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quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Festa com dinheiro publico: Câmara aprova auxilio-alimentação de R$ 5 mil para o prefeito de Garanhuns

A Câmara Municipal de Garanhuns aprovou, nesta quarta-feira (13 de agosto), a instituição de auxílio-alimentação como verba indenizatória, destinada às despesas com refeição e alimentação do prefeito de Garanhuns, do vice-prefeito, dos secretários e dos presidentes de autarquias municipais. 


Os valores serão incorporados aos subsídios mensais dos referidos servidores. Para o prefeito, o auxílio será de R$ 5.000,00. Já o vice-prefeito, os secretários municipais e os presidentes de autarquia receberão R$ 2.500,00. 


O projeto, datado de 4 de agosto, tramitou em regime de urgência. A aprovação ocorreu em votação dupla na sessão legislativa desta quarta. Dos 17 vereadores, apenas Fernando da Iza, Thiago Paes e Ruber Neto — todos da oposição — votaram contra a medida. 


O Portal V&C teve acesso ao Projeto de Lei nº 023/2025, agora aprovado e convertido em lei municipal. Entre as justificativas apresentadas pelo Poder Executivo, autor da proposta, está a alegação de que “muitas vezes os servidores abdicam de uma alimentação satisfatória, em detrimento de sua saúde, por não poderem se ausentar de suas funções”. 


O texto também afirma que o auxílio se destina a manter a excelência na prestação dos serviços que o prefeito, o vice, os secretários e os presidentes de autarquia vêm executando nos últimos quatro anos de gestão, visando à saúde dos servidores beneficiados.

 CUSTOS 

O impacto financeiro da incorporação do auxílio-alimentação ao subsídio do prefeito, vice-prefeito, secretários e presidentes de autarquia será de R$ 62.500,00 por mês. Como o pagamento será iniciado já em agosto, a despesa até dezembro será de R$ 312.500,00. A estimativa anual é de R$ 750.000,00.


 SALÁRIOS

 O salário atual do prefeito de Garanhuns é de R$ 34.774,64, ainda sem a incorporação do auxílio alimentação. O vice-prefeito tem salário de R$ 17.387,32. Já os secretários e presidentes de autarquias municipais, recebem R$ 13.770,00, sem a incorporação do auxílio.

Por: https://www.vecgaranhuns.com/

Pernambuco: mais de 82 mil aposentados e pensionistas já receberam o ressarcimento do INSS

Um total de 82.627 aposentados e pensionistas de Pernambuco que foram vítimas de descontos indevidos em benefícios do INSS já receberam o ressarcimento por parte do Governo Federal. Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o segurado recebe o benefício. Até 11 de agosto, o Governo Federal já liberou mais de R$ 1 bilhão a 1,6 milhão de aposentados e pensionistas em ressarcimentos em todo o Brasil.

 

Os pagamentos em Pernambuco já superam R$ 53,3 milhões. Os aposentados e pensionistas que receberam a reparação correspondem a 68,90% do total de 119,9 mil pessoas vítimas de descontos indevidos que estão aptas a receber os valores de volta no estado. O total estimado para ressarcir todos os prejudicados é de R$ 75,5 milhões.


"O governo que investigou a fraude ao INSS está devolvendo devidamente o dinheiro que foi roubado dos aposentados e pensionistas e não vai deixar ninguém no prejuízo", ressaltou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.


BLOQUEIO DE R$ 2,8 BILHÕES – Paralelamente aos ressarcimentos efetuados em todo o país, a Advocacia-Geral da União (AGU) já obteve na Justiça o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens e ativos financeiros de associações, empresas e pessoas físicas investigadas por suspeita de fraudes contra os beneficiários da Previdência Social.


CRÉDITO DE R$ 3,3 BILHÕES – Para garantir os pagamentos com agilidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 17 de julho, uma Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para viabilizar o repasse imediato aos beneficiários vítimas da fraude.


COMPROMISSO - “Nosso compromisso é garantir que os aposentados e pensionistas recebam o que é seu, sem esperar. Estamos antecipando pagamentos para proteger quem mais precisa, e seguiremos firmes para que todos os responsáveis devolvam cada real aos cofres públicos”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.


COMO ADERIR – Quem ainda não fez a adesão ao acordo do Governo Federal homologado pelo Supremo Tribunal Federal deve acessar o aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. O procedimento é gratuito e não exige envio de documentos.


Podem aderir:

Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade associativa em até 15 dias úteis.

Quem sofreu esses descontos entre março de 2020 e março de 2025.

Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores.


