadores da quadra poliesportiva do Colégio Municipal estão agradecendo a prefeitura de Capoeiras pelo conserto do telhado da mesma. É que as telhas transparentes estavam quebradas e quando chovia inundava a quadra. O reparo ocorreu na semana passada. Os agradecimentos são dos mesmos atletas que pediram o conserto do telhado.



  • A prefeita Neide Reino disse que na sua equipe não há analfabetos, muito pelo contrario. O comentário foi uma resposta a um vereador que conforme consta em ata, na sessão anterior chamou de analfabeto a pessoa que ao digitar um projeto de Lei teria escrito “Vincendas”. A prefeita disse ter escolhido filhos da terra para ocupar a maioria dos cargos do município, e que nenhum é analfabeto. “Vincendas quer dizer: a vencer; que vencerão futuramente”. – completou a prefeita na última terça-feira ao participar da sessão da câmara de vereadores.



  • Parabéns! Completando idade nova esta semana, os amigos: dia 21, Marlos Duarte; dia 23, Fernanda Rocha; dia 24, Edson Carneiro; dia 25, Luís Fárias; dia 26, Marlene Julia; dia 27, Carlos Araujo (conselheiro tutelar) e Douglas Fernando. Felicidades e muitos anos de vida!



  • Cantoria em Capoeiras. Os repentistas Sebastião Dias e Valdir Teles se apresentam em Capoeiras no próximo sábado dia 26 de abril, às 20:00, no salão do Colégio Municipal. 



  • A festa em homenagem a Frei Damião que a paróquia promove anualmente em Capoeiras ocorrerá no último final de semana do próximo mês de maio. A informação foi dada pelo monsenhor Geraldo na missa de páscoa celebrada no último domingo.


“Pecar pelo silencio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes”.
Abraham Lincoln

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

domingo, 20 de abril de 2014

Jéssica Wolpert representante do Sport no concurso Belas da Torcida

Batendo um bolão!

A representante do time do Sport Clube Recife no concurso “Belas da Torcida” é Jessica Wolpert. Promovido pelo portal UOL, o concurso escolherá entre as concorrentes aquela que será a “Bela da Torcida” brasileira. Pernambuco está bem representado no concurso pela beleza e curvas perfeitas da representante do Sport, Jéssica Wolpert, conforme podemos conferir nas fotos.

Para ver o ensaio fotográfico completo da representante do Sport, clique no link: esporte.uol.com.br/belas da torcida


A chave da felicidade

HUMOR DO DOMINGO

... pelo menos da felicidade masculina.

Feliz Páscoa!

Mais amor, felicidades, compaixão e afeto.
Que nesta páscoa possamos renascer pessoas melhores. 
Que nossas vidas tenham mais rosas e menos espinhos; mais doçura e menos rancores.


sábado, 19 de abril de 2014

O Agreste é Notícia

São João
Visando a qualidade da água de consumo humano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Secretaria Municipal de Saúde do município de São João (Agreste Meridional) para que realize a análise do plano de amostragem da água bruta, no ponto da captação, encaminhado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no dia 17 de janeiro, observando se os planos mínimos de amostragem foram respeitados. A Secretaria deve informar à Promotoria de Justiça, no prazo de 10 dias, sobre o cumprimento ou não da recomendação.

Caetés
A Vila Atoleiro, no município de Caetés foi reconhecida como Comunidade Quilombola. O reconhecimento foi feito pelo Governo Federal e a entrega do certificado ocorreu no domingo dia 13 de abril. 

Bom Conselho
O prefeito Danilo Godoy viajou a Brasília esta semana, onde foi recebido em audiência no Palácio do Planalto pelo Dr. Maurílio Pedrosa,chefe de Assuntos Federativos. O prefeito apresentou vários pleitos do município. Ele também fez contatos com diversos Ministérios e Secretárias: FUNASA, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e Ministério dos Esportes.

