Seguidores

terça-feira, 21 de julho de 2015

Livro A Volta do Rei do Cangaço terá lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns

O capoeirense Junior Almeida convida você para o lançamento do livro, A Volta do Rei do Cangaço. O lançamento acontecerá dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2015, na próxima quinta-feira, 23 de julho de 2015, às 19hs, na Praça da Palavra (Praça da Fonte Luminosa).

O livro é um romance de ficção que tem como personagem Lampião.

Primeiro livro escrito por Junior Almeida, A volta do Rei do Cangaço recebeu Menção Honrosa no I Prêmio Pernambuco de Literatura promovido pela Secretaria de Cultura do Estado.

O LIVRO:

O romance “A Volta do Rei do Cangaço,” de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião.

Neste livro de sabor regional o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar mas prevaleceu a versão das “volantes” e do governo.

Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado.

O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado.

Um historiador, obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade.

“A Volta do Rei do Cangaço” retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.

Roberto Almeida

Um comentário:

  1. Anônimo7/22/2015

    Sou de Capoeiras, mas moro em São Paulo há muitos anos. Fiquei sabendo deste trabalho pelas redes sociais e comprei um exemplar. Confesso que a leitura desta obra me trouxe de volta ao meu lugar de origem. A cada parágrafo que lia era como se estivesse fazendo parte da estória. Parabéns ao escritor capoeirense/garanhunsense Junior Almeida pela capacidade de prender o leitor numa fantástica aventura nas terras da nossa querida Capoeiras. Queridos conterrâneos e cidades vizinhas, vale a pena ter um exemplar deste em casa.
    Recomendo!

    Miguel da Silva

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!