Seguidores

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Merece Registro, Capoeiras 29/02/2016


  • Na semana passada, a prefeitura de Capoeiras passou a maquina no trecho da PE-193 em que ainda não foi feito o asfalto. O trecho com cerca de 5 km estava cheio de buracos, prejudicando os motoristas que trafegam naquela estrada. Enquanto o Governo do Estado não tem recursos para concluir a obra, o jeito é o município remediar tapando os buracos.



  • Festa de São José 2016 em Capoeiras. O presidente da festa religiosa deste ano em Capoeiras é o comerciante Jaelson Claudino e sua esposa.



  • Por falar na festa de São José, faltando quinze dias pra começar, ainda não chegou nenhum parque de diversão ou barraca de jogos; diferente de outros anos, quando já no mês de janeiro alguns desses chegavam a Capoeiras. 



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: dia 1º/03, Izaura Cavalcanti; dia 03, Maria José Terto, Anne Lima e Rigele Wilker; dia 04, Ana Paula Melo; dia 06, Lindemberg Moraes. Parabéns aos aniversariantes e muitos anos de vida!



  • Novo horário. O Programa “Café com Noticia” apresentado pelo radialista Sulipa e que tem a participação deste blogueiro, esta indo ao ar em novo horário, das 08:00h às 09:h de segunda a sexta-feira, na Radio Jovem Capoeiras FM.



  • Nesta segunda-feira, 29/02/2016, faleceram em Capoeiras, o senhor “Antonio de Chiquinha”, e a senhora conhecida por “Dona Ana”. Ambos residiam aqui na cidade, o primeiro foi sepultado na tarde de hoje, no cemitério do Povoado Espírito Santo, em São bento do Una; já a senhora tinha quase 100 anos e era sogra do senhor Massur, e será sepultada no cemitério de Capoeiras na manhã desta terça-feira, 1º de março.



“O homem superior busca em si mesmo o que quer, enquanto que o homem inferior busca nos demais”.
Confúcio.


Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

TEKILLA'S pizzaria e casa de massas será inaugurada em Garanhuns, no próximo sábado, 05 de março.


No próximo sábado, 05 de março de 2016, será inaugurado em Garanhuns, o TEKILLA'S, pizzaria e casa de massas. Localizado na Rua Amauri de Medeiros, 482, Heliópolis. Atendimento todos os dias das 18:00h a 00:00h, e também Delivery.

Experimente as melhores pizzas e massas da cidade! 

A organização é do amigo Hélio Claudino e equipe.

Lula no segundo turno em 2018, aponta Datafolha


Se a eleição à Presidência fosse hoje, em qualquer cenário, seja com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra como candidato do PSDB, o ex-presidente Lula iria ao segundo turno pelo PT, segundo novo levantamento Datafolha, com 20% das intenções de voto, em média.


Os dados marcantes da pesquisa são o mau desempenho dos tucanos e a rápida ascensão do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que aparece como quarto colocado. Ele deve ir para o PSC para ser candidato.

Em um quarto cenário com 3 tucanos na disputa, caso Alckmin se lance pelo PSB e Serra pelo PMDB, Aécio ficaria tecnicamente empatado com Lula, com 20 e 19%, respectivamente.

Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, destaca a capacidade de recuperação de Lula: “A taxa de rejeição dele é alta hoje, mas ainda há um contingente grande (37%) que o considera o melhor presidente que o país já teve e uma percepção do eleitor de que haverá melhoras na economia" 

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Gabriel Diniz e Luan Estilizado na Festa de São José 2016, em Capoeiras.

A Festa de São José 2016, na cidade de Capoeiras, terá shows com os cantores Gabriel Diniz e Luan Estilizado. Realizada pela prefeitura de Capoeiras, os shows acontecerão nos dias 12 e 13 de março. 

No sábado dia 12 se apresenta o forrozeiro Luan Estilizado, e no domingo, 13, o show será com o cantor Gabriel Diniz. A informação é do Secretário de governo e ex-prefeito Neném, que disse também, que no domingo dia 20 de março, no encerramento da Festa religiosa realizada pela paróquia, haverá show com o padre João Carlos. Outras atrações ainda serão confirmadas para a festa cultural, pois serão dois shows em cada noite.

A festa religiosa promovida pela paróquia de São José acontecerá nos dias 17 a 20 de março. No domingo (20), haverá show com o padre João Carlos.

Time do SOREC seleciona jogadores em Capoeiras.


Na manhã deste sábado, 27/02/2016, a nova diretoria do time do SOREC realizou uma seleção para jogadores da base da equipe que esta sendo reestruturada. A avaliação reuniu cerca de 70 (setenta) atletas, divididos nas categorias: sub-15, sub-17 e sub-20, e foi realizada no campo da COHAB, em Capoeiras.

A avaliação começou com uma conversa com atletas no centro do campo, conduzida por Mala Veia e Almir, que explicaram como seria feita a avaliação dos jogadores, o objetivo da reestruturação do Sorec e o que cada atleta poderia esperar; em seguida, uma partida de futebol foi realizada para que cada um pudesse mostrar sua habilidade com a bola. Por lá também dando sua contribuição, o amigo Gibi.

A diretoria do SOREC informou que outras avaliações de atletas ainda vão ocorrer nos próximos dias. Para cada categoria serão selecionados 22 jogadores, e os treinos devem começar a partir da semana que vem. A nova diretoria do SOREC é composta por: Mala Veia, Luís Farias, Almir Torres, Rivelino Elias e Coloral.

Região da Maniçoba quer eleger um vereador.


Pré-candidatos a vereador da região do Povoado Maniçoba, zona rural de Capoeiras, se reuniram na noite deste sábado, 27/02/2016, com o objetivo de que seja escolhido um único nome daquela região para disputar uma vaga de vereador nas eleições municipais de outubro próximo, e que o mesmo possa contar com o apoio do grupo.

A reunião aconteceu na residência do senhor Zé de Pimenta, e contou com as presenças dos também pré-candidatos a vereador daquela região, Zé Gabiru, Ivan da Lotação, Tatiane e uma filha de Zé Gabiru. Também participaram da reunião, o ex-vereador Zé Chopinho, Boni, Marcelo Tubarão, os radialistas Sulipa e Ernandes Oliveira, entre outras pessoas.

A reclamação do grupo é que a região da Maniçoba não tem um representante, morador da localidade, na Câmara de vereadores. Na reunião ficou decidido que uma pesquisa feita naquela região deve indicar o pré-candidato com melhor aceitação entre os eleitores, e que este teria o apoio dos demais.

Violência com o homem

HUMOR DO DOMINGO


A esposa pergunta ao marido:
- Com quantas mulheres você já dormiu?

O marido responde com toda sinceridade:
- Só com você, querida! Com todas as outras eu ficava acordado!

Este cidadão deu entrada no hospital com fraturas generalizadas, mas já respira sem a ajuda de aparelhos...

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Agreste é Notícia, 27/02/2016


Coluna publicada aos sábados apresenta o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns 
- Polícia diz que adolescente afogada em Garanhuns foi assassinada. Vitima de afogamento no dia 27/12/2015, a adolescente  Aline Ferreira, de 16 anos, na verdade foi assassinada numa barragem em Garanhuns, informou a Polícia nesta sexta-feira, 26/02/2016; o acusado pela morte, é um homem de 37 anos que tentava um relacionamento amoroso com a vitima. Segundo o delegado João Lins, a adolescente estava acompanhada por amigos no dia do ocorrido, quando teria sido convidada pelo suspeito para ir até uma parte funda da barragem, e mesmo a vitima dizendo que não sabia nadar teria ido. Ainda segundo o delegado, o acusado ao perceber que a adolescente tinha afundado na água, fugiu do local em uma moto sem comunicar a ninguém que a jovem tinha se afogado. 


Águas Belas
- Garota de programa é esfaqueada por outra, em Águas Belas. Na madrugada da quarta-feira, 24/12/2016, Roraima Gabriela, de 23 anos, garota de programa foi lesionada a golpes de faca na cabeça, pescoço e olho. Segundo a Polícia Militar, a vitima estava às margens da BR-423 quando se desentendeu com Lucineide Lucia, 31 anos, também garota de programa, que desferiu os golpes de faca. Devido a gravidade dos ferimentos a vitima foi removida para o Hospital da Restauração, no Recife. E a acusada foi presa, autuada em flagrante  e recolhida a Colonia Penal Feminina, em Buique.

São João
- As provas do concurso público da prefeitura de São João foram adiadas. Segundo a empresa que aplicará as provas, o motivo do adiamento seria a necessidade de readequar o sistema de informatização da empresa. Uma nova data para a realização das provas ainda não foi marcada pela empresa Advise.

Paranatama
- No sábado e domingo, 20 e 21/02/2016, o município de Paranatama comemorou 52 anos de Emancipação Política. No sábado houve show com a banda Gatinha Manhosa; já no domingo houve uma corrida de veloCross, e a noite uma missa de ação de graças foi celebrada encerrando as comemorações.

Caetés
- Homem é ameaçado após cobrar um agricultor. Na segunda-feira, 22/02/2016, policiais foram acionados para atender uma ocorrência no Povoado Ponto Alegre, em Caetés. Um agricultor, de 35 anos, não gostou de receber uma cobrança, e com uma faca peixeira ameaçou o cobrador, de 28 anos. Os policiais quando tentaram revistar o acusado, ele reagiu e terminou sendo dominado, preso e conduzido a delegacia de Caetés.

Palmeirina
- Na sexta-feira, 26/02/2016, na PE-187, em Palmeirina, uma colisão frontal entre duas motos resultou na morte dos dois condutores: José Alexandre, 24 anos, Conselheiro Tutelar, que residia em Palmeirina; e Marcos José Silva, 29 anos, que trabalhava numa banca de jogo de bicho, e residia em Canhotinho. Os dois morreram no local do acidente.

Bom Conselho
- Agricultor morre em colisão entre moto  e carro. Um acidente de transito no inicio da noite desta sexta-feira, 26/02/2016, na PE-218, em Bom Conselho, matou o agricultor Josildo Pereira da silva, de 32 anos, que residia no mesmo município. A vitima pilotava uma moto que colidiu com um veiculo Fiat Pálio, causando sua morte no local do acidente. O  motorista do veiculo não se feriu.

Lajedo
- O Comitê Olímpico Brasileiro, organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, divulgou esta semana a passagem da tocha olímpica pela cidade de Lajedo, Agreste de Pernambuco. A tocha olímpica passará pela cidade no dia 30 de maio/2016, e percorrerá cerca de 2 km pelas ruas da cidade. Em Pernambuco, o símbolo Olímpico também passará nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Gravatá e Recife.

- Assaltantes roubam reboque de som. Na madrugada da segunda-feira, 22/02/2016, bandidos tomaram de assalto um veiculo Scort com um reboque de som. As vitimas tinha acabado de sair de um bar quando foram rendidos. Ao tentarem fugir pela BR no sentido Cachoeirinha, na saída de Lajedo, o reboque capotou no meio da pista; os marginais fugiram num veiculo Gol.

São Bento do Una
- Homem é morto a tiros na PE-193 em São Bento do Una. Na manhã do domingo, 21/02/2016, na PE-193 que liga São Bento do Una a Capoeiras, foi assassinado com disparos de arma de fogo, Sidney Martone Cinta, de 38 anos. O crime ocorreu nas proximidades da Granja Mirim, quando a vitima retornava para sua residência, na sua moto, após levar a esposa no trabalho. Familiares da vitima disseram a polícia que ele era u m cidadão de bem, e que gostava de apostar em corridas de cavalo (prado).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Prefeitos pernambucanos se encontram na AMUPE nesta segunda-feira, 29 de fevereiro.

Os prefeitos pernambucanos participam nesta segunda- feira, 29/02/2015, na Amupe da primeira reunião extraordinária de 2016. O evento tem início às 9h no auditório da Instituição.

Serão tratados vários temas, entre eles: A agenda Nacional Municipalista, assunto que será tratado pelo representante da CNM, Eduardo Stranz; Projeto de Emenda vinculando recursos do FEM à educação, onde estarão presentes os deputados Miguel Coelho, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchoa e o líder do Governo Waldemar Borges; Orientação sobre os prazos da Legislação Eleitoral com a presença da CNM; Gestão de Iluminação Pública e planejamento das ações em parceria, com a presença do  atual presidente da Celpe Antônio Carlos Sanches.

Outros  temas também vão estar em debates como: Alternativas de Sustentabilidade dos Fundos Próprios de Previdência e o 3º Congresso Pernambucano de Municípios a ser realizado de 11 a 13 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco onde se destaca também o Seminário Nacional de Consórcios Públicos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Município de Capoeiras continua investindo na construção de barragens


A prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) continua investindo no trabalho de limpeza e construção de barragens na zona rural do município. Para reforçar a patrulha mecânica do município, a prefeitura locou uma Maquina Escavadeira que esta sendo utilizada na construção de barragens maiores para uso comunitário. Esta semana, uma dessas barragem foi construída no Sítio Mimosos, na propriedade do senhor Zé de Ferreira, onde foram gastos cerca de 30/h maquina.

Nesta quinta-feira, 25/02/2016, o ex-prefeito e Secretário de Governo, Neném, esteve na região do Sítio Mimosos acompanhando o andamento da construção das barragens. Segundo Neném, a Maquina Escavadeira locada pela prefeitura esta sendo utilizada na construção de barragens maiores, onde ao invés de uma pequena barragem individual, contempla várias famílias da comunidade com uma construção maior. Já a Patrulha Mecânica do município esta fazendo barragens menores para alguns moradores que preferem que a construção seja individual. Outras barragens serão feitas na região do Agreste, onde as maquinas permanecerão nos próximos dias.


As chuvas caídas no município de Capoeiras nos últimos meses amenizaram os efeitos da seca, acumulando um pouco de água em muitos reservatórios; mas é uma preocupação da atual Gestão Municipal investir em infraestrutura hídrica para que quando ocorrer outro período de estiagem, a população não sofra tando.

Governador fez visita de cortesia a Zé da Luz, em Caetés

Após participar da inauguração do Colégio, na cidade de Caetés, na última sexta-feira, 19/02/2016, o governador Paulo Câmara encontrou-se com o ex-prefeito Zé da Luz e outras lideranças do seu grupo. No encontro, Paulo Câmara e Zé da Luz discutiram política e falaram sobre a possível vinda do governador para um encontro com a juventude socialista do município. A informação é do perfil ‘Caetés em Foco’, publicado numa rede social.

Zé da Luz é filiado ao PHS, partido que faz parte da base de apoio do governador; e já trabalha para que seu grupo apresente um nome competitivo para disputar a prefeitura de Caetés contra o prefeito Armando Duarte (PTB), nas eleições municipais de outubro próximo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

TCE envia 'oficio-alerta' a 26 municípios pernambucanos que descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal

O conselheiro substituto Adriano Cisneiros enviou "ofício-alerta" nesta quarta-feira (24) a 26 prefeitos pernambucanos cujos municípios estão comprometendo, com o pagamento da folha, mais do que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Segundo ele, com esse tipo de providência o Tribunal de Contas está advertindo as prefeituras para que tomem as medidas de enxugamento que a própria Lei prevê, sob pena de haver penalidades para o município (proibição para celebração de convênios, por exemplo) e também para o próprio gestor (rejeição de contas e aplicação de multa).

Pela LRF, o município só pode comprometer até 54% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal. No entanto, dos 26 que foram notificados, 21 já ultrapassaram este limite. São eles: Abreu e Lima (60,76%), Águas Belas (58,30%), Barra de Guabiraba (64,49%), Bom Conselho (55,33%), Cabo de Santo Agostinho (54,33%), Custódia (73,10%), Feira Nova (57,81%), Itambé (68,99%), Jatobá (55,62%), Lagoa do Carro (65,02%), Machados (57,18%), Moreilândia (55,51%), Moreno (60,79%), Orobó (54,87%), Pombos (55,27%), Rio Formoso (67,73%), Sanharó (59,31%), Santa Maria do Cambucá (56,98%), Timbaúba (57,27%), Toritama (64,89%) e Vitória de Santo Antão (58,30%).

De acordo ainda com Adriano Cisneiros, já estão próximo ou ultrapassaram o "limite prudencial" os municípios de Amaraji (50,72%), Belém de Maria (51,02%), Cachoeirinha (49,17%), Buenos Aires (53,86%) e Dormentes (51,85%).  

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/02/2016

Do Blog:
Na outra ponta desde ranking do Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE, o município de Capoeiras aparece entre os melhores avaliados quanto ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com uma Gestão responsável, a prefeita Neide Reino (PSB) mostra ser possível administrar cumprindo a Lei e ao mesmo tempo trabalhar para atender os anseios da população; e sem correr o risco de sofrer as penalidades da Lei.

Clique nos links abaixo e confira como o município de Capoeiras aparece aparece no ranking da Lei de Responsabilidade Fiscal, no Estado.


Diretores da Associação de Rádios Comunitárias - ABRAÇO visitam a Rádio jovem Capoeiras FM.

Em visita ao Agreste Meridional nesta terça-feira, 23/02/2016, a ABRAÇO PERNAMBUCO foi recebida no Estúdio da Rádio Jovem CAPOEIRAS - FM no município de Capoeiras, Pelo radialista Sulipa também dirigente da ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária). Em um papo no ar com o Coordenador geral da ABRAÇO Flavio Marques foram levantadas varias questões envolvendo a atual gestão da entidade no Estado e, com Wagner Souto membro das ABRAÇOS ESTADUAL E NACIONAL foi debatido o novo momento que vive a atual direção Nacional da entidade. 

A cidade de Capoeiras foi citada na entrevista e bastante elogiada a estrutura das escolas no Município e outros equipamentos públicos, como o Hospital; parabenizando a atual gestão. No final da entrevista o Flavio Marques levantou como prioridade o encontro Estadual da ABRAÇO PE e a Plenária Nacional do FNDC ainda no primeiro semestre de 2016.

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária em Pernambuco ABRAÇO parabenizou Sulipa e sua equipe da RÁDIO JOVEM CAPOEIRAS FM pelo belíssimo trabalho realizado a frente da emissora que tem seus microfones voltados a utilidade publica no município e, as lutas do cotidiano.

Álvaro Porto deixa oposição e junta-se a base do governador Paulo Câmara

O deputado Álvaro Porto comunicou, na Reunião Plenária da terça -feira, 23/02/2016, que está saindo do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) para ingressar no PSD (Partido Social Democrático). Com a mudança, ele também deixará de integrar a Bancada de Oposição para apoiar o Governo na Casa. O deputado deverá se filiar à nova legenda no período de 30 dias, contando a partir do dia 19 deste mês, conforme o que determina a Emenda Constitucional nº 91/2016.

“Considero ter cumprido meu tempo no PTB. Fui leal ao partido e desempenhei satisfatoriamente a missão de vice-líder da Oposição. No entanto, demandas surgidas no mandato me fizeram partir para outros rumos, sem decepções e sem mágoas”, avaliou. “Agora é hora de olhar para a frente no PSD, partido que me acolheu de forma generosa”, afirmou.

O deputado ressaltou que a mudança foi feita em total sintonia com prefeitos, vereadores e demais lideranças que o apoiam. “O governador (Paulo Câmara) já deu mostras de sensibilidade a pedidos que fiz no ano passado. Partiu dele o convite para que entrássemos na base, assim como o compromisso para atender diversas demandas das cidades do Agreste Meridional”, relatou. Álvaro Porto elencou o atendimento aos setores de infraestrutura e abastecimento de água de sua região como prioridades, assim como a defesa da Bacia Leiteira, do municipalismo e de mais eficiência nos serviços de saúde e de segurança pública.
Fonte: ALEPE

PREFEITOS APOIAM DECISÃO

Porto destacou a sua decisão pelo PSD foi tomada em sintonia com prefeitos, vereadores e demais lideranças que respaldam sua atuação no Legislativo. "Isso significa dizer que prefeitos pré-candidatos à reeleição que estiveram na oposição em 2014 estão conosco. É o caso dos gestores de Canhotinho, Felipe Porto; de Palmerina, Renato Sarmento; de Angelim, Marco Calado; e de São João Genaldi Zumba", disse. "Do mesmo modo, pré-candidatos a prefeito que também estiveram na oposição há dois anos estão apoiando nosso projeto. Entre estes estão Lucemar Dias, de Quipapá; Expedito Orlando, de Calçado; Nadir Ferro, de Terezinha; e Jadiel Braga, de São Caetano", acrescentou. "Por sua vez, prefeitos que já eram governistas, a exemplo de Rossine Blesmany, de Lajedo; e de Agnaldo Inácio, de Jurema, passaram a reforçar nosso grupo. E o mesmo caminho vem sendo tomado por pré-candidatos a prefeito que já estavam na base, como é o caso de Ramiro Inácio, de Jupi", completou.