Buíque
Uma manobra política na Câmara de vereadores antecipou a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. A eleição que deveria ocorrer no final deste ano, aconteceu na semana passada, os vereadores elegeram o novo presidente que só tomará posse em janeiro de 2015. O atual presidente da Casa que supostamente estava com a eleição ganha, acabou perdendo o pleito. A escolha se deu com voto secreto, e agora se especula na cidade quais os vereadores que supostamente teriam traído quem.

O Agreste é Notícia - Coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de alguns dos principais fatos que foram notícia nos últimos dias nos municípios da região.

Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano PTB vai apoiar Paulo Câmara do PSB

Sem nenhum tipo de constrangimento, o prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), vai contrariar a liderança maior do seu partido no estado, o senador e pré-candidato ao governo Armando Monteiro, com um evento de adesão ao adversário na disputa pelo comando estadual, Paulo Câmara (PSB). "A importância da continuidade do modelo de gestão implantado pelo ex-governador Eduardo Campos", é a pregação dos socialistas que têm atraído um grande número de partidos e lideranças sejam elas da base aliada ou dissidentes, como é o caso de Martiniano.

Para o ato de apoio do petebista hoje, é esperado todo o staff da campanha do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara, entre eles o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, e o candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho, todos socialistas. Caso o PTB considere a postura de Bruno Martiniano infidelidade ao partido, pode fazer uso da Lei de Fidelidade Partidária e requerer o cargo do prefeito de Gravatá. 

Aderiram a Paulo Câmara (PSB)

Bruno Martiniano (PTB) - prefeito de Gravatá
Gerson Henrique (PTB) - prefeito de Jucati
Pastor Marcos José (PT) - prefeito de Abreu e Lima
Daniel Almeida (PT) - prefeito de Vertente do Lério
Reginaldo Cavalcante (PT) - prefeito de Orocó
Romério Guimarães (PT) - prefeito de São José do Egito
Gesimário Baracho (PT) - ex-prefeito de Igarassu

Aderiram a Armando Monteiro Neto (PTB)

Julio Lóssio (PMDB) - prefeito de Petrolina
Luiz Carlos Souza (PSB) - vice-prefeito de Salgueiro
Ivanildo Bezerra (PDT) - vice-prefeito de Taquaritinga do Norte

Observação
Paulo Câmara e Armando Monteiro Neto também contabilizam apoios de vereadores das bases advesárias.

Leia a reportagem na integra clicando no Link: Por Ana Luíza Machado / Diário de Pernambuco

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Prefeitura de Capoeiras distribui sete toneladas de peixes com a população


A prefeitura de Capoeiras através da Secretaria de Assistência Social distribuiu sete mil quilos de peixes com as famílias capoeirenses. A distribuição dos peixes foi feita porta a porta, nesta quinta-feira (17), e beneficiou moradores da cidade, dos sítios e dos povoados. Além do peixe, também foi distribuído o leite de coco. A prefeita Neide Reino (PSB) e o vice prefeito Juju acompanharam as equipes de distribuição durante todo o dia. 

A ação garante o peixe do almoço da Sexta-Feira Santa nas mesas de muitas famílias que não teriam dinheiro para comprar, mantendo a tradição de se comer peixes na semana santa, “jejuar”, como as pessoas chamam aqui na nossa região. 

A prefeita Neide Reino e o vice prefeito Juju também aproveitaram a oportunidade para visitar as pessoas e desejar-lhes feliz páscoa. Nas fotos abaixo, visitas ao senhor Doda, e a Dona Maria.



Fotos compartilhadas no Facebook por Helenita Costa

Repercusão, modelo publica foto de mulher nua com gato preso entre as pernas

Maus tratos a um animal? Sensual? Mau gosto? Bom humor? Seja qual for sua opinião, o fato é que a foto de uma mulher nua com um gato preso entre as pernas causou sensação nesta quinta-feira (17), quando a imagem foi publicada no perfil da modelo Candice Swanepoel no Instagram. A foto já tem mais de 170 mil curtidas.

Os comentários no perfil da modelo sul-africana vão de "pobre gato" a "animal de sorte". Um dos usuários disse: "por que todos estão dizendo pobre gato? Mais parece um gato de sorte".

