Seguidores

sábado, 25 de março de 2017

O Agreste é Notícia, 25/03/2016

Coluna publicada aos sábado apresenta um resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Jovem é assassinado e outro ficou baleado na noite terça-feira, 21/03/2017, no bairro Indiano, em Garanhuns. As vitimas estavam em um bar na localidade jogando sinuca quando chegaram dois elementos não identificados numa moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo, alvejando Paulo Henrique de 19 anos, na região da cabeça, causando sua morte no local; e Victor Hugo, de 17 anos, que foi alvejado no tórax, e socorrido para o hospital Regional Dom Moura. Populares disseram a Polícia que a vitima tinha envolvimento com drogas. www.agresteviolento.com.br

Saloá
- Uma VAN que transporta estudantes foi assaltada no inicio da noite da quinta-feira, 23/03/2017, no Sítio Jacinto, zona rural de Saloá. Dois elementos não identificados anunciaram o assalto e roubaram vários aparelhos de telefone celulares das vitimas.

Caetés
- Uma Audiência Pública realizada na segunda-feira, 21/03/2017, na Câmara de vereadores de Caetés debateu sobre soluções para o enfrentamento a violência naquele município. A audiência foi promovida pelo Comandante do 9º BPM Valmir Vaz e pelo sargento Dimas, responsável pelo destacamento da PM em Caetés e Capoeiras. Vereadores do município de Capoeiras estiveram na cidade vizinha participando do evento.

- Na noite da sexta-feira, 24/03/2016, faleceu na cidade de Caetés o empresário Arlindo Valério, aos 80 anos, em decorrência de complicações de um AVC. Muito conhecido na região, durante muitos anos ele foi um dos principais comerciantes do ramo de revenda de açúcar e gás de cozinha. Informação e foto: blogdofaguinhocaetés.blogsport,com.br

São Bento do Una
- O presidente da Câmara de São Bento do una, vereador André Valença (PSD) é candidato a presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). A eleição ocorre nesta sábado, 25/03/2016, na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco. A disputa se dará contra o atual presidente da entidade, vereador Josinaldo Barbosa (PTB), de Timbauba.

- Trecho da Adutora do Agreste que levará água da transposição do Rio São Francisco para o município de São Bento do Una teve suas obras iniciadas esta semana, a partir de Belo Jardim. O inicio da obra foi comemorada numa rede social pela prefeita Débora Almeida: Ainda está bem no começo, próximo ao trevo de Belo jardim, mas nos enche de esperança.

Palmeirina
- A Segunda Câmara do TCE julgou ilegais, nesta quinta-feira (23), 285 (duzentas e oitenta e cinco) contratações temporárias, para cargos como agente de saúde, agente administrativo, enfermeiro, médico, professor, entre outros, realizadas pela Prefeitura de Palmerina no exercício de 2015. O responsável pelas admissões foi o ex-prefeito, José Renato Sarmento de Melo. O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo. Entre as falhas apontadas cabem destaque para a ausência dos documentos comprobatórios da regularidade das admissões dos servidores, inexistência de seleção pública para as contratações realizadas e percentual de comprometimento das despesas com pessoal, calculado com base na receita corrente líquida, no valor de 71,90%, estando portanto acima do limite permitido para esses gastos(54%), segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além de votar pela ilegalidade, negando registro aos atos de admissão, o conselheiro aplicou uma multa no valor de R$ 10.000,00 ao ex-prefeito. O voto foi aprovado por unanimidade. 
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/03/2017

Bom Conselho
Origem: Prefeitura Municipal de Bom Conselho 
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS 
Órgão Julgador: Pleno 
Processo: 15041608 - Recurso Ordinário protocolado pelo Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, contra o Acórdão TC nº 0706/15 (Processo TC nº 1590003-4), que julgou irregular a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, relativa ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, aplicando multa ao responsável, ora recorrente. (Adv. Wladimir Cordeiro de Amorim - OAB: 15160PE) 
Julgamento: Os Conselheiros desta Corte de Contas, à unanimidade, conheceram do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deram-lhe provimento para, reformando o Acórdão TC nº 0706/2015, julgar regular, com ressalvas, a gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, relativa ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, afastando a multa que fora aplicada ao responsável, ora recorrente, permanecendo inalterados os demais termos da deliberação guerreada, acompanhando o voto do Relator. Em 22/03/2017

São João
Origem: Prefeitura Municipal de São João - PMSJ 
Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO 
Órgão Julgador: Pleno 
Processo: 16211583 - Recurso Ordinário aforado pelo Sr. José Genaldi Ferreira Zumba, contra o teor do Acórdão TC nº 1179/16 (Processo TC nº 1505569-3), proferido pela Segunda Câmara desta Corte de Contas, que julgou ilegais contratações temporárias realizadas na Prefeitura Municipal de São João, no exercício de 2015, de responsabilidade do então prefeito, ora recorrente, aplicando-lhe multa. (Adv. Eduardo Lyra Porto de Barros - OAB: 23468PE) 
Julgamento: Os Conselheiros desta Corte, à unanimidade, conheceram do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deram-lhe provimento para, reformando o Acórdão TC nº 1179/16, julgar legais as contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de São João, no 1º quadrimestre do exercício de 2015, cujos atos encontram-se listados nos Anexos I, II e III do retromencionado julgado, concedendo, os respectivos registros. Em 22/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!