Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Espetáculo sobre lendas africanas é encenado em comunidades quilombolas em Capoeiras, Caetés e Garanhuns.

A comunidade quilombola Imbé, no município de Capoeiras, Pernambuco, foi a primeira a receber o espetáculo Luanda Ruanda – Histórias Africanas. A encenação ocorreu às 11h, na última sexta-feira, 26 de setembro de 2014. Produzido pelo grupo Coletivo Tear, da cidade de Garanhuns, o espetáculo recebe incentivo do Funcultura, é encenado gratuitamente, e também será apresentado nas comunidades quilombolas de: Atoleiros (Caetés) e Estivas, Caluête, Castanhinho, Estrela e Timbó (Garanhuns).


Com a narração de histórias afro-brasileiras, encenadas pela atriz Stephany Metódio, o público confere uma série de fábulas, mitos e lendas do universo folclórico, contando com a participação do ator Leo Silva. A intervenção teatral também agrega a musicalidade africana, executada ao vivo pelos músicos Alexandre Revoredo e Claudemir Alves. O espetáculo possui tradução simultânea em libras.

Confira a agenda:
26.09 (sexta-feira) | Imbé – Capoeiras (PE)
27.09 (sábado) | Estivas – Garanhuns (PE)
11.10 (sábado) | Atoleiro – Caetés (PE)
18.10 (Sábado) | Caluête – Garanhuns (PE)
18.10 (Sábado) | Castainho – Garanhuns (PE)
19.10 (Domingo) | Estrela – Garanhuns (PE)
26.10 (Domingo) | Timbó – Garanhuns (PE)

As fotos do evento na comunidade quilombola Imbé, em Capoeiras, são do Tear Coletivo  e foram compartilhadas no perfil da Secretaria de Educação de Capoeiras, no Facebook.

Frente Popular de Pernambuco realizou dois grandes comícios em Recife e Caruaru

Um encontro para marcar história. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam no Recife, às margens do rio Capibaribe, o grande comício conjunto de Paulo Câmara e Marina Silva (ambos do PSB), respectivamente, candidatos a governador de Pernambuco e presidente da República, nessa segunda-feira, 29 de setembro de 2014, no Cais da Alfândega. Candidatos a deputado nas esferas estadual e federal, assim como no candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB) também participaram. 

Paulo ressaltou a sintonia entre o projeto que mudou Pernambuco nos últimos oito anos e aquele que Marina representa para o País, ambos tendo no ex-governador Eduardo Campos seu idealizador. O socialista lembrou que os adversários afirmaram que tanto Eduardo, em 2006, quanto o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em 2012, não conseguiriam se eleger. Após as suas respectivas vitórias nas urnas, diziam, não cumpririam o que prometeram. "É o que está acontecendo agora. Já perceberam que, com a ajuda de vocês, eu vou ganhar a eleição. E começam a colocar em dúvida o cumprimento das nossas propostas. Pois eu venho de uma escola de gente que cumpre seus compromissos. E eu vou cumpri-los todos", garantiu.

Marina Silva disse sentir-se acolhida e abraçada em Pernambuco, pela energia com que foi recebida, tanto no evento anterior, em Caruaru, quanto no do Recife. Ela pediu que, até o dia 5 de outubro, cada um de seus eleitores e de Paulo consiga um ou mais votos para ambos, "para surpreender aqueles que achavam que já tinham vencido"; e elogiou seu correligionário. "Eduardo escolheu o mais jovem entre tantos nomes possíveis, por ter percebido em Paulo uma grande semente para se tornar uma frondosa árvore e que vai gerar muitos frutos para Pernambuco. 

Em um discurso que encheu de emoção o Cais da Alfândega, João Campos, filho de Eduardo, lembrou mais uma vez o legado do pai, afirmando que o povo pernambucano dividiu com a família a tristeza pela morte do líder, e os brasileiros choraram pelo futuro que ele representava. "Meu pai apontou o caminho, mostrou como esta frente deveria marchar unida para continuar o desenvolvimento deste Estado. Indicou Paulo, um jovem que já era um líder dentro de seu Governo. Um líder não se faz, nem se cria, ele tem vocação. Ao morrer, meu pai transformou-se em seus sonhos e ideais. Por isso estou aqui. Porque devo, a ele e à sua memória, falar  sobre os seus sonhos ao povo de Pernambuco e do Brasil", salientou.

Paulo e Marina comandam emocionante comício em Caruaru

Mais de 12 mil pessoas acompanharam o ato em praça pública

Historicamente palco de grandes atos políticos, o município de Caruaru, no Agreste, abrigou, na noite dessa segunda-feira (29), um dos comícios mais emocionantes de sua história. Mais de 12 mil pessoas se reuniram em praça pública para mostrar com entusiasmo o seu apoio aos avanços das transformações vivenciadas pelo Estado, com a eleição de Paulo Câmara (PSB) governador, e a uma necessária mudança de rumo no País, com Marina Silva (PSB) presidente. A multidão cantava, agitava bandeiras e fazia coro a cada fala que ecoava no palanque.

"A alegria com que estamos sendo recebidos por vocês nos mostra que estamos no caminho certo. Mostra que Pernambuco quer e vai seguir no caminho das transformações. Faltam seis dias para que o Estado aponte para o futuro", destacou Paulo Câmara. Além de Marina e de seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), o socialista estava acompanhado pelo governador João Lyra Neto (PSB); pelo prefeito José Queiroz (PDT); por Beto Albuquerque (PSB), postulante a vice-presidente; pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB); pela ex-primeira-dama Renata Campos; e pelos filhos do ex-governador Eduardo Campos, Maria Eduarda, João e Pedro.

