Seguidores

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Em Capoeiras, vereadores pedem o conserto de estradas e reclamam dos quebra-molas na zona rural

Líder da oposição na Câmara de Capoeiras, o vereador Antonio Alberto (Dedinho), na sessão da última terça-feira (29), solicitou o conserto da estrada que liga a sede do município ao Povoado Riacho do Mel. O vereador afirmou que os motoristas que trafegam na referida estrada estão até pagando pedágio a crianças que ficam às sextas-feiras tapando os buracos da mesma em troca de dinheiro, e que os meninos nem querem mais aceitar moedas, pedem logo R$2,00. Dedinho cobrou as maquinas da patrulha mecanizada do município para resolver o problema.

Já o vereador José Nielson reclamou de um quebra-molas feito na estrada que passa no seu terreno na zona rural. O vereador disse ter sido procurado por populares que lhe informaram que um rapaz numa moto caiu no referido quebra-mola e quase foi atropelado por um carro. José Nielson disse que não mandou fazer quebra-mola, e que não será responsável pela irresponsabilidade de um funcionário do município (maquinista) que construir quebra-molas sem autorização; e que processará o município se isso voltar a ocorrer. Ele disse ainda que após saber do acidente, pagou do próprio bolso para destruir o tal quebra-molas.

Líder do governo na Casa, o vereador Romero Reino disse que quase se acidentou num desses quebra-molas construídos nas estradas da zona rural, e que se isso tivesse ocorrido, também processaria o município.

Perder a virgindade nunca foi tão bom, diz estudo.

Perder a virgindade hoje é uma experiência muito melhor do que era há há 25 ou 30 anos, garante um estudo publicado nos Estados Unidos. Para os homens, o nível de ansiedade em relação ao desempenho na primeira vez é bem menor; e para as mulheres, aumentou o prazer.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Illinois entrevistaram 5.769 estudantes durante um período de 23 anos e tentaram traçar um painel mais detalhado de suas emoções em relação a essa primeira experiência. Os questionários completados entre 1990 e 2012 envolveram aqueles cuja primeira relação sexual havia ocorrido uma década antes, ou seja, nos anos 1980.

As respostas revelaram que essa primeira experiência melhorou tanto para os homens quanto para as mulheres.

Há três décadas, os homens se sentiam mais ansiosos sobre a primeira vez porque estavam muito preocupados com seu desempenho. Ainda assim, eles sentiam mais prazer durante esse primeiro encontro do que as mulheres –para quem a culpa era a emoção mais evidente, apontou a pesquisa.

De lá para cá, a ansiedade masculina diminuiu, da mesma forma que a culpa entre as mulheres, levando a uma primeira vez melhor para os dois.

Segundo a pesquisadora-chefe Susan Sprecher, isso acontece porque a perda da virgindade não é vista como uma coisa tão importante quando era há 20, 30 anos.

"Homens atualmente se sentem menos inclinados a encarar a primeira relação sexual como um rito de passagem", afirma.

A pesquisa revela ainda que a perda da virgindade é parte da relação em boa parte dos casos.

Armando Monteiro com 43% e Paulo Câmara com 11% das intenções de voto, aponta Ibope.

Na corrida pelo governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) tem 43% das intenções de voto, e em segundo lugar aparece Paulo Câmara (PSB) com 11%. Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) têm 1% cada. Brancos e Nulos somam  19% e os Indecisos 22%. Os dados são da pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta quarta-feira, 30.07.2014.

A pesquisa que tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, entrevistou 1.204 eleitores, em 57 municípios pernambucanos, entre os dias 26 e 28 de julho.

O Ibope também pesquisou a taxa de rejeição dos candidatos:
Pantaleão: 26%
Zé Gomes: 24%
Jair Pedro: 21%
Paulo Câmara: 20%
Miguel Anacleto: 19%
Armando Monteiro: 14%
Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 15%
Não souberam ou não responderam: 35%

Para o senado, os números são os seguintes:
João Paulo (PT) - 37% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 16%
Simone Fontana (PSTU) - 3%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Brancos e nulos - 17%
Não sabe ou não respondeu - 25%

Com informações do: G1/Pernambuco

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Município de Capoeiras realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


Almejando mais qualidade de vida para a população, o município de Capoeiras promoveu nesta quarta-feira, 30 de agosto de 2014, o 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO – EDIÇÃO 2013-1016. O Selo visa à melhora dos índices sociais de saúde e de educação das crianças e adolescentes, e premia os municípios que apresentam bons desempenhos nestes indicadores. O evento foi realizado no salão nobre do Colégio Municipal de Capoeiras, o dia todo, e contou com a participação da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Luciene Almeida; da articuladora do Unicef, professora Iolanda Tenório, da prefeita Neide Reino, professores, conselheiros tutelares, Agentes de Saúde, secretários municipais, vereadores e da população em geral.

A abertura do evento foi feito pela prefeita Neide Reino que conclamou os capoeirenses a se engajarem na luta pela melhora dos índices de qualidade de vida das crianças e adolescentes. Ela disse que na última edição do prêmio Selo Unicef, apenas 31 municípios pernambucanos foram agraciados; que Capoeiras esta melhor hoje do que há 20 anos, e acredita que, estará muito melhor daqui a 20 anos com o empenho de todos. 

Luciene Almeida disse que Capoeiras quer o Selo Unicef não por vaidade, que o bem maior e mais gratificante será melhorar os indicadores da saúde e da educação, em Capoeiras.

A articuladora do Selo Unicef em Capoeiras professora Iolanda Tenório disse que o trabalho visa o monitoramento de alguns índices sociais no município, como: mortalidade infantil que apresentou taxas de 15,70% no ano de 2011; 16,12% em 2012; e 6,70% em 2014. Outro índice apresentado por ela foi a Taxa de Abandono do Ensino Fundamental que em 2012 foi de 5,12%. 


Após a abertura do Fórum houve a apresentação cultura de um grupo de jovens, em seguida foram formados grupos de trabalho para a elaboração de um plano de ações. Um novo Fórum sobre o mesmo tema ainda será realizado. 

