Seguidores

domingo, 21 de junho de 2026

Capoeirense Junior Almeida prepara o lançamento de novo livro


O novo livro do escritor Junior Almeida: Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos – Volume Dois teve sua pré-venda lançada na semana passada nas redes sociais. O livro está pronto para ser impresso, e será a quinta obra publicada pelo autor.


Sobre seu novo livro, o autor relata:

Assim como no primeiro volume, publicado em 2020, em nossa mais nova obra, CAPOEIRAS PESSOAS, HISTÓRIAS E CAUSOS – VOLUME DOIS, levamos ao leitor os acontecimentos antigos do nosso município, as histórias de vida guardadas nos baús das memórias de muitas pessoas. Situações engraçadas ou mesmo relatos tristes vividos por nossos conterrâneos, mesmo fora do seu torrão natal, estão em nossos textos, pois fazem parte da memória de Capoeiras.


A pré-venda já está acontecendo. As pessoas podem reservar seus exemplares contatando pessoalmente com o autor ou por meio das suas redes sociais.


Junior Almeida é escritor, autor dos livros: "A Volta do Rei do Cangaço"; “Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano”; “Capoeiras, Pessoas, Histórias e Causos’ e 'Lampião em Serrinha do Catimbau'. Ele reside na cidade de Capoeiras - PE, onde também é comerciante.

Alysson Farias se lança pré-candidato a prefeito de Capoeiras


No município de Capoeiras, o ex-vereador Alysson Farias se lança pré-candidato a prefeito para as próximas eleições. Alysson afirma que ainda não há nenhum nome consolidado para disputar a prefeitura do município no próximo pleito, por isso, decidiu colocar seu nome à disposição como pré-candidato da oposição.


Caso Alysson futuramente seja mesmo o escolhido da oposição, irá enfrentar nas urnas o nome indicado pelo prefeito Nego do Mercado. O atual gestor municipal até o momento não deu sinais de quem poderá apresentar para sucede-lo na disputa pela prefeitura de Capoeiras.


Nego tem a gestão a frete do município bem avaliada pela maioria da população, por isso, muitas pessoas conjecturam que qualquer que seja o nome por ele indicado, será um forte concorrente.


Alysson Farias afirma que só abriria mão da disputa em favor do ex-prefeito Neném ou a ex-prefeita Neide Reino de quem foi Líder do Governo na Câmara municipal.

USO MEDICIANAL DA CACHAÇA

 HUMOR DO DOMINGO






Para curar uma paixão: beba pinga com limão

Contra falta de carinho: cachaça, cerveja e vinho

Se alguém te faz sofrer: beba pinga pra esquecer

Para acalmar o coração: beba até cair no chão

Se a vida não tem graça: encha a cara de cachaça

E se você não tem sorte: então beba até a morte

E se a vida te faz sofrer: o remédio é beber

sábado, 20 de junho de 2026

Brasil atinge, em 2025, a menor taxa de analfabetismo do país desde 2016


O Brasil alcançou, em 2025, a menor taxa de analfabetismo do país desde 2016, início da série histórica, quando a medição começou a ser feita. O índice, de 4,9%, divulgado nesta sexta-feira (19/6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que pela primeira vez a taxa ficou abaixo de 5% desde 2016 para brasileiros com 15 anos ou mais, com 592 mil pessoas nesta faixa incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.


Em números absolutos, o país tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo caiu para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos. Os dados são do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que teve a série histórica (2016-2025) reexaminada a partir dos resultados do Censo 2022.


Em comparação com 2022, o analfabetismo no país recuou tanto para pessoas de 15 anos ou mais como para aqueles com 60 anos ou mais. No primeiro grupo, o índice passou de 5,6% em 2022 para 4,9% em 2025. Já entre os mais velhos, a taxa passou de 16% em 2022 para 13,8% em 2025 e, pela primeira vez, ficou abaixo dos 14% para esta faixa desde 2016. A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025, com 4,9 milhões de pessoas sem saber ler ou escrever nessa faixa etária.


Segundo o estudo, mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).


MULHERES E HOMENS – Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.


PRETOS OU PARDOS E BRANCOS – O estudo apontou que o analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos ou mais é quase três vezes superior ao de brancos. Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetos, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).


ENSINO MÉDIO COMPLETO – Os dados do IBGE indicam, ainda, que a proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa taxa era de 16,4 p.p. em 2016. Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.


A PESQUISA – Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região


Garanhuns


- MPPE recomenda à Prefeitura de Garanhuns seguir legislação municipal e garantir presença de professores em sala de aula. 16/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Educação de Garanhuns uma revisão integral das portarias e atos de designação para o exercício de funções técnico-pedagógicas na rede municipal de ensino com o objetivo de retornar para a sala de aula os profissionais que não preenchem as exigências legais para desempenhá-las. O prazo fixado para essa providência foi de 30 dias.

Segundo o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Bruno Miquelão, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério de Garanhuns determina que o exercício de funções de direção, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica é restrito a servidores com mais de três anos de atuação comprovada em sala de aula.

"O MPPE apurou, no âmbito do procedimento nº 02090.000.217/2026, que a Secretaria de Educação de Garanhuns vem designando, para relevantes funções técnico-pedagógicas e administrativas, professores em estágio probatório e sem o cumprimento dos requisitos legais.


Bom Conselho

- Prefeitura anuncia Show de Iguinho & Lulinha mas eles não aoareceram. Após o prefeito Edezio Ferreira anunciar a dupla Iguinho & Lulinha como atração na noite da quinta-feira (18), no Forrobom, festa junina promovida pela prefeitura de Bom Conselho, o público esperou mas os artistas não apareceram. A prefeitura justificou a ausência da dupla na festa, afirmando que teria ocorrido devido a dificuldades no deslocamento aéreo dos artistas. No entanto, na mesma data, a dupla fez show em Arcoverde. Como a justificativa não colou, na cidade a história virou memes e motivo de críticas de opositores do prefeito nas redes sociais.  


Águas Belas

- Assassinou o cunhado a golpes de machado. Na noite da quinta-feira 18/06/2026, no Sítio Cordeiro, na zona rural de Águas Belas, José Rogerio da Silva, de 37 anos, foi morto com golpes de machado pelo cunhado, identificado como José Roberto Mendes, de 25 anos. a Polícia agiu rápido e conseguiu prender o suspeito que foi conduzido a Delegacia Seccional, em Garanhuns, onde foi autuado. Segundo as informações, o motivo do crime foi desentendimento familiar. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Bom Conselho e Brejão

- Perpart entrega mais de 200 títulos de propriedade nos municípios de Bom Conselho e Brejão. O Governo de Pernambuco dá mais um passo decisivo na consolidação de sua política habitacional na quarta-feira (17), com a entrega de 201 títulos de propriedade nos municípios de Bom Conselho e Brejão, localizados no Agreste do estado. A agenda começou em Bom Conselho, às 10h30, com a entrega de 144 escrituras na Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Mestre Beatriz. À tarde, a comitiva estadual seguiu para Brejão, onde realizou a titulação de 57 propriedades na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Ismênia Lemos Wanderley, às 15h30.  Dos mais de 200 títulos concedidos, 144 foram emitidos diretamente no nome de mulheres.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Governo Federal vai instalar mais de 20 mil famílias com cisternas no semiárido brasileiro


Agência gov.com - Para levar segurança hídrica ao semiárido brasileiro, será realizada nesta quarta-feira, 17, na sede da Funasa, em Brasília/DF, a autorização para assinatura das ordens de serviço para a instalação de 20.976 cisternas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará do ato, que também dará posse ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Morais.


A iniciativa marca um avanço importante na política de segurança hídrica no país e a retomada fortalecida do trabalho da Funasa. Para esta ação estão sendo investidos mais de R$ 250 milhões em 498 municípios de oito estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Destinadas à captação e ao armazenamento de água para consumo humano, as cisternas reduzem a dependência de soluções emergenciais, como o abastecimento por carros-pipa, e fortalecem a convivência das famílias com o semiárido. A execução do programa considera a capacidade operacional da Funasa, por meio de suas superintendências estaduais (Suest), e a capacidade de produção e entrega das empresas contratadas, além das atividades de capacitação dos usuários e de acompanhamento e fiscalização técnica.


A seleção das famílias beneficiadas seguiu critérios técnicos e sociais, priorizando populações em situação de maior vulnerabilidade, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), famílias chefiadas por mulheres, comunidades quilombolas e pessoas com deficiência. A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a redução das desigualdades regionais e com a promoção do acesso à água como um direito fundamental, essencial para a saúde pública e para a dignidade humana.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Bolsa Família chega a mais de 1,5 milhão de beneficiários de Pernambuco em junho de 2026; Caetés é o município com maior valor médio do beneficio


Em junho, um total de 1.505.255 famílias dos 185 municípios de Pernambuco estão contempladas com o Bolsa Família. Para isso, o investimento do Governo do Brasil no estado supera R$ 1 bilhão. O valor garante um benefício médio de R$ 670,61. O cronograma de pagamentos tem início nesta quarta-feira, 17 de junho, e segue até o dia 30, de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS (confira abaixo).


Dentro das ações de enfrentamento a desastres previstas no programa de transferência de renda para situações como secas, enchentes, inundações e eventos climáticos extremos, 27 municípios de Pernambuco recebem em maio o pagamento de maneira unificada, no primeiro dia do calendário, como Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.


PRIMEIRA INFÂNCIA – No pacote de benefícios incluídos na retomada do programa desde 2023, 555.670 crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância em Pernambuco. Isso significa um adicional de R$ 150 destinado a cada integrante dessa faixa etária na composição familiar. O investimento para assegurar esse repasse no estado é de R$ 80 milhões.


COMPLEMENTARES — O Bolsa Família prevê outros benefícios complementares, no valor adicional de R$ 50, que chegam a 46,2 mil gestantes, 25,7 mil nutrizes e 983,7 mil crianças e adolescentes de sete a 18 anos no estado. Para esses pagamentos, o investimento supera R$ 133,6 milhões.


ESPECÍFICOS — Neste mês, o Bolsa Família alcança em Pernambuco, em seu grupo prioritário e específico, 8 mil famílias com pessoas em situação de rua, 24,8 mil com pessoas indígenas, 23,8 mil com quilombolas, 221 com crianças em situação de trabalho infantil, 4,8 mil com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo e 33,8 mil com catadores de material reciclável.


MUNICÍPIOS — A capital Recife é o município com maior número de beneficiários em Pernambuco neste mês, com 139.119 famílias atendidas. Na sequência, as cidades com maior número de famílias atendidas estão Jaboatão dos Guararapes (85.192), Caruaru (50.397), Olinda (50.320) e Petrolina (50.174).


VALOR MÉDIO — Caetés é o município com maior valor médio de benefício: R$ 707,19 neste mês. Em seguida, aparecem Ipubi (R$ 706,43), Terezinha (R$ 702,15), Carnaubeira da Penha (R$ 700,06) e Solidão (R$ 699,80).


NACIONAL – Em todo o país, neste mês, serão 19,34 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família nos 5.571 municípios, com valor médio de benefício de R$ 677,66. O investimento do Governo do Brasil no programa de transferência de renda é de R$ 13,08 bilhões em junho.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Caetés aparece no ranking dos municípios de PE que mais investiram nos festejos juninos de 2026, até agora


O Caetés São João na Copa, festejos juninos promovido pela prefeitura de Caetés mais uma vez promete ser um grande sucesso. Atrações de renome nacional como Mano Walter, Léo Magalhães e Walkyria Santos estão entre os artistas que se apresentarão no evento.

O Secretário Municipal de Cultura de Caetés, Wando Pontes compartilhou um vídeo nas redes sociais destacando que o município de Caetés aparece na 7ª posição no ranking dos municípios pernambucanos que mais investiram nas festas juninas deste anos de 2026, a frente de Petrolina que aparece na 8ª posição.

Deixando claro tratar-se de uma brincadeira, Wando explica que o município de Caetés foi um dos primeiros a enviar os dados sobre os investimentos nos festejos juninos, por isso, aparece à frente de Petrolina no ranking, o que é momentâneo; o secretário destaca que o valor investido por Caetés para realizar as festas juninas, o município de Petrolina gasta com apenas uma atração artística.

Wando Pontes destaca que o município de Caetés, que tem como gestor o prefeito Nivaldo Tirri, investe em saúde, educação, infraestrutura, e também faz festa.

O São João de Caetés, na próxima sexta-feira (19), tem shows de Mano Walter e Lairton e seus Teclados.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Presidente Lula declara apoio a João Campos em Pernambuco


O pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos (PSB), terá o apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa estadual desde ano. Lula gravou um vídeo confirmando apoio ao projeto político do ex-prefeito do Recife que enfrentará a governadora Raquel Lyra que tentará a reeleição.


“O meu partido e eu estamos apoiando o João Campos para candidato a governador do estado de Pernambuco. Esse é um compromisso histórico e é um compromisso que é resultado de uma relação produtiva, uma relação que deu resultado, uma relação que trouxe muita coisa para Pernambuco. Queria dizer a vocês que nós estamos juntos de verdade, por isso quero desejar a vocês boa sorte e boa luta”, diz Lula no vídeo.


Segundo a imprensa, o posicionamento de Lula surge após rumores de que o PT poderia ter palanque duplo no Estado. O presidente destacou a relevância da aliança nacional com o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. 


A governadora Raquel Lyra (PSD) ao que tudo indica não apoiará o pré-candidato a presente do seu partido, o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Raquel Lyra deve repetir a posição adotada na eleição passada, quando se manteve neutra, sem declarar apoio a nenhum candidato a presidente.

Merece Registro, Capoeiras 15-06-2026


  • Reforma do espaço do monumento de Frei Damião. A paróquia de São José iniciou junto aos paroquianos uma campanha para arrecadar recursos para custear uma obra de requalificação do espaço onde fica o monumento erguido em homenagem a Frei Damião, no alto da Serra do Quati. Quem quiser doar deve procurar a paroquia, inclusive após as missas. Segundo o pároco padre José Emerson, o local ultimamente vinha sofrendo com ações de vandalismo, e até casais estavam indo namorar por lá. O local foi fechado pela paroquia como podemos ver na foto ao lado, e só será reaberto após o termino da reforma e requalificação, que entre outros, inclui a colocação de câmeras de monitoramento, construção de banheiros, construção de uma área coberta e cercar a área pertencente a paroquia.


  • Veículo para a Assistência Social de Capoeiras. O prefeito Nego do Mercado, nesta segunda-feira 15/06/2026, recebeu um veículo 0km por meio do programa Move SUAS PE, destinado a Secretaria Municipal de Assistência Social. A solenidade de entrega ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife e contou com a presença da governadora Raquel Lyra. No ato, o prefeito Nego do Mercado estava acompanhado pelo Secretário de Assistência Social do município, Felipe Teixeira e pelo deputado estadual Aglailson Victor. Segundo informação do Governo do Estado, os veículos são destinados a utilização pelo CRAS Centro de Referência de Assistência Social e CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O programa contemplou os 184 municípios de Pernambuco.


  • Posto de saúde revitalizado. A Unidade Básica de Saúde – USB – Monsenhor Geraldo Batista de Lima, localizado na Vila Vintém na cidade de Capoeiras, foi revitalizada; recebeu reparos no telhado, paredes e piso, entre outros. O prefeito Nego do Mercado compartilhou nas redes sociais imagens do prédio da USB e de moveis e equipamentos adquiridos para a Unidade. Numa ação da prefeitura, nos últimos meses todos os Postos de Saúde foram ou estão sendo revitalizados pela prefeitura de Capoeiras. O prefeito informa que o Posto de Saúde Monsenhor Geraldo é a oitava Unidade de Saúde revitalizada na atual gestão municipal.


  • Ordens de Serviço para novas obras. Na sexta-feira 12/06/2026, o prefeito Nego do Mercado autorizou o início de várias obras na cidade e na zona rural. O gestor municipal assinou Ordens de Serviço para a pavimentação com paralelepípedos de várias ruas e trechos remanescentes de ruas na cidade. Autorizou a reforma do espaço onde será implantada uma Cozinha comunitária na comunidade quilombola Imbé, será a terceira cozinha Comunitária no município. Também autorizou a reforma da Escola do Sítio Cascavel.


  • Drogas apreendidas na cidade de Capoeiras. Na quarta-feira 10/06/2026, uma ação da Polícia Militar apreendeu porções de maconha e de cocaína que estavam em poder  de um homem que agiu com atitude suspeita ao avistar os militares. Os entorpecentes foram localizados em poder do suspeito e na residência dele, no Bairro Quati. No total foram localizados e apreendidos 14 bigs de maconha e 10 porções de cocaína. O suspeito e o material foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil para as medidas cabíveis. Fonte: portalagresteviolento.com.br


Para refletir:

Viver é não esperar a tempestade passar... É aprender como dançar na chuva.


Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

domingo, 14 de junho de 2026

Trabalho do IPA com dessalinizadores no município de Capoeiras foi destaque no Bom Dia Pernambuco


IPA.BR - O compromisso do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com a transformação da vida no campo foi tema de reportagem especial no Bom Dia Pernambuco. A matéria destacou como o trabalho de extensão rural, aliado à implementação de dessalinizadores, está garantindo água de qualidade e autonomia produtiva para famílias rurais no município de Capoeiras, no Agreste do estado.


O mote da reportagem foi claro: a tecnologia é essencial, mas é a gestão organizada pelas famílias que garante a mudança duradoura. O IPA atua não apenas instalando equipamentos, mas capacitando os produtores para que a água dessalinizada seja um motor de desenvolvimento para as atividades da agricultura familiar, especialmente na produção de derivados de leite.


A extensão rural desempenha aqui o seu papel mais nobre: o de oferecer orientação técnica constante para que a comunidade possa gerir o recurso com sustentabilidade, transformando o que antes era uma dificuldade — a escassez de água potável — em oportunidade de renda e dignidade.


Transformação real na comunidade

Durante a reportagem, o depoimento da produtora rural Josefa Quitéria mostrou, na prática, como o suporte do IPA altera o cotidiano. A disponibilidade de água tratada permitiu que sua unidade produtiva passasse a operar com mais eficiência e segurança, fortalecendo a economia local e fixando a família no campo com melhores condições de trabalho.


A extensionista Célia Holanda, representante do Instituto na reportagem, enfatizou que o sucesso desse modelo está no protagonismo das famílias, que encontram no IPA o suporte técnico necessário para transformar o dia a dia no semiárido.


Orgulho de servir ao campo

Ver esse trabalho ganhar as telas da TV estadual reforça a importância da missão do IPA. Cada projeto como o de Capoeiras é um reflexo do esforço diário de nossos pesquisadores e extensionistas, que levam ciência e inovação técnica para onde elas são mais necessárias.


O IPA celebra este destaque como um reconhecimento da força da nossa agricultura familiar e do papel fundamental que o Instituto exerce na construção de um Pernambuco mais desenvolvido, sustentável e humano.


Assista a matéria completa a partir dos 22min27s da edição de 20/05/2026.

O casal após o Dia dos Namorados

 HUMOR DO DOMINGO


Imagem compartilhada nas redes sociais

sábado, 13 de junho de 2026

Com 46 mil novas habilitações em 6 meses, pernambucanos economizaram R$ 132,9 milhões com gratuidade do curso teórico para CNH


Os pernambucanos economizaram mais de R$ 132,9 milhões na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde dezembro de 2025, com a gratuidade do curso teórico disponibilizado pela plataforma CNH do Brasil, do Ministério dos Transportes. No período, 153.725 formações sem custo foram realizadas na unidade da Federação.


Antes da nova política, o curso teórico – etapa obrigatória do processo de habilitação – custava, em média, R$ 865,07 em Pernambuco. A medida representa redução direta de custos para a população e amplia o acesso à primeira habilitação. Em todo o país, os brasileiros já economizaram R$ 2,12 bilhões com a iniciativa.


Apenas em Pernambuco, 46.891 novas CNHs foram emitidas desde o lançamento da plataforma. E, no mesmo período, 344.118 novos requerimentos para a primeira habilitação foram preenchidos na unidade da Federação.


CNH MAIS BARATA E MENOS BUROCRÁTICA – O valor para tirar a primeira carteira de motorista caiu em todo o país após o lançamento da CNH do Brasil. Antes, o processo completo para as categorias A e B chegava a R$ 4,9 mil em alguns estados. Atualmente, esse valor varia entre R$ 810 e R$ 1,6 mil.


Além da gratuidade do curso teórico, as mudanças incluem a redução da carga mínima de aulas práticas, a possibilidade de formação com instrutores autônomos credenciados e a fixação de teto de R$ 180 para os exames médico e psicológico.


POR REGIÕES – A região Sudeste foi a que mais emitiu novas carteiras desde o lançamento do programa CNH do Brasil, com um total de 535.636 novos documentos. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (321.114), Sul (239.999), Norte (122.152) e Centro-Oeste (117.222).


INDICADORES NACIONAIS – O primeiro semestre de vigência do programa apresenta os melhores resultados da história da formação de condutores no Brasil desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB/1997).


CADASTRAMENTOS: O número de requerimentos para a primeira habilitação atingiu 6,49 milhões em todo o país.


CURSOS TEÓRICOS: Foram realizados 3,25 milhões de cursos teóricos gratuitos pela plataforma.


FORMAÇÃO PRÁTICA: O país registrou 2,84 milhões de cursos práticos de direção veicular. Desses, mais de 282,9 mil já foram realizados com o novo modelo de instrutores autônomos credenciados.


EXAMES: Foram realizados 1,63 milhão de exames teóricos e 2,67 milhões de exames práticos em todo o território nacional.


RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA – Na última sexta-feira (5/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a Lei nº 15.428, que permite, entre outros pontos, a renovação automática da CNH para motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas a pontuação nos 12 meses anteriores.


DOIS MILHÕES DE BENEFICIADOS – Desde a publicação da Medida Provisória nº 1.327/2025, as novas regras já beneficiaram 2 milhões de motoristas em todo o país, que tiveram suas CNHs renovadas automaticamente. Até março deste ano, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a medida já havia proporcionado uma economia de R$ 854,8 milhões à população.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República