Seguidores

sábado, 23 de julho de 2016

Simulação de acidente de trânsito alerta para o perigo de juntar álcool e direção no Festival de inverno de Garanhuns


Moradores de Garanhuns e turistas que estão acompanhando a programação do 26º Festival de Inverno (FIG) podem se deparar com uma exposição inusitada: Uma simulação de acidente envolvendo um carro e uma moto, em um out-door na sede da V GERES - Gerência Regional de Saúde. Junto aos veículos, garrafas secas de bebidas, e um banner que ilustra a perda de um pai de família devido a ingestão de bebida alcoólica e a direção.

A campanha reforça a Operação Lei Seca que está acontecendo na cidade durante o evento, e segue até o próximo sábado, dia 30 de julho. “Percebemos que a exposição causa um impacto forte nas pessoas, que observam a cena e se colocam no lugar dos acidentados. Trata-se de uma ação educativa, junto a outras que serão desenvolvidas ao longo do festival, e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde", ressalta dra. Catarina Tenório, gestora regional.

Garanhuns é uma das cidades do estado que têm altos índices de acidentes provocados por condutores sem habilitação e que tenham ingerido bebida alcoólica. "As estatísticas mostram uma diminuição, o que mostra também que as ações, inclusive a Operação Lei Seca, têm surtido resultado" Afirma a gestora. 

Outras ações estão sendo realizadas pela V GERES, Operação Lei Seca e CRPAM – Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, e contam com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar (9º BPM e BPRV), DER- Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, DETRAN/PE, entre outras instituições de segurança pública.

"O uso de álcool acarreta a inibição e desatenção do motorista, seja de carro ou moto. Excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, desrespeito à legislação, infrações em semáforos, entre outras situações, acabam por gerar acidentes e mortes no trânsito, o que muitos ignoram, e através das ações educativas e de fiscalização, estas instituições buscam oferecer um trânsito mais seguro para todos.” - Finaliza dra. Catarina Tenório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!