Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2015

Garanhuns, atrações do II Festival Viva Dominguinhos

Evento que acontece no período de 30 de abril a 02 de maio, reúne grandes artistas do cenário local, regional e nacional
 
O Governo Municipal de Garanhuns, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, realiza, de 30 de abril a 2 de maio de 2015, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, a segunda edição do Festival Viva Dominguinhos.

Grandes nomes da Música Popular Brasileira darão ainda maior destaque ao festival, que também conta com shows e rodas de sanfona no Espaço Colunata, que irá funcionar, este ano, em dois dias – sexta (01) e sábado (02). Além disso, no último dia do evento, o público contará com intervenção artística no muro do Hotel Tavares Correia, localizado na avenida Rui Barbosa. Pinturas com o tema Dominguinhos, com artistas locais.

Programação - O festival, que foi criado para homenagear o grande mestre e sanfoneiro garanhuense José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, vai reunir nomes da música local, regional e nacional. Artistas como Nádia Maia, Quinteto Violado, Flávio José, Nando Azevedo, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Waldonys, Santana e Dorgival Dantas, fazem parte da grade de programação. Os shows da Praça Cultural Mestre Dominguinhos terão início sempre às 21h, sendo quatro atrações por noite.  

Mais cultura – O workshop “Desmistificando a Sanfona” permanece na grade de programação. Durante todo o mês de abril, a ação, que mostra às crianças como se toca a sanfona e fala da vida de Dominguinhos, vai percorrer várias escolas municipais.

Este ano, a exposição sobre Dominguinhos ficará instalada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), onde também haverá cinema com veiculação de filmes e reportagens de Dominguinhos.

Infraestrutura – Assim como no ano passado, a infraestrutura do evento contará com praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos (alguns com acessibilidade), estrutura coberta com mesas e cadeiras e esquema de segurança executado em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Confira, abaixo, a programação do II Festival Viva Dominguinhos – Polo principal:
(A programação completa do Espaço Colunata será divulgada ainda esta semana)

Palco Praça Mestre Dominguinhos

 (Quinta-feira30)

21h00 - Alexandre Revoredo
22h00 - Nádia Maia
23h30 - Quinteto Violado
01h00 - Flávio José

Sexta-feira (01)

21h00 - Nando Azevedo
22h00 - Geraldinho Lins
23h30 - Petrúcio Amorim
01h00 - Alcymar Monteiro

Sábado (02)

21h00 – Kiara Ribeiro
22h00 - Waldonys
23h30 - Santana
01h00 – Dorgival Dantas

Prefeitura de Capoeiras e Caetés proporcionam final de semana na praia para os Patrulheiros Mirins.

Um final de semana pra lá de especial. Os Patrulheiros Mirins de Capoeiras e Caetés viajaram para a praia de São José da Coroa Grande, litoral sul de Pernambuco. O grupo saiu de Capoeiras e Caetés na madrugada do último sábado, 28 de março de 2015 e voltou na noite do domingo (29). No total, 124 meninos e meninas participaram da viagem, que contou com o apoio da prefeita Neide Reino (Capoeiras) e do prefeito Armando Duarte (Caetés), através das Secretarias de Assistência Social.

O comandante Ítalo Ragine e sua equipe de monitores foram os responsáveis pelo grupo durante a viagem. Na praia de São José da Coroa Grande, os soldados mirins participaram da Operação Praia, onde deram exemplo de disciplina e de educação ambiental, além de se divertirem.

O comandante Ítalo Ragine agradece a prefeita Neide Reino e a Secretária de Assistência Social Luciene Reino pela oportunidade de proporcionar aos Patrulheiros Mirins um final de semana diferente, e para muitos deles a chance de poder ver o mar pela primeira vez. “Graças a Deus mais uma missão cumprida! Com trabalho sério e competente se ganha confiança”- concluiu o comandante.

Prefeito de Paranatama fala para o programa Falando com o Agreste

Por Gilmar Alves

Em entrevista  para o correspondente do programa falando como agreste Gilmar Alves, o prefeito de Paranatama Zé Teixeira falou da dificuldade que o município esta enfrentando com a seca e que tem feito o possível para amenizar o sofrimento da sua população. Além do abastecimento que é feito pelo o exercito o município esta pagando uma média de 40 mil reais mensal com os caminhões pipas, para ajudar a diminuir a falta de água.


O prefeito disse ainda que e a favor da reforma política e que o dinheiro gastado nas  eleições  a cada dois anos poderia ser gasto em saúde, educação, e tantas outras coisas importantes para o país. Zé Teixeira elogiou o governador Paulo Câmara e os deputados  que ele  apoiou nas ultimas eleições e que foram votados no município, foram eles Marcantonio Dourado para estadual e Zeca Cavalcante para federal e espera nos próximos meses recebe projetos para Paranatama. Sobre a oposição ele disse que respeita  muito e  sobre quem ele  vai apoiar  nas próximas eleições  o prefeito foi categórico, disse que vai apoiar   seu vice prefeito, o Valmir do leite, estiveram presentes durante a entrevista concedida a Gilmar Alves o empresario Raildo Santino e o cantor Liudo Valença.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ivanildo Nogueira assumirá a Secretaria de Agricultura de Capoeiras.

Sec. de Obras Gildo Margues e Ivanildo Nogueira
A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) fará mais uma mudança no seu secretariado. O senhor Ivanildo Nogueira foi convidado e aceitou, e assumirá nos próximos dias a Secretaria de Agricultura do município, cargo hoje ocupado pelo senhor Cosmo Valença.

Ex-secretário de Obras na administração passada, Ivanildo Nogueira é Líder de associação comunitária e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento; candidato a vereador pelo PDT na eleição de 2012, ele obteve 505 votos, sendo o 8º mais votado, mas devido ao quociente eleitoral não ficou entre os onze vereadores eleitos. 

Segundo informações, partiu do senhor Cosmo Valença a iniciativa de deixar a Secretaria de Agricultura para poder dedicar mais tempo a sua família e aos próprios negócios.

No inicio de 2014, a prefeita realizou mudanças nas  Secretarias de Governo, Obras e Transportes.

Merece Registro, 30.03.2015


  • Está na pauta da Câmara de Capoeiras um Projeto de Resolução propondo que o prédio do Centro Administrativo que abrigará algumas secretarias do município, receba o nome de: Centro Administrativo vereador Luciano Manoel de Pontes. O centro Administrativo fica no prédio onde funcionou a Secretaria de Educação. O local foi totalmente reformado. O Projeto é assinado por sete dos onze vereadores.


  • Policiais da Patrulha Rural do 9º BPM (Batalhão da Polícia Militar) apreenderam duas motos em Capoeiras na última quinta-feira, 26 de março de 2015. A informação foi publicada no site Agreste Violento, que informa, que segundo a polícia, as motos apresentavam canos de escape adulterados, causando perturbação do sossego da população. As motocicletas e seus condutores foram conduzidos a delegacia, para as devidas providencias. 


  • Professores que lecionam na EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aqui em Capoeiras aderiram parcialmente a paralisação de advertência, de 48 horas, que ocorreu nos dias 25 e 26 de março de 2015, comandada pelo sindicato dos professores do estado de Pernambuco. Na EREM de Capoeiras só os professores que lecionam durante o dia aderiram a paralisação, os que ensinam no período noturno trabalharam normalmente nos dois dias. Segundo informações, os docentes que trabalham durante o dia são servidores efetivos, já os que lecionam a noite são contratados.


  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 30, Joselito Bortolotto, Gelma Fernanda, Vidigal Melo, Aguinaldo Jessé e Ramone Freitas; dia 02, Felipe Rodrigues; dia 03, Fagner Athos e Renato Espindola. Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!


  • A Festa de São José no ano de 2016 realizada pela paróquia terá como presidente o empresário capoeirense Jaelson Claudino. O anuncio foi feito pelo Monsenhor Geraldo Batista, na missa das 19:00 horas, neste domingo (29). Muitas pessoas estranharam a demora na divulgação do nome do presidente da festa.


  • O empresário Bruno da Ótica fez a doação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para capela da comunidade do Sítio Pau Ferro. A imagem será conduzida de Capoeiras até a capela nos próximos dias.


  • A Creche será inaugurada. Após muito tempo e muito se falar, a creche construída onde era o estádio municipal, finalmente será entregue a população de Capoeiras. A inauguração será no próximo dia 12 de abril.

  • O município de Capoeiras contará com o sinal de mais empresa de telefonia móvel. A Vivo já esta instalando equipamentos no município e em breve começará a operar. A Vivo compartilhará uma torre pertencente a outra cia que já presta serviço na cidade. A informação foi divulgada pelo radialista Sulipa, esta semana. 


Pássaros criados em gaiola, 
acreditam que voar é uma doença.
Alejandro Jodorowsky

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Prefeita Neide Reino inaugura Posto de Saúde do Povoado Riacho do Mel


Para melhor cuidar da saúde dos capoeirenses, a prefeita Neide Reino (PSB), na tarde deste domingo, 29 de março de 2015, entregou a população a Unidade Básica de Saúde da Família, do povoado Riacho do Mel, zona rural de Capoeiras, Pernambuco. A solenidade de inauguração contou também com as presenças do secretário de Saúde Cleber Stamm Gewerh, do deputado estadual Marcantônio Dourado, do ex-prefeito Neném, vereadores, secretários municipais, entre outras lideranças.
Vice-prefeito Juju, vereador Romero Reino, Sec. de Saúde Cleber Stamm Gewerh,
vereador Geraldo do Alegre, prefeita Neide reino e o vereador José Nielson.
O Posto de Saúde do povoado Riacho do Mel dispõe de três consultórios: médico, enfermagem e odontológico; sala de curativos, farmácia, sala de vacinas, sala de reunião, recepção, copa, dispensa e dois sanitários, sendo um adaptado. A Unidade tem quinze funcionários incluindo os Agentes de Saúde, e um médico cubano presta serviço no local de segunda a sexta-feira. Segundo informações da Técnica em Enfermagem, Dilma, o posto atende em média cinquenta pessoas por dia, incluindo pré-natal e, curativos.

A prefeita Neide Reino disse estar feliz em poder entregar mais um Posto de Saúde aos capoeirenses: “Provamos a esse município que nós fazemos, sabemos fazer, e bem feito”. Ela agradeceu ao deputado Marcantônio Dourado, afirmando que o mesmo tem respeito pelo povo de Capoeiras; disse que o senhor Joaquim Rodrigues faz falta aos seus familiares, amigos e a política de Capoeiras, e lembrou que o mesmo foi vice-prefeito quando seu pai Manoel Reino foi prefeito de  Capoeiras.

Na solenidade, além da prefeita, discursaram o deputado Marcantônio Dourado, o ex-prefeito Neném, os vereadores: Afreu, Antonio Crioulo e Ailton Lino e o senhor Zezé de Joaquim de Neco que falou em nome da comunidade do Riacho do Mel.


Em Capoeiras também já foram entregues a comunidade pela atual Gestão Municipal, os Postos de Saúde: do povoado Maniçoba, do Povoado Alegre, do Olho D'água e o da comunidade quilombola Imbé.

domingo, 29 de março de 2015

Paróquia de São José celebra o Domingo de Ramos em Capoeiras.


Na manhã deste domingo, 29 de março de 2015, uma procissão seguida da celebração de uma missa marcaram as comemorações do Domingo de Ramos, na paroquia de São José, em Capoeiras, PE. Tendo a frente o monsenhor Geraldo Batista, centenas de católicos capoeirenses carregando ramos rezaram e relembram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

A procissão percorreu parte da Praça João Borrego, e em seguida, na igreja matriz, os fiéis acompanharam a celebração da Missa de Ramos. Hoje ainda será celebrada outra missa na Matriz, às 19:00 horas, e durante o dia haverá missas em algumas capelas na zona rural.

Como deixar uma mulher valente

HUMOR DO DOMINGO

Polícia conversando no rádio:

- Sr. Sargento, chegamos no local do crime.
- Passe o relatório...
- Uma mulher matou o marido. Foram 35 facadas, dois tiros, depois de asfixiar e decapitá-lo, e por fim o queimou...
- Nossa, qual foi o motivo do crime? 
- Ele pisou onde ela estava passando o pano...
- E conseguiram capturar a mulher? 
- Não sargento, estamos esperando o piso secar...
Foto: Atriz Angelina Jolie

sábado, 28 de março de 2015

PRF prende suspeito de homicídio e apreende contrabando na BR 232


Em duas situações registradas na noite da última sexta-feira(27), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem com mandado de prisão em aberto e apreendeu mercadorias contrabandeadas, na BR 232, no agreste de Pernambuco. As ações fazem parte da Operação Semana Santa que acontece no interior do estado.


A primeira situação ocorreu no km 110 da rodovia, em Bezerros, onde o Grupo de Policiamento Tático da PRF abordou uma caminhonete que transportava mercadorias avaliadas em cerca de 10 mil reais. Ao todo, foram apreendidas 7 câmeras filmadoras DVR-HD, além de 550 chips de celular e 940 mídias de áudio(CD), sem notas fiscais. Os produtos e o condutor foram encaminhados para a Secretaria da Fazenda Estadual.

Já no km 114, em Encruzilhada de São João, os policiais abordaram um caminhão e descobriram que o condutor do veículo possuía um mandado de prisão por homicídio. O homem, de 50 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da região.

Prisão por tráfico

Na última quarta-feira(25), um jovem, de 24 anos, foi preso pela PRF na BR 423, em Garanhuns, por existir contra ele um mandado de prisão em abeto por tráfico de drogas. Ele era passageiro de um ônibus que seguia do Rio de Janeiro(RJ) até Guarabira (PB) e viajava com a esposa e três filhos.

O detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

O Agreste é Notícia, 28.03.2015


Garanhuns

- A escultura de um dinossauro com cerca de 20 metros de comprimento, 8 metros de altura e cerca de 2.100 kg já pode ser apreciada pelas pessoas no Parque Euclides Dourado em Garanhuns. A escultura foi doada  a Garanhuns pelo escultor Marcílio Reinaux.

Palmeirina
- Bandidos explodiram a Agência do Banco do Brasil da cidade de Palmeirina, Agreste de Pernambuco. A ação ocorreu na madrugada de hoje, 28 de março de 2015. A mesma Agência já havia sido explodida por bandidos no mês de agosto de 2014. Segundo as primeiras informações divulgadas pelo site Agreste Violento, na ação realizada na madrugada dês sábado, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, mas a Agência bancaria ficou bastante destruída.

Bom Conselho
- Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 27 de março de 2015, o prefeito de Bom Conselho Dannilo Gogoy entregou as chaves da casa própria a 46 famílias daquela cidade. As moradias fazem parte do Programa habitacional Minha Casa Minha Vida 2, do Governo Federal.

Lajedo
- O menino Luan Miguel, 04 anos, morreu afogado na piscina de um parque aquático, na cidade de Lajedo. O afogamento ocorreu no último domingo, 22 de março de 2015, e segundo depoimento da mãe, o garoto se afastou dela sem que ela percebesse e foi para a área das piscinas para adultos; quando ela deu por falta do menino o encontrou boiando na piscina. Ainda com vida foi socorrido para o hospital, mas não resistiu e acabou morrendo. 

- A policia prendeu cinco homens no município de Lajedo nesta sexta-feira (27), suspeitos de no dia 25/03/2015 terem assaltado um comerciante no povoado Olho D’água dos Pombos, do qual roubaram R$ 7 mil e dois celulares.  Segundo o delegado, dois dos homens teriam praticado o assalto, um deu cobertura a dupla e outros dois emprestaram as armas usadas na pratica do crime. Com os acusados, a polícia encontrou mas de R$ 3 mil, três celulares, um revólver e uma motocicleta.

Saloá
- As inscrições para o concurso público da prefeitura de Saloá se encerram na próxima segunda-feira, 30 de março de 2015. O concurso oferece 134 vagas para diversos cargos, que exigem escolaridade, nível fundamental, médio e superior. As inscrições custam R$ 40,00 R$ 60,00 e R$ 80,00. As provas serão realizadas no domingo 05 de abril de 2015.

Águas Belas
- Desaparecido há 06 dias, o jovem Cesar de Melo, (Cesinha), 20 anos, morador de Águas Belas foi encontrado morto a tiros em São José da Laje, Alagoas. O corpo foi reconhecido por seu pai no IML de Maceió. Segundo informações do site Agreste violento, populares informaram a polícia terem visto o rapaz em um veiculo,  de cor prata, seguindo sentido Garanhuns, na sexta-feira (20).

Origem: Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns - AESGA 
Relator: AUDITOR MARCOS NÓBREGA, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO 
Órgão Julgador: Pleno 
Processo: 15011630 - Embargos de Declaração aforados pela Srª Eliane Simões Vilar, contra o teor do Acórdão TC nº 133/2015, que, em sede de Recurso Ordinário, confirmou a regularidade, com ressalvas, de suas contas, enquanto ordenadora de despesas da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns ? AESGA, durante o exercício financeiro de 2010, bem como a multa contra ela aplicada. (Adv. Rafael Santos Catão - OAB: 32180PE) (Vinculado ao Conselheiro Dirceu Rodolfo) Julgamento: À unanimidade, o Pleno deste Tribunal, acolheu o Parecer MPCO nº 160/2015, e, tendo em vista a inexistência das alegadas contradições do julgado, conheceu dos presentes embargos de declaração, atendidos os pressupostos de admissibilidade, e, no mérito, negou-lhes provimento, mantendo inalterado o Acórdão TC nº 133/2015, em todos os seus termos.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

Projeto altera horário da posse dos vereadores de Capoeiras a partir da próxima legislatura

Tramita na Câmara de Capoeiras, PE, um Projeto de Resolução, de autoria do próprio Legislativo Municipal, que altera o Regimento Interno, estabelecendo o horário da posse do prefeito (a), do vice-prefeito e dos vereadores a partir da próxima legislatura. Pelo Projeto, a cerimônia de posse dos vereadores, do prefeito (a) e do vice-prefeito, bem como a eleição da Mesa Diretora da Câmara acontecerá às 15:00 horas do dia 1º de janeiro subsequente as eleições. 

Pelo Regimento Interno atual, os vereadores se reúnem mais cedo, antes da posse do Executivo; com a mudança, as posses dos vereadores e do prefeito será no mesmo horário. 

As sessões da Casa, na próxima legislatura continuarão acontecendo às terças-feiras, às 19:00 horas e com duração de duas horas.

O Projeto foi subscrito pelos onze vereadores da Câmara de Capoeiras.

quinta-feira, 26 de março de 2015

FUNASA e o Comitê Municipal de Saneamento Básico de Capoeiras se reuniram nesta quinta-feira (29).

Em mais uma etapa para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Capoeiras, o comitê municipal promoveu reunião nesta quinta-feira, 27 de março de 2015. A reunião ocorreu no CRAS e contou com a participação de representante da FUNASA e, do engenheiro civil Pedro Paulo Fonseca responsável pela elaboração do projeto que será implantado em Capoeiras. O PMSB engloba quatro eixos: esgoto, água, drenagem e lixo; e é dividido em ações: imediatas, curto prazo, médio prazo e longo prazo, com planejamento para os próximos 20 anos.

Na reunião ficou definido que nos dias 14 e 15 de abril de 2015 serão realizadas três oficinas voltadas para a população sobre o PMSB: dia 14, na comunidade quilombola Imbé às 09:00 horas, e na cidade às 18:00 horas; e dia 15, no Povoado Alegre às 09:00.

Representando o município de Capoeiras participaram da reunião: Drª. Cristiane Alves (advogada encarregada do comitê), os secretários, Cleber Stamm Gewehr (Saúde), Dalva Reino (finanças), Gildo Marques (Obras), Macyanne Régia (Educação), Luciene Reino (Asistencia Social) e Jorge Willame (Administração); o presidente da Câmara, vereador Ailton Lino; o Sr. Ivanildo Nogueira (Associações Comunitárias), Gilvan Costa (ONG Brigada Una Vivo) entre outras pessoas.

Concurso publico da prefeitura de Garanhuns será no próximo domingo (29), para mais de 21 mil inscritos.

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), realizam no próximo domingo (29) o concurso público da Prefeitura de Garanhuns. A iniciativa visa o preenchimento de 253 vagas, onde três por cento serão destinadas a pessoas com deficiência. Os cargos públicos estão distribuídos nos níveis fundamental, médio/técnico e superior. O edital do concurso está disponível no Diário Oficial dos Municípios/Amupe (www.diariomunicipal.com.br/amupe)  e no site da Universidade de Pernambuco (www.upenet.com.br). De acordo com a Secretaria de Administração, 21.338 mil pessoas estão aptas a concorrerem aos cargos.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original. Não será permitido o acesso de candidatos aos prédios ou às salas de aplicação das provas portando equipamentos eletrônicos, inclusive aparelho celular, mesmo que esteja desligado e sem a bateria. Também não será admitida a utilização de qualquer material de consulta, como agenda eletrônica, calculadora, ipod, etc.

Horário - As provas serão realizadas em dois horários. Pela manhã, os portões abrem às 7h00, fecham às 8h00 e as provas terão início às 8h20 com término às 12h20. À tarde, os portões abrem às 13h00, fecham às 14h00 e às 14h20 as provas serão iniciadas, indo até às 18h20. Os candidatos podem se ausentar do local da prova uma hora antes do encerramento.

Fiscalização – Os membros da comissão coordenadora responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução do certame, estarão no domingo, visitando e fiscalizando todos os prédios do concurso. 

A divulgação do gabarito preliminar será já no domingo (29) e o gabarito definitivo sairá no dia 14 de abril. O Resultado Final do Concurso será divulgado no site oficial do certame, http://www.upenet.com.br, no dia 08 de maio, exceto para Guarda Municipal, que terá seu resultado divulgado no dia 11 de setembro, após o processo de realização de exames médicos, de aptidão física, psicotécnico e do curso específico de formação.

Capoeiras em um click, vista parcial da cidade.



Foto: a cidade de Capoeiras, PE, clicada por Victor Mateus

Prefeita Neide Reino dá total apoio ao projeto Patrulheiros Mirins de Capoeiras

O projeto patrulheiros mirins  de capoeiras esta crescendo muito a cada dia e um dos responsável por esse sucesso é o comandante ítalo que vem se dedicando totalmente a essa ideia. Este  projeto social foi implantado aqui no município a três anos e hoje conta com 150 crianças sendo 80 em capoeiras e  70  no sítio imbé, entre as atividades desenvolvida estão o reflorestamento, patriotismo, exercícios físicos, a importância  de uma religião e principalmente na formação do cidadão.

O comandante destacou  e elogiou que o município da todo apoio necessário junto a secretaria de ação social, onde são doados fardamentos, lanches, além de dispor da base do quartel mirim que fica localizada no centro da cidade, ele disse ainda que a prefeita tem dado uma atenção especial a inciativa e se preocupado com o futuro das crianças do município. A prefeita Neide Reino presenteou os patrulheiros mirins com uma viagem no próximo final de semana dia 28 de março com destino a praia  de são Jose da coroa grande fazendo a alegria de toda  criançada. A viagem tem também o apoio do prefeito  Armando Duarte da cidade vizinha caetés em parceria com as secretarias  de ação social dos dois municípios e as crianças ficaram acomodadas na casa de familiares da prefeita de capoeiras Neide reino.

Por Gilmar Alves

Capoeiras e Caetés passaram a receber ICMS ecológico por destinarem corretamente o lixo.

A partir de janeiro de 2015, os municípios de Capoeiras e Caetés passaram a receber a parcela do ICMS ambiental. O acréscimo no ICMS beneficia os municípios que adotam e mantém sistemas de tratamento de resíduos sólidos e/ou a manutenção de unidades de conservação ambiental. Já há algum tempo, a prefeita Neide Reino (Capoeiras) e o prefeito Armando Duarte (Caetés) firmaram acordo com a prefeitura de Garanhuns, e todo lixo produzido nas duas cidades é levado para o Aterro Sanitário de Garanhuns.

Pela destinação correta dos resíduos sólidos, Capoeiras recebeu de ICMS ecológico em janeiro de 2015, R$ 20.223,92 e em fevereiro, R$ 17.935,76. Já o município de Caetés recebeu R$ 27.432,82 em janeiro e R$ 24.329,03 em fevereiro. 

Dos 184 município de Pernambuco, 38 receberam o ICMS ecológico em 2014; e em 2015 o numero diminuiu para 33 municípios contemplados.

Por não estarem adequados a Lei deixaram de receber o ICMS ecológico no ano 2015: Amaraji, Barra de Guabiraba, Cachoeirinha, Caruaru, Chã Grande, Cortês, Escada, Ibirajuba, Jurema, Lajedo, Primavera, Ribeirão e São Bento do Una. Em compensação, oito municípios resolveram pendências e passarão a receber a bonificação em 2015: Barreiros, Belo Jardim, Caetés, Capoeiras, Correntes, Lagoa do Ouro, Salgueiro e Santa Cruz do Capibaribe. No Agreste Meridional também recebem o ICMS ecológico: Garanhuns, Saloá, São João e Buique.

Para ter direito ao benefício, os municípios precisam atender aos requisitos estabelecidos na Lei 13.368/2007 e no Decreto 33.797/2009, a exemplo de possuírem, no mínimo, licença prévia de projeto, junto à CPRH, de sistemas de tratamento ou de destinação final de resíduos sólidos, mediante, respectivamente, unidade de compostagem ou de aterro sanitário.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Capoeiras, PSF do povoado Riacho do Mel será inaugurado no próximo domingo, dia 29.


A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) e o secretário municipal de Saúde sr. Cléber Stamm Gewehr convidam a população para prestigiarem a entrega da reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família - PSF do povoado Riacho do Mel; será no próximo domingo, 29 de março de 2015, às 15:00 horas.

FUNASA promove reunião em Capoeiras sobre o Plano de Melhoria da Qualidade da Água

Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA realizou reunião nesta terça-feira, 24 de março de 2015, em Capoeiras, Pernambuco, onde trataram do Plano de Melhorias da Qualidade da Água – Cisternas do Semiárido. Da reunião participaram o secretário de Saúde Cleber Stamm Gewehr, Agentes Municipais de Saúde entre outros servidores da área de saúde. O objetivo do encontro é formar agentes multiplicadores, e reforçar o Plano Municipal de Saneamento Básico que está sendo elaborado no município. Para isso, a oficina, “Ações de educação para o controle da água para consumo humano – Cisternas do semiárido”, será realizada nos dias 26 a 28 de maio de 2015, aqui no município.

Os técnicos da FUNASA durante esta semana estão indo a zona rural de Capoeiras, onde acompanhados por Agentes Municipais de Saúde visitam algumas das famílias beneficiadas com a construção de 350 cisternas no município no último ano.

Capoeiras em um Click, Povoado Riacho do Mel


Foto: Junior Artes

terça-feira, 24 de março de 2015

Capoeiras e Caetés começaram ser abastecidas por caminhões pipas.

Seca: o tempo da lata d’água na cabeça voltou.
Bairro Cohab
Nesta segunda-feira, 23 de março de 2015, a COMPESA iniciou o abastecimento de água com carros pipa nas cidades de Capoeiras e Caetés. A COMPESA disponibilizou seis caminhões pipas para abastecer cada uma das duas cidades. A distribuição da água é feita na rua, em pontos fixos pré-estabelecidos pela Cia; de onde os moradores utilizando latas e baldes carregam o precioso liquido para suas residências.

Praça José Fernandes
O senhor Valdivo Costa, funcionário da Compesa em Capoeiras, informou que a água que esta sendo distribuída é captada na Compesa em Garanhuns, e que cada caminhão pipa contratado faz três viagens por dia. Ainda segundo ele, a distribuição da água começou pelo bairro da COHAB; e que o caminhão pipa só seguirá de um ponto para outro quando todas as pessoas tiverem sido abastecidas; também disse não haver como determinar a data quando o abastecimento ocorrerá novamente em determinada rua, pois, só quando todas as demais ruas forem abastecidas é que o serviço retornará. 
Pipeiro, Elielson Farias
A barragem Gurjão que abastecia as cidades de Capoeiras e Caetés entrou em colapso total na semana passada.

Patrulheiros Mirins de Capoeiras e Caetés viajarão à praia no próximo final de semana.

Meninos e meninas atendidos no projeto social Patrulheiros Mirins da 4ª Cia GPA (Capoeiras) e 6ª Cia GPA (Caetés) participarão da Operação Praia na cidade de São José da Coroa Grande, litoral Sul de Pernambuco. A viagem será sábado, 28 de março de 2015, às 05:00 horas, e o retorno no domingo (29), às 21:00 horas. A viagem é um prêmio ao bom desempenho escolar obtido pelos meninos e meninas atendidos no projeto, e por suas participações em ações sociais nos municípios de Capoeiras e de Caetés. 

O deslocamento e estadia dos soldados mirins recebe apoio total da prefeita Neide Reino (Capoeiras) e do prefeito Armando Duarte (Caetés) através das secretarias de Assistência Social dos dois municípios (O grupo ficará hospedado numa casa pertencente a familiares da prefeita). O comandante Ítalo Ragine e sua equipe de monitores serão os responsáveis pelos garotos e garotas durante a viagem a praia de São José da Coroa Grande.

E na Semana Santa, os Patrulheiros Mirins juntamente com as secretarias de Assistência Social de Caetés e Capoeiras participaram da distribuição de peixes a população.

Campeonato Municipal é um sucesso de público

Por: Gilmar Alves

O campeonato municipal de Capoeiras tem atraído um grande número de pessoas  que vem para assistir as partidas, todas realizadas  no campo da Cohab de Capoeiras. O auxiliar de esporte Gibi em entrevista para o repórter do programa Falando com o Agreste da Marano FM  Gilmar Alves  disse que este ano o campeonato tem tido um grande público, ele elogiou  também o nível das equipes que estão participando do campeonato municipal.

O campeonato conta com treze equipes, e é formado por dois grupos, a comissão  de arbitragem  também é formada por pessoas de capoeiras e  que tem  destacado-se bem no comando das partidas. Todos os jogos estão sendo realizados sempre aos sábados e domingos a tarde, Gibi elogiou o comportamento tanto das equipes como da torcida, segundo ele o campeonato vem acontecendo sem nem um tipo de violência e isso facilita o trabalho da arbitragem e da equipe organizadora.

A competição teve inicio no dia oito de fevereiro,  ate chegar a grande final haverá grandes  jogos  entre as equipes do município, Gibi convida a todos para prestigiar o campeonato municipal 2015 de Capoeiras.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Capoeirense Junior Almeida lança seu primeiro livro

Primeiro livro escrito pelo capoeirense Junior Almeida (Junior de Euclides), “A Volta do Rei do Cangaço” é um romance de ficção que tem como personagem principal, Lampião. O livro tem a apresentação (orelha) escrita por seu irmão jornalista Roberto Almeida; a capa (foto) é criação do também filho da terra, professor Ademar Cordeiro. Com 311 páginas, a obra esta à venda ao preço de R$ 30,00 (pessoalmente com o autor), e também pode ser enviado através dos Correios, bem como encontrado em alguns sites na internet.

Adquira já o seu exemplar! Contatos através do perfil do autor no Facebook: www.facebook.com/junior.almeida.399?fref=nf

Junior Almeida e Nely filha dos cangaceiros Moreno e Durvinha
Cariri Cangaço, março de 2015 - Princesa - PB.

O LIVRO:

O romance “A Volta do Rei do Cangaço,” de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião.

Neste livro de sabor regional o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar mas prevaleceu a versão das “volantes” e do governo.

Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado.

O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado.

Um historiador, obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade.

“A Volta do Rei do Cangaço” retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.

Roberto Almeida

Merece Registro, 23.03.2015


  • Festa de São José de 2016. A paróquia local não foi divulgado o nome do presidente da Festa para o ano que vem. Todos os anos, o nome do presidente da festa para o ano seguinte já vem no programa do evento; este não veio. E no domingo, último dia da festa, a entrega da bandeira para o novo presidente também não aconteceu. 



  • Nosso amigo Junior Almeida (Junior de Euclides) acaba de lançar seu primeiro livro. Meu muito obrigado a ele por haver citado meu nome na página de agradecimentos da obra ficcional. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 23, Fernanda Dias; dia 24, Selly Edny Rodrigues e Selma Mª. Rodrigues ; dia 25, Silvana Oliveira; dia 26, Etiene Andrade; dia 27, Maisa Almeida Valença; dia 28, Renato Silva; dia 29, Helenita Costa. Felicidades e muitos anos de vida aos aniversariantes!



  • Quem aniversariou neste último dia 22/03 foi o ex-prefeito de Capoeiras Luiz Claudino (Dudu). Ele foi homenageado pela paróquia local durante a missa das 09:00 no último domingo.



  • Recebemos convite do secretário municipal de Saúde Cleber Stamm Gewehr para participarmos nesta terça-feira, 25 de março de 2015, de uma reunião com uma equipe do Ministério da Saúde que estará em Capoeiras para tratar sobre o Plano de Melhoria da Qualidade da Água – Cisternas do Semiárido. A reunião acontecerá no salão da Câmara de Vereadores às 09:00 horas.


O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam de humilhar os outros para se sentirem fortes. 
Gandhi

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Governador lança FEM 2015 e Escritorio de Projetos durante congresso da Amupe.

Juntas, as iniciativas disponibilizarão R$ 273 milhões em obras e ações para os municípios pernambucanos

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira, 23 de março de 2015, a terceira edição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), que vai disponibilizar R$ 263 milhões para investimentos nas cidades pernambucanas em infraestrutura, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. O valor deste ano é superior aos aportes que foram destinados à iniciativa em 2014 e 2013, respectivamente, R$ 241 milhões e R$ 228 milhões. O anúncio foi feito durante a abertura do 2° Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções.

O chefe do Executivo pernambucano também anunciou a criação de um Escritório de Projetos, que funcionará como um núcleo de apoio aos municípios. Por meio da entidade, que será coordenada pela Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), o Governo oferecerá apoio às prefeituras na captação e administração de recursos e convênios; na promoção de capacitações técnicas; no gerenciamento e fiscalização de obras; na prestação de contas e na criação de material técnico como modelos de editais de licitação e termos de referência. O investimento será de R$ 10 milhões. 

Com as duas ações, o Governo reforça o auxílio aos municípios em tempos de crise. De acordo com o governador, a iniciativa de Pernambuco servirá de exemplo para outros estados da Federação. "O investimento que é feito nas cidades repercute no Estado como um todo. São obras que geram emprego e renda, melhorando a qualidade de vida do nosso povo. O prefeito é aquele que está mais próximo da população. Esse prefeito tem que ter os meios de cumprir o seu papel. Por isso, teremos mais um FEM em 2015. Eduardo Campos teve a feliz ideia de lançar esse fundo, em 2013. Não tenho dúvida que cada prefeito que está aqui presente teve a oportunidade de fazer obras com esses recursos. E eles terão essa mesma oportunidade este ano", destacou Paulo Câmara.

Os Planos de Trabalhos dos Municípios (PTMs) para a versão 2015 devem ser apresentados a partir de 6 de abril. O Conselho Estadual de Apoio aos Municípios, coordenado pela Seplag com a participação de diversos outros órgãos e secretarias, é o responsável por analisar e aprovar os planos. A liberação dos recursos será feita em quatro parcelas equivalentes a uma cota média mensal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A primeira parcela será paga 30 dias após aprovação do PTM. O prazo para as prefeituras concluírem as obras é 31 de dezembro de 2016.

No início de março, durante evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governador anunciou a criação do FEM Mulher. Com os R$ 12 milhões disponíveis para o fundo, os municípios pernambucanos poderão priorizar ações de fortalecimento sociopolítico e econômico das mulheres, além de dar capilaridade às políticas públicas de gênero. Cada cidade receberá um valor equivalente a 5% dos recursos da cota do seu FPM. Para tal, é preciso que as prefeituras tenham, formalmente, em sua estrutura, uma instância voltada à área (diretoria, gerência, secretaria). 

COMPROMISSO - A necessidade de criação do Escritório de Projetos, um compromisso de campanha do governador, surgiu após a constatação de que as prefeituras enfrentavam dificuldades para concluir as obras das edições anteriores do FEM. Os municípios interessados em receber os recursos de financiamento ofertados pelo Escritório devem ficar atentos ao calendário, e fazer o cadastramento de sua proposta entre 1º de abril e 30 de maio próximos, através do site www.seplag.pe.gov.br. Lá, estarão disponíveis as informações sobre os critérios para inscrição das propostas, a documentação exigida, entre outras informações. Até 30 de junho, a Seplag irá analisar e selecionar as propostas apresentadas. O resultado será divulgado até 30 de julho, de modo que a primeira parcela saia em 30 de agosto, como termo de adesão (20% do valor aprovado).

Serão disponibilizados até o limite de R$ 200 mil por proposta. No caso de consórcio de municípios, o valor limite por proposta será diferenciado: R$ 300 mil, para consórcios com duas cidades e R$ 400 mil, para entidades com três ou mais cidades. A prioridade será das cidades que apresentarem suas propostas consorciadas, com ações regionalizadas, e que estiverem integradas com linhas de financiamento já garantidas, sendo o projeto a contrapartida do município. Será levado em consideração, também, se as proposições beneficiam a população de municípios de baixo IDH; se a área beneficiada tem maior adensamento populacional; se área é de baixa renda, ou sujeita a fatores de risco, insalubridade e degradação ambiental.

Procissão e missa encerram a Festa de São José 2015 em Capoeiras, PE.


Na tarde deste domingo, 22 de março de 2015, muitos católicos acompanharam a procissão e a missa solene de encerramento da festa em homenagem a São José, padroeiro do município de Capoeiras, agreste de Pernambuco. A festa este ano teve como padrinho, o Professor Valdemir (Comunidade Chama de Amor) e sua esposa. A procissão percorreu as principais ruas de Capoeiras, a missa foi campal, celebrada pelo monsenhor José Augusto, coordenador da cúria diocesana de Garanhuns, e concelebrada pelo monsenhor Geraldo Batista, pároco local. 


Autoridades também estiveram participando das homenagens ao padroeiro de Capoeiras, São José; entre os presentes, a prefeita Neide Reino, vereadores e secretários municipais. O secretário da prefeitura do Recife Alberto Feitosa e o ex-candidato a deputado Washington Cadete também estiveram no evento. 

Monsenhor José Augusto, na sua pregação, falou das qualidades do modelo de homem que foi São José; e conclamou a cada católico pedir ao Santo para ter um coração puro individualmente, na família e na comunidade.





Lembrando que a parte cultural da festa ocorreu nos dias 14 e 15 de março.

domingo, 22 de março de 2015

Dia Mundial da Água, 22 de março,

Barragem Gurjão - Capoeiras PE.
Atividades como tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, lavar as mãos ou simplesmente beber água são tão essenciais à vida que as pessoas as realizam de forma natural, sem se dar conta da importância deste recurso. Agora se imagine passar um dia inteiro sem fazer qualquer uma dessas atividades porque a água do mundo inteiro se esgotou. Seria impossível a vida na Terra. E foi pensando assim, e desejando que esse dia nunca chegue, que a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou o dia 22 de março, como o Dia Mundial da Água. A cada ano a Organização nas Nações Unidas, ONU, propõe um tema relacionado à água para pautar discussões que promovam a conscientização pública quanto à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos. O tema proposto para o ano de 2015 é “Água e Desenvolvimento Sustentável”.


Uso consciente no dia a dia:
Por ser um bem essencial para as atividades humanas, a demanda pela água cresce cada vez mais. Em um mundo habitado por mais de sete bilhões de pessoas, algumas atitudes simples de preservação da água podem fazer toda a diferença.

Pensando assim, vale a pena relembrar e colocar em prática algumas dicas que são aprendidas nos primeiros anos de vida e que, ou pela correria ou por descuido, acabamos esquecendo no dia a dia:

Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. Tome banhos curtos e feche a torneira ao se ensaboar;

Desligue a torneira sempre enquanto escova os dentes, lava as mãos ou as louças. Torneira aberta é igual a desperdício. Uma torneira pingando gasta 46 litros de água por dia em média;

Aperte a descarga apenas o tempo necessário. 20 litros de água limpa são gastos em um único uso dela;

Evite lavar o carro e a calçada de casa usando mangueira. Mais de 250 litros de água podem ser economizados usando balde, pano e vassoura para a limpeza;

Armazene água da chuva para regar plantas. Assim você evita gastar cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos;

Faça a manutenção dos equipamentos de distribuição de água da sua casa. Conserte vazamentos em canos e torneiras.
Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Quando um homem deve usar brinco

HUMOR DO DOMINGO

Um homem observou que o seu amigo muito conservador, super fechado e reconhecidamente muito sério, estava usando um vistoso brinco.

- Eu não sabia que você gostava desse tipo de coisa.

- Não é nada de especial, é só um brinco, um objeto de adorno.

- Há quanto tempo você usa?

- Desde que a minha mulher o encontro no meu carro, na semana passada, e eu disse que era meu.

Estado lança edital para seleção de 54 novos professores para a UPE.

Vagas fazem parte de um total de 280, que serão preenchidas até 2017

Durante a plenária do segundo ciclo do Todos por Pernambuco, em Arcoverde, na tarde deste sábado, 21 de março de 2015, o governador Paulo Câmara assinou dois decretos que vão ampliar e regulamentar o quadro de professores na Universidade de Pernambuco (UPE). O primeiro determina a abertura de edital para um concurso público que preencherá 54 de um total de 280 vagas de docentes na instituição. Já o segundo documento define a distribuição desse total de vagas até 2017. 

A previsão de lançamento do edital de preenchimento das 54 vagas é de 15 dias. Elas serão distribuídas da seguinte forma: Petrolina (20), Garanhuns (14), Serra Talhada (9), Arcoverde (4) e Recife (7). Esse é o segundo edital para seleção de professores lançado pelo Governo do Estado neste semestre. 

Com a assinatura do segundo decreto, ficaram estabelecidos os critérios de distribuição dos 280 novos docentes que serão nomeados nos próximos três anos. O calendário dos certames foi pactuado entre o Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Universidade de Pernambuco.

Entre os critérios para alocação dos docentes estão a correlação entre o número de alunos por professor em cursos tecnológicos e de graduação, a consolidação dos cursos de graduação do interior e da Região Metropolitana e a consolidação da pós-graduação stricto sensu.

sábado, 21 de março de 2015

O Agreste é notícia, 21/03/2015


Garanhuns

- O município de Garanhuns receberá o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”.  A premiação é concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, e busca valorizar as gestões que praticam políticas públicas de promoção de igualdade de gênero. A entrega do prêmio ocorrerá no próximo dia 31 de março, na ALEPE.

- O professor da UFRPE Marcos Renato Franzosi assume a Secretaria de meio Ambiente de Garanhuns. A cessão do professor ao município já foi publicada no Diário Oficial, mas a posse no novo cargo ainda não foi marcada.

Lajedo
- Quatro detentos do regime semiaberto saíram do Centro de Ressocialização do Agreste, localizado em Canhotinho, e seguiam para Caruaru quando o carro em que viajavam foi interceptado e fuzilado por homens fortemente armados.  As vitimas que fugiram a pé e foram perseguidos. O caso ocorreu no dia 17 de março de 2015, na PE 170, em Lajedo.  Ednildo Vitalino da Silva foi atingido por um tiro de espingarda calibre 12 na cabeça e morreu no local; outro também foi atingido por um tiro de 12 e foi socorrido pelo SAMU para um hospital; os outros dois detentos ficaram feridos de leve, levados ao hospital foram medicados e liberados. Os carros das vitimas e dos acusados bateram e pegaram fogo.

Águas Belas
- A Policia Rodoviária Federal de Garanhuns apreendeu 56 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava em poder de um homem de 23 anos, que também portava R$ 900,00 em dinheiro, obtido com a venda de parte do material. A mercadoria estava em um caminhão, e a apreensão ocorreu na BR 423, na última terça-feira, 17 de março de 2015, . 

Caetés
- Um senhor de 78 anos morreu atropelado por um caminhão na BR 424 em Caetés, PE, na última quarta-feira, 18 de março de 2015. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma filha estava com o idoso no memento do atropelamento, mas não se feriu. Eles atravessavam a pista. O motorista foi notificado em R$ 127,69 porque o caminhão estava sem o tacógrafo; ele foi ouvido na delegacia e liberado. O caminhoneiro responderá o processo em liberdade já que não se omitiu  em prestar socorro a vitima.

Lagoa do Ouro
- Acusado de matar a esposa no dia 08 de março 2015, em Lagoa do Ouro, José Maria Cândido, 43 anos, foi preso na última quinta-feira (19), pela Policia Civil de Alagoas. Segundo a Polícia de Pernambuco, o acusado matou a esposa na frente dos sete filhos menores, e o motivo teria sido porque, embriagado, pediu comida a mulher, e esta lhe disse que na casa só havia feijão.

Angelim
- Marido esfaqueou, matou e degolou a esposa. Renato Guilherme da Silva, 20 anos, teria discutido com a esposa Patrícia Pereira da Silva, também de 20 anos, e na sua fúria, após a esfaquear no quintal da casa onde moravam, ele decapitou a cabeça da mulher. O crime ocorreu na madrugada do dia 19 de março de 2015, na cidade de Angelim, PE. A briga e o assassinato ocorreram após o casal voltar da Festa de São José naquela cidade. Segundo informações, a briga entre o casal aconteceu porque ele teria ficado com ciúmes ao ver uma conversa da esposa com outro homem no WhatsApp.

Correntes
- Ação conjunta de policiais do 9º BPM de Garanhuns e policiais de Alagoas e da delegacia de Correntes cumpriram vários mandados de busca, apreensão e prisão na última terça-feira, 17 de março de 2015, em cidades de Alagoas e em Correntes, PE. Batizada de Asfixia, a ação visa apurar crimes de assalto a bancos e explosões de caixas eletrônicos em municípios de Alagoas e Pernambuco. Em Correntes três pessoas foram presas.

Palmeirina
- A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, por unanimidade, recomendou a câmara de vereadores de Palmeirina a rejeição das contas do governo do prefeito José Renato Chaves, referentes ao ano de 2013. A relatora do processo foi a conselheira Teresa Duere. O principal motivo para a rejeição das contas foi a extrapolação do limite da despesa com pessoal nos três quadrimestres do exercício, que alcançaram valores de 62,14%, 77,12% e 76,70% da receita corrente liquida.

Jupi
- Um colisão entre duas moto matou Egnaldo Faustino, 19 anos, estudante; e deixou ferido José Givanildo Lopes, 21 anos.  As duas motos bateram de frente. O acidente ocorreu em uma estrada no sitio Tapera, zona rural de Jupi.

São Bento do Una
- A polícia Militar prendeu na noite do último domingo (15), José Maria da Silva acusado de agredir a esposa Josefa Ribeiro. O caso aconteceu no Sitio Craíbas, em São Bento do una. Na residência, a polícia localizou duas espingardas de fabricação caseira.

- Foi assassinado a tiros José Agostinho Muniz, 50 anos. Ele cumpria pena no regime semiaberto por pratica de assalto a mão armada. O crime ocorreu na noite da ultima segunda-feira (16), na residência da vitima, no bairro da Balança em São bento do una.

- Marcelo José da Silva, 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira, 18 de março de 2015, no bairro Delmiro Braga, em São Bento do Una. A vitima foi morta no dia em que saiu da penitenciaria para cumprir pena no regime semiaberto.

Brejão
Origem: Prefeitura Municipal de Brejão - PMB 
Relator: AUDITOR LUIZ ARCOVERDE FILHO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO 
Órgão Julgador: 1a. Câmara 
Processo: 14900774 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Brejão, de responsabilidade do Sr. Ronaldo Ferreira de Melo, Prefeito do citado município, relativa ao exercício financeiro de 2013. (Advogado: Dr. Carlos Wagner Santos Rodrigues - OAB:24195PE) (Vinculado ao Conselheiro João Campos) 
Julgamento: A Primeira Câmara deste Tribunal, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Brejão a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Ronaldo Ferreira de Melo, relativas ao exercício financeiro de 2013.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.