Marina afirmou que enxerga em Paulo Câmara o símbolo da continuidade das conquistas acumuladas ao longo dos governos comandados pelo saudoso líder socialista. "Paulo, você é a continuação do legado de Eduardo. Muito obrigado por doar seu trabalho, seu esforço, sua competência para levar esse legado a diante", exaltou Marina.

"Doutor Arraes nos ensinou que o impossível o povo nos ajudar fazer. E vamos fazer Pernambuco ter a melhor escola pública do Brasil, uma saúde mais humanizada, mais segurança, mais infraestrutura e mais água", bradou Paulo Câmara.

CAMINHADA - Antes do comício, Paulo Câmara liderou uma bonita caminhada por ruas de Caruaru. Ao longo do percurso, cada vez mais pessoas se juntavam em união ao socialista e seus companheiros de chapa. 

Como o eleitor capoeirense votou na eleição de 2010

Durante esta semana que antecede o domingo das eleições 2014, publicarei algumas postagens sobre a política aqui em Capoeiras. Para começar vamos relembrar como os eleitores capoeirenses votaram nas eleições realizadas no ano de 2010 para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Nas eleições de 2010, compareceram para votar em Capoeiras 10.647 eleitores, o que corresponde a 69,3%. E deixaram de votar 4.700 eleitores. 

Para presidente, Dilma obteve em Capoeiras 7.321 votos; José Serra, 1.116 votos; e Marina Silva, 500 votos. Votos branco: 591. Votos nulos: 1.082.

Para governador, os três mais votados foram Eduardo Campos, 6.701 votos; Jarbas Vasconcelos, 842 votos, e Sergio Xavier, 80 votos. 

Para senador, Armando Monteiro (PTB) obteve 6.625 votos; Humberto Costa (PT), 6.455 votos; e Marco Maciel (DEM), 1.299 votos. O eleitor podia votar em dois senadores. 

Aqui em Capoeiras foram votados 64 candidatos a deputado federal. Os candidatos mais votados foram: Inocêncio Oliveira (PR), 3.024 votos; Silvio Costa (PTB), 2.067 votos; Mendonça Filho (DEM), 1.555 votos; Ana Arraes (PSB), 510 votos; e Pedro Eugenio (P T), 260 votos.

Naquele ano foram votados em Capoeiras 87 diferentes candidatos a deputado estadual. Os mais votados foram: Alberto Feitosa (PR), 2.011 votos; Marcantonio Dourado (PTB), 1.676 votos; Izaías Régis (PTB), 1.649 votos; João Mendonça (DEM), 813 votos; Zé da Luz (PHS), 766 votos; Clodoaldo Magalhães (PTB) 408 votos; Julio Cavalcanti (PTB), 263 votos.

Queijarias em Pernambuco ainda precisam se profissionalizar.

Foto: Blog Capoeiras. Feira do queijo de Capoeiras, Pernambuco.

Reportagem do JC visitou  a feira do queijo de Capoeiras, agreste de Pernambuco.


Com as grandes indústrias comprando menos leite, as queijarias absorvem a produção


Por: Adriana Guarda

No negócio do leite sempre existiu uma briga histórica entre industriais e queijeiros. Concorrentes na aquisição da matéria-prima, cada um desfia sua lista de argumentos na disputa pelo mercado. No meio dos dois está o produtor de leite, vivendo os altos e baixos da oferta e da demanda. O pecuarista quer vender a quem oferece o melhor preço, paga mais rápido e desburocratiza a compra (quesitos que dão vantagem às queijarias). Os industriais reclamam da clandestinidade, que isenta as queijarias dos encargos sociais e dos impostos, além de questionar a qualidade do produto.

“Essa discussão é antiga, mas quem vive da atividade sabe que as queijarias socorrem o produtor nos momentos de crise. Agora mesmo está sobrando leite no mercado, porque algumas indústrias estão em processo de recuperação industrial, e é o queijeiro quem está recebendo a maior parte da produção. O governo precisa estimular as queijarias artesanais e criar regras flexíveis para que a atividade se formalize e se qualifique”, defende o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite-PE), Saulo Malta.

Bacia Leiteira de Pernambuco enfrenta falta de compradores e inadimplência

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) contabiliza 125 queijarias formalizadas no Estado e pelo menos 1.000 clandestinas. “É muito difícil fiscalizar, porque estamos falando de queijarias familiares, que funcionam nas cozinhas das casas. Também é preciso flexibilizar a legislação federal sobre alimentação no País, que é rígida com os pequenos e data de 1952”, defende a gerente-geral da Adagro, Erivânia Camelo. Segundo ela, nos últimos anos a Adagro vem tentando desenvolver algumas iniciativas para minimizar o problema. Uma delas foi criar um modelo de indústria de queijo menor, com processamento de até 500 litros de leite por dia. Antes, o menor modelo era para até mil litros/dia. Esse novo conceito simplifica as exigências impostas a uma indústria de maior porte.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (Sara) está tentando tirar do papel um programa de qualificação profissional para o setor. O titular da pasta, Aldo Santos, diz que a expectativa é treinar mil queijeiros, com previsão de iniciar os trabalhos no próximo mês. A proposta é orientar sobre procedimentos sanitários na ordenha e boas práticas de fabricação. “O início do programa está dependendo de uma licitação para selecionar a empresa que vai ministrar a qualificação”, diz Erivânia. Apelidado de “queijo de quintal”, o produto artesanal precisa de um upgrade na qualidade.

Nas cidades da bacia leiteira é comum encontrar as feiras do queijo, que devem ser fiscalizadas pela Vigilância Sanitária local. Caminhonetes de atravessadores de Recife, Olinda, Palmares, Vitória de Santo Antão e vários municípios se aglomeram no local para comprar queijo. Alguns produtores preferem se aventurar na comercialização individual. As condições de higiene são precárias. Na maioria das vezes o produto é acondicionado em caixas de plástico sem tampa e sem plástico para proteger o queijo. Os consumidores apertam o queijo com a mão para conferir a consistência. O JC esteve na feira de Capoeiras (Agreste), que acontece todas as sextas-feiras.

A presença da reportagem provoca desconfiança. Chegamos a ser abordados e hostilizados pelos vendedores preocupados com a câmera fotográfica.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Show de Léo Magalhães encerrou a 10ª Festa do Estudante em Capoeiras.


A 10ª edição da Festa do Estudante de Capoeiras, Pernambuco, terminou na noite deste domingo, 28 de setembro de 2014 com um grade show do cantor Léo Magalhães. No show, o cantor apresentou antigos e novos sucessos da sua carreira, e levou ao delírio o público presente na Praça João Borrego. 

Após o show de Léo Magalhães a festa continuou com Gilberto e Banda.

Ex-prefeito Nenem, Léo Magalhães e a prefeita Neide Reino

Sandoval Cadengue, Cláudio, Nenem e Marlom Pessoa.

Fotos: Junior Artes e Roberto Tavares.

Senac oferece curso grátis em Garanhuns, Caruaru, Paulista e Recife

O Programa Senac de Gratuidade - PSG, destina-se a pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados - priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador.

O Processo de Inscrição 2014.38 do PSG concederá 488 (quatrocentos e oitenta e oito) vagas para cursos gratuitos nas cidades abaixo:

Caruaru
Cabeleireiro Assistente (2 turmas), Artesão de Peças em Tecido (2 turmas), Auxiliar de Cozinha, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador (2 turmas), Agente de Combate as Endemias, Recepcionista em Serviços de Saúde, Depilador, Manicure e Pedicure, Auxiliar Administrativo.

Garanhuns
Garçom, Patch Aplique Moderno, Corte e Escova, Preparação de Bolos e Tortas.

Paulista
Agente de Limpeza e Conservação, Garçom, Bartender.

Recife
Auxiliar Administrativo, Vendedor.

• Inscrições - 26 de setembro a 02 de outubro
• Resultado - 03 de outubro
• Matrículas para os cursos em Garanhuns, Paulista e Recife - 03 e 06 de outubro

Antes de fazer sua inscrição, leia com atenção o Documento do Processo de Inscrição 2014.38. Os aprovados no processo de inscrição devem fazer as matrículas nos endereços publicados nesse documento.

Mais informações: SENAC PERNAMBUCO

Merece Registo, 29.09.2014


  • A prefeitura de Capoeiras realizou uma Audiência Publica na última quinta-feira, 25 de setembro de 2014 para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA, ano de 2015. Poucas pessoas compareceram à Câmara para acompanhar a Audiência, e dos mesmo os vereadores, apenas quatro estiveram presentes.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: dia 29, José Cícero e Luiz Carlos; dia 30, Helio Noronha; dia 1º de outubro, Mayana Luana e Romenik Almeida; dia 03, Richard Anderson; dia 04, Marcondes Santana; e dia 05, Luiz Claudino (ex-prefeito). Parabéns e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Última semana antes da eleição, as apostas nos candidatos votados em Capoeiras continuam a todo vapor. Comentários correm na cidade de que algumas das apostas já ultrapassam o valor de dez mil reais.



  • Durante esta semana, no blog, farei algumas postagens sobre a política local. Os números da eleição de 2010, e quem apoia quem para deputado na eleição de 2014. A primeira postagem será nesta terça-feira, 30 de setembro de 2014.



  • Sobre o concurso público realizado pela prefeitura de Capoeiras, até o momento o Ministério Público ainda não se pronunciou. 


Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
Machado de Assis

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

domingo, 28 de setembro de 2014

Léo Magalhães faz show hoje na 10ª Festa do Estudante em Capoeiras

Neste domingo, 28 de setembro de 2014, terceira noite de shows na 10ª Festa do Estudante 2014 em Capoeiras, Pernambuco, tem como principal atração musical, o show com o cantor Léo Magalhães. Conhecido nacionalmente e interprete de grandes sucessos, Léo Magalhães fará o primeiro show da noite, previsto para começar às 22:00 horas. Em seguida, encerrando a noite e a 10ª Festa do Estudante 2014, sobe ao palco Gilberto e Banda.

A expectativa é de que a Praça João Borrego, em Capoeiras, fique lotada na noite de hoje.

Veja como foi a segunda noite da 10ª Festa do Estudante 2014, em Capoeiras


Com muito forró, assim foi a noite deste sábado, 27 de setembro de 2014, na 10ª Festa do Estudante em Capoeiras, Pernambuco. A banda SoxoteA abriu os shows da noite, em seguida foi a vez da banda Forró da Pegação (foto) botar os forrozeiros para dançar na Praça João Borrego.

Pessoas vindas de várias cidades da região prestigiaram o evento. 

O deputado federal Silvio Costa e o prefeito de Caetés Armando Duarte também estiveram em Capoeiras na noite deste sábado, eles foram recepcionados pela prefeita Neide Reino (PSB), pelo vice-prefeito Juju e pelo ex-prefeito Nenem. 

Fotos do evento na noite deste sábado.


Prefeito Armando Duarte (Caetés) e a prefeita Neide Reino (Capoeiras)
Rosimário, vice-prefeito Juju, Romeu Leitão, ex-prefeito Nenem,
e o deputado federal Silvio Costa
Vereador Ailton Lino (Piu) e sua esposa Silvone.
Claudio, prefeita Neide Reino, Marlon Pessoa, e Niel.
 Clique sobre as fotos para ampliá-las!

