Seguidores

sábado, 31 de janeiro de 2015

O Agreste é notícia, 31.01.2015


Garanhuns

- Mudança de secretários. O prefeito de Garanhuns Izaías Régis anunciou esta semana as mudanças em três Secretários Municipais. Helio Faustino de Albuquerque deixa a Secretaria de Serviços Públicos e assume a Secretaria Planejamento. Pedro Carlos Reinaux Maia assumirá a Secretaria de Serviços Públicos. As portarias já foram assinadas pelo prefeito, e os novos secretários assumem os cargos na próxima segunda-feira, 02 de fevereiro de 2015.

- Entre os municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes, Garanhuns tem o menor índice de homicídios de adolescentes, conforme ranking de homicídios de jovens no país, divulgado na última quarta-feira (28), pela Secretaria de Direitos humanos da Presidência da Republica e pelo Fundas das Nações Unidas para Infância – UNICEF.  Os dados se referem ao ano de 2012. O município do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife lidera o ranking com 5,7 homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes, Garanhuns, a menos violenta, registrou 0,46 mortes por cem mil. 

Canhotinho
- Prefeitura Municipal de Canhotinho - PMC 
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS 
Órgão Julgador: 1a. Câmara Processo: 14900804 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Canhotinho, referente ao exercício financeiro de 2013, de interesse do Sr. Felipe Porto de Barros Wanderley Lima. (Adv. Eduardo Lyra Porto de Barros - OAB: 23468PE). Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte de Contas, por unanimidade, emitiu parecer prévio recomendando a Câmara Municipal de Canhotinho a Aprovação, com Ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Felipe Porto de Barros Wanderley Lima, relativas ao exercício financeiro de 2013.

- O prefeito do município de Canhotinho Filipe Porto (PTB) divulgou nota esta semana acusando o Governo do Estado de perseguição. O prefeito não conseguiu patrocínio estadual para realizar a Festa do padroeiro da cidade e nem para o carnaval em 2015. Na nota, o prefeito afirma haver mantido contatos com a EMPETUR e esta lhe haver prometido ajuda para os eventos, mas depois, argumentando problemas financeiros no Estado, a ajuda foi suspensa. O prefeito questiona por que outros municípios teriam recebido patrocínios para suas festas e Canhotinho, não. Ele termina a nota afirmando que mesmo com dificuldade, e sem dinheiro do Governo do Estado, contará com a ajuda de alguns amigos a realizará as duas festa.

São Bento do Una
- Acidente entre duas motos matou o agricultor José Milton Soares, 52 anos; ele voltava do trabalho e seguia para sua casa no povoado Pimenta. O acidente ocorreu na segunda-feira, 26 de janeiro de 2015, na estrada que liga os sítios, Malhada e Tapuiu. Segundo a Polícia Civil, a colisão foi frontal, e além da vitima fatal deixou feridos um homem e um adolescente que viajavam na outra moto. 

- A Prefeitura de São bento do Una divulgou nota negando ter havido demissões de funcionários da área de saúde, conforme noticiado na imprensa e em redes sociais. Segundo a nota, o que houve foi a não renovações de contratos de alguns profissionais.

Saloá
- Dois homens que viajavam  da Bahia para Caruaru, PE, foram assaltados na manhã da última segunda-feira, 26 de janeiro de 2015, na BR423 na zona rural de Saloá. Segundo as vitimas, três homens encapuzados, armados com fuzil e pistolas interceptaram o carro em que eles viajavam e roubaram R$ 20 mil, cartões de credito e documentos pessoais.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

Fundo Municipal de Saúde de Capoeiras emite nota sobre atraso de pagamentos.

Nota de esclarecimento:

Avisamos aos funcionários do Fundo Municipal de Saúde de Capoeiras que por motivos de morosidade do Banco do Brasil em atualizar o cadastro dos responsáveis pelo fundo, para que pudéssemos efetuar as transações financeiras, os pagamentos de folhas de funcionários, prestadores de serviços e fornecedores só serão efetuados na próxima segunda-feira, se o banco resolver o problema. 

Informamos que desde o dia 02 de janeiro de 2015, foi encaminhada toda a documentação necessária ao banco do Brasil, para que fizessem as devidas atualizações, porém até a presente data o cadastro não foi atualizado, gerando este entrave para as transações financeiras do Fundo Municipal e consequentemente gerando transtornos aos funcionários e prestadores de serviços bem como ao comércio. Na próxima semana o Fundo Municipal de Saúde estará entrando com uma ação de indenização por danos morais e materiais contra o Banco do Brasil, para que seja reparado o dano.

Pedimos desculpas a todos os prejudicados pela situação e esperamos resolver este entrave o mais breve possível.

Atenciosamente,

Cleber Ricardo Stamm Gewehr
Secretário Municipal de Saúde

CODEAM realiza primeira reunião sob o comando da nova diretoria

Prefeitos: Neide Reino e Leonardo Martins
A Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, na última quinta-feira, 29 de janeiro de 2015, realizou sua primeira reunião sob o comando da nova diretoria; e foi prestigiada com as presenças de vários prefeitos do Agreste Meridional e alguns do Sertão e, da deputada estadual Priscila Krause (DEM).  O órgão tem como presidente o prefeito de Inajá Leonardo Martins, e vice-presidente a prefeita de Capoeiras Neide Reino. 

No seu discurso, o Presidente Leonardo Martins destacou a nova fase vivida por aquela CODEAM. Ele revelou que pretende reunir-se já nesse mês de fevereiro com o Governador Paulo Câmara (PSB), para repassar a pauta de demandas colhidas dos gestores e, como prefeito também de um município pernambucano, endossou o coro de insatisfação com o cenário conturbado vivenciado: como a ampliação da violência, repasse insuficiente de verbas federais, responsabilidade na lei dos resíduos sólidos, assunção da iluminação pública, entre outras.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AESGA Garanhuns está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação


Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) iniciou as inscrições para seus cursos de Pós-Graduação nas áreas de: Auditoria em Serviços de Saúde; Direito Trabalhista e Previdenciário; Gestão da Comunicação e Eventos; Gestão da Educação e da Docência; Gestão de Logística; Gestão de Negócios e Pessoas. 

Os interessados em participar de uma das modalidades de Pós devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2015, através do site da AESGA http://www.aesga.edu.br/, no link pós–graduação http://www.aesga.edu.br/pos.php. A expectativa é de que as aulas sejam iniciadas nos meses de fevereiro e março. Os cursos de Pós-Graduação da AESGA têm a coordenação da professora Virginia Spinassé.

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) é uma Instituição séria e compromissada que há 33 anos forma profissionais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

Bandidos explodem duas agências bancárias na cidade de Correntes, PE.

Numa ação ousada e cinematográfica, o roubo de duas agências bancárias no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta sexta-feira, teve explosões, perseguição, tiroteio, pedestres feridos e a explosão de quatro caminhões carregados de galinhas vivas.

A ação aconteceu em Correntes e, segundo a Polícia Militar, 15 homens armados com fuzis explodiram com dinamites as agências do Banco do Brasil e Bradesco, localizadas no centro da cidade, localizada a 281 km do Recife. Em seguida, fugiram com uma quantia em dinheiro ainda não informada.

Durante a fuga, os suspeitos trocaram tiros com policiais. Duas pessoas que passavam pelo local foram atingidas de raspão. Elas foram socorridas para o hospital municipal e não correm risco de morte. Nenhum policial ficou ferido. 

Para interromper a perseguição, os bandidos roubaram quatro caminhões, carregados de galinhas vivas, de uma transportadora de frangos e atearam fogos nos veículos, fechando as duas entradas da cidade. Dois caminhões foram colocados atravessados na PE-218 e outros dois na ponte que dá acesso a BR-424, impedindo a saída do efetivo policial. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

Fonte: NE10/interior
Fotos: Site Agreste Violento 
Fotos (duas últimas): Portal Correntespe.com

Em Garanhuns, PRF apreende 7 mil maços de cigarros que teriam sido comprados em Caetés

Aproximadamente sete mil maços de cigarros do Paraguai foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no quilômetro 81,6 da BR-424, em Garanhuns, Agreste pernambucano. O procedimento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2014, quando equipes faziam abordagens a veículos. A corporação informou ao G1 que os produtos têm venda proibida no país e que, portanto, sequer poderiam ter nota fiscal.

O motorista do carro, um homem de 30 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, na mesma região. Ele contou à PRF que saiu com os cigarros de Caetés, onde os teria comprado, e seguia para vendê-los em Garanhuns. Esta corporação informou ainda que o crime é inafiançável na delegacia e que o veículo ficará no posto da instituição. O homem será levado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.
Fonte: G1/Caruaru

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Capoeiras terá Casa de Apoio no Recife e micro-ônibus para transportar pacientes.

Cleber Stamm Gewehr
O Laboratório Municipal de Analises Clinicas e o Centro Municipal de Fisioterapia ganharão  equipamentos novos.

A prefeitura de Capoeiras alugou um imóvel na capital pernambucana onde instalará uma Casa de Apoio para os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicilio (TFD), e também comprou um micro-ônibus para transportar os mesmo. A informação foi dada pelo vereador Edson Gangarra, na sessão da Câmara, na última terça-feira (27); e confirmada nesta quinta-feira (29) pelo novo Secretário Municipal de Saúde, Cleber Stamm Gewehr. Segundo ele, a previsão é que os novos serviços estejam disponíveis a população antes do carnaval. É mais uma realização da prefeita Neide Reino (PSB) em prol da saúde do povo capoeirense.

O Secretário Cleber Stamm Gewehr disse que o contrato de locação do imóvel já foi assinado, e que a Secretária esta providenciando moveis e equipamentos para o estaço. A Casa de Apoio de Capoeiras fica localizada ao lado do IMIPE, parede colada com a Casa de Apoio de Caetés, no Recife. Ele informou que o município também adquiriu um micro-ônibus com 30 lugares, que será usado para transportar pacientes para o Recife; o veiculo ainda não foi entregue pela concessionária, o que deve ocorrer até o carnaval.  

O secretário de Saúde informou ainda, que o Laboratorio Municipal de Analises Clinicas Dr. Odon Alves de Macedo ganhará equipamentos novos e automatizados a partir do próximo mês de fevereiro. O Laboratório esta sem funcionar desde o mês de dezembro/2014 e a instalação dos novos equipamentos já esta em andamento. O Centro Municipal de Fisioterapia também será beneficiado com melhorias: receberá novos equipamentos a partir do próximo mês.

Assembléia de Deus realiza Cruzada Capoeiras para Cristo.

Uma noite de adoração e louvor ao Senhor. A igreja Assembléia de Deus realiza a “Cruzada Capoeiras para Cristo”, será na noite do próximo sábado 31 de janeiro de 2015. O evento será coordenado pelo pastor Daniel Lima, que juntamente com os jovens e demais membros da igreja estão convidando todos a participarem da Cruzada Capoeiras para Cristo. A igreja Assembleia de Deus em Capoeiras, PE, fica localizada na Rua Seu Praxedes, no centro da cidade.

Na foto compartilhada no perfil do evento, no Facebook, jovens da igreja Assembleia de Deus de Capoeiras vestem camiseta alusiva ao evento.

