Seguidores

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Barragem Gurjão que abastece a cidade de Capoeiras está com 14% da sua capacidade

Manancial responsável por abastecer os moradores da cidade de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, a Barragem Gurjão está quase seca, acumula apenas 14% da sua capacidade, segundo informa a Agência Nacional de Águas – ANA do Governo Federal que monitora o nível de água das barragens.


A estiagem castiga o município de Capoeiras e preocupa a população que teme o colapso da Barragem Gurjão. A Compesa até o momento não tomou nenhuma iniciativa sobre um possível racionamento de água aqui na cidade. A Gerencia da Compensa em Garanhuns é a responsável pelo abastecimento na cidade de Capoeiras.


Segundo servidores da Compesa, o abastecimento está ocorrendo normalmente, embora devido ao aumento no consumo de água durante o verão, é necessário interromper o abastecimento em alguns trechos para conseguir abastecer os moradores das ruas que ficam na parte alta da cidade, o que as vezes acaba gerando reclamações de falta de água em aguns locais.


O Governo do Estado, no ano de 2019 inaugurou a Adutora Caetés-Capoeiras para trazer água apartir da ETA Garanhuns para as duas cidades. Desde que foi inaugurada a Adutora, os moradores de Caetés são abastecidos com a água vinda de Garanhuns. Já a cidade de Capoeiras nunca recebeu água a partir da adutora de Garanhuns. Será que a primeira vez vai ser na seca desde anos? Tomara que chova logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!