Seguidores

domingo, 23 de julho de 2017

Previsão climática, julho a setembro 2017 em Pernambuco

A reunião de previsão climática Sazonal foi realizada no CPTEC/INPE-SP no dia 26 de junho de 2017 e simultaneamente, através de vídeo conferência para todos os estados do Brasil. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o trimestre julho a setembro (JAS) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos Atlântico e Pacífico, a previsão é de chuvas abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco.

Vale salientar que, mesmo com a previsão de precipitação no período ficar abaixo da média, podem ocorrer chuvas intensas e mal distribuídas tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas), principalmente nestes meses que fazem parte da quadra chuvosa da parte leste de Pernambuco.

PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DE 2017

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE JAS.
Os meses de julho e agosto ainda estão dentro do período chuvoso no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR). Setembro é caracterizado como o início da estação seca no Litoral. Portanto, neste período, as chuvas são concentradas na faixa leste do estado, com os acumulados médios no trimestre (julho a setembro).


A Figura 1 mostra a distribuição espacial da precipitação no trimestre jul a set, nas regiões pernambucanas.


RESULTADO DO TRIMESTRE ANTERIOR MARÇO/ABRIL/MAIO

No trimestre março a maio os maiores registros de chuva ocorreram na parte leste do estado, com destaque para Mata e o Agreste Meridional. A Zona da Mata ficou em torno de 30% acima do esperado, o Agreste ficou em torno da média, já a RMR e o Sertão ficaram abaixo da média climatológica, -9% e 40%, respectivamente.
Fonte: APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!