CONTESTAÇÃO – A contestação dos descontos pode ser feita até 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo do Governo Federal seguirá disponível mesmo após essa data.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

TRE-PE promove audiências públicas sobre biometria nas cidades de Caetés e Capoeiras no Agreste, e Ipubi e Trindade no Sertão

Ao longo desta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) leva mais uma série de audiências públicas a municípios do interior para tratar do cadastramento biométrico entre o eleitorado. As reuniões, realizadas desde o início do ano como parte da campanha “Atualize” de incentivo à biometria, desembarcam desta vez em quatro cidades: Ipubi e Trindade, no Sertão, e Capoeiras e Caetés, no Agreste.


As audiências serão sediadas nas Câmaras Municipais de cada cidade. A primeira acontece em Ipubi, nesta terça-feira (12), às 14h. Em seguida, na quarta-feira (13), às 9h, será a vez de Trindade receber a iniciativa. Em Capoeiras, a reunião está marcada às 14h da quinta-feira (14), e em Caetés às 9h30 da sexta-feira (15).


Esses encontros vem sendo promovidos em municípios que ainda não concluíram o cadastramento biométrico e têm menos da metade do eleitorado com a coleta da digital. Em Ipubi, apenas 30,65% apresentam a biometria cadastrada; em Trindade, 42,47%; em Capoeiras, 32,74%; e em Caetés, 21,94%, pior índice entre os quatro.


Assim, o objetivo é ouvir a população e conseguir o apoio de lideranças locais para incentivar o comparecimento de eleitoras e eleitores aos cartórios. A participação será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, quem quiser poderá preencher um formulário no local para enviar sugestões ou esclarecer dúvidas sobre o assunto.


As audiências públicas são coordenadas pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB) e conduzidas pelo diretor-geral Orson Lemos. Além disso, as reuniões de Capoeiras e Caetés serão comandadas pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva.


Postos descentralizados

Para reforçar a coleta biométrica nas quatro cidades, o TRE-PE abriu postos descentralizados de atendimento que estão atuando em conjunto com os cartórios eleitorais. As unidades funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, com atendimento tanto por agendamento (mediante solicitação no site do TRE-PE), quanto por ordem de chegada (com distribuição de senhas, caso sobrem vagas). Agende aqui. 


Em Ipubi, o posto biométrico fica localizado na Praça Professor Agamenon Magalhães, s/n, Centro, e em Trindade, no prédio do Fumap (rua Vinte e Cinco de Abril, nº 370, Centro). Já em Caetés, a nova unidade encontra-se no Centro de Emissão de Documentos e Apoio ao Cidadão (rua 31 de Março, s/n, Centro), e em Capoeiras, na Casa dos Conselhos (rua 31 de Março, 171, Centro).

Prefeito Nivaldo Tirri entrega projeto de reajuste salarial a aposentados e pensionistas de Caetés

O prefeito de Caetés, Nivaldo Tirri, nesta terça-feira 12/08/2025, entregou pessoalmente ao presidente da Câmara Municipal, vereador Celestino Lopes, o Projeto de Lei nº 14/2025, que propõe reajuste salarial para aposentados e pensionistas do município.


A iniciativa visa atualizar os vencimentos e valorizar os servidores inativos. Celestino Lopes informou que o projeto será analisado pelas comissões e, em seguida, votado em plenário.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Bispo de Garanhuns comunica novas transferências e nomeações de padres e diáconos em paroquias da região

Dom Agnaldo Timóteo, bispo da Diocese de Garanhuns, na sexta-feira 08/08/2025, anunciou novas transferências e nomeações de padres e diáconos. Foram as seguintes transferências e nomeações:

Presbíteros

Pe. José Bento de França – Deixa a administração do Seminário São José (Centro de Pastoral) e permanece exclusivamente como Reitor do Seminário Propedêutico, em Garanhuns.

Pe. Jéfferson Márcio Tenório Oliveira – Vigário Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, em Saloá → Assume a administração geral do Seminário São José (Centro de Pastoral) e a gestão das celebrações na Capela.

Mons. José do Patrocínio dos Santos – Pároco da Paróquia Santa Mãe de Deus, em Lajedo → Passa a exercer seu ministério presbiteral na cidade de Canhotinho.

Pe. Roberto Bezerra da Rocha Júnior – Retornando de Roma, onde estava em estudos → Nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Águas Belas, com assistência pastoral à região do Curral Novo.

Diáconos permanentes

Diác. Ângelo Giuseppe Sady Ribeiro – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Quipapá → Passa a servir na Paróquia São João Batista, em São João.

