Os resultados foram especialmente expressivos nas 28 cidades mais críticas, onde mais da metade do eleitorado ainda não tinha o registro biométrico. Em janeiro de 2025, antes do início da campanha, o índice médio de eleitores com biometria cadastrada nesses municípios era de 28,86%, número que chegou a 68,62% em janeiro deste ano.
Do total das 28 cidades nessa situação, 27 conseguiram ultrapassar a marca dos 50% de eleitores com biometria cadastrada, e 13 delas já superaram os 70%. Um dos destaques é a cidade de Lagoa do Ouro, no Agreste, que registrou o maior aumento percentual. Por lá, a biometria saltou de 20,03% (2.331) em fevereiro de 2025 para 84,54% (10.163) em janeiro de 2026, um crescimento de 64,51 pontos percentuais.
Para chegar a esses resultados, o TRE-PE adotou como estratégia principal a descentralização de serviços, promovendo mutirões e abrindo 32 novos postos em parceria com as prefeituras, câmaras municipais e entidades privadas nas cidades listadas.
Vantagens da biometria
O cadastramento biométrico (coleta de foto, assinatura e digitais) é rápido e garante mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, além de agilizar as filas no dia da votação.
Agende seu atendimento
A eleitora ou o eleitor que ainda não coletou a biometria junto à Justiça Eleitoral deve agendar um atendimento através do site do TRE-PE. Escolha um dia, horário e local de sua preferência. Os postos e cartórios recebem eleitoras e eleitores até o dia 6 de maio, data em que ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral e serão iniciados os preparativos para as Eleições Gerais de 2026.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!