Candice (foto abaixo) não escreveu se a modelo da foto é ela mesma ou outra pessoa.

Ela é conhecida como a modelo da "barriga negativa", fama alcançada ao longo da carreira.

Para quem pensa que ela está em um mundo muito distante do nosso, saiba que a sul-africana, que namora um modelo brasileiro há oito anos, comprou uma casa no Brasil, no Espírito Santo.

Gatinhos capixabas, se cuidem!


Leia mais em: http://zip.net/bmm7Gj

A credibilidade da Chesf

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (CHESF) sempre contou com o apoio e a defesa incondicional dos nordestinos. Ai de quem ousasse criticá-la. Além de seus funcionários, a grande maioria dos políticos locais, dos professores, das classes dirigentes, da mídia e da população, em geral, sairia em sua defesa.

Em várias áreas o legado da CHESF para o Nordeste é inegável. Todavia existem máculas na sua relação com as populações nativas que foram forçadas a sair de suas casas, de suas terras para dar lugar à construção dos grandes reservatórios de água de suas hidroelétricas. A justificativa era sempre em nome do “desenvolvimento”.

Muitas decisões foram tomadas em nome da maioria, mas isso, no entanto, não lhes garantiu caráter democrático. O principio majoritário se justifica como um procedimento decisório democrático quando os direitos das minorias dos atingidos (no caso, pelas barragens) têm os seus direitos preservados.

Existem temas de interesse do país, com decisões políticas tomadas, por exemplo, pelos representantes do povo no Congresso Nacional, cujos custos e impactos atingem minorias da população. Nestes casos, o principio majoritário da decisão não garante o seu caráter democrático.

A construção das barragens ao longo do Rio São Francisco expulsou populações nativas, inundando várias cidades, e se constitui exemplo de decisões antidemocráticas, pois não levaram em conta os interesses dessas populações. Para situações relacionadas à questão energética, preconiza-se a necessidade de construção de consensos, o que significa o reconhecimento dos interesses divergentes que devem ser considerados e incorporados no processo de negociação.

Questões sociais envolvendo a Chesf foram blindadas. Pouco debate ocorreu na sociedade. A companhia virou intocável, inatacável, devido a sua importância para a região. O direito das populações afetadas (minorias) não se confunde com o direito da maioria – ambos podem ser exercidos democraticamente.

Por outro lado, todo o sistema elétrico brasileiro, desde o final do século passado, tem sofrido uma ingerência político-partidária nunca antes ocorrida com tal voracidade, que é nefasta para os objetivos, o trabalho e a atuação desse setor estratégico para o país. Verifica-se que as empresas do setor viraram moeda de troca nas transações de pura politicagem. Os dirigentes dessas empresas são escolhidos dentre os apadrinhados pelos partidos da base aliada de sustentação política do governo. Depois é que se analisa se estes têm competência técnica para a função designada. Tudo, diz o governo, para manter a “governabilidade”.

Uma combinação de fatores trouxe para a CHESF uma agenda negativa, onde quedas no fornecimento de energia se tornaram recorrentes na região por falta de planejamento, de investimentos, de valorização de seus funcionários (substituídos muitas vezes pelos terceirizados). A demissão de seus quadros técnicos contribuiu para a perda reconhecida da qualidade dos serviços prestados à população. Nos últimos anos, virou rotina o não cumprimento dos contratos de projetos vitais para a segurança energética, especialmente o atraso na implantação de linhas de transmissão associadas às centrais de geração para conexão compartilhada (ICG). O que levou a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a desabilitar a CHESF, impedindo que a empresa participe de leilões de linhas de transmissão. Ressalte-se que a CHESF foi à empresa que mais recebeu autos de infração (16 penalidades) nos últimos anos.

É inegável a responsabilidade das últimas administrações da CHESF pelo sentimento negativo existente na sociedade nordestina, devido ao grande desgaste da credibilidade da empresa. Responsabilizar a questão ambiental pelos atrasos nas obras, como vem sendo repetido pelos gestores, é uma ladainha que já não convence ninguém. Apenas mostra o despreparo e a falta de compromisso daqueles que dirigem esta empresa, outrora tão admirada.

O que acontece, hoje, com o grupo Eletrobrás, incluindo a CHESF, revela o mesmo “modus operandi” perverso adotado pelos governos para a privatização de outras estatais. O desgaste, a perda de credibilidade, e o sucateamento integram o roteiro que caminha a passos largos no processo de privatização de mais um patrimônio do povo brasileiro – se nada for feito para detê-lo.

Encontro de Som Automotivo, domingo 20 de abril, no Sítio Quatis, Caetés.

No próximo domingo, 20 de abril, acontecerá no Sitio Quatis em Caetés, o 1º Encontro de Som Automotivo. Será no bar Dallas, a partir das 13:00 horas. A organização é da 3R Produções.

O evento ainda terá as apresentações de Oz Play Boizinhos, e do cantor forrozeiro Assisão.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Prefeita Neide Reino vai à Câmara e apresenta levantamento sobre o Fundo Municipal de Previdência de Capoeiras

A prefeita de Capoeiras, a senhora Neide Reino (PSB) participou da sessão da Câmara na noite desta terça-feira (15). Na ocasião, a prefeita apresentou aos vereadores e servidores municipais um levantamento da atual situação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Capoeiras. Com documentos, ela mostrou dados financeiros do Fundo, e disse que ninguém deixa de pagar uma divida porque quer, que isso só ocorre quando não se tem os recursos para fazê-lo no momento.

Para um plenário lotado, a prefeita começou sua explanação dizendo que em 31/12/2012 o saldo do Fundo de Previdência Municipal era de R$ 1.201.487,00. E em 30/07/2013 o saldo era R$ 1.584,466,00. E que atualmente o Fundo tem R$ 534.000,00. Ela disse que a diminuição do saldo se deve ao aumento das despesas com pagamentos dos aposentados e licenças médicas: em março de 2012 estas despesas foram de R$ 190.345,00, já em março de 2014 foram de R$ 322.063,00, e essa diferença é coberta pelo Fundo, e isso se somando mês a mês causou a redução – disse ela. A prefeita sugeriu a Câmara a criação de uma CPI para apurar desde a criação do Fundo, e que os vereadores e servidores fossem ao Fundo de Previdência conferir a veracidades das informações.

A prefeita relatou que a gestão que a antecedeu realizou quatro parcelamentos: dois, servidor; e dois, patronal. E que em 20/12/2012 foi feito um parcelamento com o INSS no valor de R$ 2.818,000,00 em 240 meses e carência de três meses; mas que acredita que se o ex-prefeito o fez foi porque por algum motivo não pôde pagar; e que nunca ninguém a verá denegrir a imagem de ninguém. Disse que atualmente os descontos do INSS são automáticos na conta do FPM e já houve mês desse desconto ser de R$ 140 mil. Relatou que pagou os salários aos servidores da saúde do mês de dezembro/2012 não pago pela ex-administração municipal e, que iniciou o pagamento aos professores que também não receberam no mesmo período. A prefeita mencionou que há um ano e quatro meses, Capoeiras tinha 5 ônibus e hoje são 14; que tinha 3 maquinas e hoje tem 5, e enquanto aumentaram as despesas, não houve aumento dos repasses. Ela sugeriu que as pessoas acessassem a internet e comparassem os valores dos repasses para Capoeiras em 10/04/2014 com os feitos na mesma data nos anos anteriores.

Sobre as medidas que estão sendo tomadas para sanar o Fundo de Previdência, a prefeita Neide Reino disse que cortou na própria carne quando demitiu várias pessoas, e  que realizará concurso publico, já que cargos comissionados e contratados contribuem para o INSS ao invés do Fundo de Previdência. Novas pericias médicas estão sendo realizadas em servidores que há muito tempo estão afastados ou readaptados, enquanto trabalham normalmente em outros lugares. Todas as secretárias têm ordem para reduzir custos. A festa de São José deste ano foi realizada com a metade do orçamento do ano anterior. Ela informou também que o INSS deve ao Fundo R$ 2.500,000,00 e que a prefeitura já entrou na Justiça para reaver esse dinheiro, inclusive, contratou o mesmo advogado que cuidou desse caso na gestão passada. Perguntou as pessoas presentes quantos prefeitos eles conheciam que tem a coragem de se expor com medidas impopulares e que não têm medo de enfrentar os problemas como ela tem feito.

