Seguidores

quarta-feira, 26 de março de 2025

Agricultores de Capoeiras, Caetés e de vários municípios do Agreste não receberão pagamento do Garantia-Safra de 2024

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) começou a realizar os pagamentos do Garantia-Safra referente à safra 2023/2024 na terça-feira, 18 de março. No total, 744 municípios serão beneficiados com R$ 670 milhões destinados a 558.686 mil agricultores em todo o Brasil.


Capoeiras e Caetés não constam na relação dos municípios que receberão o Garantia-Safra. Na região do Agreste Meridional receberão o benefício do Garantia-Safra, segunda a lista divulgada, agricultores dos municípios de Bom Conselho, Iati, Paranatama e São Bento do Una.


Conversamos com o secretário municipal de Agricultura, Antônio Alberto - Dedinho (foto); ele disse ao Blog Capoeiras que naquele momento o município aguardava a possível liberação por parte do Ministério da Agricultura de uma nova lista de municípios contemplados com o Garantia-Safra. Ele lembrou que o seguro só é pago quando o agricultor tiver perda de no mínimo 50% da safra, e que o município buscará informações no Ministério para melhor esclarecer os agricultores.


Entenda:

O Seguro-Safra é pago aos agricultores quando há perda de no mínimo 50% da safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. A verificação e comprovação que houve perdas nas lavouras é atestada por órgãos de monitoramento agrícola ou pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


A política, destinada a produtores com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo cuja área plantada varie entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca, apoia agricultores familiares que sofreram perdas devido a eventos climáticos adversos, como secas e chuvas intensas, garantindo a segurança econômica e a continuidade da produção no campo.


Acesse a Portaria N° 319 de 14 de março de 2025 com a lista completa dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!