De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, cerca de 4 em cada 10 consumidores já receberam algum tipo de tentativa de golpe durante promoções online. A engenharia social, quando o golpista manipula a vítima para que forneça dados pessoais ou bancários, é uma das principais estratégias utilizadas.
E assim, como consumidores e lojistas se preparam para o período, golpistas também se organizam para aplicar fraudes e ataques cibernéticos. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil registrou 6.937.832 tentativas de fraude no primeiro semestre de 2025 — um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento ainda ressalta que esses golpes tendem a se intensificar justamente em momentos de alto volume de compras, como a Black Friday.
Pensando em garantir uma experiência de compra mais segura, especialistas de grandes empresas destacam sete golpes e como se proteger durante o período de compras.
Desconfie de e-mails promocionais
Na Black Friday, o e-mail, assim como os demais aplicativos de mensagens podem ser inundados com ofertas e promoções relâmpago e irresistíveis. Golpistas aproveitam a data para enviar mensagens falsas se passando por lojas ou bancos para roubar dados. Esse é o famoso golpe chamado phishing.
Para Marcelo, se a promoção parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é! “Não abra e-mails com anexos desconhecidos e não clique em links suspeitos. Se estiver em dúvida sobre alguma promoção, entre em contato com a loja por meio dos canais oficiais para confirmar as informações. Além disso, é importante evitar o cadastro em sites de procedência duvidosa e manter o antivírus atualizado para reforçar a segurança de dados”, ressalta.
Outro ponto crucial para evitar cair em um golpe é verificar a veracidade do portal em que efetuará a compra. Para isso, o usuário pode adotar algumas medidas de segurança que irão garantir mais segurança durante a jornada de compra, como:
Verificar o endereço do site: certifique-se de que começa com "https://". O "s" em "https" significa "secure" (seguro) e indica que a comunicação entre seu navegador e o site é criptografada;
Observar se o site tem o cadeado na barra de endereço: verifique se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Clique no cadeado para obter mais informações sobre o certificado de segurança do site;
Use navegadores seguros: navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge são conhecidos por suas medidas de segurança avançadas;
Utilizar extensões e add-ons de segurança: utilize ferramentas como HTTPS Everywhere, NoScript e uBlock Origin para proteger sua navegação e bloquear sites suspeitos;
Analisar a qualidade do site: verifique se o site é bem construído e não possui erros de português, páginas sem conteúdo, logos mal formatados, entre outros. Esses podem ser indícios de um site clonado e suspeito;
Utilizar cartões virtuais temporários para cada compra: evite salvar informações de pagamento;
Usar senhas seguras: crie senhas longas, complexas e únicas para cada conta online. Um gerenciador de senhas pode facilitar essa tarefa;
Configurar alertas de transação: ative alertas de transação com seu banco ou emissor de cartão de crédito para ser notificado imediatamente sobre atividades incomuns;
Ter cuidado com a quantidade de dados pessoais solicitados: desconfie de sites que pedem muitos dados pessoais sem necessidade;

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