HUMOR DO DOMINGO
Imagem compartilhada nas redes sociais
A máquina patrol no valor de R$ 700 mil foi entregue ao prefeito Nego do Mercado, no Recife, na última terça-feira (04), pelo governo do presidente Lula, por intermédio do deputado licenciado e Ministro Silvio Costa Filho.
Os dois novos veículos adquiridos pelo município irão reforça o trabalho prestado pela Secretaria municipal de Saúde.
O prefeito Nego do Mercado destacou ainda que estão em andamento as reformas da Praça do povoado Maniçoba, bem como das escolas dos Povoados Maniçoba e Riacho do Mel, e do Sitio Riacho do Una; disse que nos próximos dias serão iniciadas as obras de reforma do Açougue Municipal, da Quadra da Feira do Queijo e a construção da praça da Jaqueira.
Garanhuns
Bom Conselho
- Vereadores impõem derrota ao prefeito. Em sessão extraordinária realizada na quarta-feira 05/02/2025, a câmara de vereadores de Bom Conselho impôs a primeira derrota ao prefeito Dr. Edezio Ferreira; por maioria os vereadores derrubaram o decreto do prefeito que afastava temporariamente os diretores escolares e adjuntos da rede municipal de ensino, selecionados por meio de processo seletivo realizado no ano de 2023, pela gestão anterior. O placar foi de 08 votos favoráveis a derrubada do decreto e 05 votos contrários. A derrota acendeu o alerta na gestão do prefeito Dr. Edezio para futuras votações, pois o atual gestor não conta com maioria na Câmara municipal. Fonte: Blog do Tiago Padilha
Caetés
Lajedo
- Acidente com vítima fatal. Na segunda-feira 03/02/2025, na PE-158, no Sítio Serrote, no município de Lajedo, uma colisão entre um Wolkswagen Golf e uma motocicleta Shineray 175 causou a morte do condutor da moto, o idoso Moacir Paulo Barbosa, de 72 anos. Com o impacto da batida, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma mulher que viajava na garupa da moto foi socorrida em esta grave. O motorista do Golf não prestou socorro às vítimas e evadiu-se do local antes da chegada da Polícia
Canhotinho
Na terça-feira (04), o prefeito capoeirense esteve no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e manteve encontro na Secretaria da Casa Civil, quando reivindicou a recuperação do referido trecho da PE-193 que apresenta muitos buracos e causam transtornos aos motoristas que trafegam na mesma.
Além de conseguir a operação tapa-buracos para PE-193, o prefeito Nego do Mercado voltou do Recife trazendo também uma máquina motoniveladora (patrol) destinada ao município pelo governo do presidente Lula.
A nova medida tem como meta proteger as crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica, segundo o Ministério da Educação (MEC) e já foi adotada em outros países, como França, Espanha e Dinamarca. Porém, por ser uma novidade no Brasil, a nova lei tem gerado dúvidas na comunidade escolar. Para tentar esclarecer, a Agência Brasil preparou uma série de perguntas e respostas sobre o que a nova lei libera ou proíbe, com base em informações do MEC, do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio) e do Instituto Alana.
Quando começa a valer a restrição dos celular nas escolas?
Já está em vigor a Lei Federal 15.100, que proibiu o uso de celulares durante as aulas, recreios ou intervalos no ensino básico (infantil, fundamental e médio). A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de janeiro de 2025.
Quais as razões para proibir o celular?
Segundo o Ministério da Educação, a medida foi tomada diante das fartas evidências sobre o impacto negativo dos dispositivos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens. O objetivo é permitir que os alunos participem das atividades e interajam. Estudos avaliados pelo MEC apontam que o uso excessivo de telas prejudica o desempenho acadêmico, reduz a interação social e aumenta as chances de depressão e ansiedade entre os jovens.
Qual a punição para quem ligar o celular fora de hora?
O MEC explicou que cada escola deve determinar como fazer valer a lei em sala de aula em parceria com a comunidade escolar e como fiscalizar. Essa orientação também está no guia disponível na página da internet do Ministério.
Haverá multa às escolas que não cumprirem a lei?
A fiscalização do cumprimento da nova lei é uma atribuição das secretarias municipais e estaduais de educação, mas a lei não determina multas.
Quando o celular pode ser usado?
A lei permite o uso pedagógico da ferramenta.
Como os alunos poderão se comunicar com as famílias?
Para questões de acessibilidade, inclusão, de saúde ou emergências, o celular não foi proibido. Aqueles que precisam se comunicar com os pais para organizar a rotina familiar devem fazê-lo sob orientação e conhecimento da escola.
O superintendente da Codevasf Samuel Andrade que participou da entrega, destacou que a patrol é uma entrega do Governo do Presidente Lula para o município de Capoeiras. Um investimento de R$ 700 mil, destinado ao município pelo deputado licenciado e Ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho.
O prefeito Nego do Mercado em nome do povo de Capoeiras agradeceu ao Superintendente da Codevasf Samuel Andrade e ao Ministro Silvio Costa Filho pela dedicação para com o município de Capoeiras. O gestor municipal disse ser muito importante essa aquisição que vai ajudar na manutenção das estradas rurais do município beneficiando a população.
O prefeito Nivaldo Tirri (Republicanos) acompanhado do Secretário de Obras Matheus Moraes receberam uma retroescavadeira destinada ao município de Caetés pelo Governo Federal. A entrega do equipamento ocorreu na manhã desta segunda-feira 03/02/2025, na capital pernambucana, e foi realizada pelo presidente da Codevasf Samuel Andrade.
