Seguidores

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Chuvas elevam nível do Rio Una na Mata Sul e preocupa moradores


No município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco, onde fica a nascente do Rio Una choveu 20,80m nas últimas 24 horas, segundo dados de monitoramento da APAC.

Nas últimas 24 horas ocorreram chuvas fortes na Região Metropolitana do Recife e na Mata sul do Estado. As chuvas foram causadas por um sistema meteorológico denominado de Distúrbio Ondulatório de Leste. O sistema foi detectado pela Sala de Situação da APAc que emitiu um Aviso Meteorológico neste domingo 18/02/2018, às 00h. 

O radar meteorológico da APAC mostravam chuvas aproximando com intensidade forte na Zona da Mata Sul e Litoral. A tabela abaixo mostra os maiores acumulados de chuva, registrados nas últimas 24 (18h do dia 17-02 às 18h do dia 18-02) horas nos pluviômetros, na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Bacia do Rio Una
O Rio Una encontra-se estável na estação Cachoeirinha. Na estação Barreiros, o rio apresentou elevação de 2,30m, no momento encontra-se subindo lentamente 3,00m abaixo de sua cota de alerta. Na estação Palmares, o rio apresentou elevação de 1,00m e encontra-se aproximadamente 1,50m abaixo de sua cota de alerta.
Afluentes: O Rio Panelas, na estação Belém de Maria, apresentou elevação de 0,80m, e no momento encontra-se descendo lentamente aproximadamente 1,30m abaixo de sua cota de alerta. O Rio Pirangi, na estação Catende, encontra-se subindo lentamente aproximadamente 1,30m abaixo de sua cota de alerta. Na estação Jaqueira (Cemaden), o rio apresentou elevação de 0,50m e encontra-se descendo lentamente. O nível do Rio Carimã em Barreiros apresentou transbordamento, estando fora de sua calha habitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!