A fumaça do cigarro contém substâncias cancerígenas, que danificam as células pulmonares e podem desenvolver tumores além da região pulmonar, como câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, colo de útero, bexiga, pâncreas, fígado e rim. Além disso, o hábito de fumar está diretamente relacionado a diversas doenças graves, entre elas as cardiovasculares, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, aneurisma da aorta e acidente vascular cerebral.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Os impactos vão além do câncer
Os malefícios do tabagismo vão além do risco aumentado de desenvolver câncer. O vício também está associado a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema pulmonar.
Parar de fumar é a melhor forma de prevenir o câncer e outras doenças relacionadas ao tabagismo.
O HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento aos pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!