Ele observou ainda que mesmo estando na base não deixará de cobrar melhorias e apontar o que considerar falho na gestão socialista. E lembrou que o governador está ciente disso. "As bandeiras que vêm pautando o nosso mandato permanecerão erguidas. Vamos continuar buscando mais eficiência na segurança e na oferta de água, melhorias para o funcionamento de hospitais e dos serviços de saúde e defendendo o municipalismo, a Bacia Leiteira e os médios e pequenos produtores. Continuaremos sendo a voz do povo do Agreste Meridional nesta Casa e dentro da base do Governo".
Do Blog Ronaldo Cesar

Projeto de Lei regulamenta profissão de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias em Capoeiras - PE.

A Câmara de Vereadores de Capoeiras, na sessão realizada na noite desta terça-feira, 23/02/2016, por unanimidade, aprovou o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a profissão de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias do município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco. Sob a presidência do vereador Ailton Lino (PIU), a sessão contou com a presença do vereador Luciano João, da cidade de Lajedo, que também é sindicalista, representante da categoria no Agreste Meridional; também estiveram presentes vários Agentes de Saúde e, de Endemias do município de Capoeiras.

O vereador lajedense e sindicalista Luciano João usou da tribuna da Câmara representando os Agentes Municipais de Saúde e Agentes de Endemias capoeirenses. Ele destacou que o município de Capoeiras já pagava o piso salarial nacional a categoria, mas que não era regulamentado por Lei Municipal; que era como se a partir de agora, os Agentes de Saúde e de Endemias tivessem registro de nascimento. Luciano João elogiou a prefeita Neide Reino (PSB), disse que em nenhum momento ela se negou a receber a categoria e a ouvir seus pleitos; que como o Projeto trata de dinheiro, há o reconhecimento de que se não fosse a prefeita, o Legislativo não o poderia esta votando. Ele elogiou também a atuação dos vereadores, e dos secretários municipais de Saúde e de Administração, Cleber e Jorginho, respectivamente.

Luciano João destacou que em Capoeiras a categoria já conseguiu grandes feitos, diferente de outros municípios da região. Ele lembrou que os Agentes de Saúde e, de Endemias são a segunda categoria a ter o piso salarial regulamentado no país, a primeira foram os professores. Ele ainda falou da importância do trabalho realizado pela categoria para a saúde preventiva; e disse que os votos que a população deu aos vereadores, estes estavam retribuindo votando a favor dos agentes Municipais de Saúde e, de Endemias. E terminou sua fala dizendo aos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias presente na Câmara, que se futuramente forem defender algum vereador, defendam aqueles que votaram a favor da categoria.

Vereadores José Nielson e Érico Barbosa entre outros, usaram da tribuna para parabenizar e destacar o trabalho dos Agentes de Saúde e, de Endemias, em Capoeiras.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O peixe de Capoeiras...

Por Altamir Pinheiro

É do conhecimento de todos nós que, Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. O costume de comer a CARNE BRANCA do peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. Comer peixe no lugar de carne vermelha, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. De acordo com o calendário religioso, este ano a Semana Santa, mais precisamente a sexta-feira da paixão será comemorada no dia 25 de março.

Na liturgia cristã, a PÁSCOA celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. O rito revive a última ceia, quando Jesus, de joelhos, lavou os pés de seus apóstolos. Além da humildade, o ato simboliza a purificação. Na SEXTA-FEIRA SANTA, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes. No SÁBADO DE ALELUIA, os cristãos refletem sobre a morte de Jesus, e no DOMINGO DE RAMOS renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna.

Jesus viveu na Galileia, numa região entre o mar Mediterrâneo e o mar da Galileia, ambos os mares estavam pra peixe, havia uma quantidade de pescado enorme. Pelo menos, segundo a Bíblia,  sete de seus discípulos eram pescadores, o que demonstra que o peixe era um dos principais alimentos do ambiente em que Cristo viveu. Os quatro evangelhos relatam milagres que incluem Jesus fornecendo peixe como alimento para as  pessoas. É por isso que  há uma crendice muito usual em nossa região, que diz: prefeito que distribui peixe para população na semana santa, sua administração é abençoada por Deus.


Pois bem!!! Já diz o dito popular que, a fome não é exigente: basta contentá-la. É por isso que a  prefeita de CAPOEIRAS, Neide Reino, vai garantir, mais uma vez,  o almoço da sexta-feira da paixão com distribuição de peixe a família carente. A ação faz parte do trabalho de Assistência Social implantado pela prefeitura em bairros carentes, distritos, povoados e a zona rural como um todo pela atual administração. A distribuição será feita por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais que montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os capoeirenses necessitados. A distribuição acontecerá em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contará com a participação de servidores voluntários de diversas secretarias municipais, beneficiando moradores da zona urbana e rural.

A virtude da gratidão e da solidariedade humana são   para poucos. Em contato telefônico que mantive com a prefeita de Capoeiras, naquela oportunidade ela me relatava o seguinte: “Nada me deixa mais feliz do que poder dar o alimento na mesa de cada pessoa que não tem condições de garantir o seu sustento. Porque nem todas as famílias capoeirenses  poderiam ter esse alimento quase que obrigatório na Sexta-Feira da Paixão, onde tradicionalmente os católicos não podem comer carne vermelha. Fico muito feliz em praticar esse ato de piedade cristã, seguindo a tradição do meu pai e do meu marido. É motivo de muita satisfação e bem estar”. Disse Neide Reino.

Logo depois de ter sido eleito pontífice católico em março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, PAPA FRANCISCO, criticou o sistema econômico mundial, dizendo que a forma como as coisas são feitas atualmente é insensível aos pobres, pois não incentiva os que ganham muito a compartilhar suas riquezas com os que mais precisam. O líder católico destacou que a mensagem do Evangelho não é de conquistas financeiras, mas sim, de ajuda ao próximo, exatamente o contrário do que muitos cristãos têm pregado através da teologia da prosperidade, que dá ênfase às conquistas materiais através da fé e contribuições vultosas às igrejas. FRANCISCO voltou a condenar a riqueza feita a partir de práticas econômicas que encarecem os alimentos e limitam o acesso dos pobres à comida.

Eis mais uma declaração de quem está envolvida diretamente com a distribuição de peixe para a sua comunidade carente: “A ideia é compartilhar deste momento especial com a população, levando a cada um, não a solução para os problemas, mas usufruir desta SIMBOLOGIA de compartilhamento de carinho e respeito ao próximo.”, afirmou a secretaria de Assistência  Social, Luciene Reino. Geralmente quem está do outro lado  chia, não contra a ação humanitária, mas pela personalização das benfeitorias. Na verdade, os opositores morrem de inveja por sentirem na própria pele que a prefeita Neide Reino, paulatinamente, vem se tornando em alvo de veneração da respeitabilidade por parte do povão de sua terra, por dar seguimento a uma prática que vem desde o tempo do seu pai, Manoel Reino.

No âmbito de se fazer um  registro  com o  intuito de descrever a cultura material de  uma comunidade, dos seus hábitos e, de geração para geração, o município de Capoeiras vem  praticando uma  tradição que  revela um conjunto de costumes, crenças, práticas,  que são transmitidos de geração em geração e que permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social. Trata-se de uma tradição de distribuição de PEIXE na semana santa que vem desde o ex-prefeito MANOEL REINO tendo continuidade com o seu genro, prefeito NENEN e, mais uma vez sendo mantida pela sua filha, prefeita  NEIDE REINO, como forma de contribuir com a população durante a Semana Santa. Que seja bem-vinda, mais uma vez, uma  atitude relevante desse porte e que  siga a tradição de piedade cristã de manter a chama acesa para esses necessitados. E que fato desta natureza venha se repetir no ano de   2017...

Homem é encontrado morto na porta de bar na zona rural de Caetés

Na manhã desta segunda-feira, 22/02/2016, foi encontrado o corpo do agricultor Geraldo Ferreira de Noronha, de 39 anos, que residia no Sítio Quati, zona rural do município de Caetés. O corpo do homem foi encontrado em frente a um bar no Sítio Sobradinho, no mesmo município.

Populares que acionaram a Polícia Militar informaram que a vitima passou a noite bebendo, na madrugada quando o bar fechou, ele ficou deitado na calçada, onde foi encontrado morto no inicio da manhã. Disseram também que o agricultor era alcoólatra e já vinha apresentando problemas de saúde.
Com informações: Blog Arlete Santos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Merece Registro, Capoeiras 22/02/2016


  • Nos desculpamos com os leitores do Blog Capoeiras pela demora na atualização do mesmo. É que estivemos sem o serviço de internet na tarde do domingo(21), e só foi restabelecido  no inicio da noite de hoje, segunda-feira (22).



  • Família doou córneas de Roba de Estácio. O caminhoneiro capoeirense Roba de Estácio como era conhecido, falecido no última sábado (19), teve suas córneas doadas pela família. O fato foi relatado pelo padre Junior, durante a missa de corpo presente celebrada na Matriz de São José. Padre Junior lembrou que “Roba” teve dois irmão deficientes visuais, e que é vontade da familiar que outros possam ver através dos seus olhos.



  • Festa de São José 2016 em Capoeiras. A festa Religiosa a cargo da paróquia local será realizada de 17 a 20 de março. A informação foi dada pelo Monsenhor Geraldo Batista, na missa do último domingo (21). A expectativa continua pra se saber sobre a festa cultural promovida pela prefeitura.



  • Parabéns! Aniversariando esta semana os amigos: dia 24, Gildo Marques e Cleonilda Reino; dia 26, Carlos Liberato, Valdjane Moraes, Saliedna Lima e Jack Soares; dia 27, Derley Silva; dia 28, José Ubiratan. Parabéns aos aniversariantes e muitos anos de vida!



  • Time do SOREC realiza avaliação de atletas. No próximo sábado, 27/02/2016, acontecerá a seleção dos atletas que comporão a base do time do SOREC: sub-15; sub-17 e sub-20. A seleção dos atletas será a partir das 08:00h, no campo da COHAB, em Capoeiras.



  • Estuprador recolhido a Cadeia Publica de Capoeiras. Na segunda-feira, 15/02/2016, a Polícia Militar prendeu um auxiliar de serviços gerais, de 25, residente no bairro Parque Fênix, em Garanhuns. O acusado, no domingo (14), sob ameaça e agressão física estuprou a cunhada, de 23 anos. Como a Cadeia de Garanhuns está lotada, presos são enviados para cadeias de cidades da região.



  • Lei Maria da Penha em Garanhuns, o acusado foi recolhido a Cadeia de Capoeiras. Na sexta-feira, 19/02/2016, a Polícia Militar prendeu no bairro do Magano, em Garanhuns, um marchante de 30 anos, acusado de agredir sua esposa de 35 anos, com um garfo; e sua irmã ao tentar defender a cunhada também foi agredida a garrafadas. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia da Mulher, e por falta de espaço na cadeia de Garanhuns, foi recolhido a Cadeia Pública de Capoeiras.


  • Outro que foi preso e recolhido Cadeia Pública de Capoeiras, é Iranildo Bernardo de Melo, de 43 anos; ele é acusado de no último dia 15/02/2016, haver assassinado a ex-companheira Maria Cristina, de 45 anos, com um golpe de facão no pescoço. O crime ocorreu no bairro Maçaranduba, em Garanhuns. Preso neste domingo, o acusado foi recolhido a Cadeia Pública de Capoeiras. 



“Quando vires um homem bom,  tenta imita-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”
Confúcio.

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço está aberto à participação de todos: para você parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Atenção: Só serão publicadas as notas enviadas para o e-mail do blog.

Jovem que deu entrada no Hospital de Capoeiras vitima de acidente de moto foi identificado e passa bem.

O rapaz que deu entrada no Hospital Municipal de Capoeiras, na noite da última sexta-feira, 19/02/2016, vitima de acidente de moto, foi identificado, recebeu alta e passa bem. Segundo informações colhidas no hospital, o próprio jovem prestou as informações de identificação. Ele foi conduzido a um hospital em Garanhuns onde foi submetido a exames complementares, e em seguida foi liberado. Ele reside no município de Caetés, e familiares seus estiveram no Hospital.

O jovem deu entrada no hospital aparentando sinais de embriaguez; ele sofreu o acidente de moto nas proximidades do açude, aqui na cidade de Capoeiras; como não porta documentos de identificação e estava atordoado, uma foto sua acidentado foi compartilhada nas redes sociais na tentativa de localizar seus familiares.

O boato de que ele precisaria ser identificado para ser transferido para outro hospital não procede, informaram funcionários do Hospital de Capoeiras; ele só não foi transferido, mesmo sem identificação, porque o seu quadro de saúde não era grave, disseram.

As peripécias de um recenseador no IBGE

Por Altamir Pinheiro

A razão eu não sei explicar, mas sempre fui alucinado, tresloucado, desde criança,  ser um recenseador do IBGE, contar gente, saber quantas pessoas têm em Garanhuns,  ir de casa em casa para conhecer os hábitos desse povo, andar pelos  cortiços, becos e vielas, este sempre foi o meu sonho. Pois, não é que, no ano de 2012(já de bengala em punho)  realizei tal façanha: Fiz o concurso, posteriormente o curso e me habilitei, com um computadorzinho em mãos num verdadeiro CONTADOR DE GENTE. De crachá do IBGE na caixa dos peitos peguei no serviço e cai na estrada me achando, de fato e de direito,  um verdadeiro recenseador demográfico.

Pois bem!!! Falam que a marca registrada do nordestino  é a alegria, a gentileza, talvez um certo excesso de calor humano ao receber alguém em sua casa. Um abatimento aí... Nem tanto mestre, nem tanto... Talvez o nordestino, a primeira vista,  na aparência, seja mais afável em relação a outros povos, segundo já li sobre o assunto,  quando nos confrontamos com  a serenidade dos britânicos, a quase rispidez ou boçalidade natural dos franceses, o drama exagerado dos italianos, a falsa jovialidade dos americanos ou então a frieza misteriosa dos japoneses. Por não sermos possuidores de etiqueta no quesito comportamento, quase sempre o nosso  “Muito Obrigado", "Com licença" e  "Por Favor", são da boca pra fora!!! De um modo geral as nossas fórmulas ou  Formas cerimoniosas estão pra lá de Bagdá. Entendemos que,  a educação não deixa de ser uma questão cultural, mas é, principalmente, uma questão econômico-financeira e de convívio social. Basta vê ou   o que dizer dos usuários de SMARTPHONES que   pegam o aparelho no meio de uma conversa e deixa o seu respectivo acompanhante com cara de panaca ou cara de jumento sem mãe, ali, na mesa de um bar, numa reunião social ou num banco de praça!!!.