Mortalidade infantil reduz 26% em Pernambuco

Pernambuco conseguiu uma das maiores quedas nos índices de mortalidade infantil de todo o país nos últimos oito anos. De acordo com dados do Governo do Estado, a redução neste período foi de 26,3%, acima da media nacional e dos demais estados do Nordeste.
Um dos principais responsáveis pelo bom desempenho do Estado na redução da mortalidade infantil é o Programa Mãe Coruja, que envolve 18 secretarias estaduais e está presente em 103 municípios pernambucanos. Ao todo, são 130 mil mulheres cadastradas e 72 mil crianças acompanhadas. Segundo dados do programa, a mortalidade infantil no Estado foi reduzida de 22,1% para 15,7%.

O bom desempenho do programa fez com o Mãe Coruja ganhasse reconhecimento internacional. Em 2014, o programa foi um dos vencedores do Prêmio das Nações Unidades para o Serviço Público (UNPSA).Em março, o Mãe Coruja receberá sua segunda premiação internacional,. O programa foi um dos vencedores do Prêmio Interamericano da Inovação para a Gestão Pública Efetiva, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Governo de Pernambuco declara esta de emergência no sistema penitenciário.

Foto meramente ilustrativa, Google.

Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (28), decreto que também determina a intervenção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga

       
        O governador Paulo Câmara assinou, hoje, decreto a ser publicado no Diário Oficial desta sexta feira (30), em que declara estado de emergência no sistema penitenciário do Estado, e a intervenção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. 
        
         Tais medidas se dão em face à atual situação de tensão vivenciada no sistema prisional no âmbito do Estado de Pernambuco.          
         
     O decreto cria uma Força Tarefa que envolve nove secretarias: Justiça e Direitos Humanos, Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social, Controladoria Geral, Administração, Gabinete de Projetos Estratégicos e Procuradoria Geral do Estado.

À Força Tarefa caberá:

1. A alocação de recursos orçamentários para o custeio das ações emergenciais;
2. A contratação emergencial de elaboração de projetos  e de execução e supervisão de reformas, adequações e ampliação das unidades prisionais existentes, visando, como prioridade máxima, a criação de novas vagas, bem como a aquisição de equipamentos necessários ao seu funcionamento.
3. Tratativas com o Governo Federal para a viabilização de financiamento de obras e serviços de reforma e ampliação de estabelecimentos prisionais;
4. Tratativas visando à formalização de convênios com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Tribunal de Contas, objetivando estabelecer parcerias.
5. Contratação de serviço de apoio técnico-administrativo para consecução dos objetivos deste decreto.
A Força Tarefa deverá apresentar ao Governador do Estado, a cada 30 dias, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas no período.   
O estado de emergência tem prazo de 180 dias, período em que atuará a Força Tarefa.

Com relação à intervenção da obra de Itaquitinga, o governo nomeia um interventor e autoriza :

1. Ocupar provisoriamente o bem imóvel vinculado ao objeto do contrato;
2. Preservar a segurança da obra, guardar e proteger a edificação e as instalações existentes;
3. Minimizar os prejuízos decorrentes da paralisação das obras;
4. Realizar os levantamentos, avaliações e perícias para a apuração dos prejuízos e adequação dos projetos de engenharia para a contratação das obras necessárias à conclusão da construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga;
5. Determinar a abertura de processo administrativo para apuração das faltas contratuais da Concessionária e para eventual decretação da caducidade da concessão.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Campanha do Desarmamento acontece em Capoeiras até esta quinta-feira, 29 de janeiro de 2015.

O posto de coleta itinerante da Campanha do desarmamento 2015, esta na cidade de Capoeiras desde a última segunda-feira (26), e permanecerá até amanha, quinta-feira, 29 de jeneiro de 2015. Com o objetivo de incentivar a população a desarma-se voluntariamente, a Campanha busca retirar de circulação o maior numero possível de armas de fogo. Em Capoeiras o Posto de Coleta esta localizado no prédio do Tele Centro Municipal, na Praça João Borrego.

Ao entregar sua arma, o cidadão receberá um bônus no valor de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme o tipo de arma entregue.  Vale lembrar, que a Campanha recolhe todos os tipos de armas de fogo: curtas, longas, novas, quebradas, enferrujadas, roubadas, a também as artesanais.  O cidadão que entregar sua arma tem a garantia do anonimato, e de não ser preso. 

Conversando com um dos policiais militares no Posto de Coleta, na manhã desta quarta-feira, ele informou que mesmo após o termino da Campanha em Capoeiras, quem que quiser entregar uma arma de fogo, basta ligar, que a polícia enviará uma viatura a casa do cidadão para recolher a arma. Ele disse também que as pessoas que não entregaram suas armas por falta de tempo ou porque não tomaram conhecimento da Campanha aqui em Capoeiras, podem procurar o Posto de Coleta na cidade de Caetés, a partir da próxima sexta-feira (30) até o domingo (1º/02) , e faze-lo; bem como nas demais cidades onde a Campanha ainda irá acontecer. 

Datas da Campanha do desarmamento nas cidades da região:

Capoeiras, dias 26,27,28 e 29 de janeiro/2015

Caetés, dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro/2015

Saloá, dia 02, 03, 04 e 05 de fevereiro/2015

Paranatama, dias 06,07 e 08 de fevereiro/2015

Canhotinho, dia 09, 10, 11 e 12 de fevereiro/2015

Lajedo, dias 13, 14 e 15 de fevereiro/2015

Jupi, dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro/2015

Jucati, dias 20, 21 e 22 de fevereiro/2015

Águas Belas, dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro/2015

Garanhuns, dias 27, 28 e 29 de fevereiro/2015

Dona adelaide completa 88 anos de vida!

Fez aniversário nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2015, a senhora Adelaide Tenório de Souza (Dona Dada como muitos a conhecem). Ela completou 88 anos de vida. A data foi comemorada ao lado dos seus familiares, em sua residência, aqui em Capoeiras.  Dona Adelaide é viúva do senhor Olegário Bento, tem oito filhos, dezenove netos e nove bisnetos. 