O prefeito Nivaldo Tirri destacou a importância da nova retroescavadeira para melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à população na cidade e na zona rural, afirmando que esse novo equipamento chega em bom momento, e será de grande utilidade para o trabalho que a gestão municipal realiza no município.
Nivaldo Tirri agradeceu aos que contribuíram para esta conquista: o Governo Federal, o superintendente da Codevasf Samuel Andrade, e o Ministro Silvio Costa Filho.
O prefeito por meio das redes sociais compartilhou fotos da visita, e destacou que a obra irá proporcionar melhoras estruturais e mais higiene, o que garantirá um espaço moderno, confortável e adequado para os comerciantes e os consumidores que frequentam o açougue municipal.
Também na semana passada, a equipe de comunicação da prefeitura de Capoeiras divulgou fotos de algumas ações realizadas na primeira gestão do prefeito Nego do Mercado, encerrada em 31/12/2024.
Abaixo algumas das realizações:
Outras fotos podem ser vistas acessando as redes sociais do gestor.
Neste ano, o evento chega a sua 9º Edição e mais uma vez conta com uma programação gratuita e diversificada, que passa por ritmos tradicionais como o forró pé-de-serra, o xote e o baião; além de apresentar os novos nomes do forró no Brasil.
A programação do evento foi divulgada pelo prefeito Sivaldo Albino, nesta terça-feira (04), durante solenidade do aniversário de Garanhuns.
Além do polo na Praça Mestre Dominguinhos, o público também vai poder curtir as apresentaçõ já es que acontecerão em frente ao Parque Euclides Dourado.
FIG 2025 - O prefeito Sivaldo Albino anunciou ainda três atrações que estão confirmadas na programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2025, que acontece de 10 a 27 de julho. Além da dupla Bruno e Marrone, já anunciada anteriormente, também estarão na grade oficial do Maior Festival Multicultural da América da Latina os cantores Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho.
Confira a programação do Viva Garanhuns 2025:
PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS
QUINTA-FEIRA (01/05)
MARIANA AYDAR E MESTRINHO
JORGE DE ALTINHO
RAÍ SAIA RODADA
SEXTA-FEIRA (02/05)
MAGNÍFICOS
LIMÃO COM MEL
MASTRUZ COM LEITE
SÁBADO (03/05)
WALDONYS
SANTANNA
FALAMANSA
SOLANGE ALMEIDA
DOMINGO (04/05)
ELIANE
TATY GIRL
TARCÍSIO DO ACORDEON
PARQUE EUCLIDES DOURADO
SEXTA-FEIRA (02/05)
GERALDINHO LINS
SÁBADO (03/05)
ASSISÃO
DOMINGO (04/05)
GATINHA MANHOSA
Para refletir:
Não faça da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.
Mario Quintana
Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.
No recorte que leva em conta apenas o repasse do Governo Federal para o estado, 96,3% dos recursos transferidos foram executados. Um total de R$ 75,18 milhões para o audiovisual e R$ 28,68 milhões para as outras áreas.
Já no recorte por municípios, 95,1% dos recursos transferidos foram aplicados. A maior fatia ficou com a capital, Recife, com R$ 10 milhões para o audiovisual e R$ 3,95 milhões para outras iniciativas (R$ 14 milhões no total). Outros municípios de destaque no estado foram Jaboatão dos Guararapes, que recebeu um total de R$ 5,62 milhões para produções culturais, e Olinda, com R$ 3,27 milhões.
"A lei é responsável pelo desenvolvimento econômico, social e artístico ao injetar recursos financeiros nos municípios e estados, gerando emprego, renda e dignidade para o nosso povo", ressalta a ministra da Cultura, Margareth Menezes. "A cultura está diariamente na vida dos brasileiros. Por isso, leis de incentivo, como a Paulo Gustavo, são importantes para contribuir com políticas de fomento cultural, fazendo chegar em todo território nacional, e evidenciar a diversidade da nossa gente e as diferentes formas de se fazer cultura", completa a ministra.
NACIONAL — Em todo o país, os estados, o Distrito Federal e os municípios executaram R$ 3,93 bilhões, equivalente a 94,9% dos recursos transferidos. Trata-se do maior valor investido diretamente em cultura na história do país. O alto percentual de execução demonstra a eficácia da política, surgida durante a pandemia e que se tornou instrumento de impulsionamento da atividade cultural.
As brigas generalizadas aconteceram antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, pelo Campeonato Pernambucano, que foi mantido apesar da confusão. Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram cenas de extrema violência.
Portaria atende a recomendação do MPPE após casos de confronto entre torcidas
O Governo de Pernambucano publicou, neste sábado (1°), em edição extra do Diário Oficial, portaria atendendo à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) proibindo a presença de público nos próximos cinco jogos do Santa Cruz Futebol Clube e do Sport Club do Recife. A decisão foi tomada de forma conjunta, após a governadora Raquel Lyra reunir representantes do poder Judiciário e do MPPE, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para monitorar a atuação das forças de segurança durante a realização do clássico entre as duas equipes, que aconteceu no Recife.
De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Defesa Social, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes registrados nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. As forças policiais continuam atuando para identificar os demais envolvidos e investigar os casos. “Precisamos punir aqueles que querem brigar. Nós iremos apurar os fatos. Temos imagens e já estamos identificando os envolvidos para que respondam. Também precisamos ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado