Seguidores

sexta-feira, 31 de março de 2017

Interditados os matadouros de Capoeiras e Afogados da Ingazeira

Matadouro de Capoeiras
Após ação de fiscalização conjunta entre o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, os matadouros de Afogados da Ingazeira e de Capoeiras foram interditados por tempo indeterminado. A inspeção foi feita nesta quarta-feira, 29/03/2017.

A equipe de trabalho, composta pelo procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho e pelos auditores fiscais Edson Cantarelli e Francisco Reginaldo Rodrigues, também inspecionou o matadouro de Jurema. Ele já estava interditado por determinação do Ministério Público estadual.

Matadouro Afogados da Ingazeira
Entre os principais problemas encontrados nos matadouros estão aqueles relacionados à saúde e segurança do trabalhador. Havia irregularidades no trabalho em altura, no piso do local e na parte elétrica. Foi constatada também a falta de treinamento por parte dos trabalhadores.

Os matadouros de Jurema e de Capoeiras são administrados pelos respectivos municípios. Já o de Afogados da Ingazeira por uma empresa. Na segunda-feira (3), haverá reunião com representantes de cada um deles no Ministério do Trabalho e Emprego, para tratar das medidas que deverão ser adotadas para a desinterdição dos matadouros. Tanto a interdição como a liberação para funcionamento é feita pelos auditores do Ministério do Trabalho. No âmbito do Ministério Público do Trabalho, as informações da inspeção serão juntadas nos inquéritos já em andamento.
Matadouro de Jurema

quinta-feira, 30 de março de 2017

INSS destrata idosos na Agência de Caetés

Por Rute Ferreira

DESTRATO COM OS IDOSOS: Para receberem seus benefícios ou aposentadorias, idosos e idosas dos municípios de Capoeiras e Caetés, muitos doentes, usando bengalas, necessitando de apoio para andar, levantar, sentar e, até recém-saídos de UTI, para atualizarem informações são obrigados a irem a Agência da Previdência Social de Caetés, onde são mantidos em longas filas, sem prioridade, sob sol escaldante, calor intenso, passando sede e fome.

Na terça-feira, 28/03/2017, os direitos dos idosos foram violados; foi sofrimento para os mesmos saberem onde foram depositados seus benefícios ou aposentadorias. Ligar para 135 (Previdência) como foi orientado, NÃO FUNCIONOU. Nem orelhões, nem celular, nem telefone fixo.


Destrato, desrespeito, desinformação, desleixo com patriarcas e matriarcas, avós, avôs, bisavós, bisavôs, idosos desprotegidos.

Entrando pela tarde, o sol causticante, calor sufocante, muitos idosos em jejum; contidos e reprimidos aceitavam o sofrimento e as imposições sem se queixarem.  Afinal, a quem mesmo podem recorrer? Pedir por socorro?

O Estatuto do Idoso, lei 10.741, Art.2, assegura aos iguais ou maiores de 60 anos proteção integral, todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental em condições de dignidade. Cadê?

Apelo para os órgãos responsáveis, autoridades e representantes da classe que se pronunciem em defesa dos nossos idosos.

O descaso para com os idosos foi levado ao conhecimento da Promotoria de Cidadania e Justiça de Caetés. Que nenhum tipo de negligência, destrato e desrespeito aos idosos seja aceito.

E como será conosco quando não formos mais "úteis" para a sociedade?

Rute Ferreira apresenta o programa “Almoço & Prosa”, com foco nas pessoas da terceira idade, levado ao ar aos sábados, das 12h às 13h, na Radio Jovem Capoeiras FM. Ativista da causa dos idosos, recentemente foi eleita para o Conselho Municipal do Idoso de Capoeiras.

Marlon Brando, um dos maiores ícones do cinema mundial

Por Altamir Pinheiro

Sem a menor sombra de dúvida, VITO CORLEONE, o Poderoso Chefão, mais conhecido como Marlon Brando  foi o homem mais bonito que o planeta terra já pariu. Ele morreu aos 80 anos, em Los Angeles, vítima de insuficiência respiratória, pobre, amargurado e gordo, pesando mais de 120 quilos, no ano de   2004. BRANDO era magnético, elétrico, encantador. Foi o maior ator de sua época. Lindo, seduziu centenas de mulheres, dormiu com metade de Hollywood e destruiu a vida de muita gente. Segundo o  crítico de cinema François Forestier, “Marlon Brando era um extraordinário sedutor. No livro que escrevi ele tinha tantas amantes que  parecia mais um catálogo telefônico”, diz o escritor. O mito de Brando é tão esmagador que ele se torna mais importante que seus filmes. Sua arte transcende tudo basta ver ou assistir ao grande ator de obras primas como Sindicato de Ladrões(1954), Viva Zapata!!! Último Tango em Paris(1972) e  O Poderoso Chefão(1972). Poucos ícones do cinema uniram dessa forma talento, beleza e aparência privilegiada.

Marlon Brando usava o SEXO como forma de poder sobre as pessoas, pois tinha mais filhos do que pau-de-arara fugitivo da seca nordestina para São Paulo,  e parece que tudo tinha nascido de uma ninhada só. três filhos que teve com sua empregada doméstica Christina Ruiz. Brando teve  um lote de seis filhos mais de mulheres não identificadas, e outra tuia de  sete, estes reconhecidos. Pela cama de Brando passaram mulheres famosas como Ava Gardner(mulher de Frank Sinatra que ameaçou castrá-lo), Marilyn Monroe, Grace Kelly, Shelley  Winters, Ursula Andress e um cambada de anônimas. Entre os homens, enlouqueceu Tennessee Williams e Jean Cocteau. O DIABO BRANDO teve atrizes, homens, intelectuais, datilógrafas, costureiras, Hollywood, quem quisesse, todos aos seus pés. Os mais próximos chafurdaram no álcool e nas drogas, enlouqueceram, cometeram assassinato, se mataram, fugiram do brilho cego do monstro. “ERA O DEMÔNIO”, dizia sua filha Cheyenne, que se suicidou aos 25 anos. Um dos filhos desastrados  de Brando assassinou um homem e ele gastou uma tremenda grana para livrar o peça ruim da cadeia.

Marlon Brando foi um ator saudado por trazer um estilo realista emocionante na atuação de seus papéis, e é amplamente considerado como um dos maiores e mais influentes atores de todos os tempos. Considerado um dos mais importantes atores do cinema dos Estados Unidos, Brando foi um dos três únicos atores profissionais, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista de 100 pessoas mais importantes do século compilada pela revista Time, em 1999. Do lado positivo do homem Marlon Brando destacou-se, também, um ativista, apoiando diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos NEGROS  e diversos movimentos em defesa dos ÍNDIOS. É mais conhecido pelos seus papéis como Emiliano Zapata em Viva Zapata!!! (1952), Durante os anos 70, ele foi mais famoso por seu desempenho vencedor do Oscar de melhor ator como DON VITO CORLEONE, em O Poderoso Chefão. Os filmes de faroestes que mais ele veio a se destacar foram: Duelo de Gigantes, Sangue em Sonora e A Face Oculta.  Brando é considerado um dos maiores e mais influentes atores do século XX. Na opinião do cineasta Martin Scorsese, "Ele é o marco. Há o “antes de Brando”  e “depois de Brando”.

Percorrendo as páginas de Marlon Brando – A FACE SOMBRIA DA BELEZA, biografia lançada no Brasil compreende-se a razão para o desconforto que a evocação da figura materna trazia ao grande mito do cinema. A proposta do jornalista francês François Forestier foi mergulhar na turbulenta vida privada daquele que um dia foi chamado de maior ator do mundo para iluminar a trajetória pública de Brando, astro que foi voluntariamente se apagando em vida até a morrer recluso em sua mansão, amargando tragédias familiares e problemas financeiros. Neste livro que eu tive o privilégio de lê-lo, Brando é mostrado como um gigante imponente e frágil moldado numa família desestruturada. Segundo o autor, foi determinante na vida e na carreira de Brando o desajuste afetivo e social germinado na convivência com o pai autoritário e infiel e a mãe, atriz frustrada apaixonada por Shakespeare que o filho adolescente passou a resgatar entorpecida de bares e camas que ela percorria entre as idas e vindas com o marido. 

Outras tragédias marcante na vida pessoal de Marlon Brando foram os casamentos irresponsáveis que se mostrariam desastrosos para sua sanidade e seu bolso. Ele era um sujeito traumatizado pelo alcoolismo da mãe.   Brando foi um gigante que sucumbiu ao próprio peso.  Mas, por que um homem que passou a vida celebrando suas amizades morreu solitário assistindo televisão, alguns anos depois de ter um filho preso por assassinato e amargar o suicídio de uma filha?!?!?!. Tragédia à parte, cinematograficamente falando,  falar de Brando é falar de um antes e um depois na história do cinema. Todas as estrelas posteriores beberam dele, de James Dean a Paul Newman, de Robert De Niro a Al Pacino. Seu legado é tal que não há um só intérprete que não use Brando, um dos maiores ícones do cinema mundial, como sua referência.

Vereador Bruno da Ótica quer que o município crie Casa de Apoio para estudantes

A possibilidade de o município adquirir um imóvel para que o mesmo sirva de Casa de Apoio para os estudantes universitários capoeirenses foi o que solicitou através de requerimento o vereador Bruno da Ótica, na sessão da Câmara de Capoeiras, na terça-feira, 28/03/2017.

Bruno da Ótica justificou seu requerimento afirmando que uma Casa de Apoio para estudantes teria uma grande importância para a o município. Disse saber que o município não tem obrigação sobre os estudantes universitários, mas como a Gestora tem grande preocupação com a educação, e como já há o serviço de transporte dos alunos para as faculdades, seria de grande importância uma Casa de Apoio aqui na cidade. O vereador disse que muitos estudantes da zona rural enfrentam dificuldades porque moram em localidades distantes e muitas vezes quando retornam das faculdades não tem mais carros para conduzi-los as suas casas.

Vereador Sérgio Papa Légua solicita renovação do convênio entre a prefeitura de Capoeiras e APAE

Na sessão da Câmara de Capoeiras, na terça-feira, 28/03/2017, o vereador Sérgio Papa Légua apresentou requerimento solicitando do Executivo Municipal através da Secretaria competente, a possibilidade do município de Capoeiras renovar o convênio que mantinha com a APAE – Garanhuns para que seja dado continuidade aos acompanhamentos das crianças e adolescentes portadoras de necessidades especiais do  nosso município.

O vereador Sergio Papa Légua disse que a APAE se mantém através de doações, e que levou uma criança com necessidades especiais a instituição, mas infelizmente não houve condições da mesma ser atendida. Disse que em Capoeiras há muitas crianças e adolescentes com necessidades especiais que precisam do atendimento; ele pediu o apoio do presidente da Casa vereador Geraldo do Alegre para que interceda e o município  celebre o convenio com a APAE. 

O vereador disse que há vários anos o município de Capoeiras deixou de manter convênio com a APAE.

Em outro requerimento apresentado na mesma sessão, o vereador solicitou a complementação do calçamento e da galeria de esgoto da Rua São João.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Prefeita Neide Reino participa de reunião sobre Gestão descentralizada da AMUPE


O Prefeito de Afogados da Ingazeira, e Presidente reeleito da AMUPE, José Patriota, participou na manhã desta terça, 28/03/2017, de uma reunião com os Prefeitos que integram a diretoria executiva da AMUPE, sobre o processo de descentralização das ações da entidade.

A ideia é que para cada tema, um grupo de Prefeitos seja responsável pela formulação das propostas da AMUPE e o acompanhamento das ações ao tema relacionadas. Foram definidos, inicialmente, grupos temáticos para educação, saúde, captação de recursos, agricultura e desenvolvimento rural, consórcios, assistência social, infraestrutura hídrica, segurança pública, moradia, iluminação pública, desenvolvimento econômico, meio ambiente, saneamento, pacto federativo e reforma tributária, resíduos sólidos, previdência social, concurso público, cultura/esporte e turismo, ordenamento e mobilidade urbana.

Os Prefeitos também indicaram técnicos para assessorem os grupos formados. Na maioria, técnicos oriundos dos próprios municípios. “Essa tem sido uma necessidade da gestão na AMUPE. Fico feliz em poder envolver os Prefeitos no processo de discussão e na coordenação dos temas mais relevantes para as populações de nossos municípios. A AMUPE é de todos, e todos os Prefeitos podem representa-la em qualquer instância,” destacou o Presidente da AMUPE, José Patriota.