Professora aposentada de História, Dona Adelaide também foi secretária do Colégio Municipal e comerciante, ela ajudava seu esposo na outrora Farmácia de seu Olegário. Dona Adelaide é mãe do ex-prefeito Neném e sogra da prefeita Neide Reino; e foi minha professora no Colégio Municipal José Soares de Almeida Filho.

A vida dela é um exemplo; com muito esforço terminou os estudos, fez faculdade quando tinha os filhos já grandes e a idade já era avançada; estudava, trabalhava na farmácia, no Colégio Municipal, e ainda tomava conta dos filhos e netos!”disse sua neta René Calado confessando-se suspeita por tecer elogio à avó. Já a prefeita Neide Reino escreveu no seu perfil em uma rede social: “Todos os elogios e expressões de carinho que dedicamos hoje a D. Adelaide são insuficientes. Quem conhece sua história de vida e dedicação à sua família sabe do que estou falando. Tenho prazer de tê-la como sogra, peço a Deus pela sua saúde, e que nos conceda por muito tempo o prazer de sua companhia”.

Nossos parabéns a Dona adelaide!

Fotos: René Calado e Kaline Roberta.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pós-Graduação na UPE Garanhuns continua com inscrições abertas até 06 de fevereiro.


A UPE Campus Garanhuns está realizando Inscrição para Seleção de candidatos aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Geografia, Ensino de História, Gestão Ambiental, Saúde Pública, Saúde Mental e Intervenção Psicossocial, Gestão Cultural, Gestão Pública e Legislativa e Gestão de Pessoas.


As inscrições seguem abertas até 06 de fevereiro, com 50 (cinqüenta) vagas disponíveis para cada curso oferecido,.e devem ser efetuadas na sala da Gerência de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, com a apresentação dos seguintes documentos:

a. Curriculum Vitae (com xerox autenticada de todos os documentos e certificados nele declarados);

b. Formulário de Inscrição devidamente preenchido sem rasuras e o valor de R$ 80,00 para receber recibo comprovante do ato realizado;

c. Cópia do Diploma devidamente autenticada ou comprovante de entradae Histórico Escolar da Graduação.

A seleção dos candidatos inscritos far-se-á pela análise do Curriculum Vitae. Terão prioridade os diplomados na área do conhecimento do curso indicado. Candidatos portadores de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (em qualquer área) somente serão classificados após a classificação dos candidatos que não possuírem cursos de Pós-Graduação.

A seleção dos candidatos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será feita no período de 09 a 13 de fevereiro de 2015, e o resultado da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2015.

Ciclista de 19 anos morre atropelado na BR 424, em Caetés

Testemunhas informaram à polícia que vítima tentava atravessar a rodovia, quando foi atropelado. No carro estava uma médica que atua no município, segundo a polícia.

Um jovem morreu atropelado na manhã desta terça-feira (27) em Caetés, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a vítima Edvaldo Bernardo da Silva,  19 anos, era agricultor e pilotava uma bicicleta no trecho do Sítio Barrocas, onde morava. Testemunhas informaram aos policiais que o rapaz tentava atravessar a rodovia quando um carro bateu nele.

Ainda segundo a polícia, a motorista do veículo - uma médica que atua no município - foi até um hospital local avisar sobre o ocorrido. Quando o socorro chegou no lugar da ocorrência, o jovem já havia morrido. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste. A Polícia Civil irá ouvir as testemunhas e a médica, que não ficou ferida.

Informações: G1/Caruaru

Caetés, Polícia Militar realiza ações de combate ao crime e apreende dezenas de motos irregulares.

Enquanto a maioria da população concorda com as ações da PM, boato na cidade acusam políticos do município de serem os responsáveis pelas apreensões das motos irregulares.

Já começam a aparecer os primeiros resultados objetivos da Audiência Pública sobre segurança, realizada no inicio de janeiro de 2015, no município de Caetés, Pernambuco. Entre as ações implementadas pela Polícia Militar para combater a violência em Caetés esta a realização de constantes blitz no município, que resultaram na apreensão de dezenas de motos irregulares. O assunto foi noticia no blogdofaguinhoathos.blogspot.com.br/

A ação da Polícia militar é elogiada pela grande maioria da população, mas por outro lado, tem surgido boatos acusando políticos do município de serem culpados pelas apreensões das motos irregulares. A prefeitura de Caetés emitiu uma nota repudiando as acusações.

O vereador Everaldo Ribeiro disse ao Blog que concorda que a segurança pública em Caetés melhorou consideravelmente após a Audiência Pública realizada no inicio de janeiro/2015: mas, que para a classe política, a ação da Polícia Militar é uma faca de dois gumes por conta das motos com documentação atrasada, o que ocorre muito. Ele acredita que por isso, as críticas. 

Em nota veiculada em carro de som e em emissoras de rádio, a prefeitura de Caetés enfatiza que a realização da Audiência Pública foi proposta pelos Poderes Executivo e Legislativo municipal, atendendo a um anseio da população; e chama de inimigos do povo, aquelas pessoas que espalham o boato de que foram assinados documentos para a PM apreender as motos em Caetés.

Aeronáutica reforça suspeita de falha humana no acidente aéreo que matou Eduardo Campos


De acordo com o Cenipa, já foram descartadas as hipóteses de falha mecânica nos motores ou nas turbinas, além de colisão com aves ou veículos não tripulados, os chamados vants ou drones. Os investigadores também eliminaram a possibilidade de algum princípio de incêndio na aeronave antes da queda.


O Cenipa concluiu, ainda, que o piloto e o co-piloto não possuíam habilitação específica para operar o jato em questão, mas estavam aptos para pilotar uma aeronave de modelo anterior semelhante ao que caiu e matou o ex-governador, quatro assessores, além dos dois membros da tripulação. Eles também não teriam feito a trajetória prevista para o procedimento de pouso e arremetida. 
Apesar disso, o Cenipa evitou emitir alguma conclusão sobre a causa do acidente e informou que as investigações continuam em andamento. 

O advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco e ex-presidenciavel Eduardo Campos morto no acidente aéreo, divulgou nota informando que só irá se pronunciar após o resultado final da investigação sobre o acidente; o PSB também avisou que fará o mesmo: só se pronunciará após a conclusão da investigação.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Merece Registro, 26.01.2015


  • Atletas amadores que usam a quadra poliesportiva do Colégio Municipal de Capoeiras para praticarem esportes estão pedindo que a Diretoria Municipal de Esportes providencie a colocação das redes de proteção que cercam o espaço. As redes foram retiradas quando da realização de algumas festas no final do ano passado, e até agora não foram recolocadas. As redes estão no chão e correm o risco de algum mal feitor as danificarem.



  • A Comissão de Ética da câmara de vereadores de Capoeiras para o biênio 2015/2016 será composta pelos vereadores: Geraldo Soares, Edson Almeida e Carla Rodrigues. A nomeação da Comissão ocorreu na sessão da última terça-feira (20), e ficou acertado que posteriormente os três vereadores decidiriam quem ocuparia os cargos de presidente, relator e membro da referida Comissão.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 27, Tony Almeida e Lucia Santos; dia 31, Pedro Pires; e dia 1º de fevereiro, Virginia Spinassé . Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Mais parabéns! O amigo Hélio de Heleno Gordo completando idade nova nesta segunda-feira (26/02). A bebemoção pela passagem da data natalícia ocorreu neste domingo (25),  na sua residência. Seus familiares; e alguns amigos, entre estes eu, bebemoramos com o aniversariante.



  • A chuva deu o ar da graça em Capoeiras na tarde do último sábado (24). Aqui na cidade a chuva caiu forte, pena que tenha durado pouco tempo: cerca de 15 minutos. Se não foi suficiente para acumular água nos açudes e barragens, ao menos, diminuiu a poeira e amenizou o calor.



  • Tem Radiola de Ficha em Capoeiras. Será no próximo domingo (1º de fevereiro), na residência do senhor Zé de Pimenta, no Sitio Capoeira do Pinto. 



  • CODEAM. A primeira reunião da Codeam sob o comando do prefeito Leonardo Martins (presidente) e da prefeita de Capoeiras Neide Reino (vice-presidente), acontecerá na próxima quinta-feira (29/02), em Garanhuns.



  • O monsenhor Geral Batista, pároco de Capoeiras, PE, avisou durante a missa do último domingo que na próxima quarta-feira (28) acontecerá a segunda reunião para tratar da realização da Festa de São José que acontecerá no mês de março. 


“Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com  reticências, viver sem ponto final”.
Charles Chaplin

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Deputados federais custarão ao Brasil R$ 75 milhões ao mês

Além do salário de R$ 33,7 mil, parlamentares têm direito a ajuda de custo, cotão, auxílio moradia e verba de gabinete para até 25 funcionários. Valor pode aumentar caso os benefícios sejam reajustados

A partir de 1º de fevereiro de 2015, quando o novo subsídio dos deputados federais passa valer, cada parlamentar pode custar mensalmente R$ 1.792.164,24 aos cofres públicos. Este valor leva em conta os 13 salários anuais, a média de gastos da ajuda de custo, do cotão, do auxílio-moradia e dos gastos com verba de gabinete.

Com exceção do salário, os outros benefícios são usados de acordo com a demanda. Um deputado pode, por exemplo, economizar verba de gabinete e não usá-la, assim como viajar menos para seu estado de origem, o que resultará na economia do cotão. Caso ele não use, os valores ficam na conta da Câmara.

Veja a tabela de benefícios que valerá a partir de fevereiro:

Benefício                           Média mensal                               Por ano

Salário                           R$ 33.763,00                                       R$ 438.919,00
Ajuda de custo (1)           R$ 1.113,46                                       R$ 13.361,57
Cotão (2)                           R$ 33.010,31                                    R$ 396.123,74
Auxílio-moradia (3)       R$ 239,85                                           R$ 2.878,24
Verba de gabinete para até 25 funcionários R$ 78 mil               R$ 1.014.000,00
Total de um deputado        R$ 147.659,96                                     R$ 1.919.579,48
Total dos 513 deputados       R$ 75.749.559,48                               R$ 984.744.273,24

Sonhos de todo homem.

HUMOR DO DOMINGO

Ser tão bonito como sua mãe crê que ele é.

Ter tanto dinheiro quanto seu filho crê que ele tem.

Ter tantas mulheres como sua esposa acha que ele tem.

Ser tão bom de cama como ele mesmo acredita ser.

Piada compartilhada no Facebook.

sábado, 24 de janeiro de 2015

O Agreste é Notícia, 24/01/2015

Jupi
- Afogamento. O estudante Sandro Leite, 19 anos, morreu afogado em um açude, no Sítio Santa Rosa, em Jupi, no domingo (18/01). Segundo a polícia, testemunhas disseram que a vitima sofria de problemas psiquiátricos e fazia uso de bebida alcoólica no momento em que entrou no açude.

São Bento do Una
- Filha matou o próprio pai. Elen Vanessa Brito, 24 anos, foi presa e confessou a policia haver assassinado o próprio pai com uma facada. O crime ocorreu na noite da última quarta-feira, 21 de janeiro de 2015, em São Bento do Una. Segundo a polícia Civil, a acusada foi até a delegacia e informou que seu pai havia se suicidado, mas durante o interrogatório acabou confessando o crime. A acusada disse a policia, que seu pai havia chega em casa bêbado e tentou agredi-la com uma faca, ela o desarmou e o atingiu com um golpe  no peito. A vitima saiu da casa pedindo socorro, foi levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. A suspeita não tinha antecedentes criminais, presa, foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina, na cidade de Buique.

