Seguidores

domingo, 19 de novembro de 2023

Consciência Negra, televisão e musica: veja datas comemorativas desta semana

Agência Brasil - Seguindo o ritmo de novembro de 2023, a semana entre os dias 19 e 25 tem uma data que é feriado em, no mínimo, 1.260 cidades e seis estados do Brasil: o Dia da Consciência Negra, que é amanhã, 20 de novembro. Instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, a data é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão. A data é mais uma oportunidade que temos de chamar atenção para a importância da igualdade racial.


No dia 19 de novembro, há duas datas importantes para a sociedade. No Brasil, celebramos o Dia Nacional do Cordelista. Em âmbito internacional, (19 de novembro) é o Dia Mundial do Banheiro. A data pode gerar certa estranheza, mas joga luz para uma discussão de suma importância: a das questões sanitárias no planeta. Dados da ONU de 2020 apontam que 4,2 bilhões de pessoas vivem sem acesso a saneamento básico no mundo. 


Esta semana tem, ainda, o Dia Mundial da Televisão (21/11), Dia Internacional do Músico e Dia da Música (22/11) e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11). Também no dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. Criado pela Lei Nº 12.206 de 19 de janeiro de 2010, o Dia Nacional da Baiana de Acarajé visa reconhecer e valorizar a figura da culinária e cultura gastronômica brasileira.


Personalidades e fatos históricos

A semana também serve para celebrar o nascimento de duas figuras importantes na cultura brasileira. No dia 21 de novembro, Fábio Júnior, cantor e ator paulista, celebra 70 anos de vida. E no dia 23 de novembro, é lembrado o nascimento do artista plástico e carnavalesco maranhense João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta completaria 90 anos, falecido em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!