Diác. Orlando dos Santos Farias – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Garanhuns → Passa a servir na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Itaíba.

Diáconos transitórios

Diác. Ivo Sampaio – Nomeado para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Quipapá.

Diác. José Fernando Viana – Nomeado para a Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Iati.

Diác. Leonardo da Silva Barros – Nomeado para a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Itaíba.


Rezemos por todos os sacerdotes e diáconos nesta nova missão, para que o Espírito Santo os conduza no serviço ao Povo de Deus.

Dom Agnaldo Timóteo da Silveira

Bispo Diocesano de Garanhuns

Merece Registro, Capoeiras 11-08-2025

  • Volume de água acumulado nas barragem Gurjão e Cajarana. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) do Governo Federal, a barragem Gurjão localizada no município de Capoeiras/PE atualmente está com 1,11 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 28,83% da sua capacidade. O manancial é responsável pelo abastecimento dos moradores da cidade de Capoeiras. Já a barragem Cajarana que tem capacidade para acumular 2,59 milhões de metros cúbicos de água, atualmente está com 57,53%, houve uma pequena elevação da capacidade de armazenamento em relação a semana passada. Segundo o site da ANA, os dados têm como referência a data de 04/08/2025.


  • Entrega de fardamentos de educação física aos patrulheiros mirins. A prefeitura de Capoeiras por meio da Secretaria de Assistência Social entregou fardamentos de educação física aos patrulheiros e patrulheiras mirins do município. A entrega ocorreu na semana passada na sede do CRAS e contou com a presença do Secretário da pasta Felipe Teixeira, patrulheiros mirins e familiares destes. Esta ação é mais um incentivo da Secretaria de Assistência Social às crianças e adolescentes atendidas nesse projeto social.


  • Enfermeiros participam de Curso sobre planejamento reprodutivo. A Secretaria Municipal de Saúde do município de Capoeiras realizou um curso de atualização em planejamento reprodutivo, destinado aos enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde. A qualificação dos profissionais teve o objetivo de preparar os enfermeiros para acolherem e prestarem o melhor serviço possível sobre os métodos contraceptivos oferecidos no serviço público de saúde.


Para refletir:

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Mahatma Gandhi 


Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Parceria Sebrae e prefeitura de Caetés oferece oficinas para empreendedores

Com o objetivo de levar conhecimento para quem tem negócio ou quer começar a empreender na cidade de Caetés, a prefeitura em parceria com o Sebrae realizará o projeto Desenvolve Caetés. Serão ofertadas três oficinas gratuitas, com conteúdo práticos, trocas de experiências e dicas valiosas para quem empreende ou quer empreender no município. Esta é mais uma importante iniciativa da gestão do prefeito Nivaldo Tirri visando a geração de renda no município.


As oficinas disponibilizadas são: 

19/08 – Conquiste Clientes com o Digital

26/08 – A Foto Certa para Vender Mais

02/09 – Preço Certo, Lucro Garantido


As oficinas acontecerão no Colégio Municipal Armando Duarte de Almeida, no horário das 18h às 22h.


Inscrições no link: https://forms.office.com/r/4A5XpLXwPZ


A prefeitura informa que as vagas são limitadas, e quem não tiver CNPJ pode informar o numero do CPF no campo correspondente.

domingo, 10 de agosto de 2025

Jovem de 17 anos morre em acidente com moto na zona rural de Capoeiras

Na madrugada deste domingo 10/08/2025, numa estrada no Sítio Cascavel, na zona rural do município de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, um acidente resultou na morte do adolescente José Tauê de Oliveira, de 17 anos. Ele conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo, caiu, bateu forte com cabeça, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


Segundo as informações, o jovem residia no Povoado Salobro, em Pesqueira, e não estaria utilizando capacete no momento do acidente. A Polícia esteve no local e após os procedimentos legais encaminhou o corpo para o IML de Caruaru.

Prefeitos apresentam boas práticas em Workshop Gestão Inovadora promovido pela Amupe e Sebrae em Araripina

Cerca de 150 gestores, prefeitos e servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (7), do Workshop Gestão Inovadora, realizado em Araripina pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em parceria com o Sebrae. O evento teve como foco a apresentação de ferramentas e experiências voltadas à melhoria da gestão pública local.


Estiveram presentes os prefeitos de Araripina, Evilásio Mateus; de Cabrobó e diretor da Amupe, Galego de Nanai e de Granito, George de Sidney. Os gestores compartilharam boas práticas implementadas em seus municípios, abordando temas como inovação, tecnologia e atendimento ao cidadão.


