Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Paranatama, uma visita a terra onde Lampião foi recebido à bala

Lampião esteve nessa casa, no Sítio Queimada do André.
Eram dias 19 e 20 de julho de 1935, quando Serrinha de Catimbau, hoje município de Paranatama, Agreste de Pernambuco, recebeu a indesejável visita do Rei do Cangaço, Lampião. Sendo o dia 20/07/1935, a data em que o mais famoso chefe de bando do cangaço entrou na vila, onde foi recebido à bala, e sua mulher Maria Bonita foi baleada, e um cachorro pertencente ao bando foi morto; recepção que fez com que Lampião recuasse do seu objetivo de invadir Serrinha do Catimbau.
O agricultor assassinado por um dos cangaceiros do bando de Lampião
Na terça-feira, 03/05/2016, eu e o amigo Junior Almeida estivemos no município de Paranatama conhecendo de perto essa história, lá percorremos caminhos por onde passaram Lampião, Maria Bonita, e os cabras do bando. Lá fomos recepcionados pelos amigos Leandro Santana e Agnaldo do SAMU, conversamos com filhos e netos de personagens que estiveram frente a frente com Lampião e seu bando. Estivemos no Sítio Azevém, na casa da senhora Maria Basílio (Dona Branca), hoje com 102 anos, e que teve sua residência invadida pelo bando de Lampião; também visitamos a Casinha de Oração, local onde um dos cangaceiros assassinou o agricultor José Gomes, no Sítio Queimada do André. Ainda estivemos no cemitério municipal, visitando o tumulo do agricultor José Gomes, e dos irmãos de sobrenome “Caxiado” que recepcionaram Lampião e seus capangas à bala, pondo-os para correr da então Vila de Serrinha de Catimbau.

O passeio terminou numa churrascaria na entrada da cidade, onde saboreamos um gostoso bode assado na brasa.

Fotos: Junior Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!