Seguidores

domingo, 28 de junho de 2026

Prefeitura de São Bento do Una realiza concurso público com 175 vagas para professor


A prefeitura de São Bento do Una (PE) está com inscrições abertas para Concurso público destinado ao provimento de 175 (cento e setenta e cinco) vagas, distribuídas em 10 (dez) cargos efetivos de Professor I e Professor II, em diversas áreas de especialização, no âmbito da Secretaria de Educação do Município de São Bento do Una. O período de inscrições acontece de 26/06/2026 a 17/08/2026, exclusivamente pela internet no site da organizadora do certame: https://igeduc.selecao.net.br/informacoes/108/. a taxa de inscrição é de R$ 146,00.


Os salários oferecidos são de R$ 3.487,97 e de R$ 4.745,83. O concurso tem provas: objetiva; de redação; e Avaliação de Títulos. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 11/10/2026.

Confira as vagas:

Professor I

Professor II - Arte

Professor II – Ciência

Professor II – Educação Especial

Professor II – Educação Física

Professor II - Geografia

Professor II - História

Professor II – Língua Inglesa

Professor II – Língua Portuguesa

Professor II - Matemática


Veja o edital do concurso, clicando no link: https://igeduc.selecao.net.br

O brasileiro quando a chuva molha o seu dinheiro

 HUMOR DO DOMINGO



Imagem compartilhada nas redes sociais

sábado, 27 de junho de 2026

O agreste é Notícia, 27-06-2027

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Inscrições para oficinas de formação do FIG 2026. Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade. As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.

Confira a lista completa:

  • Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
  • Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
  • Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
  • Introdução à Produção de Eventos Culturais
  • O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
  • Captação de Recursos na Prática
  • Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
  • Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura


- MPPE investiga denuncia de abuso sexual ocorrido em escola estadual. O Ministério Público de Pernambuco - MPPE está investigando uma denúncia de abuso sexual sofrida por uma ex-aluna da escola estadual EREM Henrique Dias, na cidade de Garanhuns. O caso de abuso teria ocorrido em 2021, e uma das vítimas era então aluna da escola. O assédio teria sido cometido por um professor que posteriormente foi nomeado diretor. De acordo com a denuncia, o professor teria se aproveitado da vulnerabilidade da estudante para cometer o abuso que teria se consumado no ato sexual. O MPPE também apura se há outras possíveis vítimas, e se a direção da escola foi informada do caso e não tomou providencias. O MPPE determinou a realização de novas investigações. A Secretaria de Educação de Pernambuco informou que ainda não foi comunicada sobre o caso, e que adotará as medidas necessárias, e que repudia qualquer forma de violência. Fonte: G1/caruaru


- Jovem morre ao praticar roleta russa. Na tarde da quarta-feira 24/06/2026, no Bairro Heliopolis, na cidade de Garanhuns, o jovem Lailson Nogueira, de 20 anos, morreu com um disparo de revólver calibre 38 na babeça. Segundo a Polícia, a vítima estava em seu quarto manuseando o revolver e praticando a chamada roleta russa, quando a arma disparou. O Rapaz chegou a ser socorrido para o Hospital Regional dom Moura, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. a arma utilizada pelo jovem foi apreendida pela Polícia. Foto: comandopolicialoficial


Jucati

- Mulher é presa e drogas apreendidas. Na quinta-feira 25/06/2026, na Vila Neves, município de Jucati, uma Operação conduzida pela Polícia Civil prendeu uma mulher que atuava juntamente com um homem que conseguiu evadir-se quando os militares chegaram; eles são suspeitos de comercializarem drogas na localidade. Na Operação que recebeu o nome Narke 6, a Polícia apreendeu 300g de cocaína, 230g de maconha, 30 munições calibre .380 e uma balança de precisão, entre outros materiais. A mulher e o material foram conduzidos a 8ª Denarc, em Garanhuns, onde a mulher foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Fonte:portalagresteviolento.com.br

Pernambuco acompanha avanço do ensino médio público


Dados do Censo Escolar 2025 mostram melhora nos indicadores de rendimento e trajetória educacionais e aumento da aprovação dos estudantes da rede pública. No país, entre 2022 e 2025, a reprovação caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. Foto: Luís Fortes/MEC


Mais estudantes de Pernambuco estão avançando e concluindo o ensino médio na rede pública. Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar no estado caiu de 1,6% para 0,6%, enquanto a reprovação recuou de 5% para 2,2%. No mesmo período, o indicador que mede o atraso escolar foi reduzido de 21,8% para 18%, evidenciando avanços na permanência e na trajetória escolar dos estudantes.


Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e divulgada nesta sexta-feira, 26 de junho.


BRASIL - Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62% no país, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%, evidenciando avanços na permanência e no sucesso escolar dos estudantes.


Os novos dados do Censo Escolar 2025 permitem calcular as taxas de rendimento escolar. Todos os indicadores apontam uma trajetória de melhoria do ensino médio público observada desde 2023, período em que o MEC ampliou e implementou programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


PÉ-DE-MEIA - O Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, é outra política que está contribuindo para a evolução dos indicadores educacionais. Com 471.900 estudantes de Pernambuco beneficiados desde a criação do programa, 51,2% são do sexo feminino e 48,8%, do sexo masculino.


“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.


Outros importantes indicadores educacionais também mostram progresso no ensino médio da rede pública. O Enem registrou aumento de 46% nas inscrições realizadas por concluintes de escolas públicas, de 2022 a 2025.


PNAD – Dados apurados por outras instituições de pesquisa também corroboram a melhoria no ensino médio da rede pública. Mais estudantes estão em sala de aula, conforme os dados da Pnad Contínua Educação 2025, recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve aumento na taxa ajustada de frequência escolar líquida entre os jovens, que passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior valor da série histórica desde 2016.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Capoeiras recebeu 15 novos ônibus escolares em quatro anos


Desde que tomou posse na prefeitura de Capoeiras, o prefeito Nego do Mercado vem reestruturando todos os setores da administração municipal. Na Educação, o município foi contemplado com 15 novos ônibus escolares nos últimos quatro anos. É mais conforto e segurança para os estudantes capoeirenses que utilizam o transporte escolar para se deslocarem entre suas residências e as escolas.


Na Secretaria de Educação, o prefeito conta com a colaboração da secretária Irece Macedo. Na atual gestão municipal, entre outras conquistas, Capoeiras elevou o índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco -  IDEPE; e recebeu do MEC o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização.


Também, escolas foram revitalizadas e ampliadas, como a Escola do Povoado Riacho do Mel que ganhou quadra poliesportiva e quatro novas salas de aulas. No colégio Municipal está em construção um auditório. E o prefeito Nego do Mercado já anunciou a reforma da escola do Povoado Alegre, que também será contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva e de novas salas de aula.


Os ônibus são do programa Caminho da Escola (Amarelinhos), do Governo Federal, mas a maioria foi destinada ao município de Capoeiras por meio de parceria com o Governo do Estado. O ùltimo ônibus que o municipio recebeu chegou em Capoeiras na semana passada.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Léo Magalhaes faz show hoje, no São João de Caetés


Caetés mais uma vez realiza uma das melhores festas juninas da região. Na programação, nesta quarta-feira 24/06/2026, se apresentam no evento, o cantor Léo Magalhães e a Banda Capital do Sol. A festa começa a partir das 22h, no arraiá montado no centro da cidade.


Caetés São João na Copa é uma realização da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


O prefeito Nivaldo Tirri e o secretário de Cultura Wando Pontes convidam você e sua família para se divertirem no São João de Caetés.


Antes dos shows, às 19h, um telão no centro da cidade vai retransmitir o jogo Brasil X Escócia pela Copa do Mundo de futebol.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Nego do Mercado nas festas junina anuncia obras em Capoeiras


Nos finais de semana do mês de junho, a prefeitura de Capoeiras por meio da Diretoria de Cultura realiza o ‘Arraiá da Gente’, festejo junino que contempla várias comunidades na zona rural do município. O prefeito Nego do Mercado marcou presença nas festas e aproveitou o clima junino para anunciar obras e benfeitorias nessas comunidades.


Durante o arraia da prefeitura, dia (12), o gestor assinou Ordem de Serviço para o calçamento de várias ruas na cidade, e para a reforma do imóvel onde será instalada uma Cozinha Comunitária na comunidade quilombola, no Sítio Imbé.


No mesmo dia (12), no Arraiá do Sitio Mimoso, Nego do Mercado se comprometeu de pavimentar o espaço em frente à igreja da localidade para que no próximo ano a festa junina não aconteça na lama.


Na festa no Povoado Riacho do Mel, dia (13), o prefeito anunciou que irá fazer a Praça da localidade e asfaltar, além de calçar algumas ruas.


Na comunidade quilombola no Sítio Imbé, no dia (19), Nego do Mercado se comprometeu que no próximo ano, os festejos juninos acontecerão na praça que lá será construída.


E na festa junina no Povoado Alegre, dia (20), Nego do Mercado anunciou a reforma da Praça que também será asfaltada; a Ordem de Serviço da obra foi assinada pelo prefeito nesta segunda-feira (22). Também foi anunciada uma reforma na escola do Povoado que ganhará quadra poliesportiva e mais quatro salas de aula. 


O prefeito afirmou que sua gestão vem procurando reconstruir Capoeiras nesses quatro anos e meio.

Adagro reforça campanha de atualização cadastral 2026 dos rebanhos em Caetés e demais municípios da região


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) prorrogou até o dia 30 de junho de 2026 o prazo da primeira etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e Propriedades Rurais. Caetés ainda não atingiu a meta de atualização cadastral e a Adagro reforça a campanha no município.


O comunicador Wando Pontes, sobre a campanha conversou com a Drª Rosirene Malta, gestora regional da Adagro em Garanhuns. A representante regional do órgão disse que o município de Caetés está com cerca de 80% dos rebanhos cadastrados, e a meta é atingir 90%. Ela reforça a importância dos criadores de animais que ainda não compareceram no escritório local da Adragro para declarar seus rebanhos, que atualizem o cadastro até o dia 30 de junho.


Drª Rosirene Malta destaca que a atualização cadastral não tem custos para os criadores, e que para agilizar o atendimento devem levar anotados os dados sobre os rebanhos. O cadastro abrange: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, criações de abelhas, peixes e aves.


A Adagro Regional Garanhuns abrange 20 municípios da região, e segundo a gestora, a maioria apresentam índices de atualização abaixo do esperado que é 90%. A atualização cadastral é obrigatória para todos os produtores rurais que possuem animais sob sua responsabilidade.

Assista a entrevista:

domingo, 21 de junho de 2026

Capoeirense Junior Almeida prepara o lançamento de novo livro


O novo livro do escritor Junior Almeida: Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos – Volume Dois teve sua pré-venda lançada na semana passada nas redes sociais. O livro está pronto para ser impresso, e será a quinta obra publicada pelo autor.


Sobre seu novo livro, o autor relata:

Assim como no primeiro volume, publicado em 2020, em nossa mais nova obra, CAPOEIRAS PESSOAS, HISTÓRIAS E CAUSOS – VOLUME DOIS, levamos ao leitor os acontecimentos antigos do nosso município, as histórias de vida guardadas nos baús das memórias de muitas pessoas. Situações engraçadas ou mesmo relatos tristes vividos por nossos conterrâneos, mesmo fora do seu torrão natal, estão em nossos textos, pois fazem parte da memória de Capoeiras.


A pré-venda já está acontecendo. As pessoas podem reservar seus exemplares contatando pessoalmente com o autor ou por meio das suas redes sociais.


Junior Almeida é escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano”; “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’ e 'Lampião em Serrinha do Catimbau'. Ele reside na cidade de Capoeiras - PE, onde também é comerciante.

Alysson Farias se lança pré-candidato a prefeito de Capoeiras


No município de Capoeiras, o ex-vereador Alysson Farias se lança pré-candidato a prefeito para as próximas eleições. Alysson afirma que ainda não há nenhum nome consolidado para disputar a prefeitura do município no próximo pleito, por isso, decidiu colocar seu nome à disposição como pré-candidato da oposição.


Caso Alysson futuramente seja mesmo o escolhido da oposição, irá enfrentar nas urnas o nome indicado pelo prefeito Nego do Mercado. O atual gestor municipal até o momento não deu sinais de quem poderá apresentar para sucede-lo na disputa pela prefeitura de Capoeiras.


Nego tem a gestão a frete do município bem avaliada pela maioria da população, por isso, muitas pessoas conjecturam que qualquer que seja o nome por ele indicado, será um forte concorrente.


Alysson Farias afirma que só abriria mão da disputa em favor do ex-prefeito Neném ou a ex-prefeita Neide Reino de quem foi Líder do Governo na Câmara municipal.

USO MEDICIANAL DA CACHAÇA

 HUMOR DO DOMINGO






Para curar uma paixão: beba pinga com limão

Contra falta de carinho: cachaça, cerveja e vinho

Se alguém te faz sofrer: beba pinga pra esquecer

Para acalmar o coração: beba até cair no chão

Se a vida não tem graça: encha a cara de cachaça

E se você não tem sorte: então beba até a morte

E se a vida te faz sofrer: o remédio é beber

sábado, 20 de junho de 2026

Brasil atinge, em 2025, a menor taxa de analfabetismo do país desde 2016


O Brasil alcançou, em 2025, a menor taxa de analfabetismo do país desde 2016, início da série histórica, quando a medição começou a ser feita. O índice, de 4,9%, divulgado nesta sexta-feira (19/6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que pela primeira vez a taxa ficou abaixo de 5% desde 2016 para brasileiros com 15 anos ou mais, com 592 mil pessoas nesta faixa incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.


Em números absolutos, o país tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo caiu para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos. Os dados são do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que teve a série histórica (2016-2025) reexaminada a partir dos resultados do Censo 2022.


Em comparação com 2022, o analfabetismo no país recuou tanto para pessoas de 15 anos ou mais como para aqueles com 60 anos ou mais. No primeiro grupo, o índice passou de 5,6% em 2022 para 4,9% em 2025. Já entre os mais velhos, a taxa passou de 16% em 2022 para 13,8% em 2025 e, pela primeira vez, ficou abaixo dos 14% para esta faixa desde 2016. A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025, com 4,9 milhões de pessoas sem saber ler ou escrever nessa faixa etária.


Segundo o estudo, mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).


MULHERES E HOMENS – Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.


PRETOS OU PARDOS E BRANCOS – O estudo apontou que o analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos ou mais é quase três vezes superior ao de brancos. Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetos, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).


ENSINO MÉDIO COMPLETO – Os dados do IBGE indicam, ainda, que a proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa taxa era de 16,4 p.p. em 2016. Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.


A PESQUISA – Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região


Garanhuns


- MPPE recomenda à Prefeitura de Garanhuns seguir legislação municipal e garantir presença de professores em sala de aula. 16/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Educação de Garanhuns uma revisão integral das portarias e atos de designação para o exercício de funções técnico-pedagógicas na rede municipal de ensino com o objetivo de retornar para a sala de aula os profissionais que não preenchem as exigências legais para desempenhá-las. O prazo fixado para essa providência foi de 30 dias.

Segundo o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Bruno Miquelão, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério de Garanhuns determina que o exercício de funções de direção, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica é restrito a servidores com mais de três anos de atuação comprovada em sala de aula.

"O MPPE apurou, no âmbito do procedimento nº 02090.000.217/2026, que a Secretaria de Educação de Garanhuns vem designando, para relevantes funções técnico-pedagógicas e administrativas, professores em estágio probatório e sem o cumprimento dos requisitos legais.


Bom Conselho

- Prefeitura anuncia Show de Iguinho & Lulinha mas eles não aoareceram. Após o prefeito Edezio Ferreira anunciar a dupla Iguinho & Lulinha como atração na noite da quinta-feira (18), no Forrobom, festa junina promovida pela prefeitura de Bom Conselho, o público esperou mas os artistas não apareceram. A prefeitura justificou a ausência da dupla na festa, afirmando que teria ocorrido devido a dificuldades no deslocamento aéreo dos artistas. No entanto, na mesma data, a dupla fez show em Arcoverde. Como a justificativa não colou, na cidade a história virou memes e motivo de críticas de opositores do prefeito nas redes sociais.  


Águas Belas

- Assassinou o cunhado a golpes de machado. Na noite da quinta-feira 18/06/2026, no Sítio Cordeiro, na zona rural de Águas Belas, José Rogerio da Silva, de 37 anos, foi morto com golpes de machado pelo cunhado, identificado como José Roberto Mendes, de 25 anos. a Polícia agiu rápido e conseguiu prender o suspeito que foi conduzido a Delegacia Seccional, em Garanhuns, onde foi autuado. Segundo as informações, o motivo do crime foi desentendimento familiar. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Bom Conselho e Brejão

- Perpart entrega mais de 200 títulos de propriedade nos municípios de Bom Conselho e Brejão. O Governo de Pernambuco dá mais um passo decisivo na consolidação de sua política habitacional na quarta-feira (17), com a entrega de 201 títulos de propriedade nos municípios de Bom Conselho e Brejão, localizados no Agreste do estado. A agenda começou em Bom Conselho, às 10h30, com a entrega de 144 escrituras na Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Mestre Beatriz. À tarde, a comitiva estadual seguiu para Brejão, onde realizou a titulação de 57 propriedades na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Ismênia Lemos Wanderley, às 15h30.  Dos mais de 200 títulos concedidos, 144 foram emitidos diretamente no nome de mulheres.