Seguidores

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Governo de Pernambuco anuncia plano para reduzir despesas em R$ 320 milhões em 2015.

Publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto do Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) tem meta de racionalizar o gasto em R$ 320 milhões em 2015

                O Governo de Pernambuco inicia fevereiro planejando ações de racionalização nas despesas correntes do Estado. O decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 3 de fevereiro. Com isso, fica instituído o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) que tem como meta racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 320 milhões, só em 2015. A medida leva em consideração as projeções econômicas e financeiras do País que apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira, taxa de juros alta e consequente baixa projeção para o incremento de receitas para os estados.

O Decreto prevê diversas medidas de melhoria do gasto público por meio de uma atuação direta com os gestores do Estado, a fim de identificar, propor e implementar ações de economia. A coordenação fica por conta de um comitê gestor composto por representantes da Assessoria Especial do Governador do Estado, Secretaria de Administração do Estado (SAD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Esse grupo acompanhará de forma detalhada as várias propostas de contingenciamento de recursos.

“Precisamos continuar nos preparando para o cenário fiscal restritivo que está posto para o País. Vamos estabelecer metas, procedimentos e rotinas eficazes, focados no combate ao desperdício e na otimização do gasto. Os projetos prioritários não serão impactados. Vamos manter a qualidade dos serviços com a eliminação do gasto ruim”, destacou Paulo Câmara.

Entre as medidas do Executivo estadual está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, transferências voluntárias, entre outros. Os recursos já destinados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) serão preservados, bem como os programas de relevância para a sociedade, tal como o Pacto Pela Vida.

Os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta deverão designar, no prazo de três dias, os representantes de cada unidade gestora que vão atuar na implementação e na coordenação do PCG em seus órgãos. Serão desenvolvidos, ainda, estudos para que os gastos tenham caráter mais racional e sejam cada vez melhor planejados.

PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS NO DECRETO

• Corte nas consultorias, concessão de diárias, manutenção da frota, publicidade, entre outros temas;
• Devolução dos veículos com menos de 1,2 mil km rodados por mês;
• Redução dos custos para telefonia fixa e móvel;
• Fiscalização das despesas com cessão de pessoal;
• Suspenção no aditamento de contratos de terceirização que resultem no aumento da despesa;
• Corte na aquisição de passagens aéreas e diárias internacionais e contingenciamento de passagens nacionais através do Sistema de Controle de Viagens na Administração Pública (SCVI);
• Priorização de compras corporativas;
• Regras mais rígidas para o crescimento e o incremento de despesas;
• Implantação de “ilhas de impressão” nos órgãos para reduzir o custo de aquisição de papel e insumos;
• Renegociação de preços nas atas corporativas para valores de mercado;
• Aumento da eficiência energética;
• Criação de cadastro de regularidade dos convênios e transferências estaduais;
• Implantação de sistemática para o controle de Suprimento de Fundos Institucional (SFI);
• Redução de 10% nas transferências voluntárias;
• Suspender a implantação de novos Datacenters.

Pescadores de galinha e de piranhas


Acompanhando alguns amigos estivemos neste domingo 1º de fevereiro de 2015, no povoado Poço Comprido, no município das Correntes. A intenção era visitar alguns conhecidos e aproveitar para pescar, mas faltou avisar aos peixes que iríamos, acredito que por isso eles não estavam lá. Com sorte, conseguiu-se capturar dois tambaquis pequenos que se transformaram no pirão do almoço. Mas se faltou peixe, não faltou receptividade dos donos da casa, galinha e boas histórias. 

Ah! As piranhas... é estória de pescador.

Na foto, em pé: Ubiratan, Agostinho, Helio, Ednaldo, Severino, Marcone, Bigode. Abaixados: dono do bar, Givan e Valdivo.

Tiririca afirma que circo é mais organizado do que a Câmara dos deputados

O deputado federal Tiririca (PR-SP), que tomou posse neste domingo, 1º de fevereiro de 2015, 1º dia de seu segundo mandato. Ele disse que está "feliz" com os quatro primeiros anos de trabalho e fez suas considerações sobre a Câmara, ao dizer que o circo é mais organizado do que o seu atual local de trabalho.

O palhaço, reeleito com mais de 1 milhão de votos, disse que demorou para se adaptar com a Câmara, já que sua vida no circo era toda "organizadinha".

"É doido, nos primeiros três meses foi difícil. Você vem de outra escola, você chega aqui e assusta. Você vem de uma coisa toda organizada. Circo é uma coisa toda organizadinha, você tem hora para entrar, hora para sair. Aí você chega aqui o cara tá discursando e neguinho não tá nem aí. Até você entender que funciona assim...", afirmou, dizendo que ficou, a princípio, um "meio maluco" quando chegou ao Congresso.

Ele classificou ainda como "sensacional" os seus primeiro quatro anos na Câmara e destacou que não teve nenhuma falta ao trabalho. Nos próximos anos, ele destacou que quer focar em outros temas, além dos projetos voltados para a atividade circense, como saúde e educação. "Apresentamos projetos pra caramba. Não foi aprovado nenhum, mas isso não depende da gente. Quatro anos sem nenhuma falta. Coisa linda", disse.
Fonte:Brasil/247

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cruzada Evangélica reuniu centenas de fiéis em Capoeiras neste sábado.

A igreja Assembleia de Deus realizou na tarde e noite deste sábado, 31 de janeiro de 2015, a Cruzada Evangélica Capoeiras para Cristo. Sob a coordenação do Pastor Daniel Lima, o evento aconteceu na Praça João Borrego e reuniu centenas de evangélicos, e contou com caravanas de fieis vindos de várias igrejas dos municípios da região. Presenças também dos pastores: Eligiovam (Angelim); Carlos (Águas Belas); e Walace (São João): Carlos (Caetés), além de vários presbíteros.

O evento religioso realizado pela igreja Assembléia de Deus de Capoeiras teve inicio durante a tarde com apresentações de duas bandas marciais e caminhada pelas principais ruas da cidade. À noite, no palco montado na Praça, houve apresentações musicais e pregações com os pastores presentes. 


Clique nas fotos para ampliá-las!

Mulher ciumenta e o marido acidentado

HUMOR DO DOMINGO

- Querida, fui atropelado quando estava saindo do escritório. A Maria me levou para o hospital. Já me fizeram várias análises e alguns Raio-X. A cabeça, apesar de ter levado uma grande pancada, não tem lesões graves. Mas estou com três costelas quebradas, braço partido, uma fratura exposta na perna esquerda e muito provavelmente terão que amputar o meu pé direito.

Reação da mulher:

- Quem é a Maria?

sábado, 31 de janeiro de 2015

O Agreste é notícia, 31.01.2015


Garanhuns

- Mudança de secretários. O prefeito de Garanhuns Izaías Régis anunciou esta semana as mudanças em três Secretários Municipais. Helio Faustino de Albuquerque deixa a Secretaria de Serviços Públicos e assume a Secretaria Planejamento. Pedro Carlos Reinaux Maia assumirá a Secretaria de Serviços Públicos. As portarias já foram assinadas pelo prefeito, e os novos secretários assumem os cargos na próxima segunda-feira, 02 de fevereiro de 2015.

- Entre os municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes, Garanhuns tem o menor índice de homicídios de adolescentes, conforme ranking de homicídios de jovens no país, divulgado na última quarta-feira (28), pela Secretaria de Direitos humanos da Presidência da Republica e pelo Fundas das Nações Unidas para Infância – UNICEF.  Os dados se referem ao ano de 2012. O município do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife lidera o ranking com 5,7 homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes, Garanhuns, a menos violenta, registrou 0,46 mortes por cem mil. 

Canhotinho
- Prefeitura Municipal de Canhotinho - PMC 
Relator: CONSELHEIRO RANILSON RAMOS 
Órgão Julgador: 1a. Câmara Processo: 14900804 - Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Canhotinho, referente ao exercício financeiro de 2013, de interesse do Sr. Felipe Porto de Barros Wanderley Lima. (Adv. Eduardo Lyra Porto de Barros - OAB: 23468PE). Julgamento: A Primeira Câmara desta Corte de Contas, por unanimidade, emitiu parecer prévio recomendando a Câmara Municipal de Canhotinho a Aprovação, com Ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Felipe Porto de Barros Wanderley Lima, relativas ao exercício financeiro de 2013.

- O prefeito do município de Canhotinho Filipe Porto (PTB) divulgou nota esta semana acusando o Governo do Estado de perseguição. O prefeito não conseguiu patrocínio estadual para realizar a Festa do padroeiro da cidade e nem para o carnaval em 2015. Na nota, o prefeito afirma haver mantido contatos com a EMPETUR e esta lhe haver prometido ajuda para os eventos, mas depois, argumentando problemas financeiros no Estado, a ajuda foi suspensa. O prefeito questiona por que outros municípios teriam recebido patrocínios para suas festas e Canhotinho, não. Ele termina a nota afirmando que mesmo com dificuldade, e sem dinheiro do Governo do Estado, contará com a ajuda de alguns amigos a realizará as duas festa.

São Bento do Una
- Acidente entre duas motos matou o agricultor José Milton Soares, 52 anos; ele voltava do trabalho e seguia para sua casa no povoado Pimenta. O acidente ocorreu na segunda-feira, 26 de janeiro de 2015, na estrada que liga os sítios, Malhada e Tapuiu. Segundo a Polícia Civil, a colisão foi frontal, e além da vitima fatal deixou feridos um homem e um adolescente que viajavam na outra moto. 

- A Prefeitura de São bento do Una divulgou nota negando ter havido demissões de funcionários da área de saúde, conforme noticiado na imprensa e em redes sociais. Segundo a nota, o que houve foi a não renovações de contratos de alguns profissionais.

Saloá
- Dois homens que viajavam  da Bahia para Caruaru, PE, foram assaltados na manhã da última segunda-feira, 26 de janeiro de 2015, na BR423 na zona rural de Saloá. Segundo as vitimas, três homens encapuzados, armados com fuzil e pistolas interceptaram o carro em que eles viajavam e roubaram R$ 20 mil, cartões de credito e documentos pessoais.

O Agreste é Notícia - coluna semanal publicada aos sábados apresenta um resumo de algumas das principais notícias ocorridas durante a semana nos municípios da região.

Fundo Municipal de Saúde de Capoeiras emite nota sobre atraso de pagamentos.

Nota de esclarecimento:

Avisamos aos funcionários do Fundo Municipal de Saúde de Capoeiras que por motivos de morosidade do Banco do Brasil em atualizar o cadastro dos responsáveis pelo fundo, para que pudéssemos efetuar as transações financeiras, os pagamentos de folhas de funcionários, prestadores de serviços e fornecedores só serão efetuados na próxima segunda-feira, se o banco resolver o problema. 

Informamos que desde o dia 02 de janeiro de 2015, foi encaminhada toda a documentação necessária ao banco do Brasil, para que fizessem as devidas atualizações, porém até a presente data o cadastro não foi atualizado, gerando este entrave para as transações financeiras do Fundo Municipal e consequentemente gerando transtornos aos funcionários e prestadores de serviços bem como ao comércio. Na próxima semana o Fundo Municipal de Saúde estará entrando com uma ação de indenização por danos morais e materiais contra o Banco do Brasil, para que seja reparado o dano.

Pedimos desculpas a todos os prejudicados pela situação e esperamos resolver este entrave o mais breve possível.

Atenciosamente,

Cleber Ricardo Stamm Gewehr
Secretário Municipal de Saúde

CODEAM realiza primeira reunião sob o comando da nova diretoria

Prefeitos: Neide Reino e Leonardo Martins
A Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, na última quinta-feira, 29 de janeiro de 2015, realizou sua primeira reunião sob o comando da nova diretoria; e foi prestigiada com as presenças de vários prefeitos do Agreste Meridional e alguns do Sertão e, da deputada estadual Priscila Krause (DEM).  O órgão tem como presidente o prefeito de Inajá Leonardo Martins, e vice-presidente a prefeita de Capoeiras Neide Reino. 

No seu discurso, o Presidente Leonardo Martins destacou a nova fase vivida por aquela CODEAM. Ele revelou que pretende reunir-se já nesse mês de fevereiro com o Governador Paulo Câmara (PSB), para repassar a pauta de demandas colhidas dos gestores e, como prefeito também de um município pernambucano, endossou o coro de insatisfação com o cenário conturbado vivenciado: como a ampliação da violência, repasse insuficiente de verbas federais, responsabilidade na lei dos resíduos sólidos, assunção da iluminação pública, entre outras.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AESGA Garanhuns está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação


Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) iniciou as inscrições para seus cursos de Pós-Graduação nas áreas de: Auditoria em Serviços de Saúde; Direito Trabalhista e Previdenciário; Gestão da Comunicação e Eventos; Gestão da Educação e da Docência; Gestão de Logística; Gestão de Negócios e Pessoas. 

Os interessados em participar de uma das modalidades de Pós devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2015, através do site da AESGA http://www.aesga.edu.br/, no link pós–graduação http://www.aesga.edu.br/pos.php. A expectativa é de que as aulas sejam iniciadas nos meses de fevereiro e março. Os cursos de Pós-Graduação da AESGA têm a coordenação da professora Virginia Spinassé.

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) é uma Instituição séria e compromissada que há 33 anos forma profissionais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

Bandidos explodem duas agências bancárias na cidade de Correntes, PE.

Numa ação ousada e cinematográfica, o roubo de duas agências bancárias no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta sexta-feira, teve explosões, perseguição, tiroteio, pedestres feridos e a explosão de quatro caminhões carregados de galinhas vivas.

A ação aconteceu em Correntes e, segundo a Polícia Militar, 15 homens armados com fuzis explodiram com dinamites as agências do Banco do Brasil e Bradesco, localizadas no centro da cidade, localizada a 281 km do Recife. Em seguida, fugiram com uma quantia em dinheiro ainda não informada.

Durante a fuga, os suspeitos trocaram tiros com policiais. Duas pessoas que passavam pelo local foram atingidas de raspão. Elas foram socorridas para o hospital municipal e não correm risco de morte. Nenhum policial ficou ferido. 

Para interromper a perseguição, os bandidos roubaram quatro caminhões, carregados de galinhas vivas, de uma transportadora de frangos e atearam fogos nos veículos, fechando as duas entradas da cidade. Dois caminhões foram colocados atravessados na PE-218 e outros dois na ponte que dá acesso a BR-424, impedindo a saída do efetivo policial. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

Fonte: NE10/interior
Fotos: Site Agreste Violento 
Fotos (duas últimas): Portal Correntespe.com

Em Garanhuns, PRF apreende 7 mil maços de cigarros que teriam sido comprados em Caetés

Aproximadamente sete mil maços de cigarros do Paraguai foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no quilômetro 81,6 da BR-424, em Garanhuns, Agreste pernambucano. O procedimento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2014, quando equipes faziam abordagens a veículos. A corporação informou ao G1 que os produtos têm venda proibida no país e que, portanto, sequer poderiam ter nota fiscal.

O motorista do carro, um homem de 30 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, na mesma região. Ele contou à PRF que saiu com os cigarros de Caetés, onde os teria comprado, e seguia para vendê-los em Garanhuns. Esta corporação informou ainda que o crime é inafiançável na delegacia e que o veículo ficará no posto da instituição. O homem será levado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.
Fonte: G1/Caruaru

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Capoeiras terá Casa de Apoio no Recife e micro-ônibus para transportar pacientes.

Cleber Stamm Gewehr
O Laboratório Municipal de Analises Clinicas e o Centro Municipal de Fisioterapia ganharão  equipamentos novos.

A prefeitura de Capoeiras alugou um imóvel na capital pernambucana onde instalará uma Casa de Apoio para os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicilio (TFD), e também comprou um micro-ônibus para transportar os mesmo. A informação foi dada pelo vereador Edson Gangarra, na sessão da Câmara, na última terça-feira (27); e confirmada nesta quinta-feira (29) pelo novo Secretário Municipal de Saúde, Cleber Stamm Gewehr. Segundo ele, a previsão é que os novos serviços estejam disponíveis a população antes do carnaval. É mais uma realização da prefeita Neide Reino (PSB) em prol da saúde do povo capoeirense.

O Secretário Cleber Stamm Gewehr disse que o contrato de locação do imóvel já foi assinado, e que a Secretária esta providenciando moveis e equipamentos para o estaço. A Casa de Apoio de Capoeiras fica localizada ao lado do IMIPE, parede colada com a Casa de Apoio de Caetés, no Recife. Ele informou que o município também adquiriu um micro-ônibus com 30 lugares, que será usado para transportar pacientes para o Recife; o veiculo ainda não foi entregue pela concessionária, o que deve ocorrer até o carnaval.  

O secretário de Saúde informou ainda, que o Laboratorio Municipal de Analises Clinicas Dr. Odon Alves de Macedo ganhará equipamentos novos e automatizados a partir do próximo mês de fevereiro. O Laboratório esta sem funcionar desde o mês de dezembro/2014 e a instalação dos novos equipamentos já esta em andamento. O Centro Municipal de Fisioterapia também será beneficiado com melhorias: receberá novos equipamentos a partir do próximo mês.

Assembléia de Deus realiza Cruzada Capoeiras para Cristo.

Uma noite de adoração e louvor ao Senhor. A igreja Assembléia de Deus realiza a “Cruzada Capoeiras para Cristo”, será na noite do próximo sábado 31 de janeiro de 2015. O evento será coordenado pelo pastor Daniel Lima, que juntamente com os jovens e demais membros da igreja estão convidando todos a participarem da Cruzada Capoeiras para Cristo. A igreja Assembleia de Deus em Capoeiras, PE, fica localizada na Rua Seu Praxedes, no centro da cidade.

Na foto compartilhada no perfil do evento, no Facebook, jovens da igreja Assembleia de Deus de Capoeiras vestem camiseta alusiva ao evento.