Seguidores

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Saúde Mental

27ª edição do Dia Nacional de Luta Antimanicomial – Por uma Sociedade sem Manicômios.

Em dezembro de 1987 durante a plenária final do II Encontro Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental realizado em Bauru, Marcus Vinicius, ex-sindicalista, psicólogo e professor aposentado da UFBA, apresentou a proposta de que o movimento precisava de um dia nacional de luta para a difusão do ideário da Sociedade sem Manicômios e para agregar mais companheiros a Luta Antimanicomial. O mesmo foi assassinado em 05 de fevereiro de 2016, porém, estará presente no espírito de todos que lutam por uma sociedade sem manicômios.

A reforma psiquiátrica se iniciou no Brasil no final da década de 1970, já alcançamos muitos avanços, porém ainda há muito a se batalhar. Podemos citar como grandes conquistas a Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/01), o fechamento de hospitais psiquiátricos, o Hospital da Providência, muito conhecido nosso, está em fase de desativação, e a implantação da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, em nosso município contamos com um CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial). A reforma defende a extinção do tratamento desumano e o isolamento de pessoas inocentes, que na verdade necessitam é de apoio e cuidado familiar e social. Existem muitos mitos, falta de informação e mero preconceito envolvidos na resistência à reforma, portanto precisamos corrigir estas falhas para garantir a cidadania das pessoas em sofrimento psíquico.

Em Capoeiras estamos com uma programação simples, porém de grande valia, estão agendadas palestras para os professores e alunos do turno da tarde do Colégio Municipal (foto), como também estamos aguardando confirmação de palestra na EREM. Será feito um programa na rádio JovemCap e e tema está sendo divulgado nos blogs e grupos do facebook de maior acesso no município, além de ser tema de reflexão dos grupos do CAPS.

Jessica Wanderley
Psicóloga – CRP: 02/13112
Coordenadora de Saúde Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!