Seguidores

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prefeitos pernambucanos reuniram-se com a bancada federal do Estado em Brasília


Um grupo de aproximadamente 100 prefeitos pernambucanos esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, no Congresso Nacional para cobrar comprometimento dos parlamentares com a pauta mínima municipalista e audiência com o presidente da República, Michel Temer, para pleitear o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).

Presentes na reunião diversos  prefeitos do agreste: de Garanhuns, Izaías Régis (PTB); de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB); de Palmeirina, Marcelo Neves (PSB); de Capoeiras, Neide Reino – que também ocupa a presidência da CODEAM – (PSB); de Paranatama, Valmir do Leite (PSB); de Calçado, Expedito Nogueira (PP), de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB); de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT); da Pedra, Osório filho (PSB); de Lajedo, Rossini Blésmany (PSD), de Ibirajuba, Sérgio Arandas;  de Jucati, Ednaldo Peixoto (PSB) entre outros.


Os gestores se reuniram no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados. O encontro foi coordenado pelo presidente da Associação de Municípios de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e também acompanhada por membros da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A bancada de Pernambuco da Casa legislativa compareceu expressivamente.

Patriota explicou que os deputados receberiam, em mãos, dois documentos que deveriam assinar. O primeiro é uma carta aberta à Presidência da República em que se requer uma audiência com os prefeitos brasileiros em que será reforçada a necessidade de se editar uma medida provisória para garantir apoio financeiro aos Municípios.

“O ponto principal é a ajuda financeira aos Municípios, no valor de um FPM (Fundo de Participação dos Municípios), para os Municípios conseguirem fechar as contas até o final do ano”, disse ele.

O segundo ponto, conforme a liderança municipalista explicou, diz respeito ao comprometimento dos parlamentares em aprovarem a pauta municipalista que está pronta para ser apreciada pelo Plenário da Câmara. “São projetos prontos para votar, só precisa da decisão dos deputados, de uma pressão para ser colocado na ordem do dia”, disse ele.

Antes de abrir a palavra para os parlamentares, as matérias, que abordavam desde piso salarial dos professores a precatórios, foram apresentadas aos deputados pelos próprios prefeitos, que aproveitavam para descrever a situação crítica que se encontram seus Municípios. “É preciso que vocês abracem e entendam que, se não for assim, não vai dar para continuar. Vamos virar pagadores de folha”, disse o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

Fonte: Amupe e falandocomoagreste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!