Vários prefeitos estiveram presentes, entre eles: Toritama, Edilson Tavares de Lima; Águas Belas,Luiz Aroldo Resende, Altinho; Orlando José da Silva,Riacho das Almas; Mário da Mota, Surubim; Ana Célia Farias; São Joaquim do Monte; João Tenório; Tacaratu; José Gerson da Silva,Moreno, Vavá Rufino; João Alfredo,Maria Sebastiana da Conceição,Capoeiras; Lucineide Almeida; São Bento do Una; Débora Almeida, Custódia;Emamanoel Fernades; Arcoverde, Madalena Brito e Ingazeira,Lino Olegário.

Cáritas Diocesana realiza em Garanhuns ato em defesa da água


Com o objetivo de chamar a atenção dos moradores do Agreste Meridional do estado de Pernambuco, que, atualmente, sofre com o racionamento hídrico na zona urbana, a Cáritas Diocesana de Garanhuns realizou, na última terça-feira (28/03), um ato público intitulado “Água para quem?”.

A concentração da caminhada aconteceu em frente à Catedral, localizada no Centro da cidade, e percorreu a Avenida Santo Antônio até chegar ao Espaço Colunata.

A partir do uso das hashtags #QualPrioridadeHumanoOuIndústria e #3DiasComÁgua27Sem, as pessoas questionaram o atual modelo de abastecimento para a população. Assuntos relacionados à Reforma Previdenciária e a Campanha da Fraternidade também foram abordados nos cartazes e nos discursos.

Desde que elegeu a nova composição da diretoria, em julho do ano passado, esta foi a primeira mobilização social realizada pela Cáritas Diocesana de Garanhuns. Integrantes da equipe da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, lotada no escritório do município, também participaram do ato público.
Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

Reajuste do piso salarial dos professores é aprovado na Câmara de Capoeiras

A Câmara de Capoeiras, na sessão da noite da terça-feira, 28/03/2017, aprovou o Projeto de Lei que concede reajuste do piso salarial dos professores efetivos da Secretaria Municipal de Educação que recebem seus vencimentos nos 60% do FUNDEB.  O reajuste concedido foi de 7,64% equiparando os salários dos professores ao Piso Salarial Nacional da categoria que passa a ser de R$ 2.298,80. O projeto enviado à Câmara pela prefeita Neide Reino em regime de urgência foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, em primeira votação.

Na mesma sessão, também foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei que reajusta os vencimentos de outros servidores da Secretaria Municipal de Educação que recebem seus salários nos 40% do FUNDEB. O reajuste foi de 6,42%; já para os cargos de: fonoaudiólogo escolar, psicólogo escolar, secretária escolar, e analista de sistema e suporte escolar, não haverá reajuste salarial este ano. O Projeto de Lei também foi aprovado por unanimidade, mas com ressalvas por quatro vereadores devido os servidores que ficaram fora do reajuste.

Nos dois Projetos de Lei os reajustes aprovados são retroativos ao mês de janeiro de 2017.

terça-feira, 28 de março de 2017

Empresário é assassinado em jucati

No inicio da manhã desta terça-feira, 28/03/2017, no município de Jucati, no Agreste de Pernambuco, foi assassinado com disparos de arma de fogo, o empresário Gilson Anízio de Amorim, 54 anos, que residia em Jucati. O crime ocorreu no Sítio Maria da Paz, às margens da PE 159, que liga Jucati a Jupi.

O site Agreste violento, voltado às noticias da área policial, informa que o comerciante chegava em casa acompanhado da sua esposa, em uma caminhonete Frontier, placa PGB-0013, quando foi surpreendido por dois elementos não identificados que chegaram numa moto Twister de dados não anotados, e efetuaram vários disparos de arma de fogo na região da cabeça da vitima que faleceu dentro do próprio veiculo. A esposa da vitima conseguiu sair do carro e não foi atingida pelos disparos. 

Gilson Anizio era proprietário do Supermercado Feirão, localizado no centro de jucati; ele também já atuou na compra e venda de veículos, era proprietário da UNIVEL, em Garanhuns. 

O site Agreste violento afirma que o crime apresenta características de execução, pois os assassinos chegaram atirando e nada foi roubado. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Jucati.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a paróquia de São josé em Capoeiras

Na tarde do domingo, 26/03/2017, a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou a paróquia de São José, no município de Capoeiras, Agreste de Pernambuco. A imagem que saiu em procissão da paróquia de São Bento do Una foi acolhida com festa pelos católicos capoeirenses e pelo pároco Monsenhor José Augusto. A acolhida ocorreu na capela de Nossa Senhora da Salete, no Povoado Maniçoba, onde houve a celebração de uma missa de Ação de Graças.

Durante a semana, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorrerá várias comunidades da paróquia de São José: na segunda-feira (27), estará na capela do povoado Alegre; na terça-feira (28), na capela do povoado Riacho do Mel; na quarta-feira (29), na capela da comunidade quilombola Imbé; na quinta-feira (30), chegará em procissão a Matriz de São José, aqui na cidade, onde permanecerá até a tarde do domingo.

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida comemora em 2017 os 300 anos do encontro da imagem por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem é negra, tem 40cm de altura e foi esculpida em terracota (barro), em homenagem as raízes do povo brasileiro.

No domingo às 16h, a Imagem será levada em procissão até a paróquia de São Caetano, na cidade Caetés.

Fotos: 1: Ana Karla Cordeiro; 2: Carlos Eduardo.

Merece Registro, Capoeiras 27/03/2017


  • Com o leilão das prendas doadas pelos fiéis para a Festa de São José 2017, a paróquia de Capoeiras arrecadou R$ 15.275,00. A prestação de contas foi feita pelo pároco monsenhor José Augusto, durante a missa do último domingo; ele disse que o dinheiro será usado para construir uma nova secretária paroquial, um local com mais espaço e com uma sala que possa ser usada na necessidade de se conversar privadamente com o pároco.



