Seguidores

sábado, 23 de dezembro de 2023

O Agreste é Notícia, em 23-12-2023

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região.


Garanhuns

- Izaías Regis e Sivaldo Albino multados pela Justiça Eleitoral. A juíza da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns, Zélia Maria Pereira de Melo, aplicou multa de R$ 5 mil reais ao deputado Estadual Izaías Régis por, segundo a magistrada, ter se beneficiado da transmissão de uma passeata realizada em 02 de junho deste ano. A transmissão foi feita pelo Youtube do blogueiro Kleber Cisneiros, mas durante o evento e, durante a transmissão, foram citadas frases como “Garanhuns pede: volta Zazá”; “O Homem é forte. 2024. Se Deus quiser” e “A esperança tá de volta”. Ao analisar o caso, a juíza  entendeu que a situação se assemelhou a um pedido explicito de votos para 2024. Kleber também foi multado. Régis foi penalizado por ter de certa forma, segundo entendeu a Justiça, ter se beneficiado com a divulgação da live. O autor da representação foi o PSB.

Já o prefeito Sivaldo Albino e a Secretária de Educação Wilza Vitorino foram multados pela instalação, em janeiro deste ano, por parte “dos Amigos da Educação” de outdoors, cujo conteúdo parabenizava Sivaldo Albino e Wilza Vitorino pelos investimentos realizados na Educação do Município. Neste caso, o autor da representação junto à Justiça Eleitoral foi o PSDB. Fonte: vecgaranhuns.com


- Morto a facadas. Na sexta-feira 22/12/2023, na Cohab 2, em Garanhuns, foi assassinado com golpes de faca peixeira, o ex-presidiario Riverson Wilker, de 26 anos. O suspeito de cometer o crime, um homem de 23 anos, foi preso por homens da guarda municipal; ele disse que a vítima vivia com sua ex-companheira e que houve um desentendimento entre eles.


Caetés

- Polícia cumpriu Mandados de Busca e Prisão. A Polícia Civil (PC) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão no município de Caetés/PE, como parte das Operações “Psidium e Paz”. Na manhã desta quinta-feira, 21, a Delegacia de Caetés, sob o comando do Delegado Patrick Dias, realizou quatro mandados de busca e apreensão na Vila Araçá, relacionados a crimes de tentativa de homicídio. Durante a operação, duas pessoas foram alvos.

Conforme informações da PC, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram colhidos elementos de prova que subsidiarão o fechamento dos inquéritos relacionados, os quais estão em andamento. Fonte: portalagresteviolento.com.br


São Bento do Una

- Homem foi morto a tiros. Na noite da terça-feira 19/12/2023, no centro da cidade de São Bento do Una, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, Zenaldo Lima Mendonça, de 28 anos, que era ex-presidiario. Na localidade ninguém deu qualquer informação que pudesse ajudar a identificar a autoria e motivação do crime que está sendo investigado pela Delegacia da Policia Civil da cidade.


Lagoa do Ouro

- MPPE recomenda que prefeito exonere sobrinho do cargo de procurador municipal. 8/12/023 - O Prefeito do município de Lagoa do Ouro deve exonerar, no prazo de 10 dias, o seu sobrinho do cargo de procurador municipal, conforme a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), expedida por meio da Promotoria de Justiça local, após verificar que o gestor havia nomeado irregularmente um parente para o cargo de Procurador jurídico do município. O MPPE também recomendou ao sobrinho do Prefeito que, no mesmo prazo, caso não seja afastado, requeira a sua exoneração, sob pena de responder, assim como o administrador municipal, por improbidade administrativa. A Recomendação destaca que a nomeação do sobrinho do prefeito Edson Lopes Cavalcante pode violar a Súmula Vinculante Nº. 13, que proíbe a nomeação de parentes em cargos de confiança na administração pública. Considerando a excepcionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em cargos políticos, a Promotoria avaliou que o cargo de Procurador Jurídico, ao qual o parente do gestor municipal foi designado, possui características predominantemente administrativas, não se enquadrando na exceção. A Promotoria de Justiça de Lagoa do Ouro estabeleceu um prazo também de 10 dias para que o município informe acerca do atendimento à recomendação do MPPE. Fonte: Gerencia de jornalismo do MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!