Charada, aponte o culpado pelo crime

HUMOR DO DOMINGO

Dois irmão gêmeos: um deles matou uma pessoa!

Sem certeza de qual deles cometeu o crime, o delegado prende os dois irmãos numa cela durante uma semana; um engorda e o outro emagrece.

Qual dos dois é o assassino?

a) Gordo
b) Magro







Resposta: O que não mata, engorda.

sábado, 27 de setembro de 2014

Forró da Pegação e Banda Soxote "A", neste sábado na Festa do Estudante em Capoeiras.

A noite deste sábado, 27 de setembro de 2014, será de muito forró na cidade de Capoeiras, Pernambuco. Na programação da 10ª Festa do Estudante, apresentam-se na noite de hoje, as bandas: Forró da Pegação e Soxote “A”. O primeiro show está previsto para começar a partir das 22:00 horas.  

A prefeita Neide Reino (PSB), o vice prefeito Juju, a secretária de Cultura Helenita Costa e a secretária de Educação Macyanne Régia convidam toda população a prestigiar e se divertir em mais este grande evento realizado na nossa cidade.

O segundo dia da 10ª Festa do Estudante de Capoeiras

No segundo dia da 10ª edição da Festa do Estudante de Capoeiras, PE, foi marcado por apresentações culturais de estudantes da Rede de Ensino Municipal, e à noite shows com artistas locais.

Estudantes do Colégio Municipal e das escolas dos povoados Alegre e Riacho do Mel, além do CRAS e Patrulheiros Mirins realizaram apresentações culturais durante toda tarde, na quadra do Colégio. Entre as apresentações feitas pelos alunos, houve: ciranda, cavalo marinho, xaxado, siriri, teatro, grupo de flautistas...

Já à noite desta sexta-feira, 26 de setembro de 2014 houve a abertura dos shows musicais no palco montado na Praça João Borrego. Nessa primeira noite, as apresentações foram dos artistas locais, talvez por isso o público na praça tenha sido pequeno. A primeira atração a se apresentar foi a banda Kuarteto do Swing formada por adolescentes que mostraram muita "ginga";  em seguida foi a vez do sertanejo universitário da dupla Gilmar e Givanilson; o Rock do grupo Crazy Naght foi a terceira atração; ainda subiram ao palco, um projeto de MPB e um grupo formado por professores da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As apresentações ontem começaram com atraso de mais de duas horas, por isso, a apresentação de Lindemberg dos Teclados foi adiada para a noite deste sábado (27).


Kuarteto do Swing

Projeto de MPB

Clique nas imagens para ampliá-las!

O Agreste é Notícia, 27.09.2014

Paranatama
- Neste sábado, 27 de setembro, acontece em Paranatama, a 6ª Corrida do Jerico, no sitio Baixa Dantas. No evento, além da corrida, haverá premiação para o jegue mais feio e para o mais enfeitado: e também musica ao vivo.

- Origem: Prefeitura Municipal de Paranatama
Relator: CONSELHEIRO DIRCEU RODOLFO
Órgão Julgador: 2a. Câmara
Processo: 12078153 - Admissão de Pessoal referente a 191 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Paranatama durante o exercício de 2009, para diversas funções, de responsabilidade do Sr. José Teixeira Neto, Prefeito do citado município.
Julgamento: A Segunda Câmara deste Tribunal, à unanimidade, julgou legais as contratações objetos dos autos, concedendo, consequentemente, o registro dos atos listados no Anexo Único.

Lajedo
- Quatro bandidos assaltaram um posto de combustíveis às margens da BR 423, em Lajedo, PE. O caso ocorreu na segunda-feira, 22 de setembro de 2014, e os criminosos que estavam em duas motos conseguiram roubar R$ 20 mil do estabelecimento.

- O corpo de um jovem foi encontrado na terça-feira, 22 de setembro de 2014, no bairro Planalto em Lajedo. Segundo a Polícia Civil, Elenildo dos Santos, 20 anos, estava desaparecido desde o domingo, dia 21, e teria sido assassinado a pedradas.

Angelim
Origem: Fundo Municipal de Previdência de Angelim - FUNPREVI
Relator: AUDITOR RICARDO RIOS, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: 2a. Câmara
Processo: 13902155 - Prestação de Contas dos gestores do Fundo Municipal de Previdência de Angelim - FUNPREVI, relativa ao exercício de 2012, de interesse dos Srs. Valter Felix de Lima, Marco Antonio Leal Calado, Marco Antonio Leal Calado Filho.
Julgamento: A Segunda Câmara desta Corte de Contas, à unanimidade, julgou irregulares as contas do Sr. Válter Félix de Lima, ordenador de despesas e Gerente Previdenciário do Fundo Previdenciário do Município de Angelim. FUNPREVI no exercício financeiro de 2012. Ainda, aplicou multa ao ordenador de despesas do FUNPREVI, Sr. Válter Félix de Lima, ao Sr. Marco Antônio Leal Calado, Prefeito Municipal e ao Sr. Marco Antônio Leal Calado Filho ? Secretário de Saúde. Fez, também, determinações.

São João
- Origem: Prefeitura Municipal de São João
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS
Órgão Julgador: Pleno – 24.09.2014
Processo: 13040637 - Recurso Ordinário interposto pelo Sr. Pedro Antônio Vilela Barbosa, prefeito do Município de São João, contra parecer prévio emitido pela Segunda Câmara desta Corte, que recomendou a aprovação com ressalvas de suas contas de governo, relativas ao exercício de 2011. (Adv. José Nelson Vilela Barbosa Filho - OAB:16302PE)
Julgamento: O Pleno deste Tribunal, acatando o impedimento declarado pelo Conselheiro Carlos Porto, à unanimidade, tendo em vista que os argumentos apresentados pelo Recorrente não tiveram o condão de modificar o Acórdão combatido, preliminarmente, conheceu do Recurso Ordinário e, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo, na íntegra, os termos da deliberação atacada

Garanhuns
- DO G1 Caruaru: Na terça-feira, 23/09/2014, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 7,890 toneladas de alimentos sem notas na BR-423 em Garanhuns, sendo 214 fardos de feijão e 49 de farinha de mandioca. O condutor do veículo, que seguia de Garanhuns para Lajedo, pagou fiança e responderá em liberdade pelo crime de sonegação fiscal. Os produtos firam retidos  no posto de Garanhuns e serão levados à Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

- Origem: Câmara Municipal de Garanhuns
Relator: AUDITOR RUY RICARDO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: 2a. Câmara
Processo: 08300756 - Prestação de Contas dos gestores da Câmara Municipal de Garanhuns, relativa ao exercício financeiro de 2007, de interesse dos Srs. Zaqueu Naum Lins, Aldemiro de Medeiros Aquino, Armando Domingos de Melo, Daniel da Silva, José Carlos Rocha de Oliveira, José Claudio Taveira, Marcelo Pereira Marçal, Natalício Rodrigues do Nascimento Filho, Paulo Fernando de Lima, Severino Sabino Filho, Sivaldo Rodrigues Albino. (Vínculado ao Conselheiro Marcos Loreto)
Julgamento: A Segunda Câmara desta Corte de Contas, à unanimidade, julgou regulares, com ressalvas, as contas do Sr. Zaqueu Naum Lins, aplicando-lhe multa. 

Calçado
- Origem: Prefeitura Municipal de Calçado - PMC
Relator: CONSELHEIRO JOÃO CARNEIRO CAMPOS
Órgão Julgador: 1a. Câmara
Processo: 14900798 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Calçado, referente ao exercício de 2013, de interesse do Sr. José Elias Macena de Lima.
Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte, à unanimidade, julgou pela emissão de Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Calçado a aprovação com ressalvas das contas do Prefeito, Sr. José Elias Macena de Melo, relativas ao exercício financeiro de 2013.

Jucati
Origem: Prefeitura Municipal de Jucati
Relator: CONSELHEIRO JOÃO CARNEIRO CAMPOS
Órgão Julgador: 1a. Câmara
Processo: 14900841 (Pedido de Vista) - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Jucati, referente ao exercício financeiro de 2013, de interesse do Sr. Gerson Henrique de Melo.
Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte, à unanimidade, emitiu parecer previu recomendando à Câmara Municipal de Jucati a aprovação com ressalvas das contas do Prefeito, Sr. Gerson Henrique de Melo, relativas ao exercício financeiro de 2013. 

Saloá
- Origem: Prefeitura Municipal de Saloá - PMS
Relator: AUDITOR RUY RICARDO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO
Órgão Julgador: 2a. Câmara
Processo: 13902519 - Prestação de Contas dos gestores da Prefeitura Municipal de Saloá, relativa ao exercício financeiro de 2012, de interesse dos Srs. Gilvan Pereira de Barros, Ana Lúcia de Almeida Paes, Edicélia Rodrigues Cadengue, Evanuza Areais Félix, Girlaine Pereira de Barros, Jaelson Salgueiro de Souza, José Alves Sobrinho, Jose Evandro de Souza, Josefa Iolanda Soares, Lenildo Félix Pinto, Luiz Henrique Batista, Luiz Ronácio Alves, Manoel Pereira Godoy Filho, Paulo Emiliano Gama, Vandeildo Pereira de Barros, Vaneide de Araújo Ferreira. (Vínculado ao Conselheiro Marcos Loreto)
Julgamento: A Segunda Câmara desta Corte de Contas, à unanimidade, julgou irregulares as contas do Sr. Gilvan Pereira de Barros, imputando-lhe débito e aplicando-lhe multa, dando quitação aos demais interessados. Por fim, que o Ministério Público de Contas dê ciência ao Ministério Público comum da utilização de veículos inadequados para o transporte escolar. 

Terezinha
O jovem Vanildo Rodrigues de Melo, 22 anos, morreu afogado numa barragem em Terezinha, Pernambuco. A polícia informou que o rapaz estava lavando uma moto às margens da barragem quando sofreu um ataque epilético e caído na água.

Iati
O prefeito de Iati, Jorge Elias e os secretários municipais Hugo Leonardo Cabral (Saúde) e Ulisses Barros (Governo) firmassem Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a nomear cinco agentes de combate às endemias e dois agentes comunitários de saúde. Segundo a promotora de Justiça Giovanna Oliveira, essas nomeações ocorreram no dia 19 de setembro. O prefeito ainda terá que efetuar a nomeação de um agente de combate às edemias; quatro agentes sanitários e um especialista em gestão do trabalho e da educação da saúde, conforme edital da seleção. O certame teve o prazo de validade prorrogado até o dia 5 de abril de 2015. Os candidatos dos referidos cargos a serem preenchidos deverão apresentar seus documentos até o dia 5 de janeiro e serão nomeados até 19 de janeiro de 2015.

Buique
Vândalos incendiaram dois veículos e furam os pneus de uma viatura da polícia que estavam estacionados em frente a delegacia dea cidade de Buique. O ato criminoso ocorreu na noite do último dia 22 de setembro de 2014. Segundo a polícia, os carros queimados pertencem a Financiadoras e tinham sido tomados de clientes inadimplentes.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Datafolha para governador de Pernambuco, Paulo Câmara, 43% e Armando Monteiro, 34%.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2014, aponta Paulo Câmara liderando a corrida pelo governo de Pernambuco. O socialista aparece com 43% das intenções de voto, e Armando Monteiro (PTB) tem 34%. Na pesquisa Datafolha, anterior, divulgada no dia 10 de setembro, Paulo tinha 39% e Armando 33%. 

No cenário de um eventual segundo turno, o Datafolha aponta Paulo Câmara com 45% das intenções de voto contra 39% de Armando Monteiro. Os candidatos Zé Gomes (PSOL), e Miguel Anacleto (PCB) aparecem com 1%; Jair Pedro (PSTU) e Pantaleão (PCO) 0%; brancos e nulos somam 8% e indecisos, 12%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e jornal Folha de São Paulo. Foram entrevistadas 1.222 em 44 municípios pernambucanos nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Para presidente o Datafolha aponta Dilma com 40%, Marina, 27% e Aécio, 18%.

O Datafolha também divulgou hoje pesquisa para presidente. A pesquisa aponta Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) tem 27% e Aécio Neves (PSDB) 18%. Votos brancos e nulos 5% e Não sabem, 6%.

Na pesquisa Datafolha anterior, Dilma tinha 37% e Marina, 30%.
Com informações do G1.

Zé Japão: Meu acordo com a prefeita Neide Reino foi por trabalho em prol da comunidade.

O Secretário de Agricultura de Capoeiras Cosmo Valença e o ex-vereador José Olímpio (Zé Japão) estiveram na manhã desta sexta-feira, 26 de setembro de 2014, acompanhado o inicio da obra de limpeza e recuperação da barragem comunitária do Sítio Cajazeiras (foto). A barragem de médio porte atende dezenas de famílias naquela região e esta praticamente entupida. “O acordo entre a prefeita Neide Reino e Zé Japão já começa resultar em trabalho para a comunidade” – disse o ex-vereador em tom de “cala boca” àqueles que o criticaram por haver aderido ao grupo liderado pela prefeita e por seu esposo, o ex-prefeito Neném.

Zé Japão que também é ex-secretário municipal disse ainda que a limpeza de duas cacimbas nos Sítios Riacho do Sal e Várzea do Trigo e, mais a barragem do Sítio Junco, já concluídas, fizeram parte das suas conversas com a prefeita Neide Reino; e que muitas outras obras ainda virão. Animado, ele relatou que só na obra da barragem do Sítio Junco foram três semanas de trabalho com retroescavadeira, maquina enchedeira, maquina de esteira e dois caminhões caçamba.

Na foto, o ex-vereador Zé Japão e o Secretário de Agricultura Cosmo Valença.

Lei Seca não será adotada em Pernambuco no dia da eleição.

De acordo com o TRE-PE, não há lei federal que proíba a venda de bebidas. Consumo também é permitido, mas eleitor deve estar sóbrio para votar.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu que não baixará, este ano, uma portaria para proibir a comercialização e consumo de bebida alcoólica durante a eleição, cujo primeiro turno acontece no próximo dia 5 de outubro . 

De acordo com a assessoria do tribunal, caso alguém chegue a um local de votação alcoolizado, os responsáveis pelas seções eleitorais deverão orientar o eleitor, informando que ele só poderá votar quando estiver sóbrio.

A decisão foi tomada após reunião do TRE-PE com a Secretaria de Defesa Social. A medida deverá ser aplicada no segundo turno, se houver. Porém, caso as autoridades observem algum tipo de comportamento que exija a aplicação da lei seca, o tribunal poderá baixar uma nova portaria, proibindo a venda de bebida alcoólica na segunda etapa da eleição.
Fonte: G1/Caruaru

Vox Polpuli aponta Dilma com vantagem de 13 pontos percentuais sobre Marina.

Pesquisa Vox Populi/Carta Capital divulgada hoje (25) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança com 38% das intenções de voto para a Presidência da República. A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 25% e Aécio Neves (PSDB) com 17%.  A pesquisa foi divulgada pela revista Carta Capital.
Na última pesquisa, do dia 10, Dilma tinha 36% das intenções, Marina tinha 28% e Aécio, 15%. Votos nulos e brancos eram 7% e o percentual de indecisos estava em 13%.

Na pesquisa divulgada hoje (25), Pastor Everaldo (PSC) teve 1% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram juntos 1%. Votos brancos e nulos somam 7% e os eleitores indecisos, 11%.

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre as candidatas Marina Silva e Dilma Rousseff, o empate técnico persiste. A petista tinha 41% e foi para 42%, enquanto a candidata do PSB passou de 42% para 41%.

Em uma disputa entre Dilma e Áecio, a candidata do PT venceria com 45% das intenções de voto contra 37% do candidato tucano. Na pesquisa anterior Dilma venceria por 44% a 36%.

Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades. O levantamento foi feito na terça (23) e ontem (24). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00757/2014.
Fonte: Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil 

Capoeirenses participaram da caminhada e comício de Paulo Câmara em Garanhuns


Acompanhados da prefeita Neide Reino (PSB), do vice prefeito Juju e do ex-prefeito Neném muitos capoeirenses participaram da caminhada e do comício que o candidato a governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) comandou nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2014, na cidade de Garanhuns ao lado do candidato a senador Fernando Bezerra. 

No palanque: a prefeita Débora Almeida (São Bento do Una),
e a prefeita Neide Reino (Capoeiras).

Os capoeirenses juntaram-se a milhares de pessoas que tomaram às ruas da Cidade das Flores, numa onda amarela de apoio aos candidatos da Frente Popular de Pernambuco. 

A concentração ocorreu ao longo da Av. Rui Barbosa, de onde a multidão saiu em caminhada até a Av. Santo Antonio, local onde foi realizado o comício.