  • No domingo, 26/03/2017, completou exatos 45 anos da chegada do Monsenhor Geraldo Batista na paróquia de São José, em Capoeiras. A data foi lembrada pelo Monsenhor José augusto também na missa.



  • Na última sexta-feira, 24/03/2017, aconteceu a eleição que escolheu 05 membros da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal do Idoso de Capoeiras. A eleição ocorreu no prédio do CRAS.



  • Aniversariando esta semana, os amigos: dia 28, Renato Silva; dia 29, Helenita Costa, Eduardo Santos e a vereadora Carla Rodrigues; dia 30, Agnaldo Jessé, Gelma Fernanda, Vidigal Melo e Ramone Freitas; dia 1º/04, Ivanise Pereira; dia 02, Maria Aparecida Rocha, Felipe Rodrigues e Zequinha Soares. Parabéns aos aniversariantes e muitos anos de vida!



  • Na terça-feira da semana passada não houve Sessão na Câmara de Capoeiras; os vereadores durante o dia participaram de uma Audiência Pública sobre segurança, realizada na cidade de Caetés.



  • Falando na Câmara de Capoeiras, o clima por lá anda tão quente ultimamente entre alguns vereadores que as sessões estão se transformando em verdadeiros “rounds”. Na última sessão realizada, em certo momento, o presidente da Casa precisou interferir e pedir calma.



  • Preso portando maconha. Na sexta-feira, 24/03/2017, a Polícia Militar realizava a Operação Feira Livre, na feira da cidade de Capoeiras, quando abordou um rapaz de 20 anos, e em seu poder foram encontrados dois papelotes de maconha; indagado pelos policiais, o jovem confessou tratar-se de maconha, e disse que havia comprado a mesma para consumo próprio. Ele foi conduzido até a 18ª Delegacia Seccional para as medidas cabíveis pela autoridade policial.

  
“É erro vulgar confundir o desejo com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.”
Alexandre Herculano

Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

Equipe do SAMU de Capoeiras realiza curso de Capacitação


Profissionais que integram a equipe do SAMU de Capoeiras tiveram uma semana de treinamentos e capacitação para melhor atender a população nos atendimentos de emergência. Realizada pela Secretária municipal de Saúde, o curso de capacitação foi ministrado por Daniel Teixeira, Enfermeiro com título de especialização em Urgência e Emergência.

É mais uma ação da prefeita Neide Reino através da Secretaria de Saúde para melhor atender a nossa população – destacou a Enfermeira Lygia Galvão, Coordenadora do SAMU em Capoeiras.

O curso de capacitação teve inicio na segunda-feira, 20/03/2017, e finalizado no domingo (26), com treinamento de resgate de vitimas de acidentes com veículos em locais de difícil acesso.

Participaram da capacitação toda a equipe do SAMU de Capoeiras, composto por 11 pessoas: 01 Enfermeiro Coordenador, 05 Técnicos de Enfermagem socorristas e 05 condutores socorristas.



Exames de vista grátis na Ótica Nova Dimensão nesta quarta-feira, dia 29

Cuidando sempre da saúde dos seus olhos, a Ótica Nova Dimensão traz para Capoeiras o medico oftalmologista Dr. Ricardo Tavares. 
A consulta é grátis na compra do seu óculos de grau, e você ainda pode parcelar sua compra no carnê ou no cartão. 

Será nesta quarta-feira, 29/03/2017, das 08h às 12h. Agende já a sua consulta!

O amigo bruno da Ótica e sua equipe lhe aguardam na Ótica Nova Dimensão, Praça João Borrego, no centro de Capoeiras.

domingo, 26 de março de 2017

Cursos de Medicina da UPE são os melhores do estado! Cursos nos campi Santo Amaro, Garanhuns e Serra talhada estão acima dos médias estadual e nacional

Saiu o resultado da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), a nova avaliação do Inep específica para os cursos de medicina no país. A UPE, de um modo geral, conquistou resultados impressionantes. A melhor nota do estado foi do curso de Medicina da UPE Campus Santo Amaro (105,5). O segundo lugar ficou com o curso do campus Garanhuns (105,0), que passou por avaliação pela primeira vez, assim como Serra Talhada (104,9), que conquistou a terceira colocação, à frente de cursos tradicionais do estado.


Todos os cursos citados ficaram acima da média em Pernambuco (102,6) e no Brasil (100,0). Vale ressaltar que o campus em Serra Talhada faz parte administrativamente do Multicampi Garanhuns.

Uma enorme conquista para os municípios, as regiões e o interior do estado! Estão de parabéns todos aqueles que fazem a Universidade, seus funcionários, essenciais no cotidiano da instituição. Aos professores, principalmente aqueles que venceram as adversidades do início, para chegarem a estes momentos, gestores, e os estudantes, que fizeram as provas e conquistaram este resultado para a universidade.

Multicampi Garanhuns

O resultado da Anasem está sendo bastante comemorado no Multicampi Garanhuns, que foi reconhecido pela excelência dos cursos de Medicina. Além de Garanhuns, o Multicampi responde pelas unidades em Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru.

Para chegar aos resultados, é preciso reconhecer gestores, a exemplo da atual diretora, Rosângela Falcão (representando todos os gestores que se dedicaram à consolidação do curso), o ex-diretor Clovis Gomes Júnior, que tanto lutou, mas infelizmente nos deixou precocemente. O então reitor Carlos Calado, em cuja gestão foram instalados o Multicampi Garanhuns, e o ex-diretor e agora reitor da Universidade, Pedro Falcão, que assumiu a responsabilidade da interiorização da Universidade. Tantos outros professores poderiam estar aqui citados, mas que fica o reconhecimento.

Dois outros nomes têm importância fundamental. Eduardo Campos, que instalou os cursos de Medicina em Garanhuns e Serra Talhada, recebendo os elogios da decisão ousada, mas também as críticas daquilo que os adversários consideravam equivocada, pois apostavam que o interior ainda não comportaria os cursos. Se fosse esperar tempo bom, tantos outros cursos do interior não estariam instalados, a exemplo de Odontologia e Direito em Arcoverde.

O governador Paulo Câmara deu continuidade aos investimentos iniciados por Eduardo Campos, e proporcionou o crescimento do corpo docente da Universidade dos Pernambucanos. Paulo aumentou o quadro de professores da UPE em 280 novas vagas e a cada semestre convoca mais 55 vagas entre os concursados, desde o segundo semestre de 2015. Além disso, está em planejamento o novo concurso para servidores.

Coube ao professor Pedro Falcão, hoje reitor, estruturar a nova rede de ensino superior da UPE no interior do estado, pois Eduardo Campos tinha pressa, chegando a Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Salgueiro, além de ampliar as ofertas em tantos outros cursos e polos, na capital, e principalmente no interior do estado. Pedro foi diretor do Multicampi Garanhuns, depois assumiu a Pró-Reitoria de Interiorização, e atualmente, como reitor, trabalha a consolidação, com especial articulação, tendo conseguido recursos através de emendas parlamentares, que têm sido utilizados na infraestrutura da Universidade.

ESTUDANTES

Depois destes reconhecimentos acima, não podemos deixar de registrar que são os estudantes, que superaram os obstáculos, dedicando-se aos estudos, os principais protagonistas deste momento. Foram eles que aprenderam as lições e mostraram ao MEC que os cursos de Medicina da UPE têm comprovadamente alta aprovação, desempenho e está credenciado para colocar no mercado do país, futuros profissionais compromissados com a saúde pública.

UPE NO ALTO

Os resultados mostram que a Universidade de Pernambuco vive um momento acadêmico impressionante em sua graduação, como mostram as notas. Os três primeiros lugares, e o topo com o curso de Medicina do Recife, do Campus Santo Amaro. Mérito de uma gestão voltada ao aprendizado, que conseguiu destravar concursos, promover melhorias infraestruturais e, como consequência, melhorar as condições de ensino-aprendizagem.

A vitória é de um conjunto, tocando em sintonia. 

Parabéns a todos!!-- 

Prefeitura de Caetés realiza limpeza de barragem do Sítio Laje de Pedra


Apesar da seca que assola a região, a esperança por chuvas continua. Com isso, a prefeitura de Caetés está fazendo a limpeza de uma importante barragem para a população do sitio laje de pedra e de outros sítios circo-vizinhos. Trata-se da barragem de Lôla. Segundo o gestor, a limpeza se faz necessária pela necessidade de armazenar um maior volume de água em períodos de chuva. Acompanhado dos secretários municipais Gilvan Alves e Lucivalter (Galego), e de alguns vereadores, o prefeito foi conferir a limpeza de perto.


ÁGUA PARA CAETÉS: Em audiência com o governador Paulo Câmara na semana passada, Armando tratou da adutora para levar água da barragem do Cajueiro em Garanhuns até Caetés. Segundo Armando, o governador garantiu que até o final deste ano entrega a obra; “Quem está falando sou eu, a adutora vai ficar pronta até o final deste ano, seja com recurso federal ou estadual”, disse Paulo Câmara.

Enquanto isso, os maridos...

HUMOR DO DOMINGO

Imagem compartilhada no Facebook.

sábado, 25 de março de 2017

O Agreste é Notícia, 25/03/2016

Coluna publicada aos sábado apresenta um resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.

Garanhuns
- Jovem é assassinado e outro ficou baleado na noite terça-feira, 21/03/2017, no bairro Indiano, em Garanhuns. As vitimas estavam em um bar na localidade jogando sinuca quando chegaram dois elementos não identificados numa moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo, alvejando Paulo Henrique de 19 anos, na região da cabeça, causando sua morte no local; e Victor Hugo, de 17 anos, que foi alvejado no tórax, e socorrido para o hospital Regional Dom Moura. Populares disseram a Polícia que a vitima tinha envolvimento com drogas. www.agresteviolento.com.br

Saloá
- Uma VAN que transporta estudantes foi assaltada no inicio da noite da quinta-feira, 23/03/2017, no Sítio Jacinto, zona rural de Saloá. Dois elementos não identificados anunciaram o assalto e roubaram vários aparelhos de telefone celulares das vitimas.

Caetés
- Uma Audiência Pública realizada na segunda-feira, 21/03/2017, na Câmara de vereadores de Caetés debateu sobre soluções para o enfrentamento a violência naquele município. A audiência foi promovida pelo Comandante do 9º BPM Valmir Vaz e pelo sargento Dimas, responsável pelo destacamento da PM em Caetés e Capoeiras. Vereadores do município de Capoeiras estiveram na cidade vizinha participando do evento.

- Na noite da sexta-feira, 24/03/2016, faleceu na cidade de Caetés o empresário Arlindo Valério, aos 80 anos, em decorrência de complicações de um AVC. Muito conhecido na região, durante muitos anos ele foi um dos principais comerciantes do ramo de revenda de açúcar e gás de cozinha. Informação e foto: blogdofaguinhocaetés.blogsport,com.br

São Bento do Una
- O presidente da Câmara de São Bento do una, vereador André Valença (PSD) é candidato a presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). A eleição ocorre nesta sábado, 25/03/2016, na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco. A disputa se dará contra o atual presidente da entidade, vereador Josinaldo Barbosa (PTB), de Timbauba.

- Trecho da Adutora do Agreste que levará água da transposição do Rio São Francisco para o município de São Bento do Una teve suas obras iniciadas esta semana, a partir de Belo Jardim. O inicio da obra foi comemorada numa rede social pela prefeita Débora Almeida: Ainda está bem no começo, próximo ao trevo de Belo jardim, mas nos enche de esperança.

Palmeirina
- A Segunda Câmara do TCE julgou ilegais, nesta quinta-feira (23), 285 (duzentas e oitenta e cinco) contratações temporárias, para cargos como agente de saúde, agente administrativo, enfermeiro, médico, professor, entre outros, realizadas pela Prefeitura de Palmerina no exercício de 2015. O responsável pelas admissões foi o ex-prefeito, José Renato Sarmento de Melo. O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo. Entre as falhas apontadas cabem destaque para a ausência dos documentos comprobatórios da regularidade das admissões dos servidores, inexistência de seleção pública para as contratações realizadas e percentual de comprometimento das despesas com pessoal, calculado com base na receita corrente líquida, no valor de 71,90%, estando portanto acima do limite permitido para esses gastos(54%), segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além de votar pela ilegalidade, negando registro aos atos de admissão, o conselheiro aplicou uma multa no valor de R$ 10.000,00 ao ex-prefeito. O voto foi aprovado por unanimidade. 
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/03/2017

Bom Conselho
Origem: Prefeitura Municipal de Bom Conselho 
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS 
Órgão Julgador: Pleno 
Processo: 15041608 - Recurso Ordinário protocolado pelo Sr. Dannilo Cavalcante Vieira, contra o Acórdão TC nº 0706/15 (Processo TC nº 1590003-4), que julgou irregular a Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, relativa ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, aplicando multa ao responsável, ora recorrente. (Adv. Wladimir Cordeiro de Amorim - OAB: 15160PE) 
Julgamento: Os Conselheiros desta Corte de Contas, à unanimidade, conheceram do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deram-lhe provimento para, reformando o Acórdão TC nº 0706/2015, julgar regular, com ressalvas, a gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Bom Conselho, relativa ao 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, afastando a multa que fora aplicada ao responsável, ora recorrente, permanecendo inalterados os demais termos da deliberação guerreada, acompanhando o voto do Relator. Em 22/03/2017

São João
Origem: Prefeitura Municipal de São João - PMSJ 
Relator: CONSELHEIRO MARCOS LORETO 
Órgão Julgador: Pleno 
Processo: 16211583 - Recurso Ordinário aforado pelo Sr. José Genaldi Ferreira Zumba, contra o teor do Acórdão TC nº 1179/16 (Processo TC nº 1505569-3), proferido pela Segunda Câmara desta Corte de Contas, que julgou ilegais contratações temporárias realizadas na Prefeitura Municipal de São João, no exercício de 2015, de responsabilidade do então prefeito, ora recorrente, aplicando-lhe multa. (Adv. Eduardo Lyra Porto de Barros - OAB: 23468PE) 
Julgamento: Os Conselheiros desta Corte, à unanimidade, conheceram do presente Recurso Ordinário e, no mérito, deram-lhe provimento para, reformando o Acórdão TC nº 1179/16, julgar legais as contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de São João, no 1º quadrimestre do exercício de 2015, cujos atos encontram-se listados nos Anexos I, II e III do retromencionado julgado, concedendo, os respectivos registros. Em 22/03/2017

Carga de cigarros avaliada em R$ 925 mil é apreendida pela PRF em Garanhuns


Caminhão transportava 185 mil maços escondidos em farelo de arroz e foi localizado a partir de informações da Receita Federal 

Uma carga de cigarros avaliada em R$925 mil foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (24), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Um caminhão havia saído de Goiás com a mercadoria que seria entregue em um posto de combustíveis no Grande Recife. O motorista, de 25 anos, foi detido no local.

A abordagem aconteceu a partir de informações da Receita Federal de que um caminhão estaria transitando com uma carga suspeita em direção a Pernambuco. De posse da informação, o Grupo de Patrulhamento Tático da PRF montou um comando de fiscalização na rodovia até que conseguiu abordar o veículo.

Ao verificar a mercadoria que era transportada na carroceria, foram encontradas dezenas de sacas de farelo de arroz e embaixo delas estavam as caixas com os pacotes de origem paraguaia. Considerando que cada maço contém 20 cigarros, o total chega a 3,7 milhões de unidades.

O motorista foi detido e encaminhado junto com a mercadoria para a Polícia Federal em Caruaru. Ele deverá responder pelo crime de contrabando, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Veículo furtado na feira livre de Capoeiras nesta sexta-feira


Por volta das 07h:30m desta sexta-feira, 24/03/2017, na feira livre da cidade de Capoeiras foi furtado o veiculo modelo Gol/Special (Gol Bola), de cor cinza, ano 2002, placa KKA-3320, de  Caetés - Pernambuco.

O veiculo estava estacionado por traz da igreja matriz de São José, em Capoeiras, de onde foi levado. A Polícia foi acionada mas nem o veiculo nem os acusados foram localizados até o momento.

Qualquer informação sobre o paradeiro deste veiculo deve ser comunicado a Polícia, ou ao senhor José Edilson, telefone (87) 9 9991-9362.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Prefeita de Capoeiras e o prefeito de Caetés são contra a reforma da Previdência


Durante a cerimônia de entrega de 1.670 cisternas a famílias agricultoras do município de Capoeiras, na quarta-feira, 22/03/2016, o prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB) e a prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB) se posicionaram contra a reforma da Previdência proposta pelo Governo do presidente não eleito Michel Temer, e a favor dos trabalhadores, dos agricultores/as.

A prefeita Neide Reino disse não ser justa para os com trabalhadores a tal reforma da Previdência, e ainda mais injusta para com trabalhadores/as rurais; que a Reforma se aprovada tornará praticamente impossível as aposentadorias, e que por isso é contra a Reforma da Previdência.

O prefeito de Caetés Armando Duarte também se posicionou contrario a Reforma da Previdência, e a favor dos trabalhadores, dos agricultores e das agricultoras. O prefeito e a prefeita foram aplaudidos pelos trabalhadores rurais e lideres de associações presentes no evento.

Na foto, a Neide Reino e Armando Duarte com os agricultores/as durante a entrega das 1670 cisternas.

Temer rasgou a CLT e a carteira de trabalho, acusa Humberto


O fim da especialização do trabalho no serviço público e em empresas privadas destrói mais de 80 anos de direitos e conquistas históricas dos trabalhadores e equivale à abolição da Lei Áurea. Essa é a avaliação do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), sobre a votação da noite dessa quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, quando o plenário da Casa aprovou, por 231 votos a 188, um projeto de 1998 que permite a terceirização irrestrita no país. O texto segue à sanção do presidente não-eleito Michel Temer (PMDB), que articulou sua base governista para a aprovação do projeto. O PT fechou questão para que seus parlamentares votassem contra a matéria.

"É escandaloso. Temer mandou retirar dos arquivos da Câmara um texto do século passado, um texto de quase 20 anos, e empurrou goela abaixo para que seus aliados passassem como um gesto ao mercado.Esse governo precarizou, por completo, as relações de trabalho, destruindo todo um arcabouço erguido ao longo de décadas em favor dos trabalhadores", denunciou Humberto, que foi à sessão da Câmara para tentar pressionar os deputados contra a aprovação do projeto.  

O texto prevê, ainda, o aumento de três para seis meses do tempo de trabalho temporário, prazo que também pode ser alterado por meio de acordo ou convenção coletiva, que terão poder superior à lei. "A gente sabe que os empregadores são muito mais fortes que os empregados. O que vai ocorrer é que haverá uma pressão total por menores salários, maiores jornadas e não haverá mais CLT que proteja. A parte mais fraca vai ser obrigada a aceitar acordos absolutamente lesivos aos seus interesses", explicou o líder da Oposição.

Para Humberto, a terceirização, tanto nas atividades-meio quanto nas atividades-fim das empresas, acaba com a especialização e joga no lixo a CLT e a carteira de trabalho. "Não haverá mais respeito às formações. Vamos virar um enorme centro de serviços gerais, onde todo mundo faz tudo pelo menor salário e jornadas mais estendidas. Essa é mais uma fatura paga àqueles que financiaram a deposição de Dilma Rousseff. O golpe é uma boneca russa. Assim que um se abre, sai outro de dentro."  

A Câmara aliviou, ainda, a responsabilidade das empresas em relação aos empregados. Em vez de responsabilidade solidária nas obrigações trabalhistas, o texto aprovado estabelece responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação à empresa de serviços terceirizados. 

"Além disso, acabaram com a garantia aos terceirizados do mesmo atendimento médico e ambulatorial, bem como acesso a refeitório, destinado aos empregados da contratante. É oficializar a criação de uma massa de indigentes, de uma discriminação absurda e inaceitável nos tempos atuais", analisou o senador Humberto Costa.

Para Humberto, covardia de Temer mostra derrota de reforma da Previdência

A decisão do governo do presidente não-eleito Michel Temer (PMDB) de jogar para os governadores e prefeitos a responsabilidade de penalizar servidores estaduais e municipais demonstra uma postura covarde e derrotista do Palácio do Planalto em relação à reforma, afirma o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE). De acordo com o senador, Temer resolveu "emendar o monstrengo que enviou ao Congresso" com a finalidade de tentar facilitar a aprovação do texto na Câmara dos Deputados.

"É uma postura ridícula e, mais uma vez, mostra a fraqueza desse governo perdido. Vendo que ia ser derrotado logo de início na sua proposta tosca de reforma da Previdência, ele joga para os governadores de Estado e prefeitos a responsabilidade de oprimir os seus próprios servidores. É um covarde quando quer destruir o sistema de seguridade e prejudicar os trabalhadores, e é mais covarde ainda quando não assume aquilo que propôs e quer transferir a terceiros as maldades que quer operar", afirma o líder da Oposição.

Rita Pavone: A Italianinha Simpática!!!

Por Altamir Pinheiro

Que maravilha eram nossos bailes de garagem ou em salão paroquial, como também nos “ASSUSTADOS” ou nas casas de fazendas  das amigas,  nos anos 70, ouvindo os “BULACHÕES” em radiola portátil de braço quando a gente fazia uma cota para comprar  6  pilhas Eveready(a pilha do gato)  e estar com essa menina irreverente, sardenta e pequena cantando músicas maravilhas e interpretando uma canção que tinha como compositor Sergio Endrigo, intitulada DATEMI UN MARTELLO, música esta, que tinha como introdução em ritmo de YEYEYÊ: Ah, ah, ah, rá... Thiu riu, thiu rá... Ah, ah, ah, rá... Thiu riu, thiu rá... Se italiano fosse, diria: “AMO QUESTA CANZONE. RITA È MERAVIGLIOSA!!!”. Sendo brasileiro fico a me perguntar: Por que não multiplicaram os finais dos anos 60 e toda à década de 70 por mais alguns séculos?!?!?! Difícil acreditar que RITA PAVONE, hoje,  esteja com  mais de 70 anos, quando nos deparamos com aquele teipe, da TV RECORD, nos idos de 1964 quando Rita esteve a primeira vez no Brasil, ainda muito giovani(com apenas 22 anos), sublime e meravigliosa. No que se refere ao cantor e compositor Sergio Endrigo, morreu em 2005,  de câncer, aos 72 anos de idade em Roma. ENDRIGO ficou conhecido no Brasil nos anos 60, por ser o autor de CANZONE PER TE, com a qual o brasileiro Roberto Carlos ganhou o Festival de San Remo, em 1968: La festa è appena cominciata / È già finita...

Deixando um pouco a nostalgia de lado, vamos no ater a carreira de Rita Pavone como atriz, principalmente nos faroestes. Pois bem!!! Como afirma o crítico de cinema Miguel Cerqueija, “RITA É UMA DAS MAIS ENCANTADORAS ARTISTAS DO TEMPO PRESENTE. ELA É SEM DÚVIDA UMA PESSOA ABENÇOADA”.  No cinema, mesmo sem ter aparecido em tantos filmes como Elvis Presley, Rita Pavone ocupa um público-alvo importante no cinema, bem superior à maioria dos artistas da canção internacional. Então com 18 anos, um tico de gente, magra e miúda (1,50m), Rita Pavone interpreta magistralmente o garoto Gian Burrasca em suas aventuras / desventuras familiares e estudantis. Hoje a série é “cult”, tendo sido reprisada pelas televisões,  e recentemente saiu em DVD. Em 1967 Pavone estrela “Little Rita nel West” e “La feldmarescialla”, fitas co-estreladas por TERENCE HILL. Em “RITA NO OESTE” – faroeste cômico divulgado nos cinemas brasileiros e também em VHS. Há muitas outras participações de Rita no cinema; em sua maioria porém são inclusões de suas gravações nas trilhas sonoras. Que aliás, de muito bom gosto. Uma das razões da pouca participação dela na cinematografia é que Rita praticamente trocou o cinema pelo teatro.

No  Faroeste Spaghetti, o bangue bangue à italiana, seu filme de destaque é Os Pistoleiros do Oeste(1967). Quanto à sua carreira que já vai com mais de 50 anos de estrada, durante todo esse tempo, Rita Pavone esteve quatro vezes no Brasil. Suas turnês foram nos anos de 1964, 1965, 1970 e a última foi há precisamente 30 anos, em 1987. Nesse ínterim, como curiosidade, no ano de 1968, ela esteve no Brasil, só que desta vez fora em VIAGEM DE NÚPCIAS. No dia 5 de abril de 68, Rita Pavone e Teddy Reno (SEU EMPRESÁRIO) chegam ao Rio de Janeiro, em viagem de lua-de-mel(Rio e São Paulo), e hospedaram-se no Copacabana Palace Hotel. O casal foi ao Pão de Açucar, à praia de Copacabana, os dois tomaram banho de mar e depois viajaram para Nova Friburgo. Aí, naquele friozinho gostoso Foi só love, muito love... Há pouco mais de 10 meses a coroa enxuta, Rita Pavoni postou em sua página no Facebook, que ela e Teddy Reno comemoram em Londres os 50 anos de casamento no religioso. Eles se casaram em Lugano(Suíça).

Por fim, Têm certas coisas hoje em dia que dá vontade de falar DATEMI UN MARTELLO (DÊ-ME UM MARTELO). Naquele tempo, os artistas mostravam os seus talentos e as suas vozes e não como hoje que mostram as suas tatuagens, piercings, exibicionismo repugnante como as coxas e a bunda de fora ou mostrando o “TAIO” do xico rachado com a calcinha enfiada,  ou tem que fazer publicidade a sua vida privada, como forma de compensar a sua falta de talento ou então participar de filmes tipo FUSCÃO PRETO... Tô mentindo XUXA MENEGHEL?!?!?!

No Dia Mundial da Água famílias recebem cisternas em Capoeiras


Como parte da comemoração do Dia Mundial da Água, 22/03/2017, a CARITAS NE2 realizou a entrega de 1.670 cisternas para famílias de agricultores/as do município de Capoeiras, Pernambuco. A cerimônia ocorreu na quadra poliesportiva da escola EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu centenas de agricultores, e contou com as presenças de representantes da Cáritas NE2, da prefeita Neide Reino, do prefeito de Caetés Armando Duarte, do vice-prefeito de São Bento do Una Alexandre Batité, do senhor Anselmo representante do Pro-Rural, do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capoeiras Nilson Rodrigues, vereadores, secretários municipais, e caravanas de agricultores dos municípios de Caetés, Paranatama, Lajedo, São Bento do Una, Jucati, entre outros. O secretário de Cultura do município de Caetés, Wando Pontes foi o mestre de cerimônia do evento.

Além da entrega das 1.670 cisternas com capacidade para acumular 16 mil litros de água/cada; o evento produziu uma carta aberta: Carta da Celebração da Água, que será enviada para autoridades no Estado. Também houve protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal

Anfitriã do evento, a prefeita Neide Reino disse que ali era um momento de celebração para os agricultores/as capoeirenses. Referindo a força do nosso povo, disse que o nordestino é um herói por conseguir conviver com a seca no semiárido durante tanto tempo, enquanto em outras regiões do país, dois meses de estiagem é suficiente para as pessoas e a imprensa se assustarem. A prefeita disse que através do Governo do Estado foram construídas duas barragens de médio porte nos sítios Catete e Mimosos; e que o município realizou a construção e limpeza de centenas de barragens, mas que é menos do que os agricultores/as merecem; ela destacou que só se faz um governo bom e justo com parcerias como essa com a Cáritas. Neide Reino lamentou por o Governo Federal haver reduzido o numero de carros pipas coordenados pelo Exercito brasileiro e que abasteciam a zona rural; ela elogiou e agradeceu aos governos dos ex-presidentes, Lula e Dilma, e disse que ao nordestino nunca falta fé e esperança.

O prefeito de Caetés, Armando Duarte ao discursar falou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores do seu município: “não tem mais nada, lavouras, roças, ração para os animais; o que seria de nós se não fosse o Bolsa Família criado pelo ex-presidente Lula!? Armando Duarte disse ainda que no seu município estão sendo construídas 1500 cisternas.

Também discursaram no evento: representante da Cáritas NE2, Flavianeide Pereira; representante do Pro-Rural, Sr. Anselmo; representante do STR de Capoeiras, Nilson Rodrigues; representante dos agricultores, Simão Salgado.

Após a cerimônia houve a entrega simbólica de uma cisterna a uma família de agricultores, e depois foi servido o almoço aos participantes.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Adutora para abastecer Caetés será construída até o final deste ano, promete o governador


O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), na semana passada foi recebido em audiência pelo governador Paulo Câmara, da qual também participaram o presidente da COMPESA, Roberto Tavares e o deputado estadual Claudiano Filho (PP). Entre as demandas apresentadas ao governador, Armando Duarte reivindicou uma solução para o problema da falta de água em Caetés; e ouviu de Paulo Câmara a promessa de que até o final do deste ano será construída a adutora que levará água de Garanhuns para abastecer os moradores de Caetés.

“Quem está falando sou eu, a adutora vai ficar pronta até o final deste ano, seja com recurso federal ou estadual” garantiu o governador Paulo Câmara a Armando, tendo ao seu lado o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

A construção de um novo terminal rodoviário na cidade de Caetés foi outra solicitação do prefeito Armando Duarte que o governador se comprometeu em atender.

Mais conquistas e reivindicações: Também na semana passada, o prefeito Armando Duarte esteve em Brasília, onde na companhia do senador Armando Monteiro esteve nos Ministérios da Integração Nacional, Educação e, das Cidades.

No Ministério da Integração Nacional, Armando Duarte reivindicou a construção da adutora da barragem do Cajueiro para levar água de Garanhuns para Caetés; também pediu o aumento do numero de carros pipas custeados pelo Governo Federal para abastecer a população rural de Caetés. No Ministério da Educação o prefeito conseguiu destravar recursos para a conclusão de duas escolas na zona rural, e para mobiliar a nova escola do Sítio Queimada Grande. Já no Ministério das Cidades, Armando Duarte reivindicou complemento de recursos para asfaltar ruas da cidade; também para instalar iluminação de LED e, realizar melhorias nas entradas da zona urbana.


"Vale lembrar: a construção da adutora para trazer água de Garanhuns para as cidades de Caetés e Capoeiras já foi reivindicada outras vezes, tanto pelo prefeito Armando Duarte quanto pela prefeita Neide Reino; esperamos que dessa vez deixe de ser promessa e torne-se realidade".