“Duplicar essa rodovia significa integrar o desenvolvimento de Garanhuns e do agreste pernambucano ao desenvolvimento de Caruaru e do Recife. Essa integração é fundamental porque sabemos que o investimento em uma região só chega quando a infraestrutura dá condição para investidores consigam levar os seus recursos para aquela localidade. Isso representa melhoria na qualidade de vida, mais emprego e oportunidades para a população”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Quais são as obras?
• As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão executar serviços de duplicação e adequação no lote 1;
• O segmento duplicado neste momento vai do quilômetro 18,2 ao 61,3;
• Em 2024, o Governo Federal deve lançar a licitação do lote 2, entre Lajedo e Garanhuns. Serão 40 quilômetros de pistas duplicadas;
• A duplicação dos dois lotes está prevista no Novo PAC, com investimento público total de R$ 554 milhões.
Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as obras na rodovia federal são de grande relevância econômica e social para a região e para o Nordeste como um todo. “Essa obra é cobrada desde meu primeiro mandato e faz parte do nosso processo de reconstrução do país, que iniciou ainda na transição. Somente o Ministério dos Transportes investirá no setor R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimento na área pela última gestão”, afirmou.
Participaram da solenidade no Palácio do Planalto o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o advogado-geral da União, Jorge Messias; parlamentares da representação de Pernambuco no Congresso Nacional e gestores municipais do estado.
IMPACTO
A empresa vencedora da licitação já atua no trecho com os trabalhos iniciais de instalação do canteiro de obras, mobilização da equipe e dos equipamentos e os demais preparativos para dar a largada na execução de serviços de terraplanagem e drenagem, inicialmente nos primeiros 20 quilômetros.
O trecho da rodovia federal a ser duplicado é um dos principais acessos ao agreste meridional de Pernambuco e via de escoamento da produção da bacia leiteira desta região. Com a duplicação, a expectativa é melhorar as condições de trafegabilidade da BR-423/PE, tornando o tráfego mais dinâmico, fluido e seguro. Desta forma, com a conclusão das obras, o Governo Federal contribui positivamente na logística, reduzindo os custos operacionais da cadeia produtora e impactando positivamente na economia local.
A requalificação da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços, turismo e comércio. Além disso, os usuários que vivem no entorno da BR-423/PE serão beneficiados no quesito mobilidade, com redução do tempo das viagens e o aumento da segurança viária.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes