Na segunda-feira (13), o supervisor técnico Edmilson Duarte, juntamente com a equipe do Projeto Desenvolve PE, parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram recebidos no município de Garanhuns pela secretária executiva da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Neide Reino. A pauta do encontro abordou parcerias e eixos estratégicos de atuação do Projeto na Região. A secretária falou sobre as ações desenvolvidas pelo consórcio de municípios.
Presidido pelo prefeito de Calçado, Expedito da Paz Nogueira, o Codeam reúne 29 prefeituras da mesorregião do Agreste Meridional. Sua missão é realizar ações de interesse comum dos municípios, promovendo o desenvolvimento em nível local e regional, abrangendo aspectos políticos, administrativos, econômicos, culturais e socioambientais através um conjunto integrado de ações de gestão técnica e profissional. Exemplos práticos são o compartilhamento de instrumentos, máquinas e equipamentos; ações conjuntas de proteção do meio ambiente; gerenciamento de recursos hídricos; promoção de eventos sociais, políticos, econômicos e científicos, dentre outros.
A Secretária executiva, Neide Reino, falou sobre o caráter histórico da Comissão, que é uma das mais antigas associações do Estado de Pernambuco com 55 anos de existência. “Temos aqui dentro um consórcio funcionando há mais de 16 anos, levando saúde e desenvolvimento para a nossa região. O Codeam é o elo entre os municípios e as ações que são desenvolvidas”, ressalta. Neide também enfatiza que lá são firmadas parcerias com órgãos de controle, Governo do Estado, Amupe e Sebrae para que mais ações cheguem até os municípios. “Aqui desenvolvemos trabalhos importantes na área de educação continuada para a capacitação de servidores. Nós temos parcerias com o Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União e Escola de Contas para a realização de cursos na área de licitação, por exemplo. Também oferecemos capacitações para os profissionais de enfermaria,” destaca.
No quesito empreendedorismo, o Codeam atua com ações de capacitação para fomentar a atividade dos pequenos produtores de laticínios da região, por meio da conquista do Selo de Inspeção Municipal (SIM). A ação beneficia especialmente os produtores de queijo da região. No quesito saúde, a secretária executiva destaca mais um feito relevante: a agilidade na realização e entrega de exames preventivos, que antes precisavam ser enviados para um laboratório no Recife e demoravam de 40 a 60 dias para ficarem prontos. “A demora dificultava o tratamento e diminuía a chance de cura das mulheres portadoras de câncer uterino", relembra. Hoje, as enfermeiras dos municípios fazem a coleta do material e mandam diretamente para o laboratório no Codeam. Dessa forma, os resultados de exames chegam num prazo de oito a dez dias. “Possuímos hoje um serviço próprio, funcionando diariamente, com equipes de biomédicos e farmacêuticos que fazem o serviço de leitura de lâminas para prevenção do câncer de colo de útero das mulheres,” enfatiza.
Neide prossegue. “No Codeam temos ainda uma junta médica, que funciona dois dias por semana. Quando os profissionais das prefeituras têm necessidade de revisão de aposentadorias, benefícios por invalidez e licenças médicas, eles vêm para cá. Isso possibilita maior conforto e comodidade para os pacientes e mais economia para os municípios, pois ao invés de pagarem aos profissionais médicos integralmente, os serviços são ofertados mediante rateio entre as prefeituras. Com isso, conseguimos reduzir os custos para cerca de um terço do que era gasto”, revela.
A secretária finalizou a entrevista revelando mais uma conquista do Consórcio para a área de saúde. “Com muito empenho, o nosso presidente Expedito Nogueira conseguiu a liberação de algumas emendas com deputados para possibilitar a inauguração, nos próximos meses, dos serviços de mamografia e ultrassonografia para as mulheres,” comemorou.
Imagem: Cezar de Sousa/Amupe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.
Opine com responsabilidade!