A prefeita terminou sua fala lembrando que cabe a quem acusa o ônus da prova: para se dizer que alguém desviou ou roubou tem que provar. 

Documentos com todos os dados mostrados ficarão a disposição dos servidores e vereadores na sede do Fundo de Previdência.

O líder da oposição, o vereador Dedinho se disse surpreso com a informação de que Capoeiras tivesse realizado um parcelamento de debito com o INSS no apagar das luzes de 2012, que isso se ocorreu deve haver uma ata da negociação e se houver, esta seria falsa pois a Câmara nunca aprovou tal parcelamento, e que isso deve ser apurado.


O Projeto de Lei que pede o parcelamento do debito com o Fundo de Previdência ainda não foi votado.

Jornal New York Times afirma: "Fiasco do Brasil vai muito além de obras da Copa"

Exame.
O Brasil corre para tentar estar pronto a tempo para receber a Copa do Mundo, no próximo mês de junho. Com todos os atrasos, mortes causadas em acidentes na construção de estádios e custos que extrapolam os valores previstos, o jornal The New York Times também destaca com pessimismo que as prometidas melhorias no transporte público só ficarão prontas bem depois que os jogos já tiverem terminado.

No entanto, a reportagem especial publicada no último sábado (12) pelo jornal americano vai além dos já tão conhecidos problemas da Copa do Mundo e aponta que as obras do evento estão longe de serem os únicos elefantes brancos que comprovam o “fiasco” brasileiro no gasto de dinheiro público em infraestrutura.

Fotos desoladoras de construções inacabadas por todo o país ilustram a matéria, que cita como exemplo projetos milionários desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer que, depois de prontos, estão agora abandonados em cidades como Natal e Brasília.

Usinas de energia eólica e até mesmo um museu de ufologia, construído com verbas públicas na cidade mineira de Varginha, também aparecem como exemplo deste fenômeno peculiar, que faz emergir as ruínas antes mesmo que o momento áureo possa acontecer.

“Os projetos para a Copa do Mundo são apenas uma parte de um problema nacional bem maior, que está lançando uma cortina de fumaça nas grandes ambições do país: uma série de projetos luxuosos concebidos quando a economia estava em crescimento, encontram-se agora abandonados, estagnados ou descontroladamente acima do orçamento”, diz o jornal.

“Os empreendimentos pretendiam ajudar a impulsionar a ascensão aparentemente inexorável do Brasil. Mas agora que o país passa por uma ressaca pós-boom, eles estão expondo os líderes da nação à crítica fulminante, alimentando questionamentos sobre gastos desnecessários e incompetência, enquanto os serviços básicos para a população permanecem terríveis”, afirma outro trecho.

Transnordestina - O maior destaque da reportagem - retratado inclusive através de um vídeo complementar - é o faraônico projeto da Transnordestina, ferrovia que começou a ser criada em 2006 com o objetivo de escoar a produção de soja do interior nordestino para os portos do país.

O NYT aponta que o projeto, que inicialmente custaria US$ 1,8 bilhão e deveria ter sido entregue em 2010, tem agora orçamento estimado em pelo menos US$ 3,2 bilhões, sendo a maior parte do valor financiado por bancos públicos.

Ao visitar uma comunidade situada em Paulistana, no Piauí, a reportagem constata que as pontes inacabadas, ligadas por precárias estradas de terra, afetaram negativamente no modo de vida da população local. Famílias foram retiradas de suas casas, e estas demolidas, e o aterramento necessário para as obras iniciais deixou o solo seco, acabando com o antigo local fértil de onde os moradores retiravam alimentos.

A conclusão do jornal é que houve “baixa compensação, comparada com as perdas sofridas por essa comunidade, fruto de uma obra que não trouxe retornos”.
Do blog: Magno Martins