Seguidores

quinta-feira, 30 de março de 2017

INSS destrata idosos na Agência de Caetés

Por Rute Ferreira

DESTRATO COM OS IDOSOS: Para receberem seus benefícios ou aposentadorias, idosos e idosas dos municípios de Capoeiras e Caetés, muitos doentes, usando bengalas, necessitando de apoio para andar, levantar, sentar e, até recém-saídos de UTI, para atualizarem informações são obrigados a irem a Agência da Previdência Social de Caetés, onde são mantidos em longas filas, sem prioridade, sob sol escaldante, calor intenso, passando sede e fome.

Na terça-feira, 28/03/2017, os direitos dos idosos foram violados; foi sofrimento para os mesmos saberem onde foram depositados seus benefícios ou aposentadorias. Ligar para 135 (Previdência) como foi orientado, NÃO FUNCIONOU. Nem orelhões, nem celular, nem telefone fixo.


Destrato, desrespeito, desinformação, desleixo com patriarcas e matriarcas, avós, avôs, bisavós, bisavôs, idosos desprotegidos.

Entrando pela tarde, o sol causticante, calor sufocante, muitos idosos em jejum; contidos e reprimidos aceitavam o sofrimento e as imposições sem se queixarem.  Afinal, a quem mesmo podem recorrer? Pedir por socorro?

O Estatuto do Idoso, lei 10.741, Art.2, assegura aos iguais ou maiores de 60 anos proteção integral, todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental em condições de dignidade. Cadê?

Apelo para os órgãos responsáveis, autoridades e representantes da classe que se pronunciem em defesa dos nossos idosos.

O descaso para com os idosos foi levado ao conhecimento da Promotoria de Cidadania e Justiça de Caetés. Que nenhum tipo de negligência, destrato e desrespeito aos idosos seja aceito.

E como será conosco quando não formos mais "úteis" para a sociedade?

Rute Ferreira apresenta o programa “Almoço & Prosa”, com foco nas pessoas da terceira idade, levado ao ar aos sábados, das 12h às 13h, na Radio Jovem Capoeiras FM. Ativista da causa dos idosos, recentemente foi eleita para o Conselho Municipal do Idoso de Capoeiras.

12 comentários:

  1. minha mae mesmo ficou o dia inteiro esperando pra saber onde iria receber , verdadeiro descaso , moro em são paulo fiquei indgnada , se fosse aqui teria acionado a policia queria ver se eles não atendiam rapido.

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso que estavam fazendo é do mesmo jeito dos animais, que quando estão gordos servem para trabalhar, quando estão velhos soltam no campo para morrer de fome sem saber para onde vão e isto não não faz!!!! Não sabe eles, que os aposentados de hoje foi o futuro de ontem, pó isso que o aposentado, o idoso, como todos os seres humanos merecem muito mais respeito. Obrigado!

    - Cícero de Creuza

    ResponderExcluir
  3. Defendo e apoio os direitos da pessoa idosa e estou de acordo com vcs no q se trata do desrespeito com relação ais nos parentes mais velhos em mudarem seus benefícios de agência sem nem se quer os comunicarem ou perguntarem se eles estariam de acordo. E q os mesmos mereciam sem sombra de dúvidas um atendimento rápido e especial pra se pouparem do cansaço físico e dos maltratos. Porém não posso ser injusta de dizer que os atendentes do INSS local não estavam preocupados e fazendo o possível para q tivessem um bom atendimento, porém pelo total de pessoas para serem atendidas por apenas 3 servidores não é possível, e devido a isso pediram ao regional mais pessoas para ajudarem a atender e na segunda feira no caso amanhã ja estaram com a equipe maior e alguns destes problemas poderam ser aminizados. Não estou querendo tirar a culpa e dizer q os maltratos não aconteceram pois vir com meus próprios olhos q sim, mas estou querendo apenas informar q os mesmos também tiveram a mesma preocupação q nós estamos tendo. E a culpa debtdo isso é da Dataprev q fez estas modificações sem notificar antes para q as devidas providências fossem tomadas. É preciso prestar atenção quando for mexer nos benefícios sociais primeiramente pq é um erro pois estes direitos ja estão assegurados e segundo pq os mesmos tem direito de escolherem em qual agência bancária vão tirar mensalmente seus benefícios.

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar aqui os meus agradecimentos a equipe da secretaria de assistência social de caetés, que retirou os idosos do sol e colocou-os em um local onde tinha,cadeira,banheiro,sombra e água fresca. Dessa forma amenizou o sofrimento,meu demorou ser atendido, mas esperou sentado.

    ResponderExcluir
  5. Boa é isso mesmo temos que acabar com esse descaso essa falta de respeito e dá valor a quem tanto contribuiu

    ResponderExcluir
  6. Que vergonha!!! E ainda querem impor uma reforma da previdência fraudulenta dessa!

    ResponderExcluir
  7. Assim como foi o golpe para tirar Dilma da presidência,o que podia se esperar de um governo tão mentiroso e ardiloso que nao tem um mínimo de respeito com a nossa democracia,mas chegar ao ponto de uma humilhação com pessoas idosos que tanto contribuíram pelo nosso pais,basta,chega, o povo nao é idiota,a nossa nação os nossos direitos estao sendo violados,o povo já não se sente mas seguro,chega de politicagem,onde estão os nossos defensores de políticas publicas,a flecha foi lançada e ai vamos so nos defender e fugir ou vamos atacar,direito do idoso violado direitos dos trabalhadores tambem sendo ameaçado, e agora qual vai o proximo golpe, quem vai ser o protagonista,estar na hora alias passou da hora vamos tomar uma oposição atitude já
    ABRAÇO: ROMEU PRESIDENTE DA ASSOCIAÇAO QUILOMBOLA DE ATOLEIRO

    ResponderExcluir
  8. Espero que o Ministério Público se posicione em Defesa dos nossos idosos, que tanto descaso por parte dos funcionários dá Previdência possa acabar e que sejam tomadas providências para sanar as dificuldades, e lembrando que o tempo corre, em breve somos nós que estaremos nesta fila.

    ResponderExcluir
  9. Isso é mesmo de ficar indignado. O Brasil não respeita seus idosos e nem aproveitam deles sua Sabedoria, como os países orientais o fazem.Se continuarmos inertes e sem voz sobre isso, seremos muito em breve um País esquecido pelo mundo e fragilizado em todas as áreas!

    ResponderExcluir
  10. O que vi hoje nas agências da Caixa, foi um total despreparo e respeito causados pela falta de informação e de atitudes que façam valer e os direitos de nossos Idosos. As pessoas se comportam como se houvesse amanhã, como se fossem, se sorte tiverem, chegar a até a velhice. Quem não respeita seus idosos, trabalhadores do passado, não merecessem o nosso respeito e devem pagar por isso!

    ResponderExcluir
  11. Absurdo a falta de respeito com o idoso, espera-se o mínimo de dignidade e respeito por esses cidadãos que já contribuíram significativamente com esta nação! O que deveria ser a "melhor idade" está sendo a "pior idade" pelo descaso que vêm sofrendo. Precisamos lutar por políticas públicas que ofereça uma vida mais digna aos nossos queridos "idosos"... Estamos envelhecendo a cada dia... Como gostaríamos de ser tratados? PENSEM !!! Isto significa empatia....

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!