Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Caminhões pipas estão proibidos de retirarem água da barragem Gurjão, a PM irá fiscalizar

O Ministério Público de Pernambuco no final do ano 2015 emitiu recomendação proibindo que caminhões pipas captassem água nas barragens existentes em Capoeiras; bem como, que fossem tomadas providencias para coibir a sua retirada. Nesta quarta-feira, 19/10/2016, o Promotor de Justiça da Comarca de Capoeiras, Dr. Réus Alexandre confirmou que a recomendação continua valendo. O representante do Ministério Público reuniu-se com o Sargento Dimas, e a partir de agora, a Polícia Militar irá fiscalizar para coibir a retida de água da barragem Gurjão por caminhões pipas. O objetivo é que a água seja destinada para o consumo humano.

A recomendação diz que a retirada de água por particulares, através de carro pipa, constitui crime de furto de água. A captação só é permitida com autorização da Compesa.

O Sargento Dimas, responsável pelo destacamento da Polícia Militar em Capoeiras, disse que quem for flagrado descumprindo a recomendação será conduzido a delegacia e responderá pelo crime de roubo de água.

A Barragem Gurjão é o manancial que abastece os moradores das cidades de Capoeiras e Caetés; no final do mês de setembro/2016 o volume de água acumulada era de apenas 5% da sua capacidade, o que segundo estimativa da Compesa seria suficiente para abastecer as duas cidades até o mês de janeiro/2017; atualmente o regime de racionamento é de um dia com água e, quinze dias sem.

A retirada de água através de recipientes como “tambor” esta liberado para o consumo dos animais e moradores daquela região. Já os caminhões pipas terão que ir captar água em outros municípios onde ainda há o precioso liquido.

Foto arquivo do Blog: A barragem Gurjão após as chuvas no inicio do ano de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!