HUMOR DO DOMINGO
Imagem compartilhada nas redes sociais
A tão sonhada Praça da Jaqueira era um sonho dos moradores há mais de 30 anos. ‘Na campanha política de 1988 um candidato já prometia fazer está praça, e sucessivamente outros prometeram; os moradores nem acreditavam mais nas promessas, mas agora vem o prefeito Nego do Mercado e finalmente vai realizar essa obra; a população só tem a agradecer, - relatou um dos moradores da localidade ao falar durante o evento.
A obra terá início nos próximos dias e quando concluída terá espaço destinado para a pratica de exercícios físicos. A revitalização da Praça também agregará valorização aos imóveis da área, entre outros benefícios aos moradores.
Garanhuns
Caetés
Correntes
Relator: CONSELHEIRO RODRIGO NOVAES
Processo: 241005620 Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Correntes, relativa ao exercício financeiro de 2023, tendo como interessados: Walfredo Carneiro Cavalcanti Junior, Bruna Lays da Silva Santos Cardoso e Hugo Cesar Gomes Galvão.
Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Correntes a rejeição das contas do Sr. Hugo Cesar Gomes Galvão, relativas ao exercício financeiro de 2023. Em 22/09/2025 - Fonte TCE
Angelim
Relator: CONSELHEIRO EDUARDO LYRA PORTO
Processo: 231004710 Termo de Ajuste de Gestão firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Angelim, no intuito de estabelecer, após fiscalização do Procedimento Interno nº PI2300533, o levantamento dos aspectos de segurança e qualidade que envolvem os veículos e condutores que prestam o serviço de transporte escolar nos municípios pernambucanos.
Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, Julgou Cumprido Parcialmente o Termo de Ajuste de Gestão (Tag) firmado pela Prefeitura Municipal de Angelim com este Tribunal de Contas, sob a responsabilidade do Sr. Marcio Douglas Cavalcanti Duarte. Juçgado em 22/09/2025
O Campeonato Municipal vem sendo realizado desde o primeiro ano da primeira gestão do prefeito Nego do Mercado, e é organizado pelo Diretor Municipal de Esportes, Ivo do Posto e equipe.
O campeonato tem o objetivo de incentivar o futebol amador no município, bem como criar uma alternativa de lazer para os moradores assistiresm nos finais de semana.
NACIONAL – Em todo o país, o Governo do Brasil já garantiu a devolução de R$ 1,53 bilhão a aposentados e pensionistas que foram prejudicados. Um total de 2,46 milhões de beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento e já receberam os valores devidos, o que representa 74% dos 3,33 milhões de brasileiros que estão aptos a receber.
"Os dados mostram a eficiência dessa iniciativa do Governo de devolver cada centavo de forma rápida e segura para garantir a dignidade e os direitos dos nossos aposentados e pensionistas", destaca o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
“O ressarcimento está chegando a aposentados e pensionistas em todas as regiões do país. Nosso compromisso é garantir que cada beneficiário receba de volta o que é seu, com respeito, segurança e transparência”, completa o presidente do INSS, Gilberto Waller.
ESTADOS – São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul são, nesta ordem, as Unidades da Federação com o maior número de aposentados e pensionistas já ressarcidos (veja quadro). São Paulo lidera, com 408.261 beneficiários já contemplados pelo acordo. Em seguida aparecem Minas Gerais (233.523) e Bahia (212.944), únicos três com mais de 200 mil pessoas já ressarcidas.
ADESÃO – A adesão ao acordo é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça. Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), em até três dias úteis após a adesão. O prazo segue aberto para quem ainda não fez a adesão ao acordo de ressarcimento. O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos.
PRAZOS – A contestação dos descontos pode ser feita até 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo seguirá disponível após essa data.
CUIDADO COM GOLPES!
O INSS reforça que não solicita dados pessoais por links, SMS ou mensagens. Também não há cobrança de taxas nem uso de intermediários para a devolução dos valores do acordo de ressarcimento. Toda a comunicação com os beneficiários acontece pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Segundo informações, Cícero estava trabalhando como pedreiro, quando um homem apareceu e o alvejou com vários disparos de arma de fogo, na rua em frente a obra. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada na Unidade de Saúde. O suspeito evadiu-se em seguida numa motocicleta. A Policia Civil está investigando para esclarecer a autoria e motivação do crime.
O corpo de Cícero Antônio será velado no salão de velório da Funerária São José, em Capoeiras. O sepultamento ocorrerá em local e horário a serem confirmados.
Os detalhes da Operação foram divulgados na segunda-feira (22), no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), na Rua do Sol nº 143 - 5º andar, no bairro de Santo Antônio - Recife.
Durante a Operação Especial Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro, foram fiscalizados 60 postos, no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru, Cupira, Belo Jardim e Petrolina. Foram verificados 393 bicos injetores de combustível, dos quais 193 apresentaram algum tipo de irregularidade, como volumetria (entrega de quantidade de combustível inferior ao valor pago pelo consumidor) e bomba medidora apresentando violação dos pontos de selagem.
No total, foram interditados 14 bicos de combustível, por irregularidades diversas. As maiores anormalidades foram identificadas nos postos de combustíveis de Caruaru: nos oito estabelecimentos fiscalizados, sete bicos foram interditados por conta da volumetria. No Recife, apenas um bico injetor foi interditado por conta do volume de combustível entregue.
Os postos que apresentaram irregularidades foram notificados e podem ser multados com valores que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, conforme a gravidade da infração. Os estabelecimentos têm prazo de dez dias para apresentar a defesa administrativa.
A operação, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, teve como objetivo a fiscalização das bombas de combustíveis, visando combater irregularidades que prejudicam os consumidores e afetam a concorrência justa no mercado. Além das bombas, também foram objeto de fiscalização os dispensers de gás natural veicular (GNV), os extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).
Durante a ação conjunta, as equipes do Procon-PE fizeram a verificação do percentual de etanol na gasolina, além de outras exigências que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina, a exemplo da verificação dos produtos vencidos e os preços expostos aos consumidores, nas prateleiras das lojas de conveniência.
NOVAS ACÕES - De acordo com o coordenador operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA), Promotor de Justiça João Maria Rodrigues, os dados obtidos durante a operação são de extrema importância, pois irão subsidiar o Ministério Público de Pernambuco em novas operações, que deverão ser realizadas nos próximos meses.
De acordo com a CNN Brasil, a pesquisa aponta que João Campos reúne 59% das intenções de voto no cenário principal, contra 24% da governadora Raquel Lyra (PSD). O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) soma 5%, seguido pelo jornalista Ivan Moraes (Psol), com 3%, e o vereador recifense Eduardo Moura (Novo), também com 3%. Entre os entrevistados, 4% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 2% não souberam ou preferiram não responder.
Cenário direto entre Campos e Lyra
Em uma simulação restrita à disputa entre Campos e Lyra, a vantagem do prefeito do Recife cresce ainda mais: 63% contra 27% da governadora. Nesse recorte, votos em branco e nulos somam 6%, enquanto 4% dos entrevistados não responderam. Os números reforçam a posição de destaque do socialista e indicam um cenário desfavorável para a atual gestora estadual.
Disputa pelo Senado
O mesmo levantamento também avaliou a corrida pelo Senado. Humberto Costa aparece em primeiro lugar com 22% das intenções de voto no cenário principal, consolidando-se como favorito à reeleição. Em seguida, vem o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), com 17%, e o ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), com 15%. O senador Fernando Dueire (MDB) aparece com 9%, enquanto a deputada Jô Cavalcanti (PSOL) registra 4%.
Votos brancos e nulos chegaram a 17%, e outros 16% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, ouvindo 1.200 eleitores em Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
“As escolas técnicas representam um marco no futuro dos nossos estudantes, pois unem formação de qualidade com oportunidades reais de inserção no mundo do trabalho. Ampliar o acesso à educação profissional significa abrir caminhos para que cada estudante encontre seu espaço e construa sua trajetória de sucesso. Com essas novas unidades, reforçamos o compromisso de levar desenvolvimento às diversas regiões do Estado, garantindo que mais jovens tenham acesso a uma formação profissional”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Cada unidade educacional terá capacidade de atendimento para até 504 alunos por turno (manhã, tarde e noite). A estrutura também é padrão, onde os equipamentos terão 12 salas de aula com capacidade para 42 alunos cada, laboratórios, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência e quadra poliesportiva coberta. Devido às variações dos tamanhos dos terrenos e das áreas construídas, serão investidos R$ 29,4 milhões em Nazaré da Mata, R$ 24,5 milhões em Caetés, R$ 24,4 milhões em Itapissuma e R$ 22,6 milhões em Caruaru.
Os projetos das quatro unidades de ensino foram desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Os projetos foram feitos pensando em cada detalhe para que os equipamentos contribuam para a qualificação dos jovens dos municípios e das respectivas regiões. Estamos falando de espaços amplos, dinâmicos e modernos, que elevam a qualidade do ensino profissionalizante no Estado”, comemorou o titular da Sepe, Rodrigo Ribeiro.
As obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), órgão responsável pela construção e modernização de equipamentos educacionais no Estado. O prazo previsto para conclusão de cada unidade é de dez meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
O evento começou com o desfile de viaturas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, de um pelotão sobre motocicletas da GCM de Garanhuns, seguidos por veículos e máquinas da frota municipal.
Também desfilaram os patrulheiros mirins e o grupo de idosas, ambos de projetos sociais mantidos pelo CRAS.
Muitos pais elogiaram a organização do desfile deste ano. Diferente de anos anteriores, as bandas realizaram suas performances no final do desfile, e com isso os alunos se cansaram menos, não ficaram sob o sol escaldante esperando durante várias horas.
Festival de Cantadores
À noite, também na Praça, aconteceu o 4º Festival de Poetas Cantadores. O evento reuniu seis duplas de renomados repentistas: Jeferson Silva, Ismael Pereira, Jonas Bezerra, Raimundo Caetano, Geraldo Amâncio, Luciano Leonel, Edmilson Ferreira, Zé viola, Daniel Olímpio, Jairo Silva, Antônio Lisboa, Rogerio Menezes.