- Ex-presidiário encontrado assassinado.  Segundo a Polícia Civil, Roberval Alves Mendes, 30 anos, conhecido como “Fifa”, foi encontrado morto com três disparos de arma de fogo no rosto e pescoço.  O crime aconteceu no último dia 21 de janeiro de 2015, nas proximidades do sitio Primavera, na estrada do Sítio Riachão, zona rural de São Bento do Una. A vitima era ex-presidiário.

Saloá
- A prefeitura de Saloá realizará concurso público para provimento de 134 cargos efetivos. O instituto Adm&Teco será o responsável por realizar o concurso, e em breve lançará o edital. Haverá vagas para cargos de nível fundamental, nível médio e superior. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 3.000,00.

Garanhuns
- A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para docentes do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns – FACEG. Estão sendo oferecidas 10 vagas para as áreas de Construção Civil, Resistência de Materiais I e II, Estabilidade das Estruturas I e II, Geomática I e II e Estradas e Transportes, Pontes, Engenharia de Custos, Saneamento Básico, Física I, II, e III e Materiais de Construção I. As inscrições acontecem até o dia 30 de janeiro, sendo realizadas exclusivamente através do site do CESPA, por meio do endereço eletrônico: www.cespa.aesga.edu.br. As provas acontecerão nos dias 2 e 3 de fevereiro.

- Jumenta estuprada e morta em Garanhuns. o caso acontece no domingo, 18 de janeiro de 2015. Um agricultor residente no Sítio Castainho procurou a polícia e informou que encontrou sua jumenta morta e ao lado havia alguns preservativos usado. O animal estava amarado a uma árvore e tinha as pernas apeadas. Posteriormente, o proprietário da jumenta informou que ao retornar da delegacia percebeu que alguém havia mudado a cena do crime: cortaram a corda que prendia o animal e as camisinhas usadas tinham sido recolhidas. Fonte: Agreste Violento.

- A Secretária de Educação de Garanhuns abre inscrições para seleção para professores estagiários remunerados. As inscrições acontecerão de 26 a 30 de janeiro de 2015, vagas para estudantes de diversos cursos de licenciatura e curso Normal Médio, para estagiarem como regentes, monitores ou apoio na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. Para se inscrever, o estudante deve apresentar declaração de matricula onde estuda, histórico escolar e documentos pessoais. O estagio será para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Fonte: Blog Ronaldo Cesar.

- O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, seleciona professores para o quado de temporários e substitutos, sendo ofertadas cinco vagas para preenchimento imediato. As oportunidades são para licenciados em Sociologia ou em Ciências Sociais; em História; em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa ou em Letras – Língua Portuguesa, com pós-graduação em Língua Inglesa; para bacharéis em Engenharia Elétrica, em Engenharia Eletrotécnica, ou Superior de Tecnologia em Eletrotécnica, ou ainda em Sistemas Elétricos, em Engenharia de Telecomunicações, ou em Engenharia Eletrônica e para tecnólogos em Telecomunicações e em Automação Industrial. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 55,00, e devem ser pagas até o dia 04 de fevereiro. O processo seletivo se dará através de duas etapas distintas: análise de títulos, classificatória com peso 4 e prova de conhecimentos práticos específicos, eliminatória e classificatória com peso 6.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Governador Paulo Câmara virá a Capoeiras em fevereiro inaugurar Escola Estadual


O diretor da Gerencia Regional de Educação (GRE) Paulo Lins e a prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) se reuniram na última quarta-feira (21), onde trataram entre outros assuntos, da inauguração da Escola de referencia em Ensino Médio - EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída aqui em Capoeiras pelo Governo do Estado. A inauguração da nova escola deverá ocorrer no 1º dia de aula do ano letivo; provavelmente dia 09 ou 19 de fevereiro de 2015, dependendo da agenda do governador Paulo Câmara (PSB) que virá para Capoeiras e também deverá cumprir compromissos em outros municípios da região.

Uma obra que saiu do papel graças ao empenho da prefeita Neide Reino e ao estilo empreendedor do ex-governador Eduardo Campos, falecido num acidente aéreo em 2014.

O prédio da EREM de Capoeiras está pronto. Esta semana a nova escola recebeu 800 carteiras escolares. A EREM de Capoeiras é a segunda maior de Pernambuco, tem 18 salas de aula, refeitório, três laboratórios, quadra poliesportiva, entre outras dependências que somadas chegam a quase sessenta compartimentos. 

Funcionando até o ano 2014 num prédio alugado pertencente a paróquia de São José, A EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já iniciou a mudança para o novo prédio (próprio).

Garanhuns, número de homicídios quase triplicou em janeiro de 2015.

A violência já há algum tempo assusta os moradores do Agreste Meridional; o numero de homicídios registrados na região tem amedrontado a população. Neste mês de janeiro de 2015, já foram registrados três assassinatos em Caetés, um em Capoeiras, três em Lajedo; E nem mesmo Garanhuns, a cidade polo onde está sediado o 9º Batalhão da Polícia Militar responsável pelo policiamento na região, escapa da violência; lá já foram registrados cinco assassinatos no ano de 2015; o assunto foi tema de uma matéria publicada nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2015, no portal G1/Caruaru.

A Postagem diz que cinco pessoas já foram assassinadas em Garanhuns no ano de 2015; que a primeira morte foi registrada logo após a virada do ano novo, e a última ocorreu no domingo (18), e que o numero de mortes já é quase o triplo do ocorrido em janeiro de 2014. 

O delegado João Lins informou a reportagem do G1, que dois dos assassinatos já foram esclarecidos; e os demais ainda estão sob investigação. O delegado disse que o aumento da criminalidade, entre outros fatores, pode esta ligado a diminuição do numero de policiais. Segundo ele, muitos estão se aposentando, e outros passando em outros concursos, o que vem causando a diminuição do  numero de policiais.

ProJovem Urbano em Capoeiras realiza palestra motivacional.

Educandos atendidos no ProJovem Urbano núcleo de Capoeiras, PE, participaram de uma aula diferenciada e integradora. No último dia 12 de janeiro de 2015, os educandos foram contemplados com  a palestra motivacional: ‘É hora de ser feliz’, ministrada por José Maria Evangélico. 

Às vésperas de concluírem a 8ª Entrada, a palestra foi de suma importância para os educandos. Por meio dela podemos refletir sobre: Qual o significado de toda nossa caminhada? O que nos acrescentou? Onde queremos chegar?” – escreveu a professora Nailda Santos no blog do Projovem Urbano. 

Foto: Nailda Santos

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Campanha do Desarmamento 2015 chega ao Agreste Meridional a partir do dia 26/01/2015

Posto de coleta itinerante estará nas cidades de: Capoeiras, Caetés, Saloá, Paranatama, Canhotinho, Lajedo, Jupi, Jucati, Águas Belas e Garanhuns.

A Polícia Militar de Pernambuco volta com as atividades da Campanha Nacional de Desarmamento 2015. A ação busca motivar a sociedade para retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo, através da entrega voluntária pelos cidadãos.

O posto de coleta itinerante da Campanha do Desarmamento 2015 estará na cidade de Capoeiras nos dias 26 a 29 de janeiro de 2015. Ao entregar sua arma, o cidadão receberá um bônus de R$ 150,00 a R$ 450,00. O posto de coleta recebe qualquer tipo de arma, roubada, quebrada, enferrujada, longas ou curtas, bem como munições. As armas artesanais não gerarão o bônus. Quem entregar a arma terá o anonimato garantido e tem a garantia de que não será preso.

Datas da Campanha do desarmamento nas cidades da região:

Capoeiras, dias 26,27,28 e 29 de janeiro/2015

Caetés, dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro/2015

Saloá, dia 02, 03, 04 e 05 de fevereiro/2015

Paranatama, dias 06,07 e 08 de fevereiro/2015

Canhotinho, dia 09, 10, 11 e 12 de fevereiro/2015

Lajedo, dias 13, 14 e 15 de fevereiro/2015

Jupi, dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro/2015

Jucati, dias 20, 21 e 22 de fevereiro/2015

Águas Belas, dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro/2015

Garanhuns, dias 27, 28 e 29 de fevereiro/2015

Com informações do Jornal Extra.

Artista põe líderes mundiais sentados no vaso sanitário
















Com o propósito de mostrar que os grandes lideres mundiais são gente como a gente, a artista plástica italiana Cristina Guggeri criou uma serie de imagens em que os Líderes aparecem sentados no vaso sanitário. O nome da série é “O dever diário”, e as imagens foram postadas no site da artista na internet. Foram retratados nas montagens, o Papa Francisco, Obama, Rainha Elizabeth, Vladimir Putin, Ângela Merkel, Berlusconi, e o Líder budista Dalai Lama.

Veja mais no link: noticias.bol.uol.com.br

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Compesa presta esclarecimentos aos vereadores sobre o abastecimento de água em Capoeiras.

Servidores da Companhia de Abastecimento de Água de Pernambuco – COMPESA estiveram na Câmara de vereadores de Capoeiras na sessão realizada na noite desta terça-feira, 20 de janeiro de 2014. A senhora Fatima, que é coordenadora da Compesa, responsável pelo abastecimento em cinco cidades da região, incluindo Capoeiras e Caetés, explicou aos vereadores a situação da distribuição de água nas duas cidades. Segundo ela, a barragem Gurjão esta com apenas 2% da sua capacidade de acumulação de água; e que a estimativa é de que a água seja suficiente para abastecer a população até o mês de março, mas que não há como garantir cem por cento esta previsão.

Perguntada se haveria a possibilidade da cobrança das contas serem suspensas, a coordenadora da Compesa disse que nas casas em que chega água duas vezes por mês não há como suspender a conta, mas, que se for comprovado através da leitura do hidrômetro que não chegou água em determinado local, ai sim, há a possibilidade de a conta ser suspensa.

Os vereadores reclamaram da falta de informações a população por parte da Compesa. O vereador Dedinho disse haver sido informado no Recife de que Capoeiras não precisava de carros pipa para abastecer, e que por isso caminhões teriam sido relocados para Caetés. O vereador José Nielson disse que a Compesa em Capoeiras e Caetés nunca se preocupou com os consumidores, só se preocupa em mandar as contas, e faturar; também se disse preocupado com a possibilidade da barragem secar e a população da região do Gurjão ficar ser água. Segundo José Nielson, a Compesa finge que abastece, e a população finge que esta sendo abastecida. Outra reclamação dos vereadores foi quanto ao abastecimento dos carros pipas em Garanhuns, segundo eles, quando o serviço de internet não esta funcionando, os carros pipa são impedidos de encher e voltam para Capoeiras sem água. A senhora Fátima prometeu resolver o problema, dizendo que quando a internet estiver fora do ar irá ordenar por escrito que o funcionário da Compesa despache a água. O vereador Romero Reino disse que a situação não esta muito pior porque a prefeitura de Capoeiras esta distribuindo água semanalmente em setores críticos como a COHAB e o Quati.

Também foi informado que a Compesa dispõe de dois caminhões pipa para abastecer os consumidores dos locais em que a água não esta chegando. Para isso, o consumidor deve ir no escritório da Compesa e fazer o pedido.

Papa Francisco aconselha católicos a não terem 'filhos como coelhos'.

O papa Francisco afirmou que os católicos não precisam se reproduzir como "coelhos" e devem, ao invés disso, ser "responsáveis".

O pontífice fez a declaração na viagem de volta das Filipinas, onde se reuniu com crianças que viveram nas ruas do país, abandonadas por pais que não tinham dinheiro para cuidar delas.

Francisco se manteve firme contra o controle de natalidade artificial e acrescentou que uma nova vida é "parte do sacramento do matrimônio".

Mas o papa disse também que especialistas em populações aconselham três filhos para cada família.

Falando com jornalistas durante a viagem de volta a Roma na segunda-feira, Francisco foi questionado sobre o que diria às famílias que tinham mais filhos do que podiam criar pelo fato de a Igreja Católica proibir o controle de natalidade artificial.

"Algumas pessoas pensam - e desculpem minha expressão aqui - que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro", respondeu o papa surpreendendo os jornalistas.

O papa disse também que sabe de muitas formas permitidas pela Igreja Católica que podem garantir que as famílias tenham apenas os filhos que querem ter.

Francisco citou o caso de uma mulher que conheceu que tinha tido sete filhos por cesarianas e estava grávida do oitavo filho, uma gravidez que, segundo o papa, era irresponsável.

"Ela disse: 'confio em Deus'. Mas Deus nos deu os meios para sermos responsáveis", disse.

Francisco acrescentou que, para os mais pobres, uma criança era um tesouro.

O papa também afirmou, respondendo a outra pergunta, que nenhuma instituição deve impor suas opiniões sobre como devem ser as famílias.
Fonte: BBC Brasil

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Capoeiras e Caetés a beira do colapso total no abastecimento de água


A barragem Gurjão usada pela COMPESA para abastecer os moradores de Capoeiras e Caetés está com os dias contados para entrar em colapso total. A barragem esta quase seca, e a Compesa esta captando a água do chamado “volume morto” (água que fica abaixo das tubulações que fazem a captação) e é extremamente salobra. O senhor Valdivo Costa, responsável pelo escritório da Compesa em Capoeiras e Caetés informou que se não chover logo, a água existente no manancial é suficiente para abastecer as duas cidades possivelmente até meados do mês de março/2015.

Atualmente, os consumidores de Capoeiras e Caetés são abastecidos com água pela Compesa, uma vez a cada quinze dias. Valdivo Costa disse que em Capoeiras, a Compesa dispõe de dois caminhões pipa para abastecer os moradores dos locais em que a água não esta chegando; para isso, o consumidor deve dispor de um reservatório em casa e procurar o escritório local da Cia e fazer uma solicitação para receber a água.

Na imagem, a barragem Gurjão no dia 23/12/2014. Foto Gilvan Costa, compartilhada no seu perfil no Facebook.

Caetés registra terceiro homicídio em 2015.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Um agricultor foi assassinado a tiros nessa segunda-feira,19 de janeiro de 2015, no bairro Bela Vista, em Caetés, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Josenildo Antônio da Silva, de 48 anos, teria discutido com o suspeito e entrado em luta corporal. Testemunhas teriam separado a briga e o suspeito ido embora. Momentos depois, o homem voltou com um revólver e efetuou vários disparos contra o agricultor.

Ainda segundo a polícia, a vítima, que foi atingida por tiros nas costas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O suspeito fugiu e ainda não foi localizado. A motivação da briga será investigada pela Polícia Civil. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, também no Agreste.

"A vitima Josenildo Antonio da Silva era conhecido por "Nego da Xuxa", atualmente morava em Caetés, mas já residiu aqui em Capoeiras. Ele é irmão da senhora Elza Pequeno (Xuxa, figura muito conhecida aqui em Capoeiras) falecida recentemente no Recife".

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Capoeiras, Caetés e Garanhuns estão entre os 95 municípios de PE que podem aderir a expansão do Programa Mais Médicos.


O Ministério da Saúde abriu processo para expansão do Programa Mais Médicos em todo Brasil. O MS vai contratar mais médicos para o programa; além disso, a chamada também é para 1.500 município brasileiros que ainda têm carência desse profissional de saúde. Em Pernambuco 95 municípios estão aptos a aderirem a expansão do Programa, entre estes, Capoeiras, Caetés e Garanhuns. As prefeituras que quiserem aderir devem se cadastrar no site programa, até o dia 28 de janeiro de 2015.


A convocação de médicos é para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, com prioridade para os municípios que apresentam 20% da sua população em extrema pobreza, e com IDH baixo e muito baixo.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.

Na região estão aptos a pedirem a expansão do Mais Médicos, os municípios de: Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Capoeiras, Garanhuns, Lajedo, São Bento do Uma, São João e Venturosa.

Merece Registro, 19/01/2015


  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 21, Edgel Ferreira; dia 22, Iramaya Costa; dia 24, Ademilde Melo; dia 25, Jéssica Paes, Edmilson Tavares e Edson Bezerra. Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Festa de São José 2015 em Capoeiras. Acontecerá esta semana a primeira reunião para tratar da realização da Festa de São José que acontecerá no próximo mês de março, aqui em Capoeiras. O convite foi feito pelo monsenhor Geraldo na missa do último domingo (18).



  • Aconteceu neste final de semana, a Festa de São Sebastião, no povoado Riacho do Mel, zona rural de Capoeiras. Devido ao recente falecimento do senhor Joaquim Rodrigues de Lima, este ano a Festa não teve shows musicais; só a parte religiosa comandada pelo monsenhor Geraldo Batista. Estivemos por lá na noite do último Sábado.



  • Repentistas. Haverá cantoria em Capoeiras com os irmãos “Pereira”. Será na próxima sexta-feira, 23 de janeiro, no salão no 1º andar do Tekilla’s. A organização é do radialista Ernandes Oliveira.



  • No próximo dia 31 de janeiro de 2015, às 21 horas, acontece a “Cruzada Capoeiras para Cristo”. A cruzada evangélica será coordenada pelo Pastor Daniel Lima.


“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos”
William Shakespeare

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.