Festa do padroeiro de Caetés, São Caetano, acontece de 29 de julho a 07 de agosto de 2014

A comunidade católica do município de Caetés esta celebrando a festa do seu padroeiro São Caetano. As comemorações começaram nesta terça-feira, 29 de julho e terminarão no dia 07 de agosto de 2014. Tendo a frente o padre Lourenço, a festa tem como tema: “São Caetano nosso Padroeiro, modelo de fé e sinal de esperança para Igreja Peregrina”. Na programação: missas, novenas, procissões e grupos de oração. E durante os dias do evento também acontecerá, quermesses, campeonato de futebol, corrida de pedestres e de ciclistas.

Durante a semana a programação religiosa acontece sempre a partir das 19:00 horas com novenas e noiteiros. No enceramento da festa, dia 07, a procissão será às 16:00 horas. Celebrarão missas na paróquia de São Caetano, em Caetés durante a festa, os padre: Diácono Ary, Padre Poul, Mons. Severino, Mons. Alexandre, Mons. Nelson, Padre Lourenço e Padre Marcelo Protásio.




Fotos da noite de abertura da festa de São Caetano 2014, em Caetés. Fotos compartilhadas pela paróquia no Facebook. 

Escola de Contas do TCE lança Concurso de Redação para alunos do Ensino Médio.

A Escola de Contas Públicas lança, no dia 8 de agosto, o I Concurso de Redação para alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação de Pernambuco. O tema será "Jovem cidadão: como posso mudar meu município, meu estado e meu País?". A solenidade acontece com a presença do conselheiro e diretor da Escola, Dirceu Rodolfo, a partir das 10h, no auditório do 10º andar do Tribunal de Contas (TCE-PE), localizado na Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife.
                      
A promoção é do TCEndo Cidadania, um programa da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas de PE (TCE-PE). Ao todo foram convidados 150 alunos do Ginásio Pernambucano, juntamente com os instrutores do programa. Os detalhes do edital serão divulgados no dia do lançamento do concurso e também no site www.tce.pe.gov.br/escola .  

De acordo com a coordenadora do Programa, Ana Alaíde Mendes Pinheiro, o  TCEndo Cidadania tem a finalidade de desenvolver a consciência crítica do cidadão, estimulando sua participação na gestão pública e aproximando o TCE-PE da população através da realização de ações sobre seu papel institucional e sua forma de atuação. “O TCEndo concretiza essas ações através de projetos específicos, sendo a Escola de Cidadania um dos seus pilares”, acrescentou.

A Escola de Cidadania também comemora 10 anos este ano. O projeto tem o objetivo de levar aos jovens concluintes do ensino médio conhecimentos sobre a administração pública em geral, a origem dos recursos públicos, sua destinação e o controle externo desempenhado pelo TCE-PE.

Bom Conselho implanta Projeto Social Patrulheiros Mirins

Será implantado a partir da próxima semana na cidade de Bom Conselho, o Projeto Social Patrulheiros Mirins. Na segunda-feira, dia 04 de agosto de 2014, acontecerá a primeira reunião com os pais das crianças e adolescentes que serão atendidos pelo Projeto na terra do Papa Caça. Implantado em Bom Conselho pelo prefeito Danilo Godoy através da Secretaria de assistência Social, o Projeto Social Patrulheiros Mirins contemplará 100 crianças e adolescentes divididas nos turnos, manhã e tarde; e a partir de 2015, também será implantado na zona rural do município, bem como contemplará pelotão feminino.

Criado pelo comandante Ítalo Regine, o Projeto já existe em municípios como: Capoeiras, Caetés e Brejão transmitindo a crianças e adolescentes noções de disciplina e cidadania. E conta com apoios do Ministério Público e órgãos das Forças de Segurança Pública. Ítalo Regine disse estar feliz com a visão do prefeito Danilo Godoy de querer investir na formação do cidadão bom conselhense para o futuro.

Fotos: 1- Comandante Ítalo Regine e um grupo de patrulheiros mirins no desfile de 7 de sembro, em Garanhuns; 2 - patrulheiros desfilando no 7 de setembro, na cidade de Brejão.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Capoeiras realizará 1ª Copa de Karatê


Numa realização da Academia SPORT SAÚDE com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da prefeitura, acontecerá no próximo dia 17 de agosto de 2014, a 1ª Copa de karatê – Capoeiras PE.  O evento acontecerá na quadra poliesportiva do Colégio Municipal a partir das 08:00 horas, e contará com atletas de academias de 11 cidades pernambucanas, e com a participação de atletas campeões do Norte e Nordeste. A organização do da 1ª Copa de Karatê em Capoeiras é do professor de artes marciais, Gilberto (Beto Bozó), e da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos - CBKI.

Com premiações do 1º ao 5º lugares, a disputa promete ser boa, com grandes lutas no tatame. Bozo informou que já confirmaram presenças no evento, academias das cidades de: Caetés, Quipapa, Águas Belas, Venturosa, Panelas, Jucati, Bom Conselho, Garanhuns, Toritama, Brejo da Madre de Deus e Salgueiro. 

A 1ª Copa de Karatê em Capoeiras também conta com o apoio de comerciantes da cidade.

Em Companhia de Armando Monteiro (PTB), Romário Dias (PTB), cumpre agenda no sertão e prestigia missa do Vaqueiro em Serrita

Em mais uma rodada de visitas ao Sertão do Estado, desta vez acompanhado do Candidato a Governador Armando Monteiro (PTB), Ex-Deputado Romário Dias (PTB), esteve com seus aliados nos Municípios de Araripina e Serrita. Em Araripina Romário conta com o apoio irrestrito do Ex-Prefeito Lula Sampaio (PTB) e Serrita tem o apoio do atual Prefeito Carlos Cecílio (PSD).

Já em Serrita, Romário Dias assistiu a tradicional Missa do Vaqueiro ao lado do Senador Armando Monteiro (PTB), Candidato a Governador de Pernambuco, do Senador Humberto Costa (PT), do anfitrião o Prefeito de Serrita Carlos Cecílio (PSD),  e vários aliados de Municípios vizinhos como o Ex-Prefeito de Verdejante Francisco Tavares (PSD) e dos Vereadores de Parnamirim Nivaldo Mendes (PSD) e Evangelista Freire (PR).

A celebração 44ª da Missa do Vaqueiro, no Parque Estadual João Câncio, no Município Sertanejo de Serrita, a 544 quilômetros do Recife, foi presidida pelo Bispo de Salgueiro, Dom Magnus, e contou com a participação do Quinteto Violado, além dos cantores Josildo Sá, Flávio Leandro, Danilo Pernambucano e do Coral Aboios.

Incentivador da Cultura Pernambucana, Alberto Feitosa participa de evento do Maracatu Nação Maracambuco.

Ligado aos movimentos populares e sociais e preocupado em sempre trabalhar em prol da cultura e turismo do Estado, Alberto Feitosa participou, na noite desta quinta-feira (24), de um evento realizado pelo Maracatu Nação Maracambuco, em Olinda. Foi inaugurada na sede do projeto, localizada no bairro de Peixinhos, a sala Mauro Fonseca, que leva o nome do ex-vereador da cidade e marido da atual vereadora de Olinda, Graça Fonseca.  

Além da vivência e divulgação da cultura pernambucana, o Maracatu Nação Maracambuco tem como base o trabalho social. Crianças do bairro de Peixinhos participam do projeto, descobrindo mais sobre a história do macaratu e aprendendo a tocar seus diferentes instrumentos. Desde o seu primeiro contato com o Maracambuco, Alberto Feitosa se envolveu com suas as causas sociais e trabalhou para que pernambucanos e turistas descobrissem os encantos da nossa cultura através do Nação Maracambuco.

Segundo o presidente do Maracambuco, Marcionilo Oliveira, Alberto Feitosa é um dos maiores apoiadores do maracatu de Olinda e seu trabalho pelo turismo e cultura de Pernambuco foram de grande importância para o crescimento do número de turistas e o interesse pela cultura do estado.  “Foi muito gratificante ter Alberto Feitosa em nosso evento, pois sabemos que hoje ele é um dos maiores apoiadores do trabalho que realizamos com o Maracambuco. Após conhecer nossas ações, Feitosa demonstrou muito carinho por nós, acreditou em nosso projeto e nos levou para participar do projetoNoronha das 4 estações. Lá, pudemos mostrar nosso trabalho e a cultura de Pernambuco para turistas de diferentes nacionalidades. Foi muito importante para nós. Feitosa cuida e se preocupa com a cultura do nosso estado”, afirmou.

Ainda durante o evento, a vereadora Graça Fonseca discursou e agradeceu aos trabalhos realizados por Alberto Feitosa, quando secretário de Turismo, para o crescimento de Olinda. “Alberto Feitosa contribuiu para que Olinda crescesse ainda mais e se tornasse um dos melhores pontos turísticos de Pernambuco. Foi em sua gestão que requalificamos a orla de Olinda, o Alto da Sé e instalamos o elevador panorâmico. Implantou em Olinda o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras e liberou recursos para a requalificação do Eufrásio Barbosa. Feitosa valorizou o trabalho das nossas tapioqueiras, as levando para eventos diferentes eventos nacionais, divulgando nossa cultura e culinária”, concluiu.  

INAUGURAÇÃO DO COMITÊ

Alberto Feitosa Inaugura seu Comitê de campanha no Recife na próxima quinta-feira, dia 31/07. O Comitê fica localizado na AV. Mário Melo, 1306 - Recife.

Foto: Representantes do PR e PMDB de Capoeiras durante encontro com Feitosa e Paulo Câmara, no Recife.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Em Capoeiras, os bichos estão soltos


Moradores de Capoeiras reclamam do grande numero de animais soltos nas ruas e praças da cidade. O problema que ocorre não é de hoje, parece ter se agravado ultimamente. São jumentos, bodes, ovelhas, cavalos e cachorros que ficam soltos nas ruas sujando, virando o lixo e causando transtornos aos moradores. O chefe da Vigilância Sanitária, senhor Romeu Leitão informou que infelizmente o órgão não tem um local para acomodar os cachorros, e que outros municípios não recebem os animais. Quanto aos jumentos, cavalos e bodes são de responsabilidade da Secretária de Agricultura.

A Câmara aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador José Nielson que trata do problema dos animais soltos, mas a Lei nunca foi aplicada. Na última sessão da Câmara, o vereador Romero Reino solicitou a construção de um local para o recolhimento dos animais soltos na rua, e pediu que a Casa enviasse oficio ao Centro de Zoonoses de Garanhuns para se informar da possibilidade daquela instituição receber os cachorros recolhidos aqui. 

O poder público tem sua parcela de responsabilidade, mas, é a população a grande culpada e, prejudicada. Infelizmente são pessoas que querem criar animais na cidade como se estivessem no sítio, e outras, que inventam de criar cachorros e os deixam nas ruas e praças.

Na foto clicada na Rua São José, na semana passada, jumentos se rasgam as sacolas de lixo para se alimentarem.

Em Capoeiras, vereador parabeniza prefeitos que fazem obras duradouras

O vereador Ailton Lino (PIU) PSB ao usar da tribuna da Câmara na última sessão, dia 22/07, parabenizou o município de Capoeiras por haver voltado a ter construções de prédios públicos e reformas. Ele parabenizou a atual Gestão Municipal e também citou os ex-prefeitos Álvaro Tenório, José Valtaso e José Soares dizendo que estes foram bons gestores, que fizeram obras boas e bem construídas e por isso são lembrados até hoje. A fala do vereador Piu ocorreu após alguns vereadores falarem de problemas na chamada, Vila das 17 Casas, tais como: calçamento afundando, falta de galerias e fossas com problemas. Daí, a necessidade de se fazer as coisas bem feitas.

Merece Registro, 28.07.2014


  • Time da cidade de Iati é campeão da Copa do Agreste de futebol após vencer a Seleção de Capoeiras pelo placar de 1 X 0. Depois de ter ser adiada várias vezes,  a partida final do desorganizado campeonato foi realizada neste domingo (27), no Estádio Municipal de Caetés. debaixo de muita chuva, a equipe de Iati levou a melhor e ganhou a partida; a Seleção de Capoeiras, assim como a Argentina na Copa do Mundo, teve que se contentar com o vice-campeonato. 



  • Parabéns! Completando idade nova esta semana, os amigos: dia 28 Rute Ângelo; dia 30, Leandro Santana; dia 1º/08, Helenita Costa e Helenice Lima Bonfim; dia 03, Cleber Gewehr. Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • No próximo sábado, dia 02 de agosto, o Programa Radiola de Ficha apresentado pelo radialista Marcos Cardoso será transmitido direto do Sitio Zabelê, em Capoeiras. Será a partir das 11:00 horas, na casa que pertenceu ao senhor João Cícero, e é organizadas por familiares seus.



  • Cantoria em Capoeiras. Os repentistas Maximino Bezerra e Severino Feitosa se apresentarão em Capoeiras na próxima quarta-feira (30), a partir das 20:00 horas, em um bar localizado na Rua Aprigio Inácio.



  • A família cresceu! Nasceu hoje, dia 28/07, o sétimo bisneto do casal Nezinho Baixinho e Gercina Costa. 



  • O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Garanhuns esta com inscrições abertas para seu curso de pré-vestibular (PROIFPE). As vagas são para alunos da rede pública, residentes no agreste Meridional que terminaram o Ensino Fundamental ou estão cursando o 9º ano. Inscrições gratuitas no Campus, Rua Padre Agobar Valença s/n – Garanhuns.



  • Mais uma vez estivemos almoçando no bar "Zé do Bode", na cidade de Venturosa. Na mesa, eu, Sulipa, Ernandes Oliveira, Luis Farias, Raildo Santino e Bruno da Ótica. No cardápio, bode assado, sarapatel de bode e conversa sobre política. 



  • Representantes da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Capoeiras, se apresentaram em um dos palcos do Festival de Inverno de Garanhuns, na semana passada.


O homem nasceu para a imortalidade. A morte foi um acidente de percurso.
Ariano Suassuna

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Em Garanhuns, vice-prefeita rompe com Izaías Régis

Do Blog do jornalista Inaldo Sampaio

A vice-prefeita de Garanhuns, Rosa Quidute (PT), esposa do ex-prefeito Bartolomeu Quidute, anunciou neste final de semana que vai votar em Paulo Câmara (PSB) para o Governo do Estado pelo fato de estar sendo tratada com desprezo e indiferença pelo prefeito Izaías Régis (PTB).

No entanto, acrescentou, por coerência partidária votará em Dilma Rousseff (PT) para presidente e no deputado Pedro Eugênio (PT) para a Câmara Federal.

Para senador não votará em João Paulo (PT) e sim em Fernando Bezerra Coelho (PSB) e para deputado estadual no vereador Gerson Filho, filiado ao Partido Solidariedade.

Em entrevista por telefone a este Blog, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute deixou transparecer uma grande mágoa do prefeito Izaías Régis (PTB), o qual, segundo garantiu, nunca teve respeito nem consideração pela sua pessoa nem por sua mulher.

“Ele (Izaías) chegou a dizer que Rosa não tem votos em Garanhuns. Mas na pesquisa que mandamos fazer ela tem 15% das intenções de voto para deputado estadual. Mesmo assim ele se negou a apoiá-la”, afirmou.
O ex-prefeito também tem queixa do senador Armando Monteiro (PTB), o qual, segundo garantiu, nunca deu um telefonema para sua mulher a fim de agradecer a contribuição dada por ela em 2012 para que Izaías Régis (PTB) vencesse a disputa municipal.

Por esse somatório de fatos, explicou, decidiu não mais votar em Armando para o governo estadual e sim em Paulo Câmara (PSB), dando consequência à sua histórica ligação com o ex-governador Miguel Arraes.
Também decidiram votar em Paulo Câmara os ex-prefeitos Luiz Carlos Oliveira (PDT) e Ivo Amaral (PMDB). Já o ex-prefeito Silvino Duarte (ex-PSDB) continua firme com o senador.

Inauguração da Sede da ABLOGPE consolida avanço da blogosfera


A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco deu nesta sexta-feira (25) um passo importante em sua história. Fundada como a primeira Associação do Brasil que defende a categoria, a ABLOGPE inaugurou seu escritório na capital pernambucana com a presença de produtores de conteúdo das mídias digitais de diversas regiões. Fundada em 2011, na cidade de Limoeiro, Agreste pernambucano,  a ABLOGPE provocou debates em diversas cidades com a realização de vinte encontros e a participação em seminários nacionais, como por exemplo, o 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, ocorrido em São Paulo, no mês de Maio.


Na oportunidade, foi apresentada a minuta do projeto de lei de iniciativa da entidade, destinando percentual das verbas publicitárias dos Poderes Públicos de Pernambuco para os Produtores de Conteúdo das Mídias Digitais. “A inauguração do escritório vem sendo projetada há algum tempo, mas a localização era o que devia ser estrategicamente pensada. Representar os blogueiros na capital seria um ponto de referência para a prestação dos serviços com o apoio técnico e jurídico”, disse Lissandro Nascimento, presidente.

Com mais de 400 associados, a estimativa é chegar aos mil até o próximo ano.  Uma das principais vertentes levantadas pela ABLOGPE é o reconhecimento da categoria como atividade da economia criativa e estimular melhorias técnicas em portais na web. O cadastro como associado é simples e gratuito, podendo ser feito através do link: ablogpe.com O escritório fica situado no Edifício São Cristóvão, Rua da Aurora nº 295, Sala 917 (9º andar), Centro do Recife.
Kilvio Oliveira

domingo, 27 de julho de 2014

O nordestino e a farinha

HUMOR DO DOMINGO

Imagem compartilhada no Facebook.

Paulo Câmara diz que Garanhuns será beneficiada com novo polo industrial

Município polo do Agreste Meridional, Garanhuns está na rota da interiorização do desenvolvimento projetado pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante visita à cidade, nessa sexta-feira (26), o socialista elencou uma série de ações e projetos que ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Garanhuns e dos municípios do Agreste Meridional, a exemplo da universalização do ensino de tempo integral, melhoria da infraestrutura e incentivos para o crescimento da atividade industrial.

Paulo aproveitou a sua passagem pelo município para reforçar a sua intenção de brigar pela melhoria da malha viária da região junto à União. “Vamos ter a oportunidade de discutir e cobrar do Governo Federal a duplicação da BR-423. É uma obra que já foi prometida e que não saiu do papel”, pontuou, destacando o seu comprometimento em outra área essencial. “Temos o compromisso de melhorar o abastecimento de água”, externou.

PREFEITOS

Com o objetivo de apresentar propostas e ouvir sugestões de parcerias, Paulo Câmara, ao lado do seu colega de chapa Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), reuniu, nesta sexta-feira, em Garanhuns, prefeitos de municípios do Agreste Meridional. Na ocasião, o socialista indicou parcerias que podem ser celebradas entre as administrações estadual e municipais, a partir de 2015.

Entre os prefeitos presentes na reunião estavam Celina Brito (PDT), de Jupi; Edmilson Bahia (PSB), de Correntes; Ernandes Albuquerque (PR), de Venturosa; José Elias (PP), de Calçados; Rossine Blesmany (PSB), de Lajedo; Ricardo Alves (PMDB), de Saloá; Danilo Godoi (PSB), de Bom Conselho; Gerson Henrique (PTB), de Jucati; Alexandre Martins (PR), de Terezinha; e Neide Reino (PSB), de Capoeiras. 

sábado, 26 de julho de 2014

O Agreste é Notícia, 26.07.2014


São Bento do Una

- Marido é acusado de matar a esposa com um tiro na cabeça em São Bento do Una. A mulher tinha 37 anos, e residia no Loteamento Paulo II. O crime ocorreu no domingo, dia 20. Segundo a polícia, o suspeito de ter praticado o homicídio é o marido dela; e que uma filha do casal, menor de idade, presenciou o crime e contou que durante uma discussão o pai pegou um revólver e atirou. O corpo da vitima foi encaminhado para o IML em Caruaru, e o acusado fugiu.  Na terça-feira (22), o acusado foi preso na cidade de Belo Jardim, e segundo a polícia confessou o assassinato da esposa.

São João
- Criminosos arrombaram o prédio da delegacia de polícia do município de São João. O caso ocorreu na noite do dia 21 de julho de 2014. Os criminosos teriam entrado no prédio pelo telhado e quebrando o forro de gesso. 

Garanhuns
Bandidos assaltaram a casa de um agricultor e levaram R$ 40 mil em Garanhuns. Segundo a Polícia Militar, o assalto ocorreu no Distrito de São Pedro e foi praticado por quatro homens armados. O assalto aconteceu na terça-feira (22). A vitima é um agricultor de 54 anos; e o dinheiro estava dentro de um cofre. Os suspeitos fugiram em uma caminhonete. 

Paranatama
Na semana passada aconteceu no município de Paranatama a aula inaugural do Programa Pernambuco no Batente. O Programa qualifica as pessoas e visa à geração de emprego e renda. Em Paranatama haverá a qualificação profissional na área têxtil. O Programa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e da prefeitura.

Jupi
O mecânico José Antonio Santos Pedrosa, 25 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (25), em Jupi. O crime foi praticado por dois homens que estavam em uma moto. A vitima estava trabalhando e foi alvejada por quatro disparos. Um outro homem foi atingido com um tiro na mão.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de alguns dos  principais fatos que foram notícia durante a semana nos municípios da região.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Em Garanhuns, Paulo recebe apoio da vice-prefeita e de três ex-prefeitos.

Socialista cumpre agenda de campanha na cidade. À noite, ele estará no Festival de Inverno

Câmara, Rosa e Bartolomeu Quidute, e Bezerra Coelho
A coerência política pavimentou, nesta sexta-feira (26), o anúncio de importantes apoios à caminhada de Paulo Câmara (PSB) rumo ao Palácio do Campo das Princesas. Em Garanhuns (Agreste), cidade governada por um dos principais aliados do seu adversário, o socialista e o seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), foram recebidos pela vice-prefeita do município, Rosa Quidute (PT), e seu marido, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, que declaram alinhamento à Frente Popular.

Com o ex-prefeito Ivo Amaral
Durante sua passagem pelo município, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho também visitaram os ex-prefeito Luiz Carlos (PDT) e Ivo Amaral (PMDB). Assim como a vice-prefeita e seu marido, os dois também estão com Paulo. O palanque do socialista no município conta com três ex-prefeitos e a atual vice, além de outras lideranças e candidatos proporcionais.

Com o ex-prefeito Luiz Carlos
Paulo Câmara se comprometeu a honrar os apoios com muito trabalho por Garanhuns e por Pernambuco. "Tenham a certeza de que farei tudo o que for possível para que o município siga avançando na saúde, educação e segurança. Receber apoios como esses são estimulantes para continuarmos fortes e vencermos a eleição", afirmou Paulo Câmara.

Os Quidute são historicamente ligados ao grupo que possui Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos como referências. "É uma questão de coerência. Sempre estivemos desse lado e não podia ser diferente agora. Estamos declarando a nossa posição, o nosso apoio", anunciou Rosa Quidute, completando: "Acreditamos que Pernambuco vai seguir no caminho certo com Paulo Câmara".

Bartolomeu Quidute recordou que a Frente Popular sempre foi muito bem representada no município, que reconhece o empenho e a dedicação dos gestores que representaram o grupo no Palácio das Princesas. "Sempre contamos com esse retorno. Garanhuns teve a sua importância reconhecida", lembrou.

Fernando Bezerra Coelho frisou que a coerência demonstrada pelos Quidute é uma marca importante que precisa ser resgatada na política. "É importante vermos posições como essa. Pessoas que tem comprometimento e lado se mantendo alinhadas pelo projeto", afirmou.
Crédito: Wagner Ramos

A invasão das motos nas cidades da nossa região

Estacionamento do Campo de Futebol em Caetés.
O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, preço baixo e boas condições de financiamento tornaram as motocicletas um veiculo acessível para boa parte da população.  Nas grande e nas pequenas cidades, e também nos sítios as motos estão em alta. E nem os altos índices de acidentes e roubos envolvendo estes veículos faz diminuir a sua procura.

O sucesso das motos nas cidades da nossa região pode ser medido na foto que cliquei há alguns dias num estacionamento improvisado no Estadio de Futebol de Caetés.

Candidatos a governador de Pernambuco, Câmara, Armando e Zé Gomes visitam Garanhuns nesta sexta-feira, dia 25.

Armando Monteiro/Paulo Câmara
Zé Gomes
Aproveitando o último final de semana do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, os principais candidatos a governador de Pernambuco estarão visitando a cidade de Garanhuns nesta sexta-feira, 25 de julho de 2014. Paulo Câmara, Armando Monteiro e Zé Gomes irão aproveitar o evento para ficarem perto dos eleitores da região.

Zé Gomes, candidato do PSOL ao Governo do Estado fará nesta sexta-feira (25/7) a primeira atividade de campanha em Garanhuns, no agreste pernambucano. Acompanhado pela candidata ao Senado, Albanise Pires, e por candidatos a deputado estadual e federal, Gomes participa de caminhada no Centro a partir de 13h. O ponto de encontro é a loja Ferreira Costa (Av. Santo Antônio, 515.) 

O candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), depois de paralisar as atividades de campanha por 24 horas, em respeito ao falecimento do escritor, dramaturgo e presidente de Honra do PSB, Ariano Suassuna, retoma a agenda a partir desta sexta-feira (25). Em Garanhuns, à tarde, Câmara se encontra com prefeitos do Agreste. À noite, às 21h, o postulante vai conferir a movimentação do Festival de Inverno.

O Candidato a governador Armando Monteiro (PTB) também estará presente no Festival de Inverno de Garanhuns, na noite de hoje. Na cidade ele manterá contatos políticos correligionários da região, e ao lado do prefeito Izaías Régis assistirá aos shows na Praça Dominguinhos.

Só lembrando que os shows na noite de hoje, no FIG serão com: José Augusto e Fábio Junior.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeitura de capoeiras inicia construção da nova escola do povoado Maniçoba.

A prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) assinou a ordem de serviço para a construção da nova escola no Povoado Maniçoba, zona rural do município. A obra já foi iniciada com a terraplanagem do terreno. A nova escola terá seis salas de aulas, e será construída num terreno de 10 mil m², às margens da PE 193. A obra será executada com recursos oriundos do Ministério da Educação através do FNDE em parceria com a prefeitura de Capoeiras, custará R$ 1.010.520,96, e beneficiará estudantes do povoado Maniçoba e sítios circunvizinhos. O prazo para conclusão da obra é de um ano.
Sec. de Educação Macyanne Régia e o Sec de Governo Gildo Marques
em visita ao terreno onde será construída a nova escola na Maniçoba.
A Secretária Municipal de Educação, professora Macyanne Régia e o Secretário de Governo Gildo Marques estiveram no Povoado Maniçoba, na manhã desta quinta-feira 24 de julho de 2014, vistoriando o local onde será construída a nova escola. Macyanne Régia enfatizou a luta da prefeita Neide Reino para viabilizar a execução da obra. “Essa nova escola será uma benção para a comunidade escolar”- afirmou a secretária referindo-se aos ganhos pedagógicos que a estrutura da nova escola trará para o aprendizado dos estudantes.

Outras Ações:
Desde o inicio da atual Gestão Municipal, a educação vem sendo tratada como prioridade. Aquisição de carteiras e birôs novos para todas as escolas do município, reforma de escolas, capacitações para os professores, implantação de uma biblioteca no Colégio Municipal, aquisição de moveis e brinquedos para a Creche e para a escola A Sementinha, e merenda em todas as escolas estão entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação.

Macyanne Régia disse ainda que agora a luta será para se conseguir viabilizar o projeto de construção de uma nova escola também para o Povoado Alegre.

Programação da Corrida da Galinha 2014 em São Bento do Una


A 17ª edição da Corrida da Galinha, em São Bento do Una- PE, acontece entre os dias 28 de julho a 03 de agosto de 2014. Organizada pela prefeitura, a festa homenageia a principal atividade econômica de São Bento do Una – a avicultura, e este ano terá o slogan “Depois da Copa tem a canja da Galinha”. Competições no Galinhódromo, desfile de blocos, trios elétricos e bandas como Babado Novo e Parangolé, e o cantor Tony Salles estão entre as atrações que animarão o evento.

Programação:

Sexta – 01/08
Aline Rosa – Trio Selva Nua
Forró da Pegação – Trio Oxigênio
Asas da América – Trio Asas da América
Pierre – Trio Planeta
Luará – Trio balada

Sábado – 02/08
A Barca Maluka – bloco infantil Pintinho Sapeka – trio Balada
Babado Novo – Trio Selva Nua
Asas da América – Trio Asas da América
Bicho do Mato – Trio Planeta
Parangolé – Trio Oxigênio
Virados do Forró – Trio Balada

Domingo – 03/08
Desfile do Bloco Galo Belo
Saia Elétrica – Trio Oxigênio
Sinal Fechado – Trio Balada
Asas da América – Trio Asas da América
Gabriel Diniz – Trio Selva Nua
Luan e Forró Estilizado – Trio Planeta

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ariano Suassuna morre aos 87 anos.

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos. Paraibano, nasceu no dia 16 de junho de 1927, e mudou-se para o Recife em 1942, onde viveu até hoje. Ariano é o paraibano mais pernambucano que existe. Foi aqui que ele abraçou a cultura popular, escreveu sua obra: livros e peças teatrais; fundou o Movimento Armorial, e se engajou na defesa da cultura brasileira. 

Eu tive o privilegio de assistir algumas das suas aulas espetáculo, e de tirar uma foto ao seu lado numa dessas ocasiões. 

O Brasil e as artes hoje estão de luto com a partida do grande mestre Ariano Suassuna!

Descanse em Paz

Assista ao vídeo do Diário de Pernambuco

Capoeiras e Caetés estão entre os 23 municípios pernambucanos que dão destinação correta do seu lixo.

Extinto lixão em Capoeiras
A lei que determina o fim dos lixões entrará em vigor no próximo dia 02 de agosto de 2014. Em Pernambuco apenas seis das 185 cidades possuem aterros sanitários em operação: Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Arcoverde, Garanhuns,Petrolândia e Rio Formoso. Outras 17 cidades (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Buíque, Caetés, Capoeiras, Correntes, Lagoa do Ouro, São João, Gameleira, Sirinhaém, Tamandaré e Barreiros) compartilham os aterros de municípios vizinhos, totalizando 23 municípios com destinação adequada de seus resíduos sólidos. Informa reportagem do diário de Pernambuco publicada nesta terça-feira, dia 22 de julho.

Em Capoeiras, a prefeita Neide Reino (PSB) no inicio da sua gestão firmou uma parceria com a prefeitura de Garanhuns, e todo lixo recolhido na cidade passou a ser encaminhado para o Aterro Sanitário da cidade de Garanhuns. Acabando o lixão que havia em Capoeiras. Providencia que também foi tomada pelo prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB).
Extinto lixão de Caetés
 A reportagem do Diário informa que menos de 10% dos 5.563 municípios brasileiros conseguiram se adequar à Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa promover a destinação correta de todo lixo produzido. A lei estabeleceu um prazo de quatro anos para que as gestões municipais criassem planos que substituíssem os lixões por aterros sanitários. Pernambuco produz hoje 10.909,20 toneladas de lixo por dia segundo projeção da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Alberto Feitosa e Mendonça Filho conquistam novos apoios em PE.

Trabalhando por suas reeleições no pleito de 05 de outubro próximo, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) e o deputado estadual Alberto Feitosa (PR) vêm fazendo novas parcerias e conquistando novos apoios em todo estado de Pernambuco. 

Alberto Feitosa na semana passada esteve nos municípios de Cupira e Lagoa dos Gatos, onde se reuniu com lideranças locais e deu entrevista a uma rádio local. Na semana anterior ele esteve nos municípios de Brejo da Madre de Deus e, de Bezerros. 

Parceria – Candidato a reeleição, o deputado federal Mendonça Filho oficializa no próximo sábado dia 26, em Belo Jardim, o apoio do seu grupo à deputada estadual Raquel Lira (PSB). Raquel irá apoiar Mendonça para deputado federal em Caruaru.

Contando com apoios importantes em vários municípios de todas as regiões do Estado, Feitosa e Mendonça, em Capoeiras, recebem os apoios do PR e PMDB, que têm como presidentes dos diretórios provisórios, os senhores: Raildo Santino e Josivaldo Siqueira, respectivamente. 

Foto: Raildo Santino, Alberto Feitosa e Mendonça Filho durante a Festa de Frei Damião, em Capoeiras.

Cinco anos do Blog Roberto Almeida

O amigo e jornalista Roberto Almeida comemora esta semana cinco anos da criação do seu blog. Com informação e prestação de serviço a população de Garanhuns e da região, o Blog Roberto Almeida tornou-se referencia para os que buscam se inteirar diariamente das notícias desse recanto de Pernambuco. Com inteligência, Roberto também brinda seus leitores com bons textos sobre arte, cultura, entre outros assuntos.

Generosidade é mais uma das suas virtudes. Obrigado pela força!

Roberto, parabéns! Saúde e força na sua caminhada na vida e na globosfera!

terça-feira, 22 de julho de 2014

Deputada Terezinha Nunes do PSDB declara apoio a Paulo Câmara

Seguindo a decisão do seu partido, a tucana afirmou que a candidatura do socialista é a melhor opção para Pernambuco

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) encontrou-se nesta terça-feira (22) com o candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo, Paulo Câmara (PSB), para declarar seu apoio, acompanhando a decisão de seu partido. 

No seu segundo mandato e candidata a reeleição, entre os pontos que Terezinha trouxe para contribuir com o programa da Frente Popular, nas reuniões que antecederam o anúncio, estão a universalização do acesso às escolas de tempo integral e a construção de um hospital especificamente voltado para o atendimento aos idosos (a tucana é presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa). 

Representante da Igreja Católica no Legislativo Estadual, a deputada também pediu a Paulo o estreitamento da relação do Governo com a instituição religiosa. "O excesso de laicismo no Brasil impede que se mantenham melhores relações com as igrejas e formar parcerias em ações importantes, como o auxílio aos dependentes químicos", explicou. Outro ponto apresentado por Terezinha foi o empenho para a regulamentação do Código Estadual de Proteção aos Animais, lei de sua autoria que já foi aprovada pela Assembleia e sancionada. 

Foto: Wagner Ramos

Missa de Ação de Graças marcará aniversário de um ano da UPAE Garanhuns, sexta-feira dia 25 de julho.

Primeira Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, a UPAE Garanhuns está completando um ano de sua inauguração, com relevantes serviços prestados ao Agreste Meridional, principalmente à população dos 21 municípios que fazem parte da Regional de Saúde. A UPAE em Garanhuns tem administração da Fundação Prof. Martiniano Fernandes - IMIP Hospitalar.

Para comemorar a data, a UPAE Garanhuns está convidando a sociedade regional para uma Missa de Ação de Graças que será realizada na própria unidade, na próxima sexta-feira, 25/07/2014, às 15h.

Estão sendo convidadas as autoridades regionais, representantes de instituições, comunidade da saúde regional, mas principalmente a população, que durante este primeiro ano de funcionamento foi beneficiada com ações como consultas, exames e cirurgias, e passaram a ter uma vida melhor.

SERVIÇO:
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS
ANIVERSÁRIO DA UPAE GARANHUNS
25/07, sexta-feira, às 15h

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ministério Público recomenda município de Angelim anular contrato com a CODEAM para realização do concurso público.

Praça central de Angelim
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de Angelim (Agreste Meridional) que promova a anulação de todos os atos administrativos na contratação do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), contratada para a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos do município. Especialmente, anular o processo licitatório n°20/2012, Dispensa n°003/2012 e atos subsequentes.

O município deverá ainda adotar medidas, administrativas e/ou judiciais, a fim de garantir aos inscritos no certame, iniciado a partir da publicação do edital n°01/2012, o ressarcimento pelas inscrições pagas, bem como os valores eventualmente pagos pelo município em favor da Consórcio, no que se refere à organização do concurso público.

De acordo com o documento, elaborado pelo promotor de Justiça Jorge Gonçalves Dantas Júnior, foi instaurado procedimento preparatório n°02/2012 para apurar notícias de irregularidades no referido concurso público, do edital n°01/2012, constatando que o município de Angelim contratou o Codeam por meio do processo de dispensa de licitação n°003/2012.

A contratação, segundo Dantas Jr., não encontra suporte na permissividade disposta no inciso XIII, do artigo 24,da Lei 8.666/93 (Licitação e Contratos), uma vez que o Consórcio não é estatutariamente incumbido de pesquisa, ensino ou de desenvolvimento institucional e não possui inquestionável reputação ética-profissional, com larga experiência na organização de seleções públicas.

Ressalta ainda que a Constituição Federal (CF) define, no artigo 241, que Consórcio Público tem competência para a gestão associada de serviços públicos aos entes federativos, não se enquadrando nessa definição a prestação direta de serviços públicos a qualquer dos consorciados. Para o promotor de Justiça, isso já evidencia a ilegalidade da contratação da Codeam para a realização do concurso público em prol do município de Angelim.

Por fim, Jorge Gonçalves reforça que a contratação de entidade organizadora para a realização de concurso público para provimento cargos efetivos exige procedimento licitatório, nos termos da Lei 8666/93, de modo a garantir a efetividade dos princípios da legalidade, isonomia e impessoalidade, definidos pela CF como princípios da administração pública.

O município deverá informar à Promotoria de Justiça de Angelim, no prazo máximo de 30 dias, se vai acatar ou não a recomendação.

Inciso XIII, artigo 24, da Lei 8666/93 – É dispensável a licitação na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ética-profissional e não tenha fins lucrativos.
Fonte: MPPE

Projeto Rondon chega a Caetés

PROJETO RONDON "LIÇÃO DE VIDA E CIDADANIA"

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Os rondonistas chegam ao município de Caetés-PE, trazendo em suas bagagens muita boa vontade e informações, na busca de partilharem e colherem experiências desenvolvendo um trabalho voluntário, para trilhar em parceria com a Comunidade um caminho de muitas conquistas e sucessos, para isso, desenvolvem palestras e oficinas com diferentes temáticas, do dia 21 a 31 de julho de 2014.   
As temáticas variam entre “Leitura em Roda”; “Dance”; “Reuniões com Lideranças” (Partilhando Conhecimentos); “Apresentação e Construção dos Microbiodigestores de PVC”; “Organização de Cooperativas”; “Primeiros Socorros”; “Produção de Adubos Verdes”; “Compostagem”; “Instalação de Fossa Arbórea”; “Comunicação e seus Efeitos”; “Divulgação de Benefícios Federais”; “Humanizar é Individualizar”; “Fontes Alternativas de Conservação da Água e do Solo”; “Estatuto da Criança e do Adolescente”; “Instalação de Captação e Armazenamento da Água da Chuva”; “Como Produzir Material Informativo para a População”; “Importância da Produção Sustentável e Conservação do Meio Ambiente”; “Vivendo em Sociedade”; “Cine Rondon”; “Lavando as Mãos”, “Produção de Material Informativo”; “Teste com os Equipamentos Produtores de Biogás a Partir de Substratos Regionais”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis”; “Feira das Profissões”; “Movimento da Saúde”; “Legislação Rural”; “Importância da Cobertura do Solo”; “Educação Ambiental”; “Treinamento para Implantação da Coleta Seletiva”; “Comunicação: Facebook, WhatsApp e Mídias em Geral”; “Incentivo à Agricultura Familiar”; “Educação Inclusiva”; “Recuperação do Corpo D´ Água”; “Educação De Jovens e Adultos”; “Associações de Sucesso”; “Bullying”; “Manejo e Conservação do Solo e da Água” e “Educação Inclusiva”. 

O cronograma com as datas e os horários encontra-se disponível na Secretaria de Educação do município. O Projeto Rondon uma ótima oportunidade para colhermos novas experiências, interligando os diferentes conhecimentos, com uma rica diversidade cultural.
Wando Pontes

Merece Registro, 21.07.2014


  • Muito estranho e, fedido! Um caminhão de uma empresa que presta serviço de limpeza de fossas foi flagrado por populares despejando os dejetos num riacho dentro da cidade de Capoeiras, na semana passada. Os cidadãos fizeram o motorista interromper o despejo: ele prometeu não voltar a fazer tal coisa. Por que será que alguém viria de outra cidade jogar dejetos de fossa num bairro aqui em Capoeiras? 



  • O Tribunal de Contas de Pernambuco utilizou uma foto da minha autoria para ilustrar a postagem, “TCE passa a exigir informações sobre obras paralisadas e inacabadas”, publicada no dia 17/07/2014 no site do Tribunal, e reproduzida aqui no blog. A foto mostra uma ponte abandonada na PE 193, em Capoeiras, quando a referida obra estava paralisada. Veja Aqui!



  • Parabéns! Completando idade nova esta semana, os amigos: dia 23, José Carlos Felix e Alexandra Lira; dia 24, Lucideia Silva, Daniel Carneiro e Mario Calado; dia 27 Pedro Gabriel e Camilla Vitoria. Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Um cidadão teve a sua motocicleta tomada num assalto na última quarta-feira, 16.07.2014, na Rua Osvaldo Cruz, aqui em Capoeiras. O crime teria sido praticado por dois homens armados.



  • Um rapaz foi vitima de tentativa de homicídio na noite deste domingo (20), na COHAB, em Capoeiras. Suedson Liberato, 20 anos, foi alvejado por três disparos. A vitima foi socorrida para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns.



  • A falta de água nas torneiras ultimamente em Capoeiras se deve a rompimentos na tubulação que trás a água da barragem Gurjão. A tubulação que fica sob a PE 193, vez por outra é atingida pelas maquinas que estão fazendo o asfalto da referida estrada, o que tem causado constantes paralisações no abastecimento de água da cidade.



  • A obra de pavimentação da PE 193 continua sendo realizada. No momento estão sendo construídas três pontes, aqui na saída da cidade, bem como a colocação de aterros. A informação é para as pessoas que não residem aqui e mandam e-mails ou comentários querendo saber do andamento da mesma. 


Cada qual sabe amar a seu modo; o modo. Pouco importa; o essencial é que saiba amar.
Machado de Assis

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Festival de Inverno de Garanhuns faz homenagem a Dominguinhos


Uma noite do Festival de Inverno de Garanhuns ficará na memória dos pernambucanos. Grandes nomes da música brasileira realizaram uma homenagem especial, na noite da sexta-feira (18/07), a José Domingo de Moraes, o Mestre Dominguinhos, na antiga Esplanada Guadalajara, hoje a praça tem o nome do cantor falecido ano passado. Para o governador João Lyra Neto, que acompanhado de diversas autoridades, prestigiou o encontro, Dominguinhos foi um "competente representante da música brasileira e suas composições vão ficar para sempre nos corações dos que o acompanhavam".


Durante o show de homenagem, as composições do artista garanhuense foram interpretadas por Elba Ramalho, Mariana Ayda, Nádia Maia, Guadalupe, viúva de Dominguinhos, e Liv Moraes, que é filha do homenageado. "Foi emocionante ver o público participando e cantando as composições de meu pai", disse a cantora Liv Moraes, bastante emocionada, enfatizando que a produção artística rompeu fronteiras e tocou o Brasil. 

Além do show produzido para homenagear o Mestre Dominguinhos, o palco principal recebeu a dupla Azulão e Azulinho e Waldonys. O Festival de Inverno de Garanhuns segue até o dia 26 e estima atrair 500 mil pessoas durante os 10 dias de festival.  O evento é uma realização do Governo de Pernambuco, em parceria com a prefeitura do município e chega a sua 24ª edição com 17 polos multiculturais.

Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI