Seguidores

domingo, 31 de maio de 2015

Capoeiras homenageia Frei Damião neste domingo, 31; 18 anos da sua morte.


O município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco esta vivenciando neste final de semana, dias 30 e 31 de maio de 2015, o 7ª edição da Festa de Frei Damião. Organizada pela paróquia de São José e pelo Monsenhor Geraldo Batista, o evento religioso acontece no alto da Serra do Quati, onde há uma estatua do religioso Capuchinho (foto). Missas e show com musicas religiosas marcarão as comemorações.

Frei Damião, o Apostolo do Nordeste, faleceu no dia 31 de maio de 1997, portanto, fazendo 18 anos hoje, 31 de maio de 2015.

Petrolina celebra ato em defesa do Rio São Francisco

Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, e o tema de uma campanha que esta sendo realizada em defesa do Rio São Francisco. Organizado pelo Comitê da Bacia do São Francisco, o evento terá seu dia “D” na próxima terça-feira, 03 de junho de 2015, na cidade de Petrolina. Na programação, exposição de fotografias retratando o povo do rio e suas demandas, caminhada até a orla, apresentações culturais indígenas, pronunciamentos e devolução simbólica de a´gua limpa ao Rio São Francisco. 

Durante todo o dia, serão recolhidas assinaturas para serem entregues ao Governo Federal. “Estamos com um abaixo assinado pela criação do Conselho Gestor do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pedimos que este projeto, que existe desde 2001, seja prorrogado por mais 20 anos”, destaca o cacique Tuxá.

Regras para a felicidade dos recém-casados

HUMOR DO DOMINGO


As regras são as seguintes, diz o homem:

- Segundas e terças vou ao jogo com os amigos; quartas, cinema com o pessoal; quintas e sextas cerveja com a turma e no domingo deito cedo para descansar, se quer, quer, se não quer azar!

Então a mulher responde:

- Para mim só existe uma regra: Aqui em casa tem sexo todas as noites, quem tá, tá, quem não tá azar!

sábado, 30 de maio de 2015

O Agreste é Notícia, 30/05/2015


Garanhuns

- O Presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região -SINSEMUNG/REGIONAL, vem a público informar que atendendo decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, suspendemos o ESTADO DE GREVE dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, a partir de hoje dia 28 de maio de 2015, quando recebemos a notificação do referido Tribunal.

- O prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB) promete acatar a recomendação do Ministério Público e autorizará a divulgação do resultado do concurso público da prefeitura de Garanhuns. Izaías promete para esta segunda-feira, 01 de junho de 2015, oficializar ao IAUPE para que divulgue o resultado do concurso. Fonte: Blog do Carlos Eugênio

- O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, abriu o edital para a seleção de propostas de artistas, grupos culturais e de formação para compor a programação do FIG 2015, que será realizado no período de 16 a 25 de julho. Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel. Os interessados têm até a próxima quarta-feira, dia 3, das 8h às 14h, para realizarem as inscrições na Secretaria de Cultura de Garanhuns - localizada na rua 13 de Maio, S/N, Sala 5, São José, CEP: 55.295-410 – ou via Correios.

Prefeitura Municipal de Garanhuns - PMG 
Relator: AUDITOR LUIZ ARCOVERDE FILHO, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO 
Órgão Julgador: 2a. Câmara 
Processo: 12903760 - Auditoria Especial realizada na Prefeitura Municipal de Garanhuns, tendo por objeto verificar os serviços de transporte escolar no referido município, referente ao exercício financeiro de 2012, tendo por interessados os Srs. Luiz Carlos de Oliveira, Pedro Marcelo Moura Júnior, Sylvana Monteiro Paes Ribeiro e a empresa J e F Construções Ltda. Epp. (Advogado:Dr. Márcio José Alves de Souza - OAB: 5786PE ) (Vinculado à Conselheira Teresa Duere) 
Julgamento: A Segunda Câmara deste tribunal, à unanimidade, julgou irregulares as contas do Sr. Pedro Marcelo Moura Júnior, Secretário de Educação e responsável pelo transporte escolar do município e da Sra. Sylvana Monteiro Paes Ribeiro, Gerente do Núcleo Administrativo e responsável pelos boletins de medição, imputando a esta última, solidariamente com a empresa J e F Construções Ltda., débito. Ainda, aplicou multa ao Sr. Pedro Marcelo Moura Júnior. Origem: Prefeitura Municipal de Garanhuns - PMG Relator: CONSELHEIRO JOÃO CARNEIRO CAMPOS Órgão Julgador: 1a. Câmara Processo: 14700517 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Garanhuns, relativas ao exercício financeiro de 2013, de responsabilidade do Sr. Izaias Regis Neto, Prefeito. (Advogado: Dr. Lucicláudio Gois Oliveira Silva - OAB:21523PE) Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte de Contas, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Garanhuns a aprovação, com ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Izaias Regis Neto, relativas ao exercício financeiro de 2013. Em 28/05/2015

São Bento do Una
- O adolescente Anderson Souza, 16 anos, suicidou-se pulando de uma torre de telefonia de cerca de 30 metros de altura. O suicídio ocorreu na última terça-feira, 26 de maio de 2015, no povoado Pimenta, zona rural de São Bento do Una.

Iati
- Duplo homicídio. Damião Virgínio, 30 anos, e Damião de Oliveira, 28 anos, foram assassinados a tiros de arma de grosso calibre, na última quinta-feira, 28 de maio de 2015, em frente a uma oficina mecânica, no povoado Santa Rosa, zona rural de Iati – PE. Os crimes foram praticados por dois homens que chegaram ao local de carro e usavam capacetes para esconder os rostos.

- Prefeitura Municipal de Iati 
Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO 
Órgão Julgador: 2a. Câmara Processo: 12074792 - Admissão de Pessoal referente a 84 admissões decorrentes de concurso público no exercício de 2012 pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, para diversos cargos, ocorridos no exercício de 2014, de responsabilidade do Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco Dr. Frederico Ricardo de Almeida Neves. 
Julgamento: A Segunda Câmara deste Tribunal, à unanimidade, julgou ilegais as contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Iati no exercício de 2010, negando, consequentemente, o registro dos respectivos atos, listados no Anexo Único do voto do Relator. Ainda aplicou multa ao responsável o Sr. Luiz Alexandre Souza Falcão. Fez, também, uma série de determinações. Em 26/05/2015

Bom Conselho
´O município de Bom Conselho notificou 36 casos de dengue em 2015, desses, dois foram confirmados. Do Blog do Tiago Padilha.
Origem: Prefeitura Municipal de Bom Conselho 
Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO 
Órgão Julgador: 2a. Câmara 
Processo: 14900762 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, relativa ao exercício financeiro de 2013, tendo por interessado o Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, Prefeito do citado município. (Advogados:Drs. Carlos Eugênio Galvão Morais - OAB: 27508PE, Carlos Henrique Queiroz Costa - OAB:24842PE, Filipe Fernandes Campos - OAB: 31509PE, Luís Alberto Gallindo Martins - OAB:20189PE, Marília Gomes Oliveira - OAB: 30916PE, Murilo Oliveira de Araújo Pereira - OAB:18526PE, Raphael Parente Oliveira - OAB: 26433PE,Thiago Luiz Pacheco de Carvalho - OAB:28507PE, Thiago Mendonça Paes Barreto - OAB: 30050PE) 
Julgamento: A Segunda Câmara deste Tribunal, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Bom Conselho a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, relativas ao exercício financeiro de 2013, fazendo, ainda, determinações. 3 

Prefeitura Municipal de Bom Conselho 
Relator: CONSELHEIRO JOÃO CARNEIRO CAMPOS 
Órgão Julgador: 1a. Câmara 
Processo: 14032119 - Admissão de Pessoal realizada pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho no exercício financeiro de 2014, referente a 317 contratações temporárias para diversas funções, tendo como interessado o Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, Prefeito. (Advogados: Drs. Paulo Vitor Rodrigues Batista - OAB:37325PE e Raphael Parente de Oliveira - OAB: 26433PE) 
Julgamento: A Primeira Câmara deste Tribunal, à unanimidade, julgou ilegais as contratações, objeto dos autos, negando, consequentemente, o registro dos respectivos atos dos servidores listados nos Anexo Único do Relatório de Auditoria. Em 26/05/2015
paçmeirina

Prefeitura Municipal de Palmeirina - PMP 
Relator: AUDITOR CARLOS PIMENTEL, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO 
Órgão Julgador: 1a. Câmara Processo: 12904818 - Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Palmeirina, referente ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2012, de responsabilidade do Sr. Severino Eudson Catão Ferreira, Prefeito. (Vinculado ao Conselheiro Ranilson Ramos) 
Julgamento: A Primeira Câmara deste Tribunal, à unanimidade, julgou irregular a gestão fiscal do 2º quadrimestre de 2012 do município de Palmeirina, sob a responsabilidade do então Prefeito, Sr. Severino Eudson Catão Ferreira, aplicando-lhe multa. Em 26/05/2015
Prefeitura Municipal de Saloá – PMS

Saloá
Relator: AUDITOR ADRIANO CISNEIROS, CONSELHEIRO EM EXERCÍCIO 
Órgão Julgador: 1a. Câmara Processo: 14900919 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Saloá, relativas ao exercício financeiro de 2013, tendo como interessado o Sr. Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves, Prefeito. (Advogado: Dr. Luciclaúdio Góis de Oliveira Silva - OAB: 21523PE) (Vinculado ao Conselheiro Ranilson Ramos) 
Julgamento: À unanimidade, a Primeira Câmara deste Tribunal, emitiu Parecer Prévio aprovação, com ressalvas, das contas do Prefeito, relativas ao exercício financeiro de 2013, do Chefe do Poder Executivo Sr. Manoel Ricardo de Andrade Lima ALves. Em 26/05/2015

Correntes
TCE julga ilegais contratações temporárias realizadas pela prefeitura de Correntes em 2013
A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais 221 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Correntes, no exercício de 2013. O responsável pela municipalidade, no período, foi o prefeito Edmilson da Bahia Gomes. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado unanimemente na Câmara de julgamento, foi o conselheiro Ranilson Ramos. O Ministério Público de Contas esteve representado, na ocasião, pela procuradora Germana Laureano.
De acordo com a relatoria, as contratações relativas ao processo (TC Nº1303645-2) foram consideradas ilegais, já que a Prefeitura, no período, estava desenquadrada no limite de gastos com pessoal, conforme o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que os municípios podem comprometer no máximo 54% das receitas totais da municipalidade com pessoal. Desde o 3º quadrimestre de 2013, a Prefeitura estava extrapolando o percentual máximo de tais gastos, chegando a comprometer 59,51% das receitas totais com a folha de pagamento.
Por essas razões, as contratações foram julgadas ilegais e foram negados pelo TCE os seus respectivos registros.
A Sessão da Primeira Câmara foi dirigida pelo seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos.

Jupi
Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/05/2015
TCE julga regularesm com ressalvas contas do instituto de Previdencia de Jupi
A Primeira Câmara do Tribunal julgou regulares com ressalvas as contas do Instituto de Previdência dos Servidores de Jupi (IPSJ), relativas ao exercício financeiro de 2013. O responsável pelo Instituto, no período, foi o diretor presidente, Eduardo Salgueiro Moura. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado por unanimidade na Sessão de Julgamento, foi o conselheiro Ranilson Ramos.

De acordo com o voto da relatoria, o processo de prestação de contas, TC Nº 1490188-2, não apresentou falhas capazes de causar a sua rejeição ou devolução de valores aos cofres do Instituto de Previdência. Contudo, após analisar a defesa do interessado e visando à melhoria da gestão previdenciária do Município, foram feitas as seguintes determinações: adoção de medidas para criação do sistema de controle interno do Instituto Previdenciário; adoção do registro individualizado das contribuições previdenciárias e realização de despesas dentro dos limites previstos pela legislação vigente.

A Sessão da Primeira Câmara foi dirigida pelo seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos. O Ministério Público de Contas (MPCO) esteve representado, na ocasião, pela procuradora Germana Laureano.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de Capoeiras realizou Campanha Contra o Tabagismo, nesta sexta-feira, 29 de maio.


Por uma vida mais saudável e sem os riscos das doenças provocadas pelo cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde de Capoeiras realizou  “Campanha Contra o Tabagismo”, nesta sexta-feira, 29 de maio de 2015, na feira livre do município.

Uma tenda foi instalada na Praça João Borrego, onde profissionais de saúde prestaram informações sobre os malefícios causados pelo tabagismo à saúde das pessoas. No local, também foram disponibilizados à população, os serviços de: vacinação contra gripe, teste rápido de HIV/Sifilis, teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

Em Caetés oposição reclama que a Câmara aumentou em 200% diárias pagas ao prefeito.

O presidente do PV e pré-candidato a prefeito de Caetés, Adelson Victor (PV), reclama que a Câmara de Vereadores de Caetés, na sessão da última terça-feira, 26 de maio de 2015, aprovou um aumento de 200% no valor das diárias pagas ao prefeito Armando Duarte (PTB). Vereadores governistas negam.

Segundo Adelson Victor, o aumento das diárias teria saltado de R$ 480,00 para R$ 1.440,00, e os vereadores governistas teriam votado a matéria constrangidos diante do que o oposicionista considera um aumento absurdo das diárias pagas ao prefeito. Adelson Victor disse ainda que um vereador governista afirmou que: “talvez seja muito o aumento, que poderia ser menos”, mas que mesmo assim votou pela aprovação da matéria; Já outro parlamentar teria justificado o voto dizendo haver andado muito a pé junto com o prefeito em Brasília. Adelson Victor ainda disse que enquanto os vereadores governistas votaram um aumento dessa natureza, o povo de Caetés anda com um balde de água na cabeça para abastecer suas casas, e sem ajuda da Administração municipal.

Governistas negam.

Ouvido pelo blog, o vereador governista Irmão Naldinho disse que os parlamentares da oposição estão equivocados, pois, segundo ele, o aumento votado pela Câmara refere-se exclusivamente a “diárias para compras de passagens áreas” quando necessário, e não diárias normais, como dito pela oposição.


Segundo Adelson Victor votaram pela aprovação da matéria, os vereadores : Tonho de Nina, Duda Nippon, Gauso, Paulinho Gordo, Edson Olímpio, Naldinho e Lena. Votaram contra: Bob Malaquias, Everaldo Ribeiro, Cláudia e Sebastião Dedé.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

TCE alerta prefeitura para o controle da despesa com pessoal

Um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE apontou que 165 das 184 prefeituras de Pernambuco estão apresentando despesas com pessoal acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da Receita Corrente Líquida. De acordo com o estudo da CCE, 115 prefeituras (62,5% do total) já extrapolaram o percentual previsto pela LRF.

Os dados referem-se a dezembro de 2014 e constam dos Relatórios de Gestão Fiscal disponíveis no Sistema de Coleta de Dados Contábeis de Estados e Municípios (SISTN) do Ministério da Fazenda,  e de prestações de contas eletrônicas enviadas ao Tribunal de Contas.

Com o objetivo de que medidas de controle sejam adotadas pelas prefeituras, o TCE emite alertas em três situações:

A primeira, quando a despesa com pessoal estiver entre 48,6% e 51,29% da Receita. Para este caso, considerado como "limite de alerta", não há vedações ou punições ao gestor. O propósito é chamar a atenção. Foram oficiadas 14 prefeituras nesta situação.

A segunda, quando a despesa total com pessoal estiver entre 51,3% e 54% da RCL, quando considera-s que foi ultrapassado o “limite prudencial”. Não há punições, mas a LRF proíbe o gestor de realizar atos que aumentem a despesa com pessoal. São proibidos, salvo algumas exceções: a concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, a criação de cargo, emprego ou função, a alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, e a contratação de hora extra. O Tribunal emitiu alertas para 36 prefeituras que estavam nesse limite.

E por fim, quando a despesa total com pessoal estiver acima de 54% da RCL. Neste caso há um rol mais extenso de vedações, que inclui desde a proibição de celebrar convênios com os governos estadual ou federal, até a possibilidade de punições ao gestor. Já extrapolaram o “limite legal” e foram alertadas para tomar medidas nos prazos e condições da LRF, visando à redução do percentual de sua despesa com pessoal, 115 prefeituras.

O prazo para divulgação dos Relatórios de Gestão Fiscal com os dados do 1º quadrimestre de 2015 se encerra no fim de maio. A partir de julho o Tribunal enviará novos alertas às prefeituras.
Confira aqui os percentuais da despesa total com pessoal de 2014
Confira aqui a evolução da despesa total com pessoal nos últimos quatro anos
Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/05/2015

Plano Municipal de Educação é aprovado pela Câmara de Caetés

A Câmara de Vereadores de Caetés aprovou nesta terça-feira (26), por unanimidade, o Plano Municipal de Educação (PME). O projeto de lei estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos para elevar os índices educacionais do município. O texto agora segue para a sanção do Prefeito Armando Duarte.

O texto-base havia sido apresentado no dia 12 de maio pela Secretária de Educação e membro da Comissão Central, Soraya Cristina de Almeida. Entre as metas estabelecidas no PME está a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. O plano prevê também maiores investimentos na educação em tempo integral, além da valorização dos profissionais do magistério.

“Todo processo de elaboração do PME representa um marco para a educação de Caetés, pois teremos legitimado um plano de educação caracterizado como Política de Estado que firma compromissos com a sociedade para o alcance de suas expectativas”, concluiu a secretária.

Neide Reino participa da XVIII Marcha dos Prefeitos em Brasília

Edson Gangarra e a prefeita Neide Reino
A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) acompanhada do Vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal, Edson Gangarra, estão em Brasília participando da XVIII Marcha dos Prefeitos, realizada de 25 à 28 de Maio 2015, na capital federal.

A Marcha dos Prefeitos a Brasília visa reivindicar melhorias para os municípios em várias áreas, bem como, o aumento dos repasses por parte do Governo Federal. Também acontecerão discussões sobre: implementação dos consórcios públicos municipais; fontes de arrecadação para os municípios; e ações municipalistas. No evento que termina nesta quinta-feira (28), os prefeitos ainda participaram de debates com temáticas como: Reforma Política, Financiamento da Educação e Pacto Federativo.

Evento em Caetés apresenta novo complexo eólico para região


A prefeitura de Caetés e a empresa Casa dos Ventos apresentaram para a população do município, nessa quarta-feira dia 27, o novo Complexo Eólico Ventos de São Clemente, a ser implantado na região, composto por oito parques, com um total de 126 aerogeradores, totalizando uma capacidade instalada de 216 MW. Este novo complexo eólico será localizado nos municípios de Caetés, Pedra e Venturosa.  A apresentação do programa de comunicação social e de educação ambiental foi realizada no Centro de Eventos Municipal, e registrou um público participante bastante diversificado.

A empresa Mercúrios foi contratada para construir os novos parques eólicos, com isso, novas vagas de trabalho foram abertas e já estão sendo ocupadas por trabalhadores da região.   

O prefeito Armando Duarte relembrou a primeira viagem dele para São Paulo a convite da empresa Casa dos Ventos, para conhecer o mega projeto de geração de energia limpa na região, especialmente em Caetés. “Quando muitos não acreditavam neste projeto de geração de energia através dos ventos que sopram em nossa região, eu abracei de imediato esta ideia e me ofereci para ajudar no que estivesse ao alcance do nosso governo municipal, e hoje, o sonho se tornou realidade, os investimentos nesta fonte de energia renovável já começam a impulsionar e dinamizar a economia local e regional”. Declarou o prefeito de Caetés.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Melhorando a Educação: Reforma de grupo escolar em Capoeiras

Por Gilmar Alves

O governo municipal em parceria com as secretarias  de obras e educação vem fazendo um trabalho brilhante no município de Capoeiras, principalmente quando o assunto é educação, dessa vez será reformada a escola Jose Agostinho Barbosa  do sítio Catete zona rural da cidade.

A  reforma já teve incio e terá a ampliação de uma sala de aula, deposito de material de limpeza e expediente, acessibilidade, forro de PVC e cerâmica, tudo planejado e preparado  especialmente para dar um conforto melhor as crianças do nosso município.

Alem das escolas da cidade, o governo municipal tem todo um cuidado especial com as escolas da zona rural, melhorando as estruturas físicas e a qualidade do ensino. A  secretária  de educação Macyanne Régia, comemora as ações que vem sendo realizadas pela prefeita Neide Reino  desde o inicio da sua gestão e diz que mais melhorias  ainda vão ser feitas em beneficio da população.

Anteriormente foi reinaugurada a escola do sítio Boa Vista dos Inácios e em breve mais escola vão passar por melhorias  é Capoeiras dando uma nova cara a educação do seu município.

Caetés realiza Luau nesta sexta-feira, 29 de maio de 2015.

Cultura na praça. 

Na noite desta sexta-feira, 29 de maio de 2015, acontecerá o 1º LUAU de Caetés. O evento reunirá musica e poesia, e terá como atrações: Tatu Goiba, Loucos Nordestinos, Rogério e os Cabras, o poeta Sandoval Ferreira e a contadora de histórias Cinthia Nayara. As apresentações ocorrerão a partir das 19:00 horas, no palco montada na Av. Luiz Pereira Junior. 

A realização do 1º LUAU de Caetés é da prefeitura através da secretaria Municipal de Cultura que oferecerão toda infraestrutura necessária.

Casas de farinha em Jupi PE produzem menos por falta de mandioca devido a seca.

Donos de casas de farinha afirmam que a produção diminuiu em Jupi , devido à escassez de chuvas na região Agreste de Pernambuco. Por conta disso, a mandioca - matéria-prima para a produção - precisa vir de fora, o que aumenta o valor final do alimento.

O empresário Ivo de Almeida explica que recebia cerca de 40 toneladas de mandioca por dia. O produto rendia 200 sacas com 50 quilos. Ele relata ainda que a quantidade reduziu pela metade: 20 toneladas e cerca de 90 sacas, respectivamente. Atualmente, a raiz é comprada no estado do Piauí.

Outro empreendedor afirma que a mandioca usada para a produção vem de Araripina, no Sertão pernambucano. "Trazemos de lá e, por causa do custeio do caminhão e tudo mais, aumenta o preço da farinha", relata Geraldo Gonçalves. "Quando normalizar a chuva em nossa região, e as mandiocas produzirem mais, a gente vai voltar ao normal, como antes", espera o empresário Ivo Almeida.

Ainda segundo os empresários, a queda na quantidade da matéria-prima afeta diretamente na ocupação dos postos de trabalho. Um deles contava com uma média de 100 pessoas para a raspagem. Agora, não passam de 40 e ainda encerram o expediente mais cedo.
Os trabalhadores se preocupam com a situação. "O serviço que tem dentro de Jupi só é esse. Então, a gente tem que se virar", desabafa Aline Maria da Silva. Já Lenira Maria dos Santos diz trabalhar em duas casas de farinha para poder sustentar a família. "Minha luta é grande pra arrumar a despesa de casa. Aí eu tenho que trabalhar lá e cá".

Capoeiras, festejos do São João 2015 começam neste sábado, 30 de maio de 2015, no Sítio Cascavel


A prefeita de Capoeiras Neide Reino, o vice-prefeito Juju e a Secretária de Cultura Helenita Costa convidam a população para participarem das comemorações do ARAIÁ DA VILA. A abertura das festividades do São João será no próximo sábado, 30 de maio de 2015, no Sítio Cascavel, animado por Edson dos Teclados. 

Promovido pela prefeitura de Capoeiras através da Secretaria de Cultura, os festejos juninos 2015 contemplam comunidades rurais, e prestigia os artistas locais. 

O ARAIÁ NA VILA 2015 terminará no dia 11 de julho, na comunidade de Sítio Ímbé.

PROGRAMAÇÃO:

terça-feira, 26 de maio de 2015

Pernambuco institui política de incentivo à preservação ambiental

Paulo Câmara assinou projeto de Lei tratando da matéria nesta terça, com a presença de Marina Silva

O Governo enviou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 26 de maio de 2015, um projeto de Lei instituindo uma nova política de estímulo à preservação ambiental. Pioneira no Nordeste, a iniciativa propõe um novo modelo econômico para Pernambuco, que vai gerar receitas para quem proteger o meio ambiente. Com a medida, qualquer cidadão que preservar os recursos naturais poderá ter acesso a um incentivo financeiro por parte do Estado. O governador Paulo Câmara assinou a matéria em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Além de estabelecer a nova política para o segmento, o projeto de Lei também cria um programa e um fundo estaduais de pagamento pelos serviços ambientais. Ainda de acordo com a matéria, estão previstas a catalogação das áreas de preservação do Estado e o desenvolvimento de um sistema de informações; ambos serão utilizados para agilizar a concessão de licenças ambientais. Dessa forma, as empresas que tiverem interesse em se instalar em Pernambuco não vão perder tempo com estudos em áreas não permitidas.

O valor do incentivo pago pelo Estado será proporcional aos serviços prestados, levando em consideração a extensão e características da área preservada e as ações que serão realizadas. Para ter direito ao benefício, será necessário fazer a inscrição do projeto de preservação no programa, respeitando o edital que será lançado pela pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenadora de todo o processo. A prioridade será das áreas que, por critérios técnicos e legais, tais como o tamanho, status de conservação e regime de uso, sejam mais amplos em termos de conservação.

Capoeiras realiza Festa de Frei Damião dias 30 e 31 de maio de 2015


A paróquia de São José, em Capoeiras, Agreste de Pernambuco, realiza no próximo final de semana, dias 30 e 31 de maio de 2015, mais uma Festa em Homenagem a Frei Damião. Comandado pelo Monsenhor Geraldo Batista, o evento acontecerá no alto da Serra do Quati, onde há uma estatua do religioso Capuchinho (foto),  e terá celebrações de missas, oficios à Nossa Senhora e show de musica religiosa.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado dia 30/05

05:00 hs: Ofício na Matriz de São José.
12:00 hs: Repique festivo dos sinos.
18:00 hs: Ofício de Nossa Senhora na estatua.
19:00 hs: Missa e procissão até a matriz; coroação de Nossa Senhora e benção do Santíssimo Sacramento.

Domingo dia 31/05

08:00 hs: Confissões
10:00 hs: Missa
11:00 hs: Adoração ao Santíssimo Sacramento
14:00 hs: Confissões
15:00 hs: Missa
17:00 hs: Arrastão Cristão
18:00 hs: Benção do Santíssimo Sacramento
19:00 hs: Show musical em frente à Matriz

Deputado PM de Pernambuco discursa que: bandido tem que morrer

O deputado estadual por Pernambuco Joel da Harpa (Pros) em discurso no plenário da Assembleia afirmou que “bandido que troca bala com a polícia tem que morrer mesmo”. Ele também defendeu que estas mortes não entrem nas estatísticas oficiais sobre violência. O deputado discursava defendendo a implantação da PEC 300 que estabelece que os salários dos policiais militares dos estados não sejam inferiores ao valor pago a PMs do Distrito Federal.

Joel da Harpa exerce o primeiro mandato e faz parte da base governista, e foi um dos lideres da greve da Polícia Militar de Pernambuco no ano de 2014.

Coube a deputada estadual da bancada de oposição, Teresa Leitão (PT),  reagir à pregação homicida e lembrar dos deveres que o policial e o Estado possuem perante a sociedade. "Estado tem que proteger o cidadão e não matar”.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Merece Registro, 25.05.2015


  • Colabore! A cantora capoeirense Airô Barros esta realizando uma Campanha de Financiamento Coletivo na internet para custear o lançamento do seu novo CD. Você pode colaborar com valores a partir de R$ 20,00 e em troca receberá recompensas como: download antecipado do disco, CDs e camisetas que serão enviados ao endereço indicado por você. A campanha será encerrada no próximo sábado, 30 de maio de 2015. Veja aqui a postagem sobre a capoeirense e o link para você colaborar!



  • A Polícia Militar apreendeu várias motos em Capoeiras nos últimos dias. Com a ação da PM já se nota a diferença na cidade: tem menos motoqueiros empinando motos no meio da rua, bem como perturbando o sossego público com motos com os canos de escape adulterados causando barulho nas vias públicas. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana, os amigos: dia 25,  Rute Samara; dia 27, Neves Costa; dia 29, Lucineide Lourenço (minha irmã) e Maria José Felix; dia 30, Giovanna Yasmim; dia 31, Nelson Custodio. Feliz aniversário e muitos anos de vida a todos!



  • Festa de Frei Damião. A paróquia de São José, em Capoeiras, PE, realiza no próximo final de semana, dias 30 e 31 de maio de 2015, Festa em homenagem a Frei Damião. O evento religioso acontecerá no alto da Serra do Quati, local onde há uma estatua do frade Capuchinho.



  • Motoqueiros. No próximo domingo, 31 de maio, acontecerá aqui em Capoeiras – PE, mais uma edição da Trilha da Serra Verde. 



  • A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida está de férias no exterior, o vice prefeito Alexandre Batité (PMDB) é quem está à frente do poder executivo municipal.

"Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazerem".
Carlos Drummond de Andrade

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Servidor da prefeitura de Capoeiras e professor sofre grave acidente de carro em Caetés.


O auxiliar administrativo da Secretária de Educação de Capoeiras, Carlos Eduardo Lamego sofreu um grave acidente de carro na tarde deste domingo, 24 de maio de 2015. O veiculo modelo Agile em que ele viajava capotou na BR 424, no trecho entre o povoado Ponto Alegre e a Serra do Tará, no município de Caetés. Ele foi socorrido para um hospital em Garanhuns e de lá transferido para uma Unidade de Saúde em Caruaru.

A secretária de Educação de Capoeiras professora Macyanne Régia informou que Eduardo Lamego foi submetido a uma cirurgia na noite deste domingo (24), e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva - UTI sob cuidados médicos.

Eduardo Lamego reside na cidade de Caetés, também é professor, já tendo lecionado em varias escolas de cidades da região; atualmente ele dar aulas nas cidades de Arcoverde e Venturosa.


Fotos do veiculo compartilhadas no Facebook por: Jornal Online Caetés e Capoeiras

ENEM 2015, inscrições começam hoje segunda-feira, 25 de maio.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do ENEM. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior. 

Neste ano, para fazer a inscrição o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que tem uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito
Agencia Brasil

Claudinho Fala para o Agreste através da Marano FM

Por Gilmar Alves

O diretor do hospital municipal  de capoeiras e do laboratório de analises clinicas o senhor Jose Claudio Ferreira o Claudinho como é popularmente conhecido,ele concedeu uma entrevista ao  repórter Gilmar Alves do programa falando  com o agreste da marano FM de garanhuns e falou sobre vários assuntos  relacionados  a saúde do município. Entre outros assuntos ele falou da reforma do hospital municipal que melhorou e modernizou muito a emergência e o atendimento dos pacientes que chegam para ser atendidos.

O diretor fez questão de citar ainda a importância  da compra dos novos equipamentos para o laboratório de analises clinicas feita pela prefeita Neide Reino, aumentando assim o número de exames realizados, antes dos equipamentos eram feitos uma media de dois mil exames e agora com os novos equipamentos são realizados  de três mil e quinhentos a quatro mil exames mensalmente. OS EQUIPAMENTOS SÃO:  Agitador orbital, Banho Maria, centrifuga, microcentrífuga ,Biosistem,Estufa, homogeneizador,dermatologia.  

Segundo claudinho o hospital municipal de capoeiras  tem médicos de plantão  vinte quatro horas de segunda a domingo  atendendo toda população e até mesmo pessoas de outros municípios, na segunda e terça Dra . EIDA ,na quarta Dra. Maria Do Carmo, na quinta e sexta, DR. Fernando  Vaz, no sábado DR. Sergio Cavalcante, e no domingo Dra. Iraneide.

Claudinho  agradeceu o apoio que a prefeita Neide tem dado a seu trabalho e disse esta satisfeito com sua função
e vai sempre dar o seu melhor para atender a todos com respeito carinho e dignidade.

sábado, 23 de maio de 2015

COMPESA proibe caminhões pipa agregados de prestarem serviços a outros, e a prefeitura de Capoeiras poderá parar de distribuir água à população

O que já é ruim poderá ficar pior. A Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA proibiu caminhões pipa contratados de transportarem outra água que não seja a dela; um comunicado da Cia foi entregue aos pipeiros nesta sexta-feira, 22 de maio de 2015. Caminhões pipa que nos finais de semana prestavam serviços à prefeitura de Capoeiras e a particulares não podem mais fazê-lo, e as consequências dessa medida já puderam ser percebidas pela população de Capoeiras neste sábado (23), quando (06) seis desses veículos deixaram de abastecer a cidade. O secretário de Governo e ex-prefeito Neném, disse que por falta de caminhões pipa, o município poderá parar de distribuir água nas localidades: COHAB, Quati, Vila Frei Damião e Vila Vintém como vinha fazendo a muito tempo. Moradores desses locais estão revoltados e já se articulam para fazerem um abaixo-assinado e procurarem o Ministério Público para que providencias sejam tomadas e o povo não fique sem água.

Em Capoeiras, a COMPESA dispõe de apenas seis caminhões pipa agregados, cada um faz 03 (três) viagens por dia de segunda a sexta-feira, transportando água de Garanhuns; trabalho que alguns realizam até o meio dia, ficando os veículos ociosos no restante do dia e nos finais de semana; quando os pipeiros transportavam água mineral para a prefeitura e para particulares, medida que reforçava muito o precário abastecimento de água feito pela Compesa em Capoeiras. 

Segundo Neném, só no final de semana passado (dias 16 e 17), a prefeitura de Capoeiras distribuiu mais de sessenta caminhões pipa de água mineral com os moradores das localidades acima citadas; serviço que pode parar por falta de caminhões pipa, já que dois ou três veículos seriam insuficientes para realizarem o serviço.

Foto: caminhão pipa da prefeitura distribuindo água na COHAB, na manhã deste sábado, 23 de maio de 2015.

Vice prefeito de Angelim é raptado, e liberado em Jucati.

O vice-prefeito de Angelim, Josemir Miranda (PSD), de 62 anos, foi assaltado por dois homens armados na noite desta sexta-feira, 22 de maio de 2015. O político foi abordado quando estacionava o carro na casa da sogra, no Agreste pernambucano. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos pediram as chaves e o mandaram deitar no banco de trás do veículo. Uma quantia também foi roubada.

Miranda foi liberado sem parte das roupas próximo ao povoado de Neves, em Jucati, mesma região do estado, em uma via de terra e pouco iluminada. Os homens pediram que o vice-prefeito corresse sem olhar para trás, ainda segundo a Polícia Civil.

A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Garanhuns, porém o caso ficará a cargo da Delegacia de Angelim. Ainda não há pistas do paradeiro dos suspeitos.

O Agreste é Notícia, 23.05.2015

Garanhuns
- A Padaria Suíça localizada na Av. Santo Antonio, no centro de Garanhuns foi interditada pela Vigilância Sanitária do município, na última quinta-feira, 21 de maio de 2015. Segundo informações publicadas por blogs daquela cidade, a Vigilância Sanitária teria encontrado alguns produtos perecíveis,  entre os quais queijo coalho e presunto acondicionados de maneira irregular, e ainda outros produtos que estavam sem a devida identificação. 

- A corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco expediu liminar determinando que o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Garanhuns e Região – SINSEMUG, suspenda o movimento de greve dos professores da Rede Municipal de Educação de Garanhuns; e que os docentes voltem imediatamente ao trabalho, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil ao Sindicato da categoria.  A informação foi repassada à imprensa na última quinta-feira, 21 de maio de 2015, pela prefeitura de Garanhuns.

- O Ministério Público de Pernambuco, promotoria de Garanhuns, emitiu recomendação ao município, na pessoa do prefeito Izaías Regis, e ao IAUPE para que divulguem no prazo maximo de 10 dias, o resultado do concurso público da prefeitura de Garanhuns. A decisão foi publicada no diário Oficial da última quinta-feira, 21 de maio de 2015. É que o MP havia recebido denuncia de supostas irregularidades no concurso e recomendou a não divulgação do resultado do mesmo; mas como nada foi constatado de irregular, o MP recomentou a divulgação do resultado. Mas, o prefeito Izaías Régis achou por bem solicitar do Tribunal de Contas de Pernambuco uma auditoria no concurso, para só depois divulgar o resultado.

- Acidente com duas vitima fatais. José Hilton, 45 anos, e José Valdeir Vieira, Neném goleiro como era conhecido, 34 anos, morreram em um acidente na noite do último domingo, 17 de maio de 2015, na BR 423 em Garanhuns. As vitimas viajavam numa moto que colidiu frontalmente com um caminhão.

São Bento do Una
- Um ônibus pegou fogo na noite da última quarta-feira, 20 de maio de 2015, no meio da rua, na cidade de São Bento do Una. O sinistro ocorreu próximo a um Posto de combustível, e o fogo destruiu completamente o ônibus.

- Concluído o licenciamento ambiental prévio para a construção da Barragem Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una. A informação foi postada no final da semana passada pela prefeita Débora Almeida (PSB), no seu perfil no Facebook; ela informa ainda que o próximo passo será a licitação para a escolha da empresa que irá construir a obra.

Paranatama
- Dois homens foram assassinados a tiros na última quinta-feira, 21 de maio de 2015, no sítio Umbuzeiro, zona rural de Paranatama. As vitimas foram Gean Oliveira, 40 anos, dono de uma padaria na cidade de Saloá, e seu ajudante, Antonio Pereira, 50 anos. No momento em que foram mortos, os dois homens faziam entrega de Paes em um mercadinho. Segundo informações, o duplo homicídio foi praticado por três elementos que chegaram ao local num carro e  surpreenderam as vítimas mandando-as levantarem os braços, e em seguida atiraram nos dois.

Bom Conselho
- Origem: Prefeitura Municipal de Bom Conselho
Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO 
Órgão Julgador: 2a. Câmara 
Processo: 15900034 - Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, referente ao 2º quadrimestres de 2013, de interesse do Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, Prefeito do citado município. (Advogados:Drs. Filipe Fernandes Campos - OAB: 31509PE, Luís Alberto Galindo Martins - OAB: 20189PE,. Raphael Parente Oliveira - OAB: 26433PE) 
Julgamento: A Segunda Câmara desta Corte de Contas, à unanimidade, julgou irregular a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho relativa ao 2º quadrimestre de 2013, aplicando multa ao responsável, Sr. Dannilo Cavalcante Vieira. Julgado em: 21/05/2015

Jupi
- Origem: Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Jupi - IPSJ
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS Órgão Julgador: 1a. Câmara
Processo: 14901882 - Prestação de Contas do gestor do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Jupi, relativas ao exercício financeiro de 2013, de responsabilidade do Sr. Eduardo Salgueiro Moura, Ordenador de Despesas.
Julgamento: À unanimidade, a Primeira Câmara deste Tribunal, julgou regulares, com ressalvas, as contas do Sr. Eduardo Salgueiro Moura ? Diretor Presidente do Instituto de Previdência de Jupi, dando-lhe, em consequência, quitação, fazendo algumas recomendações.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

Professores de Garanhuns decidem por manutenção do Estado de greve


Apesar da divulgação por parte da Prefeitura de Garanhuns nos veículos de comunicação da Cidade, bem como do envio de um oficio aos professores citando uma liminar deferida pela Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (RELEMBRE), determinando que o SINSEMUG suspenda o movimento grevista na Rede Municipal de Educação, em Assembleia realizada na manhã de hoje, dia 22, no Espaço Cultural Luiz Jardim, ficou definida a continuidade do Estado de Greve nas Escolas Municipais de Garanhuns.

“Foi decidido em assembleia à continuidade do Estado de Greve, pois entendemos que nossa luta está só começando. Não estamos afrontando o Judiciário, pois até o momento não chegou nenhum documento oficial do Judiciário ao SINSEMUG, todavia quando chegar nós paralisaremos o movimento”, pontuou o professor Lincoln Cardoso, que complementou: “vale salientar que a nossa causa maior é a Educação de qualidade, com a valorização do professor; melhorias de trabalho; merenda de qualidade e acima de tudo a formação do nosso aluno como cidadãos críticos e preparados para o futuro. É isso que a sociedade anseia e implora”, pontuou o Professor, que também integra a direção do SINSEMUG.

Nem mesmo a multa diária fixada pelo judiciário entre R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) ao SINSEMUG, caso descumpra a decisão, foi levada em consideração pelos profissionais de educação. “Quando a notificação oficial chegar nós paralisaremos o movimento, mas vamos trabalhar essa conscientização na escola, pois não é admissível que nos tratem dessa forma, retirando os nossos direitos e tratando mal os nossos alunos”, pontuou uma educadora, de identidade não registrada pelo Blog, durante os discursos em Praça Pública. Após o término da assembleia, os professores saíram em caminhada até a sede da Prefeitura, onde bradaram palavras de ordem e entoaram o Hino de Garanhuns.    

Fonte: SINSEMUG/postado por Carlos Eugênio

Ótica Nova Dimensão realiza exames de vista em Capoeiras, quarta-feira dia 27 de maio.

Cuidando bem da sua visão, a Ótica Nova Dimensão, em Capoeiras, realizará exames de vista com o Dr. Ricardo Tavares, na próxima quarta-feira, 27 de maio de 2015, a partir das 14:00 horas.

Você já pode agendar sua consulta na Ótica Nova Dimensão, na Praça João Borrego, centro, Capoeiras.

As consultas são grátis na compra dos seus óculos, e você pode pagar parcelado, e ainda participa da promoção ESTOURA BALÃO com valorosos prêmios.

O amigo Bruno da Ótica e sua equipe lhe aguardam com o melhor preço e atendimento da cidade!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

IPA realiza leilão de gado Holandês no dia 30 de maio, em São Bento do Una

O Leilão de Bovinos da Raça Holandesa será realizado, no próximo dia 30, a partir das 9h, na Estação Experimental de São Bento do Una, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA). Serão ofertados 30 tourinhos dessa raça, ao preço médio de R$ 5 mil. A expectativa é receber 400 pecuaristas da região. “O objetivo é disponibilizar genética para os produtores de leite do estado de Pernambuco a um preço acessível, promovendo o melhoramento do rebanho”, explica o pesquisador do IPA, Sebastião Guido. Segundo ele, o IPA adquire sêmen de touros com as melhores provas zootécnicas no ranking mundial. Depois disso, insemina as matrizes que possui e disponibiliza os tourinhos selecionados.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Capoeiras realizou a IV Conferência Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente.


Com tema: “Política e Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente”, aconteceu nesta quinta-feira, 21 de maio de 2015, a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, do município de Capoeiras, PE. Ouve ainda a apresentação do “Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. O evento ocorreu no prédio do CRAS e durou o dia inteiro, e contou com representantes de entidades como: CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Ação Social, professores, igreja evangélica, entre outros.

A secretária de Educação Macyane Régia ressaltou a importância do documento que será elaborado ali, e norteará o município nos próximos 10 anos. “Sinto orgulho de trabalhar num governo que se preocupa com o direito da criança e do adolescente; um governo transparente e convoca a sociedade para debater os temas importantes que lhes dizem respeito, assim é o governo da prefeita Neide Reino” – disse Macyane.

A IV Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi foro para debates e avaliação da política municipal de defesa e garantia do direito da criança e do adolescente, com o propósito de aperfeiçoar as ações, com a participação dos segmentos da sociedade que trabalham políticas públicas dos direitos da criança e do adolescente.

Na primeira foto: crianças e adolescente com camisas vermelhas fizeram uma apresentação cultural no inicio do evento.

Caetés, novo Colégio Municipal esta quase pronto


A construção do novo prédio do Colégio Municipal de Caetés esta quase pronto, e em breve será entregue a população pelo prefeito Armando Duarte (PTB). Construído na sua maior parte com recursos do próprio município (mais de R$ 3,6 milhões), o novo Colégio Municipal esta com 95% da obra concluída, segundo informa o Blog AmoCaetés.blogspot.com, que faz divulgações da municipalidade.

O novo Colégio de Caetés foi construído num terreno de 10.900 m², sendo, 3.340 m² de área construída. A nova escola tem 24 salas de aula, auditório para 90 lugares, três laboratórios, quadra poliesportiva, entre outras dependências. Construído com dois pavimentos: térreo e primeiro andar; o novo colégio terá ainda um elevador para acessibilidade.

Com fotos e informações do blog: amocaetes.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Capoeiras realiza Audiência Pública final do Plano Municipal de Saneamento Básico.


Pensando no futuro, o município de Capoeiras elaborou o seu Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB para os próximos 20 anos. O resultado do projeto que engloba esgoto, água, drenagem e lixo foi apresentado durante a II Audiência Pública do PMSB realizada na tarde desta quarta-feira, 20 de maio de 2015, no Colégio Municipal José Soares de Almeida. O evento contou com a presença da prefeita Neide Reino (PSB), do vice-prefeito Juju, do secretário de Saúde Cleber Stam Gewehr e demais secretários, do engenheiro civil Pedro Paulo Fonseca, responsável pela elaboração do projeto, de Cristiane Alves (advogada encarregada do comitê municipal), vereadores e a população que lotaram o salão do Colégio Municipal.

O Plano Municipal de Saneamento Basico - PMSB de Capoeiras é mais uma ação da prefeita Neide Reino pensando o futuro de Capoeiras e do seu povo.

O PMSB de Capoeiras contempla abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais e da drenagem urbana, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; ele norteará o município nestas questões pelos próximos vinte anos, e suas ações são divididas em: curto, médio e longo prazo.

O PMSB seguirá agora para apreciação e votação na Câmara de Vereadores, e se aprovado será transformado em Projeto de Lei Municipal. E todos os prefeitos que forem eleitos para administrar Capoeiras nos próximos 20 anos terão o PMSB como base para as questões de água, esgoto, drenagem urbana e lixo.

Foto: 1ª, Edyane Dias; 2ª, Sulipa. Ambas compartilhadas no Facebook.

Papa nomeia novo Bispo para a diocese de Garanhuns

O clero e a comunidade católica de Garanhuns e região foram informados nesta quarta-feira, 20 de maio de 2015, que o Vaticano nomeou o novo Bispo para a Diocese de Garanhuns. O escolhido foi o padre Paulo Jacson de Souza, 46 anos, paraibano, ordenado sacerdote em dezembro de 1993, atualmente é o responsável pela paróquia do Bom Jesus do Horto, em Belo Horizonte, MG. A ordenação do novo bispo Dom Paulo Kackson ocorrerá no dia 18 de julho de 2015, na catedral de Patos, na Paraíba.

Até a ordenação do novo bispo, a diocese de Garanhuns segue sendo administrada apelo Monsenhor Benevenuto Sátiro que exerce a função desde que o Bispo Dom Fernando Guimarães deixou o cargo, após ser nomeado Arcebispo Militar do Brasil, em dezembro de 2014.

O Padre Paulo Jackson é Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010), foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007), Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, em Belo Horizonte (2011-2013). Atualmente reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pároco da Paróquia de Senhor Bom Jesus do Horto e Formador dos Seminarista de Patos que estudam na capital mineira.