Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Colégio Municipal José Soares de Almeida – CMC, vivencia sua Feira Cultural Afro-Brasileira

No dia 20 de Novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. Nesta data o Colégio Municipal José Soares de Almeida – CMC, relembra que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento da cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. Esta data traz luz a questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa. É disso que se trata o Dia da Consciência Negra.

                              

E na última terça-feira (19) vivenciamos no CMC a culminância de nossa Feira Cultural Afro-Brasileira, sob a organização da coordenadora de Ciências Humanas e Sociais, a professora Hilderlane Tenório, junto aos professores das disciplinas História e Geografia da escola. Momento de muita aprendizagem, debates e esclarecimentos aos nossos estudantes através de exposição das produções realizadas pelos estudantes em sala de aula, apresentações de danças e desfile, tudo em alusão a esta data tão marcante no calendário brasileiro. Data esta que virou feriado nacional e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!