Seguidores

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Igreja inicia processo canônico para beatificação e canonização de Frei Caetano de Mesina em Bom Conselho

No último dia 31 de agosto, na cidade de Bom Conselho – PE (Diocese de Garanhuns), ocorreu a sessão de Abertura do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Caetano de Messina, conhecido como o missionário da justiça e da paz. A cerimônia – denominada Inquérito Canônico – teve como presidente o bispo diocesano de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo e aconteceu no Baras Eventos. Logo após, Dom Agnaldo presidiu a Santa Missa na capela do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, Casa Mãe do Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, fundado por Frei Caetano. A celebração contou com a presença do bispo diocesano de Garanhuns, membros do clero, religiosas, devotos e fiéis.

Frei Caetano de Messina, Servo de Deus e religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, desempenhou um papel importante em diversas missões pelo Brasil no século XIX. Ele chegou ao país em 11 de setembro de 1841, desembarcando no porto de Recife. Ao longo de sua trajetória missionária, percorreu várias cidades, vilas e povoados nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Este missionário da justiça e da paz dedicou-se inteiramente ao anúncio do Reino de Deus e, à exemplo de São Francisco, pregou o Evangelho com a própria vida e obras, preocupando-se em atender, além das necessidades espirituais, as carências materiais e estruturais da população, especialmente no Nordeste brasileiro. Apreensivo com o alto índice de violência nas terras de Papacaça (atual cidade de Bom Conselho), realizou um belíssimo trabalho de pacificação e desarmamento que culminou na fundação do Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, em 24 de abril de 1853. Com o objetivo de acolher e educar as jovens daquela terra, a obra do "anjo da paz e do bem" se mantém viva e pulsante até hoje em diversos estados brasileiros, dedicando-se à educação de crianças e jovens.


Frei Caetano faleceu aos 71 anos, em 1878, Montevidéu, no Uruguai. Três anos após sua morte, seus restos mortais foram transladados para a Igreja de São Sebastião, no Rio de Janeiro, e em 1996, conforme seu desejo de retornar às suas filhas espirituais, foram levados para no Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde foi construído um mausoléu. Nesse local, muitos devotos visitam para rezar e pedir sua intercessão, alcançando inúmeras graças.


Faça você também uma visita ao mausoléu e ao alcançar uma graça por intercessão de Frei Caetano de Messina, comunique ao Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, através dos contatos: (87) 98176-2233 / Praça Frei Caetano de Messina, s/n, Centro – Bom Conselho/PE – CEP: 55330-000.

FONTE: DIOCESE DE GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!