Das 777 casas que o IBGE deixou sobre minha guarda as visitei todas(Fiz o centro de Garanhuns incluindo o velho cabaré, parte dos bairros do Magano e Brasília). Inclusive, algumas residências, estivemos lá por mais de 10(dez) vezes. 90% dos meus contatos com esses donos ou donas de casas sempre fui tratado com indiferença e geralmente com quatro pedras na mão, quase que a pontapé. Se não bastasse à recepção do vira lata que me tratava da mesma maneira que recebe um carteiro dos correios... Ao bater na porta de uma casa, me identificar como recenseador do IBGE que estava ali, fazendo o CENSO, era tratado na base dos esturros e cheios de galhofas, ironias, sarcasmos e zombaria, saiam-se com essas: O que é isso? Pra que serve? A gente ganha o quê se responder? Vai aumenta o nosso bolsa esmola? Eu quero é me aposentar arrume um jeitinho aí seu barbudo que eu lhe dou um agrado por fora...

Como eu não assinava recibo, respondia-lhes à altura. Dava-lhes o troco a contento. Se bem que, no curso de 30 dias que fiz ou  prestei, os monitores do IBGE proibiam que nós recenseadores tocassem no assunto política. Em hipótese  alguma podíamos enveredar pelo caminho da  politicagem com o recenseado. Caso fosse descoberto, seria expulso sumariamente. Nos 80(oitenta dias) que prestei serviço aquele órgão foi o que mais falei: POLÍTICA!!! Quando eu prestava  as devidas informações que estava ali para catalogar dados, saber a população daquele bairro, saber as carências de infraestrutura da comunidade,  para que as autoridades pudessem fazer  suas políticas governamentais, a cretina da recenseada soltava os cachorros esculhambando com os políticos que não faziam nada,  quando eu retrucava: a culpa é sua, que vota errada, minha senhora!!! Por que não faz como eu que só voto se o candidato me pagar?!?!?! De graça eu não voto nem a pau!!!

Mas, divagando sobre a cidadania do nordestino, para nós que de um certo modo somos pessoas semianalfabetas e brejeiras, quase sempre nos Perguntamos: O que é CIDADANIA?!?!?! O brasileiro ou o nordestino em particular exerce a cidadania?!?!?! Ora,  Exercer a cidadania pode ser tomar uma atitude para denunciar, exigir, cobrar;  poder participar de uma associação de moradores, procurar órgãos de proteção ambiental, às crianças, aos idosos, aos animais; qualquer forma de participação: individual, coletiva, organizada ou ocasional; cobrar insistentemente da prefeita Neide Reino  para que ele tome jeito, tenha compaixão, e faça, semanalmente, um SOPÃO COM MUITA SUSTANÇA, em duas ou três comunidades carentes da cidade de Capoeiras, para aquele povo se alimentar das proteínas necessárias que o organismo humano exige. O fundamental é não tomar o inaceitável como natural ou então usar do famoso expediente: fazer o quê? Infelizmente eu não posso fazer nada... De um modo geral, por sermos semianalfabetos e brejeiros a ideia é a de que o exercício da cidadania dá trabalho...

Na contra mão dos direitos e deveres, o que é que você acha do fura fila?!?!?! E a questão do lixo?!?!?! O que dizer do respeito às leis de trânsito, e o comportamento do motoqueiro?!?!?! O flanelinha atacando o seu carro. E o  vizinho que toca música alta  e mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para baixar o volume, ele manda você “se fudê”... E o Altamir Pinheiro respondendo a um anônimo que o agride no blog do Roberto Almeida, hein?!?!?! Pois é isso: somos agressivos,  oportunistas e mal educados. Você deve achar que estou exagerando, pois saiba que não!!!  No anonimato, já de um bom tempo pra cá, todo mundo vem se tornando brutalmente igual. Fértil ou  realista está no dia-a-dia, no cotidiano das ruas. Na verdadeira acepção da palavra, o  brasileiro está a anos-luz de distância do que é   CIDADANIA...

Voltando ao recenseador do IBGE,  Altamir Pinheiro, certa vez, ao chegar num casebre de uma viúva de apenas 45 anos, com um casal de  netos, segundo a avó, sua filha estava ausente por ter ido ao show da Banda Calcinha Preta na festa  de São José em Capoeiras, patrocinada pelo prefeito NENEN. Esta “CIDADÔ recusou-se peremptoriamente a me prestar as devidas informações.  Tentei... tentei...  Mas não houve jeito, meus argumentos eram todos em vão. Ela não se dobrava, bateu o pé e disse que não falava: não, não e não. Daí, joguei duro com ela!!! Olhe, Dona MADALENA!!! Eu quero lhe dizer com todas as letras que por a senhora em não querer falar, para o governo, lá nos papéis do governo, a senhora não é gente e sim um animal. Esclarecendo melhor: para o governo a senhora é uma jega!!! Gente: nunca, jamais!!! Endiabrada e de olhos arregalados, bufando pelas ventas,  ela me encarou, botou um pé na frente, mão na cintura e esbravejou: Você me respeite seu barbudo, eu sou uma mulher de vergonha, não admito que o senhor venha em minha casa para me tratar dessa maneira!!! Aquela altura, eu estava irredutível também: é isso mesmo,  para o governo a partir de hoje a senhora não passa de  uma JUMENTA e seus netos uns jumentinhos!!!

Fiz vê-la que,  seria bastante prejudicada e, por seu nome não constar na burocracia do governo, quando ela se dirigisse a farmácia do Hospital Dom Moura, para pegar remédio de graça, não teria êxito, não seria atendida. A moça da farmácia, por entender que dona Madalena era uma égua,  iria mandá-la para a farmácia veterinária para tomar injeção de cavalo!!! E outra coisa: Nos finais de ano em que a prefeitura e as entidades de cunho social ao distribuírem cestas básicas de alimentos para as comunidades carentes, a senhora não terá direito. Sua cesta, com certeza, será um feixe de capim!!!  Mas uma vez ela esbravejou e de dedo em riste, disse-me: -eu não sei onde estou que não lhe dou um bufete na sua cara ou faça uma arte maior com um barbudo atrevido da sua marca. -Me respeite seu... seu... Eu não quero nem dizer o que tá aqui na ponta da minha língua... Sem abrir mão da minha dura investida, retruquei-a: sim, e tem mais, viu: O bolsa esmola dos seus netos, “ZÉ FINIR!!!”,  fazendo gestos com as mãos disse-lhe, MORREU!!! Recebe mais não!!!  Mas como à senhora não quer me prestar às informações, tá legal, se é assim que acha e impõe. Vou-me embora e passar bem!!!

Perto de dobrar a famosa curva do marmeleiro, bem adiante, só ouvia uma voz,  me chamando: SEU BARBUDO!!! OH, SEU BARBUDO!!! VÓ TÁ LHE CHAMANDO, VOLTE, VÓ QUER FALAR COM O SENHOR!!! Era o neto de dona Madalena... Ao chegar lá, disse: pronto, senhora!!! E, dona Madalena, cabisbaixa, com a voz embaçada, turrona  e sem me encarar, resmungou: como foi mesmo que o senhor falou essa história que os meus netos não recebem mais essa tal de bolsa lá no banco... Bem sendo assim, eu acho que vou responder suas perguntas. Pois, como lição de vida,  daí, deduz-se que: A força da necessidade é irresistível, a precisão, a mendicância,  a dependência da esmola falou mais alto para aquela “JUMENTA”, que está a dez mil anos-luz de distância para enxergar ou distinguir o que é CIDADANIA...

Prefeita Neide Reino participa do encontro Agenda 40 de Garanhuns


Financiamento de campanha, regras para propaganda e novos prazos da Legislação Eleitoral foram alguns dos temas discutidos durante a Agenda 40, realizada pelo PSB estadual na tarde deste sábado, 21/02/2016, em Garanhuns. Prefeitos e presidentes municipais do partido em 24 municípios do Agreste receberam orientações de como proceder durante o período da eleição, que foram repassadas pela equipe jurídica do partido, sob a responsabilidade da advogada Diana Câmara, e por um convidado técnico especializado em Legislação eleitoral. 

A propaganda eleitoral foi um dos assuntos que mais geraram dúvidas entre os militantes. A partir deste ano, propagandas fixas ganharam limitações. Não estão permitidas pinturas em muros e publicidade que ultrapasse o tamanho 50cm x 50cm. Os cavaletes também estão proibidos. “A eleição de 2016 será diferente de todas as outras, em especial pela restrição e arrecadação e valores gastos. Isso vai fazer com que a Internet seja utilizada de forma mais intensa, com destaque para Facebook, Instagram e Whatsapp. Acredito que ao analisar representações contra esse tipo de propaganda, os julgadores vão observar tanto as regras gerais eleitorais quanto as do Marco Civil da Internet”, explicou Diana Câmara. 

Durante o encontro, o presidente estadual Sileno Guedes falou sobre os desafios do PSB em 2016. Atualmente, o partido conta com o maior número de prefeitos em Pernambuco (75). “Formar boas chapas de vereadores e lançar candidatos a prefeitos nas mais diversas cidades para que a gente dê ao PSB o tamanho que ele já tem hoje. Esse é o objetivo que temos que traçar e buscar esse ano. Estamos trazendo uma prestação de serviço com esclarecimentos para ajudar na organização partidária de cada município. Tem muita dúvida, muita informação e a gente resolveu compilar isso num documento único”, discursou. 

Para auxiliar os filiados, a equipe jurídica do partido inovou e elaborou uma cartilha sobre as novas regras para as eleições, com as mudanças nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. A próxima Agenda 40 será realizada no Sertão Central, englobando 33 municípios. 

PSB de Garanhuns registra moção de apoio a João Campos

Secretário de Organização do PSB, João Campos recebeu moção de apoio de representantes do partido em 24 municípios do Agreste que participaram da Agenda 40 da região, realizada na tarde deste sábado (20), em Garanhuns. Durante o evento, o presidente municipal do PSB, Nivaldo Azevedo, fez uma defesa da trajetória de João Campos, que assumiu recentemente a chefia de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB). O ato reuniu integrantes da Executiva estadual do partido, incluindo o presidente Sileno Guedes.

Nivaldo lembrou o preconceito contra Eduardo Campos, que ainda jovem assumiu a mesma função desempenhada agora por João. “Nos últimos dias, assistimos a uma agressão desmedida contra o companheiro João Campos nas redes sociais. Um sinal de desrespeito e desconhecimento da sua atuação dentro do Partido Socialista Brasileiro”, disse. “Eduardo Campos também sofreu com a visão preconceituosa daqueles que não conheciam a política. Se não tivesse seguido em frente, não teríamos tido a oportunidade de tê-lo como um dos mais importantes líderes políticos que o Brasil já conheceu”, completou.

Durante seu pronunciamento, João Campos disse que seguirá o desafio de cabeça erguida e destacou as conquistas obtidas da gestão do ex-governador Eduardo Campos. “Meu pai me contava que quando assumiu a chefia de gabinete de doutor Arraes, aos 22 anos, a turma apavorada o chamou de ‘o netinho’, achando que aquele gesto ia desanimar ele e vocês sabem o que ele fez”, declarou João Campos.

“Se ele tivesse baixado a cabeça, hoje não teríamos o filho do pobre fazendo intercâmbio no exterior, não criaríamos mais de três mil leitos em hospitais em Pernambuco, não seríamos referência na Lei de Transparência e contra o nepotismo, não seríamos um estado que cresceu mais que Brasil. Minha família é acostuma da a crescer na adversidade”, completou o secretário de Organização do partido.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Faleceu em Capoeiras o caminhoneiro 'Roba de Estácio'.

Na tarde deste sábado, 20/02/2016, faleceu o caminhoneiro Roberto Alves de Araújo, Roba de Estácio como era conhecido. Ele faleceu em um hospital na cidade de Caruaru, onde estava internado. A causa da morte foi complicações de saúde decorrentes de um acidente de moto.

No último dia 06/02/2016, a motocicleta pilotada por Roba de Estácio colidiu com outra moto, na PE 193, em frente ao Posto Padre Cícero, em Capoeiras. Socorrido para o hospital, teria sido constatado que o mesmo havia quebrado um osso da bacia, além de machucar alguns órgãos internos. Desde então o seu quadro de saúde foi se agravando e infelizmente, não resistiu e faleceu.

Torcedor do time do Sport Clube do Recife, Roba deixa esposa e dois filhos.

O corpo esta sendo velado na residência da família aqui em Capoeiras. O sepultamento esta previsto para às 16:00h no cemitério local; antes haverá a celebração de uma missa de corpo presente, na matriz de São José.

O condutor da outra moto envolvida no acidente quebrou a clavícula; e segundo informações, esta em sua residência e passa bem.

Conversa entre pai e filho antes da festa.

HUMOR DO DOMINGO


- Pai tô indo na festa.
- Você vai bebe?
- Não.
- Vai fuma?
- Não.
- Vai usa drogar?
- Não.
- Vai transar?
- Não.
- Então fica em casa.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Agreste é Notícia, 20.02.2016

Coluna publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Mulher assassinada a golpe de faca em Garanhuns. A senhora Maria Cristina Gomes, de 45, domestica, foi encontrada morta na manhã da terça-feira, 16/02/2016, na casa onde morava, no bairro Maçaranduba, em Garanhuns. A vitima residia com um casal de filhos adolescentes; eles informaram a polícia que nada viram, que quando acordaram pela manhã encontraram a mãe morta caída no chão do quarto. A mulher foi assassinada com um golpe de faca no pescoço, ela trajava apenas roupas intimas.

- Trio assalta Van de transporte alternativo: um foi morto e dois presos. No inicio da noite da segunda-feira, 15/02/2016, dois homens e uma mulher que viajavam como passageiros numa Van que faz linha entre o distrito de São Pedro e Garanhuns, nas proximidades do aeroporto anunciaram um assalto e renderam o motorista e cinco passageiros. Quando os assaltantes iam se afastando, o motorista da Van, Paulo Alves Feitosa, 47 anos, policial militar reformado, reagiu e atirou, matando o assaltante Felipe Ferreira, de 19 anos, que residia no centro da cidade de Jupi. Os outros dois acusados, um homem e uma mulher fugiram, mas foram localizados e presos pela Polícia, Valeria Vieira, de 19 anos e um menor de 16 anos, ambos também residentes no centro de Jupi.

O Ministério Público de Pernambuco através do Promotor de Justiça Dr. Domingos Sávio instaurou inquérito civil para apurar denuncia feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns (SINSEMUG), que acusa o excesso de estagiários contratados pela prefeitura de Garanhuns, principalmente para a Secretaria de Educação. O Ato foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, 17/02/2016.

- O Ministério Público instaurou, através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, um Inquérito Civil, para investigar denuncias de falta de profissionais médicos na especialidade de Pediatria no Hospital Regional Dom Moura. O Promotor Alexandre Bezerra é o responsável pelo procedimento. Do blog Carlos Eugênio.

Iati
- Um vendaval atingiu a cidade de Iati, no Agreste de Pernambuco, na tarde da segunda-feira, 15/02/2016, causando bastante estrago. A ventania sem chuvas e com muita poeira derrubou arvores, destelhou casas e danificou parte da coberta de um posto de combustíveis.

Saloá
- A prefeitura de Saloá publicou decreto no Diário Oficial da quinta-feira, 18/02/2016, anulando o concurso público daquele município. O concurso estava suspenso, e a anulação teria como base um termo de Ajustamento de conduta (TAC) assinado entre o município e o Ministério publico de Pernambuco.

- Chuvas com ventos fortes arrancaram arvores e destelharam casas na última segunda-feira, 15/02/2016, na cidade de Saloá.

São Bento do Una
- Dois agricultores foram vitimas de assaltado no Sítio Pimentel, zona rural de São Bento do Una. As vitimas disseram a polícia que estavam em casa quando chegaram dois elemento em uma moto Biz, e armados anunciaram o assalto; eles roubaram R$ 5 mil e uma moto CG 125 FAN, placa PGI 6541, além de agredirem fisicamente os dois. A policia realizou rondas e localizou a moto Biz abandonada, a qual havia sido tomada de assalto; e no sítio Cacimbas também localizou a moto FAN pertencente aos agricultores. Os acusados não foram localizados.

Jupi
Na quarta-feira, 17/02/2016, a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de roubar bodes na zona rural do município de Jupi, Agreste de Pernambuco. Uma vitima acionou a polícia após ter um carneiro roubado por homens que estavam em um carro de passeio. Os policiais localizaram o veiculo, dentro estavam dois carneiros e um bode. A vitima reconheceu um dos animais como seu. Os dois homens foram presos e autuados em flagrante.

Lagoa do Ouro
- O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa do Ouro que providencie a criação de site oficial para o órgão, incluindo na página um link para o Portal da Transparência do município, ou que requisite a inclusão desse link na página da Prefeitura de Lagoa do Ouro. Além disso, o presidente do Legislativo deve adequar o portal, incluindo todas as informações exigidas pela Lei nº12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

Paranatama
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS
Processo: 15900253 – 
Auto de Infração lavrado contra o Sr. José Teixeira Neto, prefeito do município de Paranatama, pelo não envio de informações do Módulo de Execução Orçamentária e Financeira do Sistema SAGRES, após reiteradas solicitações, durante o exercício de 2015. (Adv. Rodrigo Novaes Cavalcanti - OAB: 27017PE) 
Julgamento: À unanimidade, a Primeira Câmara deste Tribunal, homologou em parte o Auto de Infração, lavrado contra o Sr. José Teixeira Neto, Prefeito do Município de Paranatama, aplicando-lhe multa.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Jovem não identificado dá entrada no Hospital de Capoeiras vitima de acidente de moto


No inicio da noite desta sexta-feira, 19/02/2016, um rapaz deu entrada no Hospital Municipal de Capoeiras vitima de acidente de moto. O jovem não porta nenhum documento de identificação, e uma foto dele acidentado foi compartilhada em redes social na tentativa de localizar familiares do mesmo.

Entramos em contato com o Hospital Municipal de Capoeiras, e a Enfermeira Chefe, a senhora Vânia, informou que o rapaz recebeu atendimento e esta em observação médica, e que seu quadro de saúde é estável, sem gravidade.

O jovem ao dar entrada no Hospital aparentava sinais de embriaguez e estava atordoado. O acidente ocorreu por volta das 19:00h na estrada nas proximidades do açude aqui na cidade de Capoeiras.

Quem conhecer o rapaz avisar a seus familiares para que entre em contato com o Hospital.
Foto: Edyane Dias

Governador inaugura Colégio em Caetés

Governador entregou, nesta sexta-feira, em Caetés, escola municipal que contou com recursos do FEM


Nesta sexta-feira19/02/2016, o governador Paulo Câmara esteve em Caetés, no Agreste, onde entregou as novas instalações da Escola Municipal Monsenhor José Anchieta Callou. Na ocasião, o gestor destacou que o investimento em educação é o melhor caminho para transformar a vida de cada vez mais pernambucanos. A unidade de ensino contou com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

“É muito importante continuar nesse caminho. Caminho que não tem mais volta e que temos percorrido em cada município. Estamos entregando escolas que possam fazer diferença na vida dos nossos alunos, para que eles possam ganhar o mundo. E, com ensino de qualidade, possam atingir seus sonhos, entrar na universidade, conseguir bons empregos, viver, trabalhar e ser feliz nas cidades que nasceram, ao lado da sua família", frisou.

O Governo de Pernambuco repassou, por meio do FEM, R$ 984,5 mil para a construção da escola, que também contou com aportes dos governos Federal e Municipal. O equipamento está apto a receber 1,5 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Ao destacar a importância do fundo de apoio municipal, Paulo também reiterou a continuidade das parcerias com as prefeituras pernambucanas. “Vou governar Pernambuco fazendo muitas parcerias com prefeitos de todos os municípios e regiões. Porque é com parcerias, trabalho e dedicação que a gente vai superar os desafios e fazer com que Pernambuco volte a caminhar e a crescer como o ex-governador Eduardo  Campos fez”, ressaltou.

As aulas, que já têm início na próxima segunda-feira (22), vão atender aos estudantes da sede, dos povoados, distritos e de toda zona rural do município. O novo prédio reúne 24 salas de aulas, sala de leitura, sala de vídeo, laboratórios de informática, de ciências e artes, espaços de multimeios - para o aluno com necessidades especiais -, biblioteca, auditório, pátio coberto, além de área administrativa (diretoria, sala dos professores, secretaria).

Aos estudantes, o governador recomendou: “Conservem essa escola. Façam com que ela seja o dia a dia de cada um de vocês”. Paulo também conclamou a colaboração dos pais. “Façam com que esse equipamento seja uma peça fundamental para criação dos seus filhos e das novas gerações que nascem aqui”, aconselhou.