Durante o evento, o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, apresentou o aplicativo "Cabrobó na Palma da Mão", uma plataforma digital desenvolvida para facilitar o acesso da população aos serviços de infraestrutura urbana. O aplicativo permite que os cidadãos visualizem e interajam com os serviços disponíveis diretamente pelo celular. Segundo ele, “essa ferramenta foi pensada para aproximar a gestão da população e melhorar o acompanhamento das demandas da cidade. É um passo importante para modernizar a administração e facilitar a vida de quem vive em Cabrobó”.


A programação incluiu ainda debates sobre soluções tecnológicas e estratégias de gestão pública voltadas à organização interna das prefeituras e ao atendimento mais eficiente das demandas municipais.

Assessoria de Comunicação

Vendendo conteúdo adulto

 HUMOR DO DOMINGO




sábado, 9 de agosto de 2025

O Agreste é Notícia, em 09-08-2025

Coluna publicada aos sábados com o resumo de algumas das principais notícias da semana nos municípios da região. 


Garanhuns

- Atrações do Festival Viva Jesus. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou na quinta-feira (07) a programação oficial do Festival Viva Jesus 2025. Em sua quarta edição, o  lançamento aconteceu no Gabinete do Prefeito Sivaldo Albino, com a presença de autoridades, imprensa e representantes das igrejas evangélicas e católicas do município, entre eles o Pastor Romildo Soares Júnior, secretário da Ordem dos Pastores de Garanhuns e Região, e Dom Agnaldo Timóteo, representando a Diocese de Garanhuns.


Confira a programação completa do Festival Viva Jesus 2025:

25 de setembro - Quinta-feira

19h30min - Atração do Edital Convocatório

20h30min - Pastora Aline Joyce

21h30min - Davi Sacer

23h10min - Isadora Pompeo


26 de setembro - Sexta-feira

19h30min - Atração do Edital Convocatório

20h30min - Atração do Edital Convocatório

21h30min - Rosa de Saron

23h10min - Joanna (Show católico)


27 de setembro  - Sábado

19h30min - Atração do Edital Convocatório

20h30min - Atração do Edital Convocatório

21h30min - Valesca Mayssa

23h10min - Midian Lima


28 de setembro - Domingo

19h30min - Atração do Edital Convocatório

20h30min - Atração do Edital Convocatório

21h30min - Ana Clara Rocha | Exército de Deus

23h10min - Padre Fábio de Melo


- Prefeitura divulga balanço do 33º FIG. Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi realizada entre os dias 10 e 27 de julho, reunindo quase 500 atrações culturais em 23 polos espalhados pela cidade. Durante os 18 dias de programação, mais de 2 milhões de pessoas passaram por Garanhuns, movimentando a economia local com um impacto estimado em R$ 200 milhões. A rede hoteleira da cidade registrou ocupação superior a 90%.  A Praça Mestre Dominguinhos contou com um bom índice de público durante sua programação, chegando a um público superior a 80 mil pessoas em algumas noites. Já em outros polos como a Lona de Circo Índia Morena, XVIII Virtuosi, Palco Estação, Teatro Adulto, Infantil e Alternativo e Dança houve lotação de público em diversas sessões. O Festival homenageou o xilogravurista pernambucano J Borges, e teve a identidade visual desta edição desenvolvida pelo seu filho, Bacaro Borges.


Brejão

- TER mantem mandatos de vereadores. Esta semana o Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PE à unanimidade, decidiu por manter nos cargos, os vereadores de Brejão: Cícero Dionísio da Silva, Ivonaldo Félix da Silva e Rafael Fausto Bezerra Filho, todos do Partido Progressistas. O pedido de cassação dos mantados dos três parlamentares era por suspeita de fraude à cota de gênero; sob o argumento de que uma candidata a vereadora na chapa teria sido usada como ‘candidata laranja’ apenas para cumprir a cota de gênero exigida pela Justiça Eleitoral. O Tribunal entendeu não haver provas da fraude; com a decisão, não haverá alteração na composição do Legislativo de Brejão, permanecendo todos os eleitos na ultima eleição.


