Distante de Serra Talhada quase 50 KM na divisa com o município de Floresta, fica Nazaré do Pico, um pequeno vilarejo onde muito da história do cangaço aconteceu; lá Lampião viveu boa parte da sua juventude; e no cemitério do Vilarejo estão sepultados 16 volantes, entre estes Manoel Neto, combatentes que lutaram contra o Lampião e seu bando. No sábado (04), ocorreu a inauguração de placas de QR Code nas casas da vila onde moraram combatentes.
Há cerca de 1 KM de Nazaré do Pico fica as ruinas da casa dos Ferreiras, onde Lampião Morou. E na Capela da Vila, Lampião enciumado tentou impedir o casamento da prima Maria Licor, mas foi convencido pelo padre e moradores do lugar a ir embora; naquele dia o então jovem e futuro Rei do Cangaço teria levado a sanfona para que não houvesse festa no casamento, e na saída da vila atirou pro alto.
Apresentação cultural por moradores em frente a Capela de Nazaré do Pico |
Aproveitamos a viajem também pra saborear a gastronomia sertaneja. No sábado na chácara do amigo Doda almoçamos o famoso mugunzá sertanejo (preparado com carnes); outra iguaria diferente que apreciamos foi um delicioso doce de ovos servido na vila de Nazaré do Pico.
No sertão, eu Junior Almeida e a esposa dele Ranaise tivemos como anfitriões, os sertanejos de Nazaré do Pico, e Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!