Seguidores

sábado, 16 de maio de 2015

Produção de leite e queijo é debatida na CODEAM


Com a presença do Secretário de Agricultura de Pernambuco Nilton Mota, foi realizado na última quinta-feira, 14 de maio de 2015, um encontro na CODEAM onde foi debatido a situação da produção de leite e queijo na região do Agreste. Também presentes no encontro, a gerente da Adagro Erivânia Camelo, o presidente do ProRural Aldo Santos e representantes do BNB, Sebrae, UFRPE, Associação de criadores, produtores e vários prefeitos e secretários municipais de municípios da região. A reunião foi presidida pelo presidente da Codeam prefeito de Inajá Leonardo Martins. A prefeita de Capoeiras Neide Reino, vice-presidente da instituição também participou do evento.

A bacia leiteira da região vem passando por um período de crise. A produção de leite em Pernambuco que em 2012 era de 2,6 milhões litros/dia, caiu para 1,8 milhões em 2015. Mas em 2014, o quadro chegou a ficar bem pior, com apenas 800 mil litros/dias. Essa redução tem causado um impacto significativo na economia da região.

Entre as ideias discutidas não encontro, esta tirar da clandestinidade parte da produção, e melhorar a qualidade dos produtos derivados, principalmente o queijo, nas pequenas queijarias sob gestão familiar na região. A alimentação para o rebanho também é uma preocupação dos criadores. 

Ao final da reunião, foi assinado um convênio, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária está cedendo uma perfuratriz ao Consórcio Codeam, que ficará à disposição dos municípios associados à entidade.

Com informações e foto: blogronaldocesar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!