Lajedo

- Acidente com ambulância do SAMU deixa um morto. Na noite da quarta-feira 06/08/2025, na BR-423, no município de Lajedo, aconteceu uma colisão frontal entre uma ambulância do SAMU pertencente a prefeitura de Águas Belas e uma caminhonete. Na batida, o passageiro que viajava na caminhonete Francisca Danny, de 41 anos, morreu no local e o condutor ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Municipal. Na ambulância, o médico que acompanhava um paciente ficou ferido e foi socorrido. Os motoristas da ambulância e da caminhonete realizaram o teste de alcoolemia e o resultado foi negativo para a ingestão de bebida alcoólica. Uma carreta acabou também se envolvendo no acidente, mas o condutor nada sofreu.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Governo do Estado anuncia realização de Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE)

Serão ofertadas 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior


Em uma iniciativa inédita, o Governo de Pernambuco irá realizar o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). A iniciativa ocorre por meio da Secretaria de Administração (SAD) e tem o objetivo de ampliar o acesso aos cargos públicos e garantir maior transparência e eficiência nos certames. As provas serão realizadas em 10 cidades e, ao todo, serão ofertadas 455 vagas para mais de 40 cargos. O anúncio foi realizado pela governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (7), e terá todos os detalhes publicados, em breve, no Diário Oficial do Estado (DOE).


“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. São 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior. As provas serão realizadas em dez cidades e os interessados podem concorrer a até três cargos. Isso permite mais transparência e democratização do acesso ao serviço público. Dessa forma, fortalecemos as entregas e ações do Estado para a população. Estamos contratando as bancas de concurso e muito em breve lançaremos edital”, destacou a governadora Raquel Lyra.


O processo seletivo único contemplará diversos órgãos e entidades da administração pública estadual com aplicação simultânea de provas em até 10 cidades do Estado, são elas: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.


De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, o CPU-PE representa um marco na modernização da gestão pública estadual, promovendo concurso unificado e regionalizado, com ampliação da competitividade e otimização de recursos públicos. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização do serviço público, transparência dos processos seletivos e gestão pensando em todas às regiões do Estado”, pontuou a titular da pasta. 


Veja, abaixo, a lista de como será a distribuição:

- Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE): com 50 vagas para o cargo de Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados; 


- Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI): com 88 vagas para o cargo de Analista de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação;


- Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): um total de 98 vagas, sendo 56 para o cargo de Analista em Gestão Ambiental e 42 para o cargo de Assistente em Gestão Ambiental;


- Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): um total de 39 vagas, sendo 3 para o cargo de Analista de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial e 36 para o cargo de Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial;


- Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (FUNAPE): um total de 15 vagas, sendo 11 para o cargo de Analista em Gestão Previdenciária e 4 para o cargo de Analista Jurídico-Previdenciário;


- Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE): com 29 vagas para o cargo de Analista de Atendimento e Gestão Socioeducativa, nas especialidades de Nutricionista, Assistente Social, Pedagogo e Assistente Social; 


- Secretaria de Administração (SAD): um total de 82 vagas, sendo 53 vagas para o cargo de Gestor Governamental – Especialidade Administrativa e 29 vagas para Gestor Governamental – Especialidade Administrativa – Qualificação: Contador;


- Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG): com 27 vagas para o cargo de Gestor Governamental – Especialidade Planejamento, Orçamento. e Gestão; 


- Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE): com 27 vagas para o cargo de Gestor Governamental – Especialidade Controle Interno.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

TCE divulga índice de alfabetização infantil nos municípios de PE em 2024; em Capoeiras e Caetés o índice melhorou

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE-PE) realizado entre 2023 e 2024 nos 184 municípios pernambucanos.


O estudo mostra que a média geral subiu de 5,2 para 7,9 no período.


O índice varia de zero a 10 e tem como foco a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.


Nos municípios de Capoeiras e Caetés houve melhora no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) no ano de 2024, em comparação com o resultado do ano anterior. Em 2024 Capoeiras registrou índice 8,56, e Caetés 8,09. No ano de 2023, Capoeiras aparecia com índice 6, e Caetés com o índice 7.


A edição 2024 do ICA/TCE-PE avaliou sete eixos, incluindo dois novos: Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos. Esses se somam aos cinco eixos já analisados na edição anterior: Legislação, Colaboração, Formação, Material e Monitoramento. 


Os maiores avanços foram registrados nos eixos Formação, Material e Monitoramento, com influência da adesão dos municípios à plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).


O levantamento também aponta aumento na formalização dos Planos Municipais de Alfabetização. Em 2023, 3% dos municípios tinham o plano. Em 2024, o percentual subiu para 41%.


APRESENTAÇÃO - Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), em reunião no TCE-PE, que contou com a presença do presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, e de Alexandre Negreiro, representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Andreika Amarante, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime); Gorette Aquino, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); e Vaneska Melo, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (UNCME). 


Confira aqui a nota do ICA /TCE-PE do seu município.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 6/8/2025