Vereadores e secretários municipais de Capoeiras também estiveram prestigiando o último grande evento promovido pela Frente Popular de Pernambuco no Agreste Meridional antes das eleições.

Segundo dia da Festa do Estudante 2014 em Capoeiras terá shows com artistas locais.

Lindemberg dos Teclados, uma das atrações
na noite desta sexta-feira (26), na
Festa do Estudante 2014 - Capoeiras
Abrindo a primeira noite de shows da 10ª Festa do Estudante de Capoeiras, nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2014, haverá apresentações de artistas locais. O palco esta montado na Praça de Eventos, no centro da cidade, e as apresentações começam a partir das 20:00 horas. A prefeita Neide Reino, a secretaria de Cultura Helenita Costa e a secretária de Educação Macyanne Régia convidam a população a participar deste grande evento realizado na nossa cidade.

Programação: Sexta-feira, 26/09

LOCAL DA APRESENTAÇÃO - PRAÇA DE EVENTOS

Apresentações Locais
20h20min - kuarteto do Swing
21h20min - Banda do Riacho do Meio – Gilmar e Givanilson
22h20min - Crazy Naght
23h20min - Projeto MPB
00h20min - Grupo de professores do EREM
01h20min - Lindemberg


VEJA FOTOS DE APRESENTAÇÕES REALIZADAS NESTA QUINTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2014, PELOS ALUNOS DA EXTENSÃO DO COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ SOARES DE ALMEIDA, NO PRIMEIRO DIA DA FESTA DO ESTUDANTE 2014, EM CAPOEIRAS.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Garanhuns se rende à onda amarela


Município recebeu socialista para uma grande caminhada e comício

Um dos últimos redutos da oposição, o município de Garanhuns, no Agreste Meridional, foi completamente pintado de amarelo, nesta quinta-feira (25), pela Caravana 40. Sob o comando de Paulo Câmara (PSB/Governo) e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra (PSB/Senado), um exército de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças da região foi acompanhado pelas ruas da cidade por uma entusiasmada multidão. Ao longo de toda a caminhada, as pessoas faziam questão de registrar a escolha pelo avanço das transformações conquistadas pelos pernambucanos nos últimos anos.

A dona de casa Verônica de Cássia da Silva deixou tudo o que estava fazendo em casa para dar um beijo no socialista e confidenciá-lo que nenhuma pressão local será capaz de mudar o seu voto. "Eu era Eduardo de coração e agora sou Paulo do mesmo jeito. Não tem quem me faça pensar diferente. Vim aqui para dizer isso a ele.

"Amarelo" desde a época em que a Frente Popular era comandada pelo ex-governador Miguel Arraes, o comerciante José Gomes de Roma saiu de Quipapá para acompanhar a caminhada mais animada que ele já participou. "Estou muito feliz de estar aqui para ver isso; esse povo todo na rua para dizer que Pernambuco não pode parar. Não há nada que pague isso. Quando o povo quer, não há quem possa. E povo quer Paulo no Governo do Estado", destacou.

A calorosa recepção do povo de Garanhuns reforçou a determinação de Paulo Câmara em sua caminhada rumo à manutenção de Pernambuco no caminho certo. "A população já fez a sua opção. Vamos trabalhar muito para devolver todo esse carinho com muito trabalho. Vamos ter um distrito industrial forte aqui em Garanhuns para que o município e a região possam ter condições de receber empreendimentos que ajudem a transformar a vida das pessoas", frisou o socialista.
Crédito: Aluísio Moreira.

Agricultor suicidou-se na zona rural de Capoeiras

O agricultor José da Silva Pontes, 50 anos, casado, foi encontrado enforcado dentro de um dos cômodos da casa onde residia, no Sítio Craíbas, zona rural do município de Capoeiras, PE. O fato ocorreu nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2014. Familiares da vitima o encontraram já sem vida com uma corda de náilon amarrada no pescoço e pendurado num caibro. polícia foi acionada, e o corpo foi encaminhado para o IML, em Caruaru.

Ainda não se sabe o motivo que teria levado o agricultor a atentar contra a própria vida.

Festa do Estudante 2014 começa hoje em Capoeiras com apresentações culturais por estudantes da Rede pública municipal.

Quadra do colégio pronta para o evento. Foto Helenita Costa
Hoje, quinta-feira, 25 de setembro de 2014, começa a 10ª edição da Festa do Estudante em Capoeiras, Pernambuco. A abertura ocorrerá às 08 horas, no Colégio Municipal José soares de Almeida, e durante todo o dia, estudantes das escolas da Rede Públicas municipal na cidade e zona rural promoverão apresentações culturais conforme a programação anunciada.

A Festa do Estudante é uma realizada da prefeitura de Capoeiras, prefeita Neide Reino – PSB, através das Secretarias municipais de Cultura e, de Educação, que têm a frente as secretária Helenita Rocha e Macyanne Régia, respectivamente.

Programação 
Quinta-feira, 25/09
LOCAL APRESENTAÇÃO - COLÉGIO MUNICIPAL

Abertura às 8h - Apresentação da Banda Marcial do CMC
09h00min - Colégio Crescer
09h30min - Extensão – Colégio Municipal
1. Hino Nacional
2. Biografia de Ariano
3. Hino de Pernambuco
10h - Escolas José Pedro da Silva
1. Dança – Capoeira
2. Dança – A Flor do Mamolengo
10h30min - Escola José Ferreira de Barros
1. Forró – Xote das Meninas
10h40m – Escola cônego João Rodrigues de Melo
11h – Apresentações culturais do Colégio Municipal


A festa continua nesta sexta-feira com apresentações de artistas locais, no palco, na Praça João Borrego, a partir das 20:00 horas.

Casamento comunitário reuniu 84 casais em Lajedo

Nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2014, foi realizado o casamento comunitário em Lajedo, PE, com 84 casais pelo programa “Um passo a Mais para a Cidadania”, ofertado pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco e juízes da comarca envolvida, durante a manhã na quadra do Colégio Normal de Lajedo. A parceria também foi proposta da Defensoria Pública e o Ministério Público, destacando a disponibilidade e colaboração da registradora civil quanto à efetivação dos direitos entregando a cada casal sua certidão, mediante trabalho reconhecido pela assessoria dos cartórios.

A cerimônia, que contou com o apoio da juíza Fernanda Chuahy, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco para legalizar a união de muitos casais lajedenses, foi diferenciada devido a logística do evento. Os noivos e noivas receberam gratuitamente das mãos do juiz da Comarca da cidade, Thiago Cintra a certidão de casamento.

 Entre os documentos providenciados pelo programa estão a certidão de nascimento, 2ª via, óbito, ações de família como reconhecimento de união estável, averbação de nome, idade, divórcio e outros como a certidão de casamento voltados para população carente. A realização ocorre através do Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), garantindo o reembolso aos cartórios que emitem o selo de autenticidade de tais documentos.

Lajedo foi uma das sete cidades que já iniciaram esse evento, e que se estenderá por todo o estado de Pernambuco. A iniciativa também é feita em parceria com a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE), e o representante do órgão  Nathanel Figueredo frisou a “importância da obrigação selada pelo matrimônio dos casais que se comprometeram hoje”.

Os casais são das mais diversas faixas etárias. Ao final  da cerimônia foram presenteados com espumantes e bolos entregues a cada casal pela Secretaria de Assistência Social, que por sua vez se preocupou com a ornamentação do local, maquiagem e cabelo das noivas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Paulo Câmara comanda caminhada e comício em Garanhuns nesta quinta-feira.

O candidato a governador da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) fará caminha e comício na cidade de Garanhuns nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2014. O candidato a vice-governador Raul Henry, o candidato a senador Fernando Bezerra, e vários candidatos a deputado estadual e federal também participarão do evento.

A concentração será a partir das 14:00 horas na Praça do Relógio de Flores, de lá seguirão em caminhada até o centro da cidade, onde haverá um comício. 

Lideranças políticas e caravanas vindas de várias cidades da região devem prestigiar os candidatos da frente Popular que voltam a Garanhuns após a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Foto da carreata realizada em Garanhuns no dia 08 de agosto, e que contou com a presença de Campos.

Romário Dias alerta que a comoção passou.

“Dilma, Armando e João Paulo vão vencer a eleição em Pernambuco”. A previsão é do candidato a deputado estadual Romário Dias, animado com os números das últimas pesquisas divulgadas com relação às eleições de presidente da República, governador e senador.

Na avaliação do petebista o fator emocional, que impulsionou as candidaturas de Marina e Paulo Câmara, se esgotou e o eleitorado está fazendo uma reflexão e decidindo votar em quem passa mais segurança. “Naturalmente quem examina o processo político com a razão está convencido de que Armando é mais experiente e mais preparado para governar Pernambuco”, comentou Romário.

Da mesma forma ele está convencido de que Dilma é melhor para o Brasil, uma vez que Marina Silva tem demonstrado muita insegurança em diversas questões que preocupam o brasileiro. “O eleitor teme pelo futuro de programas como o bolsa família, o Pronatec, o Mais Médicos e outros que têm ajudado à população”, frisou o ex-conselheiro do Tribunal de Contas.

“Lula e Dilma criaram todos esses programas sociais, trouxeram universidades e escolas técnicas para o interior, o governo está já na fase final da obra de transposição do Rio São Francisco e tudo isso está pesando na campanha, porque apesar dos problemas que existem o brasileiro se dá conta dos ganhos que teve na gestão desses dois presidentes”, completou Romário Dias.

O candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa frisa que os aliados de Lula e Dilma em Pernambuco são Armando Monteiro e João Paulo, afinados com a política social que tem beneficiado milhões de brasileiros. “Por onde andamos percebemos que o povo escolheu o lado da coerência e vai votar em quem fez. Por isso acredito na vitória dos nossos candidatos”, ressaltou.

Para Romário Dias, há sinais de desespero na campanha do PSB, que aposta na lembrança de Eduardo Campos para tentar eleger Marina e Paulo Câmara. “Eles não percebem que a comoção passou e estão esticando o uso da imagem de Eduardo. Inclusive agora com participação da viúva e dos filhos. Tudo isso é lamentável porque o ex-governador deve descansar em paz e não ser instrumentalizado politicamente depois de morto naquele acidente lamentável”, finalizou.

O candidato esteve recentemente no Agreste Meridional, visitando diversos municípios da região, dentre eles Garanhuns, Correntes e Capoeiras. Neste último participou de um comício na zona rural e ficou satisfeito com o grande número de pessoas presentes.
Fonte: Blog Roberto Almeida

Placa grafada com erro de português é provisoria, informa Secretário de Obras.


O secretário Municipal de Obras Sr. Alisson Ariel Farias informou que a placa colocada no Portal de Entrada da cidade de Capoeiras, inaugurado no último domingo, 21 de setembro de 2014, que foi grafada com erro, trata-se de uma placa provisória. Segundo Alisson, o nome definitivo que ali será colocado ainda não esta pronto, e que o mesmo será com letras grandes que serão parafusadas uma a uma. 

A placa de “Bem-Vindos” colocada no Portal apresenta um erro de grafia: esta escrito “Bem vindos”, quando o correto é “Bem-vindos” separado por hífen. As pessoas notaram o erro, e algumas também estranharam o tamanho da referida